Impedancia e coisa q se mede em ohms

    Autor Mensagem
    Lucas baixista
    Veterano
    # nov/03


    Naum tenho mto experencia com amps e kiria saber:

    -Oq eh impedancia? como isso influencia a caixa e o som?

    -O q eh aquilo q se mede em ohms? pq alguns amps podem variar a quantidade de ohms de acrodo com a potencia?? (vi isso nos amp de baixo no site da fender)
    - Como essa parada de ohms influencia a caixa e no som?

    pra alguns essas podem ser perguntas ateh idiotas, mas eu ia morrer sem saber se naum perguntasse :P
    Falow!

    Lucas baixista
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    alguem me ajuda ae na boa

    MKazan
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Lucas baixista
    ja expliquei isso em uns 5 tópicos, use a busca.

    bom, vamos lá.
    Todo alto-falante oferece uma certa resistência á passagem de corrente elétrica nele. Essa resistência é a chamada Impedância que é medida em Ohms. Existem falantes de 4 Ohms, de 8 Ohms, e alguns muito antigos de 16 Ohms.

    Se a sua caixa tiver só um falante, a impedancia dela será a impedancia do falante. se tiver dois ou mais, aí depende da ligação (série ou paralelo) entre os dois.

    Como isso influencia no som?
    No som, em porra nenhuma. Mas no funcionamento do amplificador, influencia e muito!
    Em outro tópico, eu mostrei os cálculos matemáticos para se projetar um amplificador. Faça uma busca e procure lá.
    O lance é o seguinte, essa impedância serve como um "freio" para o estágio de potencia do amp. O seu amp é sempre projetado para fornecer X watts a uma impedancia Y. Se você colocar uma caixa com uma impedancia menor que Y, a potencia q ele irá fornecer será maior do que a que ele aguenta fornecer e assim ele vai queimar.

    em alguns amps, vc pode colocar uma caixa com uma impedancia maior do que a especificada, a unica coisa q vai acontecer é que ele vai tocar com menos potencia, mais fraco. Mas em alguns amps (a maioria), se você colocar uma impedancia maior do que a especificada, pode queimar o transformador de saída e/ou o estágio de potencia.

    então, na dúvida, coloque uma caixa com a mesma impedancia especificada na saída do amp.

    Lucas baixista
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    MKazan
    Ah foi mal, eh porque eu soh tava usando a busca em tópicos...
    mas valeu ae pela explicação!
    Falow

    MKazan
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Lucas baixista
    é q lá tem uma explicação mais detalhada. saca?

    Lucas baixista
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    blz, eu tava vendo os outros topicos agora...
    hahaha eu tava perguntando oq eh impedancia e a outra coisa q se mede em ohms... impedancia eh a coisa q se mede em ohms, ki viagi

    MKazan
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: MKazan
    · votar


    Lucas baixista

    uma vez, um vendedor veio com uns papos de que a impedancia só influenciava nos graves, de que não fazia muita diferença e tal...
    dei uma aula de eletronica pra ele e pro gerente da loja. agora os vendedores quase q se escondem qdo eu entro na loja.

    Lucas baixista
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    huehuehuheuheuhuehuehuheuhe, vc eh tecnico em eletronica eh?

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Po, estou com uma dúvida então:

    O meu amp carvin era um cubo com só 1 falante de 12. A impedância de saída dele é 8 ohms. Como o falante original da carvin é meio fraquinho, pensei em ligar ele numa caixa 4X12, aí retirei o amplificador do cubo, fiz uma alteração pra desligar os efeitos digitais, fiz uma capa e coloquei ele no meu rack.

    No caso, as especificações da caixa 4x12 têm isso daqui: "Chave de 4/16 ohms para 8 ohms"

    No caso acho que 16 ohms é para estéreo e 8 ohms para mono.

    Então no caso seria só eu utilizar em mono que não teria nenhum problema com meu amp, certo?

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Bom, já resolvi sozinho, nem precisa se preocupar...

    Vic Wolk
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Lucas baixista
    Isso ai eh basico da eletronica. Basico ateh o extra complicado. Amplificacao enche o saco ateh c cair no chao de tanto peso.

    Lucas baixista
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    heuheuheuheuhuehuehue

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Impedancia e coisa q se mede em ohms