Construíndo um Atenuador de Potência - Tutorial

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# abr/10 · Editado por: edalko
· votar


carlos adolphs

Estranho... joguei as duas formulas no Excell e para uma atenuação de -12db, em 8ohms.

Contudo, uma dúvida, como o A na fórmula é negativo, ao inserir no campo o valor de A, coloco ele positivo ou negativo?? porque os resultados são diversos:


=SOMA(10^(-(-12)/20)*8)
Resistor paralelo de 2ohms
resistor em série de 7,37ohms.

=SOMA(10^(-(12)/20)*8)
Resistor paralelo de 31,84ohms
resistor em série de 7,84ohms.


Destoando muito dos valores do projeto do nosso amigo. Tá certo??

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


VICTORPP

Desculpe a demora pra responder!! é que eu não me toquei que tinham acessado o tópico recentemente.
Vc não precisa alterar o valor dos resistores para o atenuador funcionar com o seu Laney de 100W e ele funciona seja com 4, 8 ou 16 ohms, mas tem um porém:
Conforme eu falo no início do fórum, para um atenuador de potência funcionar bem com um amp de 100W, vc tem que sacar fora 2 das 4 válvulas de potência (normalmente as duas dos extremos) o que reduz a potência a ser atenuada de 100W para 50W.

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


edalko
Vc coloca no campo em negativo mesmo, e o primeiro cálculo é o correto.Postei as fórmulas para que vc visse que para obter quedas de dBs reais, os valores de resistores ficam em torno disso mesmo.É o que se usa para compensar os maiores dBs dos Ti em relaçao aos Woofers em caixas de som.

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay.
Sou completamente iniciante e é a primeira vez que tenho um amp valvulado.
Queria fazer um atenuador e estou com 01 resistor fixo 25R 10% 100W e outro variável 27R 10% 100/w. Ambos da Takebo. Com eles, seguindo o seu tutorial, posso monta um atenuador para trabalhar com meu amp Bugera 6262 212 de 120W ?
Valeu

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531
Ramsay
carlos adolphs

Graças a Deus e ao Ramsay o atenuador funcionou!!!

clap, clap, clap clap hahahaha

PARA QUEM FOR MONTAR O ESQUEMA POSTADO:


1) usar o projeto em manuscrito do Ramsay

2) para amps de 100W ou mais uma dica: eu usei dois Resistores de Potência variáveis de 100ohms/100W. Coloquei um fixo em 25ohms/100W como no projeto, mas o que seria para ser de 30ohms/100W para mim deu atenuação pouco significativa, de modo que coloquei o resistor no seu máximo, ou seja, em 100ohms.
A atenuação ficou BEM legal... coloquei meu Mesa Boogie Mark3 no talo, ou seja, 100W de pura válvula e o som ficou numa altura bem legal, com as valvulitas fritando!!!! Só que o resistor, mesmo sendo de 100W esquenta! Portanto, fazer uma caixinha com dissipação (veja a foto do meu projeto), e com aberturas para ventilação.

3) Confirmar se os fios estão ligados certo. Faça isso umas 3 vezes. E depois mais umas 4 vezes. E antes de ligar confirma novamente. Se uma coisinha estiver errada. POFFFF... foi-se o seu valvulado!

Parabéns ao Ramsay e ao carlos adolphs pelas dicas e pelo saco de aguentarem meus incansáveis e repetidos e-mails.

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay

Parabéns pelo projeto! Muito legal ter compartilhado.

A carga resistiva é perfeita porque não tem reatância e não mexe com os parâmetros do trafo. Se deu 4 OHMs é 4 OHMs e pronto, só vai alterar pouca coisa quando o resistor esquentar. Para calcular qualquer falante aí basta usar a lei de ohm, casa perfeitamente qualquer impedância - e o amp fica feliz, até porque falantes são 70 ou 80% resistivos.

Não é muito fácil achar esse resistor de 100W, em geral essa é a parte que limita a construção...quem tiver dificuldade pode experimentar usar resistência de chuveiro ou de ferro de passar roupa.

Valeu você compartilhar o projeto e parabéns. Um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


izzychili: Não é muito fácil achar esse resistor de 100W, em geral essa é a parte que limita a construção...

O Ramsay deu a dica de onde comprar num de seus posts.

Abs

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


Vou aproveitar o tópico para fazer uma pergunta bem boba nesse negócio de atenuadores, digamos que eu tivesse um falante que vou jogar fora por ter arrebentado o cone e virou um fuzz, eu poderia cortar de vez o cone e ligar esse falante detonado no ampli para ficar de atenuador de potência e deixar o ampli sem qq output de som ?

Eu ligaria um DI entre o ampli e os falantes, aí só teria output no DI para um computador...

Algém já tentou algo parecido, o falante sem cone consegue dissipar a potência ? ou ele simplesmente arrebenta e não funciona ?

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


EDALKO
Agora é sua vez de sofrer com e mails.
Explica pra mim: No seu atenuador vc tem 01 resistor fixo de 25 Ohms/100W e outro variável de 30 Ohms/100W e esse vc colocou a abraçadeira completamente voltada para um dos lados para dar a potencia máxima.
Confundi porque vc disse que tinha usado 02 variáveis...
Para ver que lado é potencia total tem manha ou é tentativa e erro?
Pergunta 02: Quer quanto do atenuador ??? KKKK
Porque pelo jeito vou sofre pacas para fazer o meu...
Valeu

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531

Sim, vc pode, mas para o atenuador funcionar corretamente, vc deve desligar (se tiver chave no painel traseiro) ou retirar 2 das 4 válvulas de potência, o normal, é tirar as duas extremas e deixar as duas centrais!!
E (novidade) se o seu alto falante for de 8 ohms, coloque a saída do amp para 4 ohms e aí a atenuação será perfeita!!

izzychili
Pergunta ao Edalko aonde ele comprou os resistores e o preço!!

ogaitnas
Tem uma empresa americana que faz isto (não lembro o nome), mas eles põem um amortecedor para atenuar a falta do cone e segundo relatos do Harmony Central o som fica horrível e o objetivo final não é alcançado!!


LUCAS531
Na verdade o edalko comprou 2 resistores variáveis de 100 ohms/100W cada e colocou, conforme o meu projeto (Airbrake) um deles com 25 ohms em paralelo com a carga (alto-falante) e o outro em série com o plug que vem do amp para o alto-falante!! e nesse resistor em série vc pode alterar o valor, mexendo no cursor até alcançar a atenuação desejada, mas, ativando antes de cada alteração o stand-by do amp, para não ter o perigo de danificá-lo!!

edalko
Veterano
# abr/10 · Editado por: edalko
· votar


ogaitnas

O que vc quer fazer é o mesmo utilizado nos Weber MASS, dizem que a atenuação desse jeito é mais natural. tem esquemas na net de monstagem desses atenuadores.


LUCAS531

Então, para saber o valor do atenuador, é só colocar um multimetro na alça variável e uma das pontas do resistor.
Se quiser ateuação máxima, é só ligar nas duas extremidades do resistor, no meu caso, 100ohms.

Então... eu comprei peças para fazer mais dois atenuadores: um igual ao meu para amps de até 100W e outro para amps de até 50W.

Acho que o "marmitube" pode ficar na casa de uns R$300,00.
Praticamente preço de custo...

Olha fotos do meu protótipo... a tendência é ir melhorando o projeto. O importante é que funciona.

Marmitube

Em ação!

Dentro

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531
Ramsay


mas, ativando antes de cada alteração o stand-by do amp, para não ter o perigo de danificá-lo!!

RETIFICANDO: desligando sempre o STAND BY antes de fazer qualquer mudança no atenuador...

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


EDALKO
MARMITUBE foi a melhor....
Então, mas eu to tentnado fazer do jeito que o RAMSAY mostrou para ter vários níveis de atenuação.
http://img269.imageshack.us/i/ramsay0712.jpg/
O pior é que sou tão..tão...que tropecei num grão de areia.
No esquema não entendi uma coisa: Os fios que saem das 3 braçadeiras do resistor variável a gente liga no + ou no - do jack fêmea ?
E outra coisa: O outro pólo do jack fêmea a gente põe onde? (seja educado na resposta).
E vais e acostumando que eu não sei pregar um prego imagina fazer um treco desses...

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531

Todos os fios que saem da braçadeira vão no positivo (ou seja, aonde vai ficar a ponta do plugue P10 dentro do jack).

O outro pólo do jack é o negativo, onde é feito o aterramento. Veja a foto do projeto.

No meu rascunho, verifique o desenho de baixo, ele está correto, mas com uma atenuação apenas, sem a variação de atenuação com vários jacks.

Se bem que... ter que desligar o amp, para mudar de jack para fazer uma maior/menor atenuação, não é muito diferente de trocar a abraçadeira de posição.

Não esquente... estamos aqui para aprender.

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Valeu MauricioBahia pela dica.

Ramsay, valeu aí. O MauricioBahia apontou aí pro seu post. Mas se o Edalko estiver na área e der a dica seria bacana.

Abraço.

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


EDALKO/RAMSAY e demais...

Montei o bixo..assimq eu tiver uma camera boa vou por as fotos.
Agora, como não deu coragem de ligar, queria que alguém desse uma olahda no esquema que usei para ver se não explode pelo menos.
Meu amp é um Bugera 6262-212 de 120W
[u][/u].
Como não tenho camera, coloquei o link no 4shared:
http://www.4shared.com/document/03zhTMCN/Esquema_Atenuador.html?s=1
Valeu.

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


O Pedrone me respondeu: Faz o atenuador por 320,00.
Para mim tá caro (se o meu funcionar), afinal paguei 36,00 dos 2 resistores...

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531

Perai!!!!!!!!!!!
Pára TUDO!!!!

Teu amp é 120W... espero que vc tenha comprado, então, resistores de 120W ou 150W.

Com menos, a chance de dar pau é GRANDE!

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


edalko

Onde comprou as peças, principalmente os resistores?

Abs

Ramsay
Veterano
# abr/10 · Editado por: Ramsay
· votar


LUCAS531

Esse arquivo que vc postou no 4shared (XLS) não abre aqui não!!
Mas, pelo preço que vc pagou nos resistores, eles devem ser no máximo de 25W cada!!

Os meus resistores foram encomendados na DMP, no escritório deles no centro do Rio de Janeiro-RJ. (eles remetem para todo o Brasil).
O endereço, ou telefone, eu não sei se posso postar (talvez por MP?), ou é contra as regras do fórum!!

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


RAMSAY

Esse arquivo com extensão XLS é uma planilha do Excel. Vc não deve estar com o Office instalado.
Os resistores é um de 25W e outro de 27W.
Encomendei de uma empresa em SP e me mandaram pelo correio.
Mas a minha idéia era que tirando 2 válvulas daria para trabalhar com esse atenuador...Tá errado?
Bom..pelo menos é só trocar os resistores...
Se vc não conseguir abrir o arquivo, vou tentar te passar o esquema em português:

Do Pólo 01 do Resistor Fixo sai um fio que é ligado aos polos negativos de todos os 5 jacks.
O Polo 02 do Resistor Fixo é ligado ao Polo 02 do Resistor Variável e ao polo positivo do jack de saída para os falantes.
Coloquei 3 braçadeiras no Resistor Variável.
Os 4 polos (Polo 01 do Resistor Variável + 3 braçadeiras) se ligam, cada um à um polo posisito dos outros 04 jacks.
Dá pra entender ou melhor arrumar uma câmera mesmo?
Valeu

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


EDALKO

Se quiser analisar a msg que mandei para o RAMSAY, fique a vontade.

O pior é que a montagem ficou muito legal. Tem até um cooler de PC que eu vou ter que resolver como alimentar.

Agora, tendo de trocar os resistores, qual seria a especificação deles (os ohms, a porcentagem e a wattagem)?
E outra: Qaunto amis ou menos custa esses mais potentes?

Valeu

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531

Cara, como tava discutindo hj, acho meio arriscado colocar coolers, pois além de vc precisar de alimentação de 9V ou 12V eu não sei se ele não causar ruído no amp ou gerar interferência.

Depois o resistor esquenta, mas não precisa de ventoinha não.

No "Marmitube" é só tirar a tampa! hahahaha e tá pronta a "quentinha"

Quanto mais alta for a "wattagem" dos resistores, com ias folga ele trabalha, ou seja, esquenta menos.

se for para 50W, use resistores de 25ohms e 30ohms.

Se for para 100W, use o mesmo de 25ohms e outro de 100ohms.

custam caro!

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


EDALKO
Entao tenho qeu tentar achar
01 Fixo de 25 Ohms e 100W
01Variavel de 100 Ohms e 100W
é isso?
E aquela historia da porcentagem?

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531

Deu pra entender a sua descrição e parece que tá certo.
A porcentagem que vc fala é a tolerância que pode ser de 10% em ambos os resistores.

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


Eu de novo:

Dessa vez para ajudar também:
Meu amp tem 120W. Então vou manter um resistor fixo de 25R , 10%, 100W e trocar o variável que era de 27R, 10%, 100W por outro de 100R, 10% e 100W.
Daí acho que não epga fogo pelo menos.
Agora a ajuda: Encomendei esse resistor de 100R por 26,00 + frete.
Achei que era caro pacas e encontrei baratinho..eu acho..
Se puder passar o fornecedor aqui, avisem que eu falo.

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


LUCAS531

Se pagou frete é pq comprou on-line.
Posta aqui o endereço do site pro pessoal saber!!

LUCAS531
Veterano
# abr/10
· votar


RAMSAY

Não psotei antes pq ainda nao sei o que posso e o que nao posso aqui.
Vamos lá.
www.opoen.com.br
Comprei na segunda por email (ou fone) na terça as 14:00 estava na minha casa.
O Diogo é que cuida disso lá..Belo atendimento.

edalko
Veterano
# abr/10 · Editado por: edalko
· votar


Quem quiser discutir o projeto do atenuador, ou alguma outra coisa relacionada, escrevam-me: meu nick no hotmail.
To zarpando fora...

LUCAS531
Veterano
# mai/10
· votar


TODOS

Obrigado a todos pela paciencia e pelos conhecimentos. Montei, testei, aprovei e adorei. O projeto do RAMSAY que segui funciona perfeitamente.
Valeu moçada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construíndo um Atenuador de Potência - Tutorial