Misturando prés e powers de diferentes projetos.

    Autor Mensagem
    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09


    Estou com a idéia de fazer um amp com o pré-amp do Mesa Boogie Dual Rectifier Solo Head (com ambos os canais), um outro pré-amp (ainda a escolher) transistorizado pra clean e um power de 100W que tenho em projeto aqui. No entanto o projeto do Mesa tem me quebrado a cabeça. Aqui está o link: http://www.freeinfosociety.com/electronics/schemview.php?id=507
    Alguém pode me dizer aonde coloco o jack de saída e a entrada da alimentação ali e como faço as ligações desses potenciais C, D e E?
    As válvulas de retificação usadas nesse projeto são 12ax7?
    Podem me indicar um bom pré pra clean? Obrigado.

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pompermayer
    Você tem experiência com eletrônica? É bom ter, viu?
    Enfim, só tenha em mente que 415 volts DC podem te MATAR.

    Recado dado, vamos às respostas.
    como faço as ligações desses potenciais C, D e E?
    Usa fio ué... Os potenciais você consegue montando a fonte (POWER SUPPLY).

    aonde coloco o jack de saída
    Aonde tem escrito "X" é uma opção. Ali você pega o sinal preamplificado, mas sem passar pelo tone stack. Outra opção é pegar logo antes daquela chave DPDT (final da primeira página).

    e a entrada da alimentação ali
    Tem que montar a etapa de alimentação (POWER SUPPLY).

    As válvulas de retificação usadas nesse projeto são 12ax7?
    Não. São 5U4, como indicadas no esquema.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    DotCom

    Você tem experiência com eletrônica? É bom ter, viu?

    Tenho um certo conhecimento sim. Eu curso eletrotécnica.

    Enfim, só tenha em mente que 415 volts DC podem te MATAR.

    Só embrando que o que mata é a corrente e não a tensão. E tudo depende do tempo de contato.

    como faço as ligações desses potenciais C, D e E?
    Usa fio ué... Os potenciais você consegue montando a fonte (POWER SUPPLY).


    Sim, claro. Não tem como fugir da fonte? Tenho que montar esse circuito aí?

    As válvulas de retificação usadas nesse projeto são 12ax7?
    Não. São 5U4, como indicadas no esquema.


    Opa, confundi as válvulas, queria perguntar uma e perguntei outra. As válvulas de pré-amplificação são 12AX7?

    Esse circuito da fonte de confundiu todo. Tem um indutor ali sem valor. Qual é a importância daqueles diodos na retificação?
    Não saquei também qual é a das chaves spongy e bold.

    Considerando que não vou utilizar os potenciais A,B e F, posso eliminar o diagrama blucom o seletor de bias né?

    Valeu, cara.

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Só embrando que o que mata é a corrente e não a tensão. E tudo depende do tempo de contato.
    Tá. Toca em 415 V DC e depois me conta o que aconteceu.

    Sim, claro. Não tem como fugir da fonte? Tenho que montar esse circuito aí?
    Ué, você quer alimentar com o que? Bateria?

    Opa, confundi as válvulas, queria perguntar uma e perguntei outra. As válvulas de pré-amplificação são 12AX7?
    Possivelmente... "Cola" das especificações do amplificador...

    Esse circuito da fonte de confundiu todo. Tem um indutor ali sem valor. Qual é a importância daqueles diodos na retificação?
    Tem certeza que você já quer ir montar isso? Bom, enfim...
    Logo do lado você tem a chave indicando "rect select", onde você seleciona se quer usar a retificação por diodos ou por válvulas. Os diodos estão fazendo exatamente a mesma função das válvulas retificadoras: retificando...

    Considerando que não vou utilizar os potenciais A,B e F, posso eliminar o diagrama blucom o seletor de bias né?
    Você tá estudando eletrotécnica... Usa seus conhecimentos ae. =D

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Pompermayer
    · votar


    DotCom

    Tem certeza que você já quer ir montar isso? Bom, enfim...

    Vou montando aos poucos, não vai ser tudo de uma vez não.

    Logo do lado você tem a chave indicando "rect select", onde você seleciona se quer usar a retificação por diodos ou por válvulas. Os diodos estão fazendo exatamente a mesma função das válvulas retificadoras: retificando...

    Me expressei mal na pergunta. Isso eu saquei, quero saber se existe uma diferença significativa dos diodos pras válvulas, já que é muito mais barato botar diodo do que válvula e eu não vou ficar mudando de retificação a torta e direita. Assim eu escolho uma retificação e coloco ali.

    Esse bixinho é beberrão heim... eta...

    Você sabe o valor do indutor ali no circuito da fonte?

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pompermayer
    Buenas!Se eu fosse vc, faria tudo o que o DotCom disse.Vc pode achar que tem alguma experiência, por estar cursando eletrotécnica, porém a mesma pode não ser adequada ao que vc se propõe.Os Mesa são complicados até para quem tem muita experiência.A corrente mata porque cozinha os tecidos do corpo, já a alta tensão de 415Vdc, pode matá-lo porque coloca o coração em fribilação e se vc não tiver alguém treinado por perto e um equipamento desfibrilador, estará virtualmente morto.O pessoal aqui só quer ajudá-lo, portanto aceite as colocações.Sobre válvulas retificadoras e diodos de silício, vc tem diversos tópicos sobre o assunto.Use a busca sem medo.O indutor da fonte forma um circuito de filtragem tipo "PI", de valor 13 Henries(o indutor), deixando a fonte com um ripple menor que 4,5mV/V, sob plena potência do circuito de power.Lógico que para um circuito de pré sómente vc terá que recalculá-lo para correntes menores, pois não há necessidade de tão alto valor para circuitos de baixa corrente.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    carlos adolphs

    Cara, sei bem os cuidados pra se mexer com alta tensão. Sei também que a galera só quer ajudar.

    Vai ficar tudo muito bem isolado dentro do amp. Sou bastante metódico com coisas assim.

    Sobre válvulas retificadoras e diodos de silício, vc tem diversos tópicos sobre o assunto.Use a busca sem medo.

    Vou dar uma olhada.

    Os Mesa são complicados até para quem tem muita experiência.

    Eu pensei em trocar o pré pelo V-TWIN que é um projeto extremamente mais simples, mas ele usa alguns cis que não são fáceis de achar aqui, aí complica.

    Você acha que é realmente muito complexo? Tem algum outro pré pra indiciar. Valeu!

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu pensei em trocar o pré pelo V-TWIN que é um projeto extremamente mais simples
    Tem certeza que você viu o esquema do V-Twin certo?

    Henrique S.
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pompermayer
    Me expressei mal na pergunta. Isso eu saquei, quero saber se existe uma diferença significativa dos diodos pras válvulas, já que é muito mais barato botar diodo do que válvula e eu não vou ficar mudando de retificação a torta e direita. Assim eu escolho uma retificação e coloco ali.


    mas esse é o ponto do recto, ele tem tanto retificacao com valvula quanto a diodo


    cara, e o vtwin é foda pra caralho, só vi até hoje 1 clone dele em toda internet, foi um cara do handmades

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    DotCom
    Henrique S.

    Vi sim, olha o link ae:

    http://tubefreak.com/v-twinp.gif

    DotCom

    Ainda estou confuso com as chaves spongy e bold.
    Esse trafo é de configuração igual aos usados nos Marshall?

    Bom, se esse projeto é realmente tão complexo, vocês podem me indicar um outro?

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vi sim, olha o link ae:

    http://tubefreak.com/v-twinp.gif

    E isso é mais simples que o pré do recto?

    Bom, se esse projeto é realmente tão complexo, vocês podem me indicar um outro?
    Monte um gainclone. Os componentes são muito mais fáceis de achar e o projeto é muito mais simples de concluir.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Pompermayer
    · votar


    DotCom

    Eu acho, você não acha não?
    Esse circuito do V-twin é todo limpinho, os blocos tão bem divididos (não que o dual rec não esteja, mas é muito maior).

    Vou olhar o gainclone.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    DotCom

    Dei uma olhada nesse gainclone, e parece que ele é um hi-fi e não um pré de guitarra.
    Ele é transistorizado né? Eu tava querendo fazer um válvulado.
    Se for pra fazer transistorizado, vou fazer só com o canal clean mesmo e usar o argos (como faço atualmente).

    Dá uma olhada nesse pré transistorizado:

    http://sound.westhost.com/project27.htm

    O power é desse mesmo projeto aí.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Pompermayer
    · votar


    dobrô!

    Aproveitando a duplicata. Sobre o trafo, ele é o mesmo usado nos projetos de marshall e fender?

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pompermayer
    Dei uma olhada nesse gainclone, e parece que ele é um hi-fi e não um pré de guitarra.
    Ele não é um pré, é um amplificador de potência...

    Ele é transistorizado né? Eu tava querendo fazer um válvulado.
    Se você não tem experiência em montar circuitos, não deveria começar com valvulados.

    Dá uma olhada nesse pré transistorizado:

    http://sound.westhost.com/project27.htm

    O power é desse mesmo projeto aí.

    Uhum, já conhecia. Eu penso em montar um pra mim, mas só por curiosidade mesmo.

    Sobre o trafo, ele é o mesmo usado nos projetos de marshall e fender?
    Não faço idéia. Deve ter alguma indicação sobre o modelo lá.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    DotCom

    Ele não é um pré, é um amplificador de potência...

    Então não rola. Eu não consegui nem encontrar o esquema, só kits pra venda.

    Tipo, eu não tenho problemas com montagem de circuitos, nunca trabalhei com válvulas e nem uma tensão tão alta, aí que fiquei cheio de dúvidas.

    Vou pensar melhor, vocês tão falando pra não fazer, acho melhor não fazer então. Vou ver se faço esse amp aí do projeto do cara e mais pra frente faço o pré do mesa.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Pompermayer
    · votar


    Eta pomba, tá saindo tudo dobrado hoje...

    kaskudo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    o power é transistorizado ou valvulado? pq vc não usa o circuito do gt-2 como pré? aí já tem clean e drive a vontade. e não vai precisar de fonte de alta tensão.

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    kaskudo

    O power é trasistorizado. Eu tenho um Argos que é um clone melhorado do GT-2.

    Alguém tem o esquema do Hi-octane pra eu dar uma olhada? No Handmades ele não abre mais...

    Konrad
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    Pompermayer

    É isso?

    http://ax84.com/media/ax84_m161.pdf

    http://www.angelfire.com/oz/strawman/amp.html

    Abraço e cuidado com os choques. ;)

    Pompermayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Konrad

    Valeu cara.

    Desisti de valvulado, vou fazer só no transistor mesmo. Algum dia eu faço o mesa. Depois posto os resultados aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Misturando prés e powers de diferentes projetos.