Ajuda sobre aparelhagem

    Autor Mensagem
    Kwolf
    Veterano
    # mai/09


    Olá galera,estou aki pra pedir uma ajuda sobre a aparelhagem necessaria para um banda tocar ao vivo,bom,minha banda consiste em 4 integrantes:

    1-baixista e vocal
    2-guitarra base
    3-guitarra solo
    4-baterista

    Vamos começar a tocar em publico em breve,e estamos escolhendo a aparelhagem a ser comprada,mas,como não temos esperiencia não sabemos o q é,e o q não é necessario,estavamos pensando no seguinte:uma mesa de 6 canais,uma potêcia,e alguns amps,visto q vamos microfonar a batera,gostaria de saber ql a potencia indicada para as caixas q vamos comprar.

    Se alguem puder me dar uma dica do set necessario para uma banda ficaria mto grato.

    Desde já obrigado. . .

    MMI
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara, depende muito das dimensões dos locais onde se vai tocar e mesmo o tipo de música. Dependendo do local, vai o som do palco mesmo. Muitos lugares já tem mesa , potência e equipamento básico.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Kwolf
    O básico é o seguinte:
    Baixo: 1 amp (combo) com 150/200WRMS e falante de 15pol.
    Guitarras: Cada uma com 1 amp de 50/65WRMS e falante de 12pol.
    Mesa de 6 canais, power amp de 250WRMS por canal, 4 caixas acústicas de 3 vias, sendo duas de "front" (de preferência sobre pedestais), e 2 para retorno, inclinadas no chão e voltadas para a banda, compatíveis com a potência do power (50% à mais).
    nem sempre é preciso microfonar a bateria, pois ela é um instrumento "esporrento" por sí só. Se for o caso, basta um mic no bumbo, outro na caixa/contratempo e um "overall". Para o mic do vocal é necessário um reverb ou delay.

    roxy
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O baixo até da para ligar na mesa e ouvir no retorno, assim como violão, se o lugar for pequeno (e o batera tocar forte) não precisa microfonar, os amps podem ter menos watts (depende do retorno) e guitarrista, o mic do vocal não precisa de delay ou reverb se tiver uma boa acústica (essa é a versão mais pobre que do Bertola que consigo imaginar). Mas se quiser usar seus equipo aí tem muita coisa: Pedestais, Caixas de retorno, mesas, instrumentos musicais, amplificadores de guitarra, baixo, teclado, Box ab, caixa de P.A (para o público te ouvir, se quiser incrementar :crossover,delay,equalizador...em rack.
    mas acho que se for tocar por aí as casas e clubes já tem tudo isso, vc só tem que se preocupar em ligar seus instrumentos, regular timbres, volumes etc na passagem de som, se quiser fazer um evento onde não tenha isso (tipo bailes em um chácara) alugue o equipamento.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Kwolf
    Na minha opinião, em shows de pequeno porte os amplificadores dos instrumentos podem ser usados como retorno e como fonte de som para o público - desde que sejam 50W para guitarra e 150W para baixo, no mínimo (e sempre procurar seguir a proporção 1:3 de amplificação do baixo e da guitarra). Já toquei em casa com estas potências, e o já tive que colocar os volumes lá pelos 4 ou 5, imagine um show com amplificadores de menor potência...

    O que é necessário, pra não ficar dependendo dos equipamentos do lugar, é um equipo para as vozes:
    - microfones dinâmicos e seus pedestais
    - uma mesa de som com um número de canais suficientes para os microfones
    - duas caixas acústicas ativas ou duas caixas acústicas passivas + potência

    E um conselho de quem já tocou por aí nos botecos da vida. Sempre leve suas coisas. Isso evita o uso de microfone que dá choque, de caixa acústica que dá pau, de técnico que não sabe mexer na mesa...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    roxy
    Ligar instrumento em mesa, só se for para tocar muito baix ou para voz e violão. Raramente se deve ligar baixo em mesa, pois os resultados são desastrosos.
    erico.ascencao
    Concordo.
    Abç

    roxy
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    É verdade mas tentei ser o mais "econômico possivel"

    Kwolf
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ai galera mto obrigado pela força,agora ficou mais facil escolher o q comprar = )

    O começo é sempre mais dificil. . .

    Novamente agradeço,t +++

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda sobre aparelhagem