Chegou a hora de eu ter um valvulado?

Autor Mensagem
Xucrute
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Cara, o wizard não deu certo pra vc? se foi por ser um ampli completo conversa cum eles la pra ve se não tem como fazer um head power, da ate pra fazer um stereo, vai sai +/- o preço que vc citou ai. o meu problema é um pouco diferente eu to cum a pod e queria aproveitar que meu pai tem uma eletronica e montar um amp valvulado pequeno msm (moro em apto ai nem rola mt grande) ate penso em fazer um com ums timbres diferentes pra meio que deixar a pedaleira de lado. ou ate quem sabe fazer um power pra usa cum ela

vlw

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


wiskeria
é uma boa vc ter um valvulado, agora depois de comprar um venda sua pedaleira...
usando uma pedaleira digital não faz sentido ter amp valvulado, a pedaleira vai pasteirizar todo timbre dele.
Com o dinheiro da venda compre pedais separados de qualidade.
Sobre giannini são ótimos, mas são vintage, distorção só talando o volume e são amps de uso para macho, ou seja sem loop e outras frescuras do tipo, pedal se usa direto no imput.


(2!!!!!!!!!!!!!!)
Boa. Isso que eu queria dizer.
Xucrute, o que importa é você estar feliz com o seu som. Já vi caras tirando um som legal de SS e pedaleiras, decente mesmo. Claro que em se falando de digitais, existe a possibilidade de se baixar presets na net e sair tocando, sem o menor esforço e sem a necessidade de saber se ali tem equalização, compressão, flanger, quantidade de ganho etc. Coisa que num amplificador valvulado você não tem, precisa ir atrás do som com seu ouvido. Mas conforme você vai adquirindo experiência com válvulados e educando seu ouvido, você começa a diferenciar com mais facilidade o som SS e valvulado. Fato é que a distorção de válvulas, para mim e muitos outros, é bem melhor, mais agradável, como você mesmo notou testando o rack que você citou, e olhe que esse rack Digitech valvulado (nem conheço esse) não é tão celebrado quanto os racks Mesa, Soldano, Marshall etc. Mas mesmo tendo amplis valvulados, que considero bons para mim, não sou xiita de dizer "odeie o POD e morra", como disse, o importante é ser feliz com seu som.
Vou te contar... Eu não tenho um POD como o seu, tenho uma pedaleira Boss GT-10, mas acho que dá para comparar, de certa forma. Já liguei ela no power Mesa que tenho, por curiosidade, porque li que ficava legal em um review na Harmony Central. E não ficou ruim não, até que ficou bacana. Mas nada que se compare com o amplificador all tube, não recomendaria para alguém gastar dinheiro assim, mas com certeza dá uma esquentada na pedaleira. Mas para mim é bobagem usar dessa forma, ampli valvulado soa melhor. Para mim a GT-10 serve para conectar no computador com um set compacto, com todos efeitos à disposição, serve também para tocar em churrascos em sítios cheios de cachaça, entre outros. Para quem toca na noite, também é algo a se considerar. Conheço uns caras que saem a noite com 20 mil ou maisde equipamento no porta malas, o que acho um contra-senso para quem vai ganhar no máximo uns 200 reais bruto e muita gente (todos, para arredondar a conta) ali não percebe a diferença no som. Mas também respeito quem leve e quem não leve isso em consideração.

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Aqui no Forum mesmo, tem um tópico legal,, uma entrevista do Serj (que fez turnê com o Steve Vai) e o Dodô Audrin (que tem uma excelente loja online). Vou transcrever uma parte interessante:

S-O que você recomenda (em produtos) prá quem está começando a montar seu setup?
D-Para quem está montando um setup o ideal é sempre ir em busca do melhor, mesmo que muitas vezes o orçamento seja limitado, essa questão de "custo benefício" é controversa: você investe 200 a 300,00 num produto de baixa qualidade, imaginando que tal compra vá lhe proporcionar economia e satisfação, só que esta é uma combinação (certa) para perder dinheiro à longo prazo, já que os produtos ching ling/similares tem variação de preço entre 150,00 à 450,00 beirando à faixa de preço de produtos de alto padrão.

O raciocínio é lógico, a inquietação do músico na busca pelo melhor resultado é incessante, e até que se chegue à uma definição do que é melhor, o vendedor Brasileiro está ali...pronto para ABOCANHAR seu dinheiro, pois não???

Ex simples: investimento inicial: wah "X" = 350,00 (descrição do produto:) "O" ORIGINAL, usado pelos precursores da guitarra bla bla bla... 1 mês de uso E??? pau na chave, no circuito etc.. a decepção será sua parceira por dias, ahh está na garantia, beleza!!! Two weeks later, chegando outro novo ou voltando do reparo, passado o susto, você já imagina que "isso não é aquilo" sabor de refrigereco à preço de coca-cola... Vou vender!!! e aí pessoal vende-se um wah novinho, usei 5 vezes por 200,00 MOLEZA!!! espere sentado e TORÇA que venda rápido, no mínimo você perderá 150 à 200,00 reais nessa transação, então quebre o porquinho e pegue 300 e agora quem sabe, compre por aproximadamente 500,00 um wah de verdade como o Medicine Bawl da HBE (entre outros) que vão durar uma vida!

Essa comparação é real e pode ser usada para qualquer produto dentro das mais variadas faixas de preço.

Existem produtos legitimamente americanos feitos à mão, onde o cuidado com a construção, reputação e a exigência em se alcançar algo único, são parte do projeto. Muitas vezes é fácil perceber que a busca destes fabricantes vai alem do lucro, a busca é pelo status de reconhecimento, como O MELHOR!

Outra lógica neste assunto que é inversamente proporcional à nossa realidade é que (engenheiros em qualquer coisa) nos EUA se graduam nas melhores universidades PAGAS, eles se baseiam mais na técnica que na tentativa e erro, sabendo que a concorrência e nível são altos e produtos de baixa qualidade não vingam. No Brasil nos temos raríssimos profissionais de alto gabarito, que amam o que fazem, os que existem, dirigem seus projetos próprios com sucesso ou já foram selecionados pelo mercado.


Concordo com o que o Dodô disse, já caí várias vezes nessa história. Acho que agora você pode insistir na sua pedaleira, mas a tendência é que mais para a frente você sinta falta de uma distorção valvulada de verdade, aí seu power valvulado vai para o espaço com perda de grana, é uma história comum. Você deveria explorar melhor as distorções valvuladas e entender melhor isso para formar sua opinião. Me soa bastante estranho alguém querer só um power valvulado para usar com uma POD, mas cada um sabe o que é melhor para si.
Concordo de novo com o wiskeria, se for para ficar com apedaleira, um SS está bom. Senão, vai de valvulado. Mas sempre procure comprar o melhor (no caso, o valvulado), porque na busca do timbre melhor, que é incessante nos guitarristas, a chance é grande de pintar um arrependimento se optar por um SS/híbrido.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Xucrute
Tenho aqui no meu PC uma planilhinha de gastos. Até o fim do ano terei uns R$1600 disponíveis para o amplificador sem considerar gastos de imprevisto, ou seja, não vai dar nem pro cheiro. Só daria para um Woodstock, porém acho que 20W seria pouco pra mim. Se for fazer uma jamzinha com baterista mais empolgado eu posso ser engolido facilmente.

O lance é que também não adianta eu ir lá, todo empolgadão pegar um valvulado, aí espeto a pedaleira no power, percebo que a diferença é desprezível e fico com cara de bunda. Por isso que entitulei o tópico como: Chegou a hora de eu ter um valvulado?

E eu acho que cheguei numa resposta: não. Não é por me achar não merecedor, e sim porque estou bastante acostumado com pedaleira e gosto dos sons que tiro com ela. A única coisa que procuro é um amplificador que pelo menos tenha loop de efeitos para eu experimentar ligar a pedaleira no power e tem um timbre que respeite mais a cara da pedaleira do que do amplificador em si. Outra coisa que procuro é um timbre menos fechado (meu Meteoro é um tantinho grave) e com mais projeção (parece que 1x12" tem mais presença até que 2x10", que é o meu caso atual).

Eu mesmo sempre costumei dar pitaco em quem perguntava sobre os dilemas básicos dos guitarristas (pedais x pedaleira, transistor x valvulado): pedais com valvulado, pedaleira com transistor. Acho que vou seguir meus próprios conselhos. Se um dia me der na telha de montar um set de latinhas, aí serão outros quinhentos...

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Ah, e obrigado pela ajuda de todos aí...

wiskeria
Veterano
# jul/09
· votar


vai chegar a hora de vc ter um valvulado quando vc se desgrudar da sua pedaleira digital...
Vc não sentirá quase nenhuma diferença ligando a pedaleira num power valvulado ou num transistor bom... A vantagem de valvulado é justamente saturar o sinal gerando uma distorção mais cremosa e agradável que os amps transistorizados, e vc não quer saturar o sinal digital, nem ficará bom.
enquanto isso vá num amp transistor completo, com loop e de boa potência, evite meteoros e warm music.
Comprar só power não compensa, a diferença entre um power e um amp completo é insignificante. E um amp completo é muito mais útil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chegou a hora de eu ter um valvulado?