Montei Atenuador de Potência

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# fev/10


Como é sabido, para se obter o som crankeado de um amp valvulado, tem que se pôr o volume pelo menos na metade, só que aí o som fica tão alto que abafa quaisquer acompanhamentos e inferniza a vizinhança.

Então, montei o meu próprio atenuador de potência, pra uso residencial.
Eu até pensei em botar um potenciômetro de 50w pra fazer bedrom level, mas, o preço cobrado pra se fabricar um (R$380,00) tornou inviável !!

O problema seguinte foi arrumar uma chave rotativa que manuseasse as altas correntes de um atenuador de potência, e após procurar exaustivamente no comércio e no ML, não achei uma única que servisse (só importando dos USA).

Daí que resolví não usar chave e optei pelo método multi-jack, cujo único inconveniente, é que toda vez que se for mudar o nível de atenuação, tem que se usar o standby do micro, sendo que o 1º jack a direita é aonde se liga a caixa, e os outros 4 se liga na saida de alto falante do amp (cabeçote), cada uma delas com atenuação diferente, indo de -2,5 db a -10db.

Então, peço que opinem!!
Posto abaixo os links das fotos :

http://img211.imageshack.us/i/ramsay100494.jpg/
http://img294.imageshack.us/i/ramsay200492.jpg/
http://img40.imageshack.us/i/ramsay300496.jpg/
http://img36.imageshack.us/i/ramsay400508.jpg/
http://img692.imageshack.us/i/ramsay500500.jpg/
http://img513.imageshack.us/i/ramsay600509.jpg/
http://img686.imageshack.us/i/ramsay700512.jpg/

jacobino da silva
Veterano
# fev/10
· votar


legal cara!
R$ 380 foi o custo total? ou esse seria o custo com o potenciometro?
abç

Renkar
Veterano
# fev/10 · Editado por: Renkar
· votar


Noh cara, ficou profissa! Doido demais!!
E já testou o atenuador?
Tem alguma perda considerável de timbre? (ganho ou brilho)
Abraço!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar




marcioguita
Veterano
# fev/10
· votar


Garai!!!

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


jacobino da silva, R$380,00 seria o custo pra mandar fazer só o potenciômetro, que achei absurdamente alto e não encomendei!!

Renkar, obrigado pelo elogio, mas, só vou testar hoje no final da tarde!!

matias_nh
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay

Ficou muito bom mesmo. Eu to pensando em fazer um também. Assim que der, fala aí o que tu notou de diferente. Abraço.

Dórico
Veterano
# fev/10
· votar


Opa, kra, Ramsay, vc caiu do céu meu chapa, hauahauaha!!!!

Eu e um amigo estamos montando 2 valvulados de 50w e já estávamos preocupados com este mesmo problema.... procurando um esquema aqui e outro ali para transformar a potencia final, nos deparamos com este post...

enfim, não deixe de dar o parecer. Se ficar tudo certo, já encomendaremos os resistores duma vez.

Obrigado pela informação e abraços! Estamos no aguardo!!

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


Dórico, esses resistores de 100W, como já deve saber, não existem no comércio, são feitos por encomenda e levam cerca de 5 dias úteis pra ficarem prontos!!
E eles fazem de qualquer valor que vc quiser, mas, não são baratos!!
Os de 5% de tolerância custam na faixa de R$100,00 e os de 10% de tolerância custam na faixa de R$90,00.
Mas, procurando-se, principalmente em SP, deve-se achar por preços mais em conta!!

Logo mais, vou testar o Atenuador e depois posto as primeiras impressões!!

Dórico
Veterano
# fev/10
· votar


É, estou sondando na net. Achei uns pelo ebay, com preço até bom. Foda do ebay é q, se parar na alfandega, demora 2 meses pra chegar. Conseguimos achar 1 vendedor no ML que faz por encomenda.

Agora, minha curiosidade é saber se funcionou como esperado no seu ampli. Deu pra fazer o controle de saturação como esperado? Perdeu brilho etc..???

Abração!!

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


Caras, sucesso total!!!
Não podia ser melhor!!
Apesar das ligações estarem todas certas, eu estava meio receoso antes de ligar, pq afinal, nunca tinha usado um atenuador de potência antes, e lí ontem num tópico do fórum Cifra Club o relato de um usuário que comprou o Atenuador do Pedrone e após pouco tempo de ligado na atenuação máxima, começou a sair fumaça do Atenuador.
O usuário, então, entrou em contato com o Pedrone e ele disse que era assim mesmo e que o que estava queimando era o esmalte dos resistores que eram novos.

Por conta disso, liguei o meu atenuador com a tampa de fora, testei as 4 opções de atenuação e nada dos reisistores aquecerem, só ficavam mornos e olhe lá!!

Então, eu pensei comigo mesmo, não estou fazendo a coisa certa ao testar só por alguns minutos e, então, toquei guitarra, com audio-cds que criei com acompanhamento de bateria e baixo, e com a atenuação a -7.5db por 4 horas seguidas (nesse calorão) e o som ficou confortável, não notei degradação na qualidade (pensei que fosse perder graves, mas não aconteceu) e não abafou o acompanhamento!!
Com -10db eu pus o amp com o volume no máximo e ainda assim ficou confortável pra se tocar em casa!!

O fato é que o atenuador do Pedrone deve se basear nos cálculos tradicionais de atenuadores em "L" que usa resistências ohmicas muito baixas, o que não só aquece demais o Atenuador, como demanda demais do amplificador valvulado!!
Se quiserem, eu posso postar uma foto com o esquema!!

DotCom
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay
Uma dúvida... Como você montou esse atenuador? Não foi só colocando resistor em série com o falante não né?

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


DotCom, a sua pergunta mostra que vc não entende muito do assunto, e então, sem comentários!!!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Iauuuuu!!!


Ramsay

Cara, sensacional sua idéia, ainda mais se vc testou e deu certo...
O que nao entendi foi a ligação dos Jacks, nas fotos....

Sai do Head e entra num dos jaks do atenuador, e dependendo do jack de saida ( que vai ligar nos falantes) varia a atenuação?! É isso? Pq tem 5 Jacks!?

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


ogner, o fato é o seguinte:
Nos 4 jacks da esquerda para a direita vc liga a saída do amp valvulado, e quanto mais à esquerda maior a atenuação (máximo de -10db)!!
E, o 5º jack (último a direita) vc liga na caixa de alto-falantes!!

Só que, como eu já frisei antes, antes de qualquer mudança na atenuação, vc tem que usar o standby do valvulado!!

Mas, note que este atenuador não tem bypass, e fiz de propósito, pq afinal, como ele é plugado, basta tirar o plug que vai a caixa e encaixar diretamente na saída do amp valvulado pra se ter o som direto!!

Se eu quisesse eu poderia pôr um bypass, mas pra isto, eu teria que adicionar um 6º jack e uma chave pra desligar o resistor fixo!!
Mas, por enquanto, como não me interessa comparações entre o som direto e o atenuado eu fico e estou satisfeito com o que eu fiz e conseguí (superou a expectativa)!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Ramsay

Parace bem bem legal. Um tutorial seria bem bacana. ;-)

Abs

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Sou novo no fórum e ainda não sei direito como as coisas funcionam por aqui!!
Vc quer dizer que eu deveria criar um novo tópico que seria fixado com o título de, por exemplo, "Como fazer um Atenuador de Potência" e daí eu postaria as fotos e o esquema eletrônico e daria dicas de como fazer pra comprar e encaixar as peças para se obter o todo, é isto??

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay

Fantástico.

To ensaiando há meses em fazer um, mas o fogo são os benditos resistores de potência.

Dá uma pesquisada num topico que fiz sobre Dummy Load, que é basicamente isso aí.

Um esquema bem facilitado e explicativo seria muito legal, até resumindo pra galera essa diferença de -4db -10db o quanto resulta em diminuição da potencia.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ramsay

Poderia fazer um tópico com o título que vc mencionou e postar um arquivo no Word. Pra arquivos sem ser aúdio (DOC ou PDF por exemplo) , o pessoal usa o 4Shared e depois coloca o link aqui para download ou ainda postar um texto direto no tópico, explicando como fazer. Fica a seu critério e sua disponibilidade de tempo e trabalho, é claro. :-)

Abs

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


Aguardem, pq, se for aprovado, postarei em breve um tutorial completo sobre como fazer um Atenuador de Potência confiável e efetivo como o meu!!

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia eu não uso o Word e o 4shared só usei pra baixar alguns poucos samples, e eu confesso que nem sei como se faz o upload!!
O que eu queria na verdade é postar um tutorial, no qual, as fotos aparecessem em tempo real, ao mesmo tempo em que eu explico como fazer, ao invés de links para fotos, entende!!
É possível!!

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


Aliás, me desculpem, pra um novato, eu estou exingindo demais, e posto o tópico do jeito que vcs quiserem!!

Tivertimailaif
Veterano
# fev/10 · Editado por: Tivertimailaif
· votar


Ramsay

Muito bom cara, um tuto seria uma boa, outra coisa tmb, putz, tu podia ser um pouco mais educado, deu um puta esporro no DotCom a custa de nada...

Dórico
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay parabéns kra, pelo experimento ter dado certo!!! Que legal, isso vai quebrar um galhão para a galera.

Frmz!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ramsay: O que eu queria na verdade é postar um tutorial, no qual, as fotos aparecessem em tempo real, ao mesmo tempo em que eu explico como fazer, ao invés de links para fotos, entende!!

Então, vc explica com o texto e vai postando os links pro pessoal ir abrindo ao desenrolar da explicação. Assim funciona a deliciosa internet clássica, com os famosos hiperlinks! :-)

Abs

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

tá inspirado hein??? ou tá acostumando demais com mensagens de MSN cheias de frufrus huauahuahuauha

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko

Heheh Nem tanto! É pq acho que hiperlinks deveriam ser mais comuns pra ilustrar o papo! :-) E como o Ramsay precisava de exemplos, mandei!

Abs

DotCom
Veterano
# fev/10 · Editado por: DotCom
· votar


DotCom, a sua pergunta mostra que vc não entende muito do assunto, e então, sem comentários!!!

Falou asneira... Porém, de asnos a gente só pode esperar asneira e coice né...

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Oh loco!

Só espero que os "elogios" não continuem.

Abs

Renkar
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay

Que ótimo que funcionou cara.
Seria bom demais um tutorial!
Mesmo porque meu Rocket Alien chegou ontem, e eu assustei com o volume do bixo hahahaha (meu 1o all tube)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montei Atenuador de Potência