VÁLVULAS 12AX7 existe diferença entre os fabricantes em se tratando de um mesmo modelo de válvula???

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


macaco veio

Entendí, você quer dizer que o tipo de válvula que vai na entrada da caixa do reverber tem que ser mantida, para casar justamente com a impedância do transformador que tem no plug de entrada da caixa metálica do reverber!!
Concordo e você está certo!!
Mas, as outras 12AX7 em outros estágios que não os de modulação podem ser trocadas por 12AT7, ou 12AU7 apenas com perda no ganho!!

macaco veio
Veterano
# jul/10
· votar


ela esta ali como single ended, um pequeno trafo na placa (as duas placas em paralelo) e a saida do trafo na bobina de entrada do tank de reverb, (a bobina do tank atua no lugar de uma bobina de alto falante, se tirar o tank e botar um pequeno falante ali sai som), a impedancia e' meio critica, um descasamento ali poe em risco o trafo, o desgaste da valvula ou ate mesmo o tank.

loboband
Veterano
# jul/10
· votar


ola
a respeito das valvulas 12ax7 LPS da sovtek eu comprei na multicomercial - 52.00 reais

Jack Bawer
Veterano
# set/11
· votar


pessoal, minha pedaleira Vox tonelab ST está apresentando problemas (provavelmente válvula) pois simulações não estão funcionando apenas no clean (pois não usa válvula) a válvula é essa do tópico 12AX7 eletro harmonix. Eu estou pra ir em um técnico pra dar uma olhada na pedaleira...se for constatado que a válvula precisa ser trocada, então a pergunta é essa: qual válvula eu coloco no lugar? eu compro o mesmo modelo ou irei ter mais ganho de qualidade e durabilidade se for trocar por algum modelo..e qual modelo seria?

É q eu li aqui q a eletro harmonix é ruinzinha e q dura menos. Minha casa tem queda de energia =/

carlos adolphs
Veterano
# set/11
· votar


Jack Bawer
De acordo com o manual, o Tonelab usa a válvula sempre mesmo no clean.Se vc tem atuação do gain e do volume em clean, ela está ok.As simulações e efeitos ocorrem depois dela.O defeito está nessa seção e não na válvula.Inclusive a vida estimada da 12AX7 com 12 Volts em placa(é a voltagem fornecida pela fonte) é de 25000 hrs.Só pifa se der problema com o filamento e não acender ou porque trincou.Por desgaste, é difícil.Provávelmente o problema é no processador de efeitos(integrado de tecnologia Sigma-Delta).Abcs.

andregui7
Veterano
# set/11
· votar


Pessoal, estou com um Fender Deville e o som da distorção não me agrada muito. Consigo melhorar isso só trocando válvulas de pré?

Obrigado!

Jack Bawer
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs

Estranho pq os efeitos estão todos ok...porém ela só funciona no Clean e com a luz no vermelho, mas os pedais, modulações reverb etc...tão todos funcionando

só q simulações de ampl ta ruim...ela faz isso toda hora, geralmente quando liga ela ta 100%, se toco por 1 ou 2 horas ela faz isso...vou levar em um técnico hj, vlw abraço

Jack Bawer
Veterano
# set/11
· votar


Carlos adolphs

eu acho q deu problema no filamento mesmo, ela mal acende...e um colega meu deu uma olhada, ele trabalha com isso e disse q alguns filamentos queimaram...

então a pergunta la em cima persiste...posso melhorar o som dela com outro tipo de válvula ou só posso colocar a original de fábrica?

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


andregui7
Não adianta trocar válvula.
Jack Bawer
Básicamente, vc pode colocar outras marcas de válvula, tipo Miniwatt(NOS), Sovtec, JJ Tesla, dentro das 12AX7.Vc pode ainda tentar encontrar a ECC 88 ou a ECC 86, essas que foram feitas para trabalhar com baixas voltagens, em especial a ECC 86( a 12AX7 é a ECC 83).Mas volto a afirmar, que pela característica da pane, ainda mais que se vc está ligando está OK e a pane aparece depois de 1 hora, está mais para integrado esquentando e/ou resistor alterando por temperatura, do que válvula.Válvula não dá esse tipo de pane, ainda mais funcionando em baixa voltagem.Preste atenção que as duas ECC citadas necessitam modificação das conecções de filamento, a voltagem(ambas são apenas 6,3 volts e filamentos ligados entre os pinos 4 e 5, como já deve estar a sua 12AX7, que é 12 V), deverá ser reduzida via resistor em série.Abcs.

murilo97
Veterano
# dez/11
· votar


Olá...Pelo q eu entendi, cada tipo de valvula suas diferenças de ganho na "familia da 12ax7". certo?
Eu tenho um pedal valvulado e que muitos recomendam trocar a valvula original (chinesa-bugera) por uma melhor, mas qual valvula eu posso colocar pra ter mais ganho?12ax7, 12at7, 12au7?

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


murilo97
Pode trocar a válvula que quiser, que não altera praticamente nada.Nos pedais elas são usadas apenas para dar um timbrezito diferente.A família é 12A*7 e a 12 AX7 é a que tem maior ganho.

murilo97
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
Opa! muito obrigado

kem69
Veterano
# jan/12
· votar


Na verdade pode trocar, mas você provavelmente não vai ter o melhor que a valvula pode dar.
Se o amplificador foi projetado para uma 12AX7, e você colocar uma 12AU7, todo mundo sabe o que acontece. Cai o ganho. Mas pode ter certeza de que você não esta com o melhor que a 12AU7 pode dar. A polarização de uma tem valores completamente diferentes da outra. Teria que trocar pelo menos resistor/capacitor de anodo. Mas vai funcionar...

D Paula
Veterano
# mai/12
· votar


olá Galera!
Pra não criar outro tópico, vou postar aqui mesmo a dúvida.
Como sei a hora de trocar as 12AX7? Meu ampli usa 4.
Tem 3 alinhadas q em duas delas diz 12AX7A e na outra 12AXB
A outra está alinhada coma as 6L6GC e diz 12AXC. Todas estão dentro de cilindros de aluminio.
Já encomendei 2 6L6GC JJ. Pq com 4 válvulas não tem como aumentar o volume acima de 60%, nem em lugares abertos. Então vou deixar só com duas 6L6 ,GC pra ver se fica legal ele um pouco mais fraco. Estas é até fácil de indentificar q estão ruins. Mas as 12AX7 não sei quais sintomas pra saber a hora da troca.
Desde já agradeço a colaboração de todos.

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# mai/12
· votar


O legal é alguém que trocou recentemente, qual o ampli, contar qual a marca, modelo exato e quais impressões que teve em relação a válvula trocada, indicando:

- Timbre (mais grave, mais médio, mais agudo....)
- Microfonia
- Silêncio obtido (sem aquele barulho de chuva...kakakak)
- Nitidez do som.

Valeu.

Nefelibata
Veterano
# mai/12
· votar


Finus_SuperBarulhento

Eu tb tenho interesse em saber quais 12AX7 oferecem mais ganho na distorção.

O meu amp eh alltube e queria saber existe algum modo de aumentar o ganho do pré somente trocando as 12AX7 por um modelo reconhecidamente com mais ganho,

Nefelibata
Veterano
# mai/12
· votar


Todos

Achei essa tabela MUITO interessante, que comprara o ganho e ruído de vários modelos de 12ax7. Segue abaixo o link pro pessoal conferir!

abraços

Tabela Comparativa de Válvulas 12AX7 Fabricadas Atualmente

D Paula
Veterano
# mai/12
· votar


Se alguém souber:
Afinal posso ligar minha cx de 16ohms na saída de 8ohms do ampli já q retirei duas das 4 6L6GC. Pois não há como tocar nem em lugar aberto com as 4 válvulas. O ampli tá só com duas 6L6 e quero saber se não vai queimar nada é claro. A cx 2x12 é 16ohms e estou ligando conforme vi aqui no fórum: na saída de 8 ohms do ampli.
desde já agradeço a colaboração dos entendidos no assunto...

Irenicus
Veterano
# mai/12
· votar


Gostaria de aproveitar o tópico para a seguinte dúvida:
A válvula retificadora influencia muito no timbre? Estava pensando em comprar uma 5u4gb da electron-harmonix. Não é recomendável ?

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# mai/12
· votar


Irenicus

Faz um pouco, e é nisso que os Rectifiers da Mesa apostam.
No Dual Rectifier vc escolhe se quer a retificação por Diodos(atual) ou por Valvulas. Pois como a válvula é menos eficiente e dá uma "peidada na missão" arriando a carga de tensão, gera uma leve distorção, mas mais sentida em volumes altos.

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# mai/12
· votar


Todos
Um site da gringa onde comprar as válvulas e é testado de acordo com sua preferência.

http://tubedepot.com/12ax7.html

Nefelibata
Muito bom o link!!!

Se vc quer que gere mais distorção com qualidade, troque as válvulas de pré do segunda estágio em diante e a inversora tb. A do primeiro estágio deve ser bem equilibrada e livre de microfonias.
Pois se a primeira já mandar o sinal cheio de microfonia, o resto só propagará o problema.

bruzdo
Veterano
# mai/12
· votar


Qual o preço médio das válvulas 12AX7/12AT7 e EL34?

Nefelibata
Veterano
# mai/12
· votar


bruzdo

12AX7 em torno de 40 a 60 rais, dependendo de marca e modelo.

EL34 de 50 até 80 reais, tb dependendo de marca e modelo.

chris rocky
Veterano
# dez/12
· votar


Tenho uma dúvida, em relação a válvulas, tenho um vox ac4tv e gostaria de saber se é possível trocar a válvula de pré 12ax7 por outra com menos ganho pro amp soar "mais limpo" ou "menos sujo". Caso positivo qual modelo da família 12a?7 seria a mais indicada? Desde já agradeço a todos.

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


chris rocky

geralmente essas válvulas de pré podem ser mudadas. Dá uma olhada aqui que tem a resposta para suas dúvidas.

chris rocky
Veterano
# dez/12
· votar


MMI

Obrigado pela dica, não manjo muito inglês mas vou tentar traduzir para tirar o que preciso. Bacana este site, tem inclusive como comprar umas válvulas bem legais. : )

chris rocky
Veterano
# dez/12
· votar


MMI

Na verdade tive um problema com meu vox ac4tv, acho que ele queimou alguma coisa pois da última vez que usei ele no aniversário de um amigo, após alguns minutos sai e fui tomar uma ceva com ele ligado, quando voltei senti um cheiro de queimado, fui ver o amp e tava desligado e o maldito cheiro vinha dele, ainda não tive coragem de mandar arrumar o pobrezinho, mas lendo sobre este amp vi que algumas pessoas fizeram essa mod da válvula de pré e pensei em fazer pq provavelmetne terei de trocar as valvs do meu amp afinal usei ele por um ano e meio.

flavio
Veterano
# jan/13
· votar


Galera, navegando pelo ebay, encontrei umas válvulas JJ EC803S Gold Pin. Sei que as EC803S são 12ax7 com placas longas, possuem um ganho maior, mas as Gold Pin tem os pinos de encaixe dourados, dizendo ser realmente feitas de ouro, além de que são bem mais caras que as EC803S normais. Tem alguma diferença sonora marcante essas EC803S Gold Pin e as com pinos normais???

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


flavio

Eu vi uma vez num comparativo na net em que essas JJ ´gold pin eram a que possuíam melhor ganho e a válvula 12ax7 com o menor ruído dentre todas. Inclusive microfonia.

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


flavio

A propósito, veja estes links com tabelas e gráficos de comparação entre 12ax7 de diversas marcas e modelos.

12AX7 Comparison Chart

12ax7 Tube Review

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VÁLVULAS 12AX7 existe diferença entre os fabricantes em se tratando de um mesmo modelo de válvula???