Valvulado de 15watts guenta o tranco ?

Autor Mensagem
Hugao12
Veterano
# mai/09


Entao quero um cabeçote valvulado e to na duvida entre um de 15 watts e um de 30 wats , claro que se nao fosse minha questao financeira ficaria com o de 30 watts mas pra quem entende ou ja tocou em ambos quais as diferenças entre um e o outro (claro que tirando de lado a potencia). E este cabeçote de 15 watts guenta ensaiar com a banda e fazer alguns shows ?.
Agradeço a quem puder ajudar .

Hansen
Veterano
# mai/09 · Editado por: Hansen
· votar


Em ambos os casos, se vc for tocar em um lugar médio vc terá que considerar tocar com um amp saturado, sem som clean.

Amps valvulados de baixa potência são usados ao vivo somente pela sua característica de saturação, não por sua versatilidade. Se vc faz blues, e sempre usará o timbre saturado, vai fundo.

Victorblues
Veterano
# mai/09 · Editado por: Victorblues
· votar


Hugao12

Cara vai depender da sua pegada e do som que a sua banda faça.

Se vc puder tocar ou ensaiar microfonando o ampli 15watts é suficiente até para vc tocar num estádio (vide o Brian May/ The Edge que tocam com VOX AC-30 microfonados) Ou seja um tira um timbre extremamente sujo e outro limpo rico em efeitos em um ampli de 30w.
Porém potencia ñ será o fator diferencial e sim o tipo de timbre que vc vai tirar de um ampli pequeno com relação a sua pegada e estilo musical tocado.

qual estilo toca exatamente?

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


Victorblues
Considerando que em quase sua totalidade os ensaios só tem microfones para as vozes, o ensaio vai ter que ser com o amplificador saturado pra dar volume...

Em shows vai depender da boa vontade do técnico de som em "abrir" um pouco da guitarra para os retornos.

Hugao12
qual estilo toca exatamente? [2]

Além da questão do clean, tem que ver qual tipo de equalização você usa. Se gosta de uma guitarra bem pesada, 15w podem ser pouco sim.

Victorblues
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom

É foda mesmo...depender de tecnico de som em show é dor de cabeça na certa!! Difícil encontrar um que não cague no som e ache que vc esta reclamando demais dos agudos em excesso ou sem brilho ahahahah

Qnto aos ensaios num estúdiozinho de ensaio meia boca ele já pode microfonar o amp para a PA que fica legal apenas para dar aquela encorpada no volume da guitarra.

Mas se o Hugao12 tocar metal, melhor esquecer tudo que dissemos e comprar logo um de 100w rsss..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Victorblues
Cara, eu discordo.
O Vox AC30, além de ter 33WRMS, possui 2 falantes de alta sensibilidade, resultando numa "pressão" sonora equivalente à de um amp SS de 100WRMS (ou mais!), ademais, o Brian May usa 6 deles ligados em série, e o The Edge usa uma aparelhagem enorme além dos amps (e monitores "in Ear").
O fato é que, para lugares abertos, um valvulado de 15WRMS será insuficiente, e não adianta microfoná-lo, pois, a não ser que a banda disponha de monitores "in ear" ou de retornos para cada componente, sobrevirá o problema de que, além de vc, os outros membros da banda tem que te escutar alto e claro. Por isso é que eu sempre digo que microfonação não é solução para tudo. No mais, concordo com suas colocações.
Abç

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas para shows em lugares menores e fechados, tipo até umas 200 pessoas, 15W valvulado e com falantes de alta sensibilidade em geral dá que sobra. Eu mesmo já fiz vários shows em barzinho com meu Blues Junior que tem 25W, justamente porque levar os outros amps que tem 40 e 60w ficaria ruim pra mim, pois teria que usar o volume baixo, pra não cobrir o resto da banda, então melhor usar o de 25W rendendo o máximo que pode do que sub-utilizar os outros. Em geral tenho que usar bastante o pot de volume da guitarra ou o pedal de volume pra limpar o som quando necessário, mas isso pra mim é um plus a mais.

Agora concordo com vc que em um lugares abertos isso será um problemas, outra problema é o lance dos outros ouvirem, já que com o amp de 15W o volume ou estará bem alto (podendo cobrir o som dos demais componentes), ou baixo demais (não deixando ninguém te ouvir), e microfonar só resolve esses dois problemas parcialmente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
Mas para shows em lugares menores e fechados
Exatamente.
Abç

Diino
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tá, e tipo, pra ensaiar com um batera cavalo, 15W de válvula com um falante com 102 de sensibilidade com volume no talo dá tranquilo?

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Diino
Dá e sobra!
Abç

Ricardo CB
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix

tai. Tenho um blues jr. e sempre pensei que tivesse 15w.

Mauricio Luiz Bertola

O dobro do volume de um amp de 15w não e um de 30w como muitos pensão. li em algum lugar que a relação para dobrar um volume era multiplicar a potencia por 10x. To falando alguma besteira???




Hugao12

Dá e sobra!(2) vc encobre o baterista se usar no talo.
so para ter uma ideia quando comprei o blues jr. Tinha tb um Meteoro gr 100 de 100w SS. o Fender fala mais que ele e com uma diferença: quando vc passa de 50% do volume do SS o som comessa a incomodar os auvidos enquanto o fender melhora

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Ricardo CB
Sim e não. Essa relação não é linear, e depende de uma série de fatores, como os falantes.
Abç

wppereira
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
Ricardo CB

O Blues Jr tem 15W.

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Ricardo CB
tai. Tenho um blues jr. e sempre pensei que tivesse 15w.

Isso mesmo, os Blues Jr de hoje tem 15W e reverb, mas o meu é dos antigos, um Tweed das primeiras séries deles e um falante Jensen de 10", que eu saiba, essas séries antigas tem 25w de potência.

Vale lembrar que ao contrário dos atuais Blues Junior os Blues Junior originais, eram basicamente um Pro Junio com EQ de 3 Bandas e um pouco mais de potência, pelo menos o falante tem mais potência que o do Pro Junior.

Mas no fim, posso até estar enganado, já que nunca medi a potência, e como comprei usado, não veio os manuais.

Victorblues
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas qndo disse sobre microfonar era para ter retorno in-ear mesmo, sem isso sem condições de ninguem tocar em nenhum estádio hj em dia. Vide o John Popper intercalando um Mesa Boggie com um Hohner Hoodoo Box de 8W em pleno Woodstock de '94, ou seja com retorno profissional qualquer amp pode ser usado. Mas claro que esse ñ é o caso de ninguem aqui no fórum...ahahaha

Conheço bem e sonho coma pressão sonora do AC-30 (eu já tive um clone mas por dificuldades $$$ me desfiz dele), oq quis explicar é que para quem não conhece, ouvir que um ampli tem apenas 30w ou 15w é muito "fraquinho". Consegue-se fazer miséria com um nanico desses.

Li esses tempos que o Brian May tava usando apenas 2 em série, na turne nova e mais 2 de backup. É isso??
Não pude ouvir a pressão sonora do velho nesse show do queen+paul rodgers vc foi?

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Victorblues
Não pude ouvir a pressão sonora do velho nesse show do queen+paul rodgers vc foi?
Eu não fui ao show, mas um amigo (que é guitarrista) foi e...... Sem palavras cara.
Abç

Victorblues
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pior de tudo bertola quem viu viu, quem ñ viu ñ vê mais...
Pq ouvi dizer que já vai acabar o Queen+Paul Rodgers esse ano, no final da turne!!

Vamos ter que nos contentar em apenas ver o Brian May tocando naquelas festinhas pra rainha da Inglaterra ou tocando "We're the champions" em tributos a própria banda dele. Uma pena!!

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Victorblues
Droga!!! /o\

almy froes
Veterano
# mai/09
· votar


Cara o handmade que encomendei é meio clone do orange tiny terror,15w valvulado,com caixa 1x12.O cara que fazbrica faz shows com ele em casas que cabem tipo umas 120 pessoas e fica de boa,outro amigo meu tem esse mesmo amp com caixas 2x12 e faz show a torto e a direito por ae,nao chega nem no volume 5 direito...valvulado fala muito cara!
O unico porem do 15w..é o headroom,em volumes meio baixos o som já é meio crunchado,não é aquele limpao estilo fender.
Procura no youtube "orange tiny terror" tem uns 2 videos bem legais de review

Hugao12
Veterano
# mai/09
· votar


Pelo que eu entendi sobre as opnioes é o seguinte : um cabeçote de 15 watts por exemplo , com uma caixas 4x12 de falantes com alta sesibilidade , em termos fala alto como se fosse um de 30 combo valvulado com falantes 2x12 de baixa sensibilidade.É mais ou menos isso ?.
Porem em questao de qualidade sonora creio que o cabeçote de 15 Watts ainda sairia ganhando pela caixa 4x12 correto?.

MMI
Veterano
# mai/09
· votar


Hugao12
Pode confiar num amp de 15W. Eu uso rack, minha potência tem 20W (na verdade, 2 canais de 20W) e dá para quebrar tudo. Já experimentei um Zvex Nano Amp, que tem 0,5 W e garanto que é alto para tocar no talo em um apartamento.
Essa história de falantes de alta ou baixa sensibilidade eu não conheço, conheço impedância e potência dos falantes. Mas, um falante de boa qualidade faz toda a diferença, e com certeza, uma caixa de 4x12 vai te dar muito mais pressão sonora.

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


também to com essa dúvida...
posso pegar um amp de 50w ou um de 15w.
fico achando que o de 50w vai ser muito e o de 15w pouco.
pegando os eminence wizard de sensibilidade 103.5 numa caixa 2x12, 15 watts seria suficiente pra se ouvir num palco mais ou menos?

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Creamy Mule
pegando os eminence wizard de sensibilidade 103.5 numa caixa 2x12, 15 watts seria suficiente pra se ouvir num palco mais ou menos?

Depende do que você chama de palco mais ou menos.

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


Olá! quando se dobra a potencia aplicada ao falante, aumenta-se 3dB (o que significa o dobro do volume).

falante de 100db de sensibilidade a 1watt: com 2 watts aplicados teremos 103Db; com 4 watts aplicados teremos 106dB; com 8 watts 109dB; com 12 watts 112dB e assim sucessivamente.

O amp de 15 watts não conseguirá aumentar mais o volume, pois seriam necessários 24watts para se dobrar o volume

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
se eu pegar o de 50w...
é provável que tocando assim num ambiente para 200 pessoas o timbre não fique nem quente, né?

almy
Veterano
# mai/09
· votar


Creamy Mule
Cara,depende um pouco do falante usado,mas te digo que o outro guitarrista da banda do meu irmao usa esse de 15w clone do tiny terror com uma caixa 2x12 e eles nao poem o volume nem no 5 direito...

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG

Cara, não vai por essa conta não, porque se fosse por isso, amp de 100W teria um volume insanamente maior do que um de 30, e em geral a diferença não é tão absurda não, a diferença com falantes de sensibilidade similar gira em torno dos 30% a mais de volume pro amp de 100W em relação ao de 30W. Não sei explicar isso técnicamente, mas ao menos é isso que dá pra perceber botando 2 valvulados com essas potências lado a lado, ambos ligados no mesmo gabinete.

No caso eu fiz o teste com um VOX AC-30CC2X e um Marshall JCM-900 DSL100, ambos em um gabinete 4x12 Marshall 1960.

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Creamy Mule

Cara, pra ambiente de 200 lugares, 50W tu não usa nem metade do volume máximo do amp, tu vai usar quase sempre abaixo do 5, o que é pouco prum valvulado, já que ele não vai estar funcionando na faixa ideal de volume.

Para um lugar desse tamanho, 25W pra baixo seria o recomendado, porque você usa o amp com o volume aberto em um ponto mais próximo ao ideal, tipo um 6 ou 7, aí você vai ver a mágica da valvula acontecer.

EDIT:

Agora obvio isso depende do lugar, eu falo isso assumindo que vc vai tocar em um lugar fechado, com acustica razoável, mas essa relação muda em lugares abertos e de acordo com a acustica também.

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
que amp numa onda mais fender teria 25 watts?
o deluxe reverb tem 22.
mas nunca vi um handmaker fazer...

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Creamy Mule

Cara, da linha atual da Fender acho que só o Deluxe Reverb e o The Twin com a chave de corte de potência ligada, já vi alguns Blues Jr modificados pra chegar a 25W também, se não me engano ajustando ele pra pra ligar 2 6V6 no lugar das EL84.

Agora se você vai fazer com Handmaker, porque não faz um de 50W com chave de corte de Potência pra ficar 25/50, assim vc poderia ter um amp que renderia o melhor possível nas duas situações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado de 15watts guenta o tranco ?