Autor |
Mensagem |
edalko Veterano |
# jun/09
Sempre que vemos um tópico sobre alto-falantes, acabamos por achar questões associadas às marcas melhores, tipo de ligação (série / paralelo), litragem de caixa, etc.
Porém, criei esse tópico para que possamos discutir mais sobre os elementos que constituem o próprio alto-falante e interferem na sonoridade a ser reproduzida.
Por exemplo, se acessarmos o site da Eminence (eminence.com) verificamos nos samples, que a sonoridade dos falantes fabricados pela marca tem acentuada diferença. Mas como conseguem isso? O que faz essa diferença no falante??
Foi com base nessas e outras indagações que resolvi fazer uma pequena lista inicial:
1. Estrutura a) O fato de o alto-falante ser fabricado em ferrite, alumínio, ou outro elemento interfere na sua sonoridade? Como? b) o tamanho do falante auxilia na reprodução sonora? c) falantes com diâmetro maior reproduzem graves mais agradáveis? E os médios e agudos?
2. Ímã a) o tamanho do ímã interfere na sonoridade? Como? b) ímãs cerâmicos soam diferentes dos em alnico? Quais as características sonoras de cada um?
3. Cone a) os elementos de fabricação do cone interferem no som produzido? Como? b) os sulcos no cone atuam de alguma forma na produção do som? c) qual o material mais apropriado para a borda do cone? d) cones mais rígidos ou mais flexíveis, como interferem no som?
4. Bobina a) a espessura do fio de cobre interfere no som? Como? b) o número de voltas do fio de cobre interfere na sonoridade? Como?
5. Ligação a) Os fios de ligação dos falantes devem ser do tipo "paralelo" ou podem ser do tipo "blindado"? b) a espessura do fio de ligação dos falantes interfere no som?
|
wiskeria Veterano |
# jun/09
· votar
google.com na veia!
|
Thyagw Veterano |
# jun/09
· votar
Acho que ele ta querendo fazer um FAQ E não querendo saber tudo isso
|
DotCom Veterano |
# jun/09
· votar
4. Bobina a) a espessura do fio de cobre interfere no som? Como? b) o número de voltas do fio de cobre interfere na sonoridade? Como?
Em timbre não, mas é com base nesses parâmetros que se define a impedância/potência do falante.
5. Ligação a) Os fios de ligação dos falantes devem ser do tipo "paralelo" ou podem ser do tipo "blindado"? b) a espessura do fio de ligação dos falantes interfere no som?
Use fio paralelo, nada de coaxial. Cabo coaxial se usa pra ligar instrumentos, pedais... Mas na fase de potência, use fio paralelo.
A espessura dos fios deve ser a maior que você conseguir usar. (claro, tenha bom senso... pra falante de 10w não precisa de fio de 16 mm²...) Maior bitola, menos resistência, menos energia perdida no fio, menor impedância vista pelo ampli, mais potência entregue ao falante.
|
TFHG Veterano |
# jun/09
· votar
Para uma potência de 100watts, pode usar, para os falantes, fios 2x1,5mm que atende sem problemas (ou mesmo 2x1mm)!
|
edalko Veterano |
# jun/09 · Editado por: edalko
· votar
wiskeria Thyagw Acho que ele ta querendo fazer um FAQ
Exato!!! A idéia é fazer um guia de consulta para esses temas.
Agradeço ao Carlos Adholps pelo seguinte site, com bom conteúdo informativo:
http://www.lenardaudio.com/education/05_speakers.html
|
wiskeria Veterano |
# jun/09
· votar
tem uma coisa importante que não foi citada, é a sensibilidade do falante, que quanto maior melhor será o rendimento em volume. Uma sensibilidade alta proxima de 100 ou maior fará com que um falante de alta sensibilidade tenha mais rendimento que dois falantes do mesmo tamanho mas com sensibilidade inferior.
|
Praxis Veterano |
# jun/09
· votar
Wiskeria > Nesta pagina da Eminence http://www.eminence.com/guitar.asp?speaker_size=12 mostra essa sensibilidade? Creio que o nome para isso é SPL senão me engano.
|
edalko Veterano |
# jun/09
· votar
Praxis
Em todos os sites de falantes há a descrição da sensibilidade dos falantes.
|
Lord Sigis Veterano |
# jul/09
· votar
Um bom link para enriquecer o tópico:
Speakers
|
Alex guitar man Veterano |
# out/11
· votar
Estou louco para criar um tópico, mas afim ¬¬
Temos os seguintes tipos de alto falantes:
Subwoofer
É um tipo de alto-falante usado para reproduzir freqüencias baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 100 Hz . O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers . Como nesta faixa de freqüência o cone precisa movimentar muito ar, são alto-falantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude ).
Existem no mercado subwoofers dos mais diversos diâmetros e formatos, sendo os mais comuns os de 8", 10" e 12" de cone redondo. No entanto, é possível encontrar subwoofers de 6" até 22" em casos extremos. A máxima potência térmica admissível também varia bastante: de 50 a 5.000 W RMS.
O subwoofer tem seu compromisso acústico entre a resposta em freqüência e o tempo de resposta em função do tamanho do seu cone. Se tomarmos um cone grande, sua excursão movimenta grandes quantidades de ar e gera alta pressão sonóra ( SPL ) em freqüências sub-graves (<30Hz). Por outro lado, seu tempo de resposta é maior devido à maior massa móvel do conjunto, fazendo com que sons graves rápidos ( bumbos , tambores , notas rápidas) fiquem embolados. Para cones pequenos ocorre o oposto destes efeitos. Assim, o desafio dos fabricantes é buscar um cone pequeno e leve que consiga detalhar os graves sem embolar, mas com potência e excursão linear altíssimas para alcançar freqüências sub-graves e não prejudicar a resposta em freqüência.
Falando em Frequencia,devemos lembrar também dos cortes,o que notamos geralmente é que quanto mais baixo for o corte mais "macio" o Subwoofer consegue responder e quanto mais alto for o corte mais "seco" será o grave,porém o macio não tem tanta probabilidade ao ar livre quanto o seco.No carro se possui um alto falante emborrachado e rigido,provavelmente é um Subwoofer claro,e dependendo da sua resposta de frequencia que se ouvir melhor pra dentro do carro ou pra fora,no caso um Subwoofer é muito bom e macio de se ouvir pra dentro,mas pra fora não é a mesma coisa.
Woofer
É um alto-falante usado para reproduzir freqüências graves e médio-graves (300 Hz para baixo).Possuem borda rígida e seu tamanho pode variar de 5" a 18". Woofers que são usados somente para freqüências graves (120Hz para baixo) são chamados de subwoofers.
Muito usados em Pick-up por ter respostas "não tão baixas" quanto aos Subwoofer,o Grave de um Woofer não é tão macio quanto o de um Subwoofer,porém isso faz com que o Woofer tenha melhor resposta ao ar livre,seu corte de frequencia tem o mesmo efeito dos Subwoofer,mas no Woofer não é recomendavel usar muito baixo como nos Subs,pois faz com ele toque mais seco assim tendo maior rendimento ao ar livre.
Sua borda não são de borracha iguais o Subwoofer,geralmente são feito de um material mais leve no caso espuma e tecido resinado,alguns são tão seco que a borda é do mesmo papel usado no cone Mid-Bass
Os MidBass(médio grave) são alto-falantes desenvolvidos para produzirem o som de baixa e média freqüência, normalmente acompanham todos os kits duas vias junto com os tweeters. Alguns MidBass maiores são usados para um sistema de trio elétrico.
São uma divisão dos mid-range , mas são mais voltados para a reprodução de frequências mais baixas (100 Hz a 3 kHz ), sons mais graves. Seu tamanho, semelhante ao mid-range, é inferior a 9".
Para se ter uma ideia,com ele fica mais diferenciado a vóz humana como a do Homem,que é a vóz mais grossa e mais grave. Mid-Range
é um alto-falante usado para reproduzir as freqüências médias da música (300 Hz a 5kHz aproximadamente),assim, conseguem reproduzir a maioria dos instrumentos musicais. Falantes menores com tamanho abaixo de 8". Também engloba os mid-bass , falantes mid-range voltados mais para os médio-graves.
Muito utilizados em Sistemas de Som mais antigos,e alguns HI-FI.Muito encontrados com bordas feita de Tecido Resinado ou seca,que é do proprio papel do cone.
Corneta
Os Drivers são alto-falantes desenvolvidos para produzirem o som de média e alta freqüência, muito utilizado em sistemas de trio elétrico. Para a propagação do som é necessário a instalação de cornetas. Quanto menor a corneta maior o angulo de abertura do som e menor a intensidade, nas cornetas mais longas o angulo de abertura do som é menor, porem a intensidade é maior.
Em Mini-Sistem são um pouco diferentes,não são chamados de Cornetas e sim Driver Mid-High(médio agudo) que é o mesmo que uma Corneta Titanuim,mudando pouca coisa.
Reproduzem a faixa de 1000Hz a 10k Hz nas Fenólicas e 800Hz a 20Khz nas Titanium,isso pode variar dependendo do fabricante.
Tweeter
Mesmo não parecendo é considerado um alto falante, de dimensões reduzidas (variando de 0,5" a 3") usado para reproduzir a faixa de alta freqüência (5k Hz em diante) do espectro audível, ou seja, os sons mais agudos. Normalmente são feitos na forma de um dome de seda ou metal , como o alumínio.
Com respostas de 2000Hz a 16kHz nos Tweeters convencionais e 2000Hz a 20kHz nos Super Tweeter,alguns chegando na casa dos 22kHz,essa faixa de resposta pode variar de acordo com o fabricante.
Até ae tudo bem, certo?
Mas e se eu quiser montar um equipamento de som com apenas 2 alto falantes, com alta qualidade, que de para ouvir os graves, médios, agudos bem definido, qual o modelo de alto falante correto de se usar???
Tipo esse cd player usa qual tipo de alto falante?
http://download.p4c.philips.com/files/a/az302s_78/az302s_78__fv_.jpg
|
Alex guitar man Veterano |
# out/11
· votar
Até ae tudo bem, certo?
Mas e se eu quiser montar um equipamento de som com apenas 2 alto falantes, com alta qualidade, que de para ouvir os graves, médios, agudos bem definido, qual o modelo de alto falante correto de se usar???
Tipo esse cd player usa qual tipo de alto falante?
http://download.p4c.philips.com/files/a/az302s_78/az302s_78__fv_.jpg
|
carlos adolphs Veterano
|
# out/11
· votar
Alex guitar man Quando se monta uma caixa 2 Way(2 alto-falantes), usa-se um Woofer e uma corneta com driver de Titanio, com divisor passivo cortando em 1800Hz o Woofer e o titanio respondendo de 1800 a 20.000 Hz.Isso dá uma resposta de uns 60 Hz até 20.000 Hz.A Nenis tem divisores muito bons.Abc.
|
Alex guitar man Veterano |
# out/11
· votar
eu pensei que usava Mid-Range
|
carlos adolphs Veterano
|
# out/11
· votar
Alex guitar man Mid range só em 3 Way:Woofer, Mid Range, Tweeter.
|
Alex guitar man Veterano |
# out/11
· votar
E esse radinho que eu mostrei pra você? ele usa woofer?
|
Alex guitar man Veterano |
# out/11
· votar
??
|
carlos adolphs Veterano
|
# out/11
· votar
Alex guitar man O woofer é o alto falante que vc vê.O tweeter e´bem pequeno e quase não dá pra ver.
|
bicinh Veterano |
# out/11
· votar
carlos adolphs Amigão... sei que não tá no assunto do tópico, mas tenho uma dúvida pra tirar contigo e preferi não abrir um tópico pra isso.. Eu posso ligar um computador direto em um power sem ter um pré antes? ou seja, usar o próprio pc como pré?
agradeço desde já, abraço.
|
Alex guitar man Veterano |
# out/11
· votar
o que seria o power
|
wiskeria Veterano |
# out/11
· votar
poxa, procura no google! power amp!
|
carlos adolphs Veterano
|
# out/11
· votar
bicinh Pode usar, sim, geralmente a saída dos PC é suficiente para excitar um power.Abc.
|
Alex guitar man Veterano |
# jan/12
· votar
alguém entende sobre os altofalantes axiais, triaxiail, quadriaxial, pentaxial, hexaxial?
|
vitim.guitarrista Veterano |
# set/12
· votar
RESSUCITANDO TOPICO
ando ensaiando e eu ensaio com um amp de 15w da meteoro, e o outro guitarrista usa um de 30w e o volume dele eh bem mais baixo que o meu. o meu na metade faz o som do dele quase no talo.
li por ai q um amp de 100w com um falante ruim pode ter o mesmo volume de um amp de 15w com um falante otimo. entao qual a relaçao potencia x volume? é por isso q tem muitos amps com potencia baixa por preços altos, e todo mundo fala bem deles? (tipo o vox ac30 assim)
ja foi discutido isso eh outro topico, mas como eu sou SUPER INICIANTE eu nao entendi NADA. entao explica ai pra mim por favor.
obg
|
Alex guitar man Veterano |
# set/12
· votar
vitim.guitarrista
Cara, vem aki ó..
Fui eu quem fez ^^
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/284549/
|
Edy007 Membro |
# mai/13
· votar
qual a diferença de sensibilidado 2,83v/1m de 1w/1m? alguem sabe
|
Mozart gc Membro Novato |
# fev/19
· votar
Eu fiz um vídeo mostrando como funciona um alto-falante. https://www.youtube.com/watch?v=DIvNwA_sMfg&t=643s
|
Ismah Veterano |
# fev/19
· votar
Edy007
A diferença é que uma referencia em cima de 1 Wrms, indiferente a qual tensão e corrente... E o outro, em cima de 2,83 Vrms, indiferente a carga, e por conseguinte a potência que isso implique...
Mozart gc
Há varias erratas no seu vídeo...
- esse é apenas um tipo de AF, existem outros, ainda que mais raros. Um dos sistemas tido como dos melhores do mundo, usa AF's de plasma, por exemplo. Vou considerar que sempre que falamos em AF, como sendo um "coiled speaker".
- o formato de bobina, não é para acentuar, mas para direcionar o fluxo magnético, do eletro-imã gerado. Sem relação direta com "aproveitamento do fluxo magnético" do imã permanente. - o fio, é um fio comum sim. Apenas difere que tem uma capa isolante de tinta esmalte, e não um polímero... É o método mais eficiente de isolamento para situações onde se quer trabalhar com o magnetismo gerado por uma corrente que atravessa um condutor.
- existem bobinas de outros materiais e ligas, "O cobre" (o mais usual sempre é uma liga) é o mais comum, por ser economicamente o mais viável - leia como "o melhor condutor, em função do preço".
- Dás a entender que a corrente elétrica ao atravessar um condutor, apenas atrai um metal ferro magnético. O correto a se afirmar é que ela INTERFERE com metais ferromagnéticos. Não necessariamente ATRAI, pode REPELIR também. E claro, o AF não é unidirecional, e sim bidirecional. Trabalhando em um sistema de puxa e empurra (push-pull), ou vice-versa - a ordem disso, se determina a polaridade.
- ar em movimento, é vento. Ar sofrendo compressão e descompressão (ou vice-versa) é som.
- Apesar do intuito de ser simples, a equação completa é importante! A interação entre um imã permanente, e um eletro-imã variável, gera movimento - aka conversão de energia elétrica em mecânica. O movimento por sua vez, gera compressão e rarefação (ou vice-versa) do ar, que é entendido como energia acústica - aka SOM.
- No caso, deve sim ser plástico. Apesar de o habitual ser em algum metal ou liga, isso não determina a qualidade do AF. Nada impede de ser em kevlar, carbono... Ou mesmo algum polímero industrial de alta densidade, como usado em capacetes. Em casos específicos, o material do chassis é secundário. A necessidade surge, quando há grande energia envolvida. Não faz sentido um chassis de alumínio fundido, para usar em um telefone fixo ou móvel, tanto como para um fone de ouvido... Primeiro que peso é fundamental, e timbre é secundário. Segundo que a resistência mecânica é muito alta, dado ao pequeno tamanho da peça. E terceiro, que há remotas possibilidades de interferir no funcionamento, principalmente no caso de um smartphone...
|