Autor |
Mensagem |
Sherek_transformer Veterano |
# set/09
Olá sou novo no Forum Sou eletronico e estou na empreitada, para enrolar alguns trafos de saida, achei um programa que me pareçe muito bom, ele é italiano e recomendo a vocês o nome é wintrafo. Porém tenho algumas dúvidas, para que possa melhor utilizar o programa: acho quevocês podem me esclarecer, Ex: 1) a impedância de um plate a outro um transformador pp, com duas 6l6 seria 6000ohms ou 3800ohms? 2) A densidade de corrente utilizada nos calculos seriam 2,5 A mmq ou 1.0?
3)o software tambem pede como dado a indução magnetica, sei que single end seria de 0,4 até 0,7 , mais um Pp classe ab1, qual seria, a indução magnética, Eu estou usando chapas comuns.
Eu fiz 1 trafo, e na primeira bati na trave, ele apresenta pouca distorção harmônica,fiz sanduicheis dos primários e secundário, dividi cada o primario em 5 camadas.
Alguem sabe algo sobre o tema?
|
tiratron_1982 Veterano |
# nov/09
· votar
Olá Sherek_transformer, tenho um willkason ultralinear projetado para 6l6 e o mesmo tem 6.6k de primário. Num outro projeto meu, utilizando 6l6, coloquei um com 4k que gera uma sensível distorção harmônica. As outras questões não me sinto apto a responder, mas espero ter ajudado!! Att
|
tatus Veterano |
# dez/09
· votar
Cara, da uma olhada nesse arquivo aqui, http://www.scribd.com/doc/23169215/Calculo-de-Transformadores-para-val vulas-em-SE-e-PP
* Ele usa densidade de corrente de 2,5 A/mm². Tô na mesma empreitada mas ninguém respondeu ainda se confere, porém o livro de referência de quem fez o tutorial é muito bom e o cara que fez também manja pra caramba de eletrônica, olha aqui: http://www.py2bbs.qsl.br/news.php
Agora, quanto as 6l6, pelo que eu tenha estudado, isso depende de vários outros fatores também. Se olhar no datasheet "Ei" - 6l6 verá que eles testam as válvulas com diferentes cargas, p. ex:
em classe AB1 com;
360V na placa e 270V na grade n°2 , usam transformadores de:
6.6K e 3.8K; com 6.6K a potência é de 26,5W, com 3.8K é 18W,
a distorção é de 2% em ambos os casos.
"No pino 4 (grade n°2) da válvula, no primeiro exemplo a corrente é maior, 15mA, contra 11mA do segundo exemplo."
Já em classe AB2 sob a mesma voltagem de placa variam-se alguns outros valores, p. ex: 225V na grade, 6K de resistência e potência de 31W. 270V na grade, 3.8K de resistência e potência de 47W. 2% de distorção em ambos os casos.
"Agora acontece o inverso com a corrente da grade n°2, no primeiro caso é de 11mA e no segundo é de 16mA."
Conclusões:
A potência depende muito mais da corrente que vc vai deixar no pino 4 e das tensões do que da carga do OT na placa, por isso veja qual vai ser a potência do ampli para calcular o OT antes de sair enrolando, independentemente se vai ser 6.6K, 6K ou 3.8K.
Veja que na primeira comparação a maior potência é dada sobre um OT de 6.6K e na segunda comparação a maior potência acontece sobre o OT de 3.8K. Isso significa que com duas 6l6 você pode ter desde +/- 18W até +/- 47W, oque faria mais diferença no resultado final do ampli do que a carga que vai utilizar no primário, inclusive quanto a distorções.
Olhe no site valvestate na secção OT e repare que para a mesma válvula ele tem modelos com dois ou três primários diferentes.
Sou novatão mesmo, espero ao menos ter dado um "up" no tópico para você.
|
macaco veio Veterano |
# dez/09
· votar
http://br.dir.groups.yahoo.com/group/valvuladosbrasil/ nesse grupo ai tem muito trafo
|
A.Sim Membro Novato |
# abr/16 · Editado por: A.Sim
· votar
Citando tatus :
Cara, da uma olhada nesse arquivo aqui, http://www.scribd.com/doc/23169215/Calculo-de-Transformadores-para-val vulas-em-SE-e-PP
Olá. Esse texto é a cópia de um email meu, que está no site do Luciano. Sugiro aos interessados que verifiquem a nova versão do texto que está no site e foi revisada.
|
Ramsay Veterano |
# abr/16
· votar
A.Sim Interessante o link, mas, não acrescenta nada de novo ao que foi dito pelo Matec.
Eu acho que principalmente em amps do tipo Marshall, nos quais a distorção ideal vem tanto das válvulas de potência, quanto as do pré, na construção do trafo de saída, a qualidade das lâminas e as dimensões são fundamentais, e é por isso que os transformadores de saída "Drake" sempre caracterizaram o som característico dos amps Marshall da década de 80.
|
A.Sim Membro Novato |
# abr/16 · Editado por: A.Sim
· votar
Olá, Ramsay :
De fato, a citação não ficou boa e eu alterei o texto anterior para que ela fique mais clara. O link citado pelo colega tatus aponta para uma cópia parcial em pdf de um email que escrevi em 2001, quando participava do grupo ews1.
|