Alto Falantes - Ajuda !

    Autor Mensagem
    Hierofante
    Veterano
    # out/09


    Fala galera,seguinte, estou com uma duvida.
    Seguinte, comprei um cabeçote Vox Nightrain e ele tem a saida para caixas de 8 ohms ou 16 ohms.
    Minha duvida é o seguinte, o que é melhor...eu fazer uma caixa com um falante de 8 ohms ou fazer uma caixa com 2 falantes de 8 ohms ligados em série que pelo que entendi dai eu ligaria eles na saida de 16 ohms do cabeçote.

    Fico no aguardo da ajuda de voces !!

    dudu_RockeR
    Veterano
    # out/09 · Editado por: dudu_RockeR
    · votar


    com certeza o melhor é uma caixa com 2 falantes, mas tmb depende do local que vc vai tocar, se for um apartamento uma caixa de 1 falante ta otimo, aconcelho que seja um falante de 12, mas eu faria um de 2x12

    Hierofante
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Nao é algo para tocar em lugares pequenos nao...

    Mas com relação a potencia, nao muda em nada essa questão de ligação em 16 ohms ou 8 ohms ou muda ?

    Abs

    Gui
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Hierofante
    com 8ohms a potencia é maior que com 16ohms!

    ligue em serie 2 falantes de 4ohms

    Hierofante
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Essa justamente era minha duvida...acho que o problema agora é achar falantes de 4ohms...ja que vi em todos pelo menos eminence que pesquisei...sao ou de 8 ou de 16 ohms...

    Tem alguma informação sobre bons modelos de marcas boas mas com 4 ohms ??

    Obrigado pela ajuda...
    Abs

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Hierofante
    Tem várias marcas, Celestion, Tone Tubby (que o Clapton usa) e outros. Minha sugestão é comprar da Weber Speakers que acho excepcionais. São handmade, feito por encomenda, com excelente timbre. São os que eu uso e são muito bons e nem são tão caros.

    KillerOfNight
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Falantes bons também são os falantes de Mesa/Boogie... mas em compensação são muito caros, Celestion também são bons, uso falantes de Mesa/Boogie e são os melhores para mim, caso deseje procurar, é so procurar por falantes Black Shadow.

    Abraços.

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Só para deixar claro. Os Black Shadow que vem em alguns Mesa Boogie não são fabricados pela Mesa, que não faz alto-falantes nem nunca fez. Os Black Shadow são falantes de alta potência, 90W, feitos para combos, posso estar errado, mas acho que são feitos pela Celestion. Mas já teve Mesa Com falantes Electro Voice, JBL e outros. A Electro Voice faz um falante de alta potência para o Zakk Wylde. A Eminence tem bons falantes, assim como a Jensen e a Fane. É questão de gosto, do seu ampli e caixa, e seu som, além da potência e impedância.
    Mas mesmo assim, meu Mesa Boogie empurra falantes Weber que gosto muito.

    Hierofante
    Veterano
    # out/09
    · votar


    O que eu vi em comum em todos que compraram o Orange Tiny Terror é...todos fizeram caixas 1x12 ....eu comprei o Vox concorrente do Tiny Terror e gostaria de fazer uma caixa 2x12..
    O cabeçote tem 15W...e vi que o ideal é o dobro de potencia (falantes) x potencia (cabeçote) correto ?
    Não sei bem o que fazer, comprar falantes de 50W mas dai ficariam com uma potencia bem acima da potencia do cabeçote...
    Enfim, alguem poderia me ajudar ?
    Abraçosss

    wiskeria
    Veterano
    # out/09
    · votar


    para um amp de 15w o ideal é um falante de 12, tenha preferência por falantes de sensibilidade maior ou igual a 100. Não existe problema em ter sobra de potência em falantes, porem os falantes mais potentes tendem a ter sensibilidade menor. quanto maior a sensibilidade do falante maior volume/rendimento vc terá.

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Hierofante
    Sugiro que a potência dos falantes seja até o dobro da potência, 50W já é muito. Veja que a Vox faz uma caixa de 1x12 com Celestion G12M-25 Greenback 12", que tem 25W. Um pouco de distorção de falantes é desejável em guitarra, isso é especialmente válido para o som típico Vox. O AC15 da Vox vem com 12" Celestion Alnico 'Blue', de 15W. O AC30 vem com 2 desses em série, ou seja, nos dois modelos clássicos os falantes vem com extamente a mesma potência de saída.
    Não sei o que você toca e o que procura com esse ampli. Mas nesse ampli eu sugeriria colocar falantes de som mais vintage, de alnico. Selecionaria a potência entre 20 e 30W, mesmo porque se você resolver tocar no modo Triode ele fica com 7,5W. Os falantes cerâmicos são um pouco mais baratos, mas de sonoridade diferente dos tradicionais de Alnico.
    Uma sugestão seria um Weber da linha British Alnico, o Blue Dog. Pode ser 2 de 4 Ohms e 30 W ou se você preferir, um Blue Dog e um Silver Bell (tem um som mais Marshall) ou 1230, isso para "colorir" e personalizar seu som.
    Se você for mandar fazer a caixa, com esse amp mandaria fazer uma com tampa traseira removível, podendo ser usada aberta ou fechada. Isso porque um amp pequeno desses, é legal para tocar em casa a volumes menores e em palcos com volumes maiores. A opção fechada fica com o som mais grave e abafado, legal a volumes mais baixos. Se for para tocar bem alto, tem que ser aberto.

    maruff03
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pessoal tb estou com uma duvida semelhante, encomendei um Vox Nightrain de 15w com um amigo e deve estar chegando no dia 22/10/09, porem estou com muita duvida sobre qual caixa montar.
    Eu tinha a ideia de montar uma caixa 2x12 com 2 celestion v30 porem cada falante tem 60w (pretentia fazer isso visto que eu tenho um horizon da lifesound encomendado de 50w e pretendia usar a mesma caixa nos 2 amp). O que vc axam tem problema usar um amp de 15w numa caixa com 2 falantes de 60w cada. Esiste alguma chance de meu amp estragar devido a isso(sou novato no assunto) .Eu axo que nao tem problema pq ja vi videos na net de pessoas usando ate amp de 5w em caixas 4x12.
    O que vcs me sujerem para que sirva aos 2 amp, ou uma solução boa so para o vox.
    vlw t+

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    maruff03
    é essencial que a impedância dos dois seja compatível. Sei que o Vox Nightrain tem saídas para 8 e 16 Ohms. No site da Lifesound diz que o Horizon possui saídas para caixas acústicas de 4, 8 ou 16 Ohms. Nesse caso, o ideal seria montar uma caixa 2x12 totalizando 8 ou 16 Ohms. Eu faria de 8 Ohms, pela facilidade de mais para frente funcionar em outro ampli (um terceiro), já que é bem comum achar saídas de 8 Ohms nos amplis, mas tanto faz. A amperagem tem que ser a certa, a potência pode ser maior do que a necessária, isso não vai estragar seu ampli.
    O timbre Vox é famoso por alguma distorção de falantes, o que você não vai ter com seu Vox num falante de 60W. Mas um falante legal no seu Vox não será adequado para seu Lifesound. Para se fazer um curinga para usar nos dois, faça um para o Lifesound.
    Aqui tem algumas dicas sobre falantes e sensibilidade e aqui tem clipes de diferentes falantes. Ouça esses clipes com um bom fone de ouvido ou bons falantes, não vai comparar escutando na caixinha de som do computador (a não ser que você tenha um home studio com monitores de referência legais)... No mais, já dei dicas nos tópicos que você postou. Qualquer coisa, estamos aí...
    Abç

    maruff03
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Fala galera.

    Finalmente meu Vox Nightrain chegou nem acredito. Mais infelizmente ainda nao tenho a caixa para ligalo, comprei o amp, eu quase pedi pro meu amigo que estava vindo pro brasil traser um falanta pra min mais estava sem grana entao pedi so o amp. Porem agora presiso de uma caixa que seja regular porem com boa qualidade, mais eu nao quero gastar muito dinhero agora pois dentro de +ou- 2 meses vou ter a oportunidade denovo de comprar falantes de qualidade pois o msm amigo vai estar novamente voltando dos EUA.
    1)Uma alternativa que eu pensei foi montar uma 2x8 visto que eu ja tenho um falanete de 8 da selenium que se encontra no meu combo da warn music ,entao pensei em comprar um outro falante da warn de 8( Woofer Guitarra Selenium Hot Gig 8g1 30w Rms) e fazer uma 2x8 o que vcs axam?Porem tem um problema o falante do meu combo e um de 8 de 35w rms e e de modelo diferente .
    2) Outra alternativa comprar uma caixa usada.
    3) Esperar e comprar uma caixa desente .

    Vlw pessaol , t+
    puts..... nao sei o que e pior nao ter o amp ou ter o amp e nao poder tocalo.

    braddock
    Veterano
    # out/09
    · votar


    maruff03

    O falante é tão importante quando o amplificador. Falante de guitarra é de 12 polegadas. Na minha opinião, se vc quer qualidade de som, vale a pena 1x12 com um BOM falante. Caso vc queira qualquer som só para ensaiar, aí vale a pena qualquer falante.

    abs

    braddock
    Veterano
    # out/09
    · votar


    maruff03

    o problema de 8 ou 10 polegadas é que a guitarra ja é medio agudo, então o som fica igual um radinho de pilha. TALVEZ num solo na segunda oitava.. mas geralmente é falante para automovel.

    Vc pode levar seu cabeçote num estudio e tocar com varias caixas para ver como fica o som antes de comprar uma.

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    maruff03
    Minha sugestão de novo... Nas suas condições, que vai comprar uma coisa temporária para daqui 2 meses comprar um falante novo, eu faria o seguinte. Vai num cara que faça e conserte caixas e amplificadores. Aqui em Sampa gosto muito do pessoal da Dan'Amp. Seria legal você mandar fazer uma (ou duas, conforme sua preferência) caixa, peça para fazer com o fundo móvel, assim você pode optar por uma caixa aberta ou fechada. Aí pede para ele botar um falante que tenha lá, meia-boca, para 2 meses. Acho que é o jeito de perder menos dinheiro, já que comprar uma caixa e aposentar daqui a 2 meses acho absurdo. Dessa forma, você já tem uma boa caixa, é só trocar os falantes quando chegarem.
    E é verdade o que o braddock disse, falante de guitarra é 12', não se discute. Tem exceções de amplis que falam bem com menores, mas a regra é essa.

    maruff03
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Fala pessoal blz???

    Meus alto falantes ja chegaram( mais cedo do que eu imaginava) um celestio v30 e o eminence red fang ,porem to com uma duvida de como montar esse falante no plug p10 femea. Tipo eu ja encomendeu uma caixa 1x12 com o pessoal la do altovols ,so que deve demorar +ou- 1 mes, entao vou montar uma caixa eu msm so pra matar a minha anciedade.

    A minha duvida e a seguinte no auto falante tem o + e o - onde eu ligo eles no plug p10 femea . Procurando na net achei poca coisa sobre esse assunto , uma das que eu achei foi o seguinte :

    O da frente (mais próximo à frente do plug fêmea), é o negativo, e o mais na pontinha de tráz do plug é o positivo pois ele fará contato com a "cabeça" do plug macho (p que parece um "pint...."), que vai entrar aí, e o negativo fará contato com a parte maior do plug macho P10... . Isso esta correto??? O que pode acontecer ao meu falante e ao amp se eu ligar errado?

    Outra duvida minha , quado eu estava procurando os falantes para compra eu vi o eminence red fang de 12`` la no saite da guitarcenter, e la informava que ele tinha 30w , aqui no forum e em outros foruns eu li a msm coisa, porem ao entrar no saite da eminence para pegar a medida exata do furo (para eu poder estalar na caixa) eu vi que no saite informava que esse falante tinha 50w . A fico a duvida ele tem 30w ou 50w ???

    Vlw pessaol t+

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    O que pode acontecer ao meu falante e ao amp se eu ligar errado?
    Se você ligar só um falante, tanto faz. Mas se você ligar dois falantes, o cuidado que você tem que ter é de ligar os dois falantes em fase.

    Se eles forem ligados fora de fase, ao invés de você ter MAIS volume, vai ter MENOS. De qualquer forma, não é nada demais. Se ligar errado, só é inverter a ligação de um dos falantes.

    gustavo dado
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    questao de gosto mas, eu ligaria 1 falantao de 12

    Lord Sigis
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tem uns falantes Alnico 1028K da Eminence no ML.
    Vê lá.
    Acho que cairiam bem com seu amp numa caixa 2x10.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alto Falantes - Ajuda !