Valvulado de 15watts guenta o tranco ?

Autor Mensagem
Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
é...
o problema de handmaker pra mim é dividir o preço.
se fosse um de 15 watts barato até que dava pra pagar em 2 vezes.
mas de 50 watts com atenuador eu tenho que juntar.

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


MAs o insanamente maior depende muito, mas muito mesmo do falante usado, olha só: imagine dois falantes, um com 97dB de sensibilidade e outro com 100dB, num amp de 50watts (vamos deconsiderar os outros fatores: a caixa é ideal para ambos, etc)

97dB 1watt: 100Db 2watts; 103Db 4watts; 106 db 8watts; 109 dB 16 watts, 112 db 32 watts. Dai pra frente ele não dobra mais (satura e distorce mais não dobra)

100db 1 watt: 103 db 2watts, 106 Db 4watts; 109db 8watts, 112dB 16 watts, 115db 32 watts Dai pra frente ele não dobra mais (satura e distorce mais não dobra).

Pode-se perceber que o exemplo 2 tem o "dobro de volume" que o anterior com os mesmos 32 watts aplicados

Outra coisa é vc usar varios falantes. A simples utilização de 2 falante te dá o "dobro do volume" tbém, em razão do dobro da área de cone

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG
você acha que dá pra sonorizar um palco pra todo mundo te ouvir com 20w e 2x12 de sensibilidade 103?

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Creamy Mule

Pega o de 15W então cara, a menos que vc precise de muito volume com som limpo, você dificilmente vai precisar de mais que 15W em um 2x12 pra dar conta de shows até 200-300 lugares em lugares fechados.

Eu mesmo quando tenho que tocar em barzinho prefiro usar o Blues Jr, do que os outros amps, porque com ele posso usar o amp com o máximo que ele pode me dar. E se eu notar que ele não vai dar conta posso microfonar ou então usar o Blues Deluxe, o Marshall ou o Blues Deville.

Mas no geral, eu tenho precisado de mais potência pra ensaio, do que pra show, porque em geral a gente ensaia ou na varanda daqui de casa ou na da casa de algum outro membro da banda, então lugar aberto, jardim, cachorro latindo e afins, sempre precisa de um volume a mais. E obvio que isso tudo é desculpa pra não ficar com peso na consciência por ter amps mais potentes e usar pouco eles em show.

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
vou conversar com algum handmaker pra ver o que me sugerem.
pra tocar num lugar pra umas 200 pessoas pelo que eu pesquisei 15w dá...
ainda mais com bons falantes e tal.
se eu tiver que tocar num local mais aberto, aí com certeza seria microfonado e tal, meu medo é que não dê pra me ouvir no palco mesmo sem depender de retorno.

TFHG
Veterano
# mai/09 · Editado por: TFHG
· votar


Não dá, pois em que pese o fato de vc tem maior área de cone com dois sonofletores cada um deles receberia apenas 10 watts. ou seja: o máximo que ve teria seriam os mesmo 115 Db do exemplo anterior. O falante chegaria a 112Db com 8 watts (ele estaria recebendo 10 watts no maximo) como são dois sonofletores adicione mais 3 db: 115Db

O que costuma ocorre é que a sensação de volume é mais aguçada (por vários aspectos, como maior área de cone, mais deslocamento de ar, etc) com o uso de 2 falantes do que com um só.

PS: Mas se for um palco pequeno da sim!!
Abraços

MMI
Veterano
# mai/09
· votar


Verdade, não vá pensando que um amplificador de 100W é umas 3 vezes mais alto que um de 30W.
Leve em conta sua saúde também. A partir de 85 dB a audição já passa a ser prejudicada, ou seja, esses ruídos são potencialmente danosos aos ouvidos a partir daí. De acordo a NR-15, norma que regulamenta a exposição a ruídos em trabalhadores, 100 dB não se pode ficar exposto por mais de 1 hora, mas o risco começa a 85 dB. Ou seja, 1W a 1 metro de um falante por 1 hora vai ser lesivo. Já 110 dB só se aguenta por 15 minutos. Acima de 115 dB, literalmente dói, está próximo ao ruído de um fórmula 1, para quem já foi assistir ao vivo. Escrevo isso porque trabalho com processos de perda auditiva em trabalhadores, garanto que é muito ruim e triste perder a audição. E muitos guitarristas, como o Clapton, estão surdos.
Assim, se for sua necessidade, um amplificador valvulado de 100W é legal mas não foi feito para ficar na frente dele, especialmente com o volume aberto como deve ser. Um desses, em local fechado para 200 pessoas você está expondo pessoas a riscos auditivos e até mesmo se arriscando a processos indenizatórios. Para quem nunca tocou com um decibelímetro por perto, 85 dB é baixo e raramente os músicos respeitam, é normal passar disso.
Só para alertar e não ter uma legião de surdos no futuro...
Abraço

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG
eu teria 115 dB?
igual a um de 50w?
mas isso não seria suficiente, então?

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


MMI
bem lembrado, cara.
é difícil alguem pensar nisso.
acha legal chegar em casa com o ouvido zumbindo

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


Exato: dois falantes te dariam o mesmo volume mas no limite extremo do amp, quase sem qualquer folga.

A multiplicação dos sonofletores te dá outros aspectos de maneria que a percepção de volume fica modificada.

O amp de 50 watts, te daria 115Db usando um falante com 100db de sensibildade, aplicando 32 watts nele. Ou seja, ele ainda teria uma folga (não vai dobrar o volume novamente), mas está mais limpo que o de 20 watts que está com seus 115Db, em dois falantes de 103 Db e quase no seu limite extremo.

Editei o post anterior, pois não entendi o "tamanho" do palco que vc mencionava!

Abraços

Creamy Mule
Veterano
# mai/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar


TFHG
quando ele começa a saturar o volume não aumenta mais e o que aumenta é a saturação, correto?
o sem folga que você diz seria no volume 10 de 10 ou ao começar a saturar?
desculpe abusar da sua boa vontade. ; )

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


No final das contas o amp de 20 watts, com os dois falantes, te dará os mesmos 115Db. Vamos considerar que ambos (20watts e 50 watts) são da alta qualidade para eliminar esse fator da equação.

Quanto ele não tem (amp) mais sobra para poder dobrar a potencia aplicada, e assim conseguir mais 3 db do falante ele não dobra mais. Tem a questão dos potenciômetros (que não entendo bem) que controlam "como" essa potência vai ser alicada. Mas ele não conseguira dobrar.

Ocorre que com 80% da potência máxima ideal do amp (no caso o de 20 watts), ele já sujou o som, pois as frequencias mais baixas causarão picos que ele não conseguirá mais suportar e vai distorcer mesmo sem estar nos teóricos 100%. é o limite dos transormadores tbém e outros componentes, além das próprias válvulas.

Já o de 50 watts, mesmo não consequindo dobrar o volume, ainda não está sujo como o outro, pois seus componentes ainda não estão no limite, de maneira que ele consegue suportar melhor os picos de ocorrência das frequencias mais graves. Com ele vc conseguiria controlar melhor a sujeira com os mesmos 115 db

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG

Cara, ainda assim a conta não está de todo certa, já que pela sua própria conta, cada vez que dobra a potência independente do falante usado, dobra também o volume. Muitas dessas relações de potência são feitas levando-se em conta ambientes ideias, o que é ótimo pra testes, mas essas relações raramente se mantém em um ambiente que não seja ideal, ou seja, praticamente o resto do mundo.

E eu estou lhe dizendo que peguei dois amps, e liguei no mesmo gabinete, ou seja, ambos os amps estavam ligados no mesmo conjunto de caixa/falantes, um amp tinha 3x a potência do outro (um de 100W e outro de 30W), e no entanto a diferença não foi a mesma que você apresenta, chega na casa dos 30% apenas.

Talvez essa diferença realmente ocorra em potências muito baixas ou em sistemas ideais, e até onde essa tabela vai, depois dos 32W não existe mais a possibilidade de aumentar significativamente o volume. O que vai corroborar com a idéia de que depois da faixa mais baixa de potência, a diferença de potência passa a ser pouco significativa para volume final.

O que também vai corroborar com a idéia de que um amp de 30W e um de 100W ligados na mesma caixa não tem diferenças tão significativas de volume.

Da mesma forma que por sua matemática, um amp de 15W ligado em um 2x12 com falantes de alta sensibilidade, geraria 4x mais volume que um de 15 ligado em 1x12 de baixa sensibilidade. O que mais uma vez corrobora pra idéia de que para ambientes não tão grandes um amp de 15W com um 2x12 de alta sensibilidade são suficientes (mesmo que eu não acredite que seja possível chegar ao quadruplo de volume nessa situação).

Em um ambiente de testes, onde você pode aplicar corretamente todas essas tabelas, as coisas funcionariam desses jeito. Mas no real life, os problemas são muitos, quantas vezes alguém não notou o som de determinado instrumento sumir no meio da banda porque a acústica de um lugar absorvia as ondas sonoras na faixa de frequência daquele instrumento? Problema que nem mesmo a potência e sensibilidade de falantes do mundo podem resolver.

Enfim, essa relação potência x volume é um fator significativo para um amp, mas nem de longe é o mais significativo. É uma equação com inumeras vairáveis, das quais muitas estão fora do controle do músico.

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


vou parar de perguntar em tópicos sobre amplificadores.
sempre saiu mais confuso.
eaeauheauheauhaehu

TFHG
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix

Olá!

sim sim, essa matemática a qual me referia é "ideal". eu a mencionei pela seguinte razão: é uma regra que para aumentar 3 db em um falante é necessária a dobra da potencia anteriormente aplicada.

A aplicação, e consequente construção de amp e caixas deve levar em conta as aplicações que terão. A persepção de volume leva em conta o ruído do ambiente, a quantidade de sonofetores, acustica local, disposição de moveis e objetos, volume de ar das caixas, etc, etc., pois isso tudo altera como as ondas sonoras se propagam e até mesmo colidem com as outras.

Sobre os amps que mencionamos (20 watts e 50 watts) ambos "conseguem" o mesmo nivel de volume. mAs no menos potente seu controle de como conseguir isso fica extremamente limitado, pois ele estaria em seu limite maximo de desempenho.

A potêncai que se vai utilizar depende tbém de quão sujo se quer o som. Se desejamos um som sujo já em níveis mais baixos o menso potente é mais indicado que o outros, pois vc vai "aumentar" o volume até o ponto em que ele começa a sujar. se o inverso é o desejado, a regra é aplicada igualmente invertida (isso tudo considerando, inclusive a mesma equalização). Um som mais agudo pode ser conseguido limpo com menor potencia do que um som mais grave.

A matemática existe e não podemos nega-la: para se dobrar o volume dobra-se a potência anteriormente aplicada.

O "X" da questão é determinar qual a potência necessária para se conseguir o som que se deseja. Uma pessoa que gosta de um som mais crunch com grave um pouco carregado, por exemplo: vai ficar surdo rapidinho se usar um amp de 50, 60 ou mais watts em caixas "Y" x 12 de alta sensibilidade. Pra isso, um amp mais fraco permite o mesmo resultado sem danificar substacialmente sua audição

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Creamy Mule

Cara, acho que tu pergunta está respondida, 15W com um 2x12 com falantes de alta sensibilidade dá que sobra pra tocar em lugares fechados de até 200 pessoas.

O grande lance de discutir aspectos técnicos sobre amps e instrumentos, é que na maioria dos casos vc está falando de sistemas complexos altamente interativos com o meio e com o usuário. Enquanto toda a teoria que tu estuda pra saber como aquilo se comporta, é feita em ambientes de testes altamente controlados e que apresentem condições ideiais ou algo próximo a isso.

O que é muito prático pra entender quais as propriedades basicas de cada componente e como elas podem se influênciar diretamente, só que ao mesmo tempo você tira da equação um monte de fatores que na vida real, vão existir e vão interagir com esses componentes e propriedades e fazer com que o resultado seja diferente.

Como um fabricante não tem controle sob quais as condições seus produtos vão ser submetidos, eles sempre apresentam essas tabelas e calculos de situações idéais para se ter um parametro de comparação objetivo.

Mas no fim, o resultado final não é o mesmo da tabela, muitas vezes é próximo, muitas outras não passa nem perto, justamente por causa das interações impossíveis de prever tanto do amplificador ou instrumento com o ambiente, quanto com o usuário, quanto com o público. Até porque as percepções vão ser invariavelmente diferentes e quase nunca vai se haver consenso em todos os pontos.

Então ou você parte pra fisica e tenta entender a teoria e chega a uma conclusão ou então vai na tentativa e erro, e aprende como as coisas interagem. Por exemplo, hoje está fazendo sol e a umidade está menor que ontem, eu já sei que vou ter qe dar uma mechida no tensor da minha guitarra, também sei que a rede elétrica vai estar mais estável, o que vai fazer meu amp render melhor do que ontem, que estava chovendo e a corrente estava ocilando.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG
Sobre os amps que mencionamos (20 watts e 50 watts) ambos "conseguem" o mesmo nivel de volume. mAs no menos potente seu controle de como conseguir isso fica extremamente limitado, pois ele estaria em seu limite maximo de desempenho.

A potêncai que se vai utilizar depende tbém de quão sujo se quer o som. Se desejamos um som sujo já em níveis mais baixos o menso potente é mais indicado que o outros, pois vc vai "aumentar" o volume até o ponto em que ele começa a sujar. se o inverso é o desejado, a regra é aplicada igualmente invertida (isso tudo considerando, inclusive a mesma equalização). Um som mais agudo pode ser conseguido limpo com menor potencia do que um som mais grave.


Cara até isso é altamente relativo. Não é 2+2, aqui vai depender do headroom que o fabricante pôs no amp, um amp de 50W com headroom baixo, vai distorcer muito mais cedo que um de 30W com headroom um pouco maior proporcionalmente à potência.

Eu vejo isso toda hora com meus amps, se você comparar meu Marshall JTM-60 com meus Fender, ele distorce muito mais cedo que os Fender, mesmo o Blues Jr. que tem só 15W e para um Fender distorce bem facil, ainda é um pouco mais "resistente" a distorção que o Marshall. (A saturação do Marshal começa no 6, no Blues Junior seria no equivalente ao 7,5 a 8)

Isso vem tanto do Headroom quanto do tipo de valvulas usado, além das particularidades dos dois circuitos. Enfim, a quantidade de fatores que determina isso é enorme, e potência, volume e headroom são só alguns em uma cadeia imensa.

A matemática existe e não podemos nega-la: para se dobrar o volume dobra-se a potência anteriormente aplicada.

Ela existe, e podemos sim negá-la. Em física tudo é relativo, tudo depende do referêncial, ou seja, essa matemática só é 100% válida quando você compara duas coisas quando submetidas as mesmas condições e sob o mesmo referêncial, se alguma coisa muda na equação, mudam-se os parametros e os resultados junto. E a confiabilidade dos resultados da matemática passa a ser proporcional à proximidade das duas situações, quanto mais longe da situação ideal, mais longe vai ser a aplicabilidade do resultado.

Coisa que qualquer arquiteto ou engenheiro vive todo santo dia em sua profissão.

TFHG
Veterano
# mai/09 · Editado por: TFHG
· votar


Então ou você parte pra fisica e tenta entender a teoria e chega a uma conclusão ou então vai na tentativa e erro, e aprende como as coisas interagem. Por exemplo, hoje está fazendo sol e a umidade está menor que ontem, eu já sei que vou ter qe dar uma mechida no tensor da minha guitarra, também sei que a rede elétrica vai estar mais estável, o que vai fazer meu amp render melhor do que ontem, que estava chovendo e a corrente estava ocilando.

É bem por ai mesmo!

Mas que saber como a potencia aplicada faz o sonofletor responder e entender a relevância da sensibilidade é importante isso é.

Para finalizar: um "radinho" de pilha. Se vc liga-lo na sua cozinha ou no quarto, sem muito barulho por perto, vc cosegue acompanha a transmissão do jogo de futebol numa boa.... agora, tente utiliza-lo num ambiente aberto e ruidoso (um cruzamento e ruas, por exemplo)... vai chegar em casa e procurar saber quanto ficou o jogo, pois não conseguirá ouvir no radinho.

Ai vc define: vou usar o "radinho" mais no quarto ou no meio da rua? Definido isso escolha o "tamanho" do seu rádio.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


TFHG
Mas que saber como a potencia aplicada faz o sonofletor responder e entender a relevância da sensibilidade é importante isso é.

Será que realmente é? Será que na maioria das vezes não atrapalha mais do que ajuda não?

Eu conheço um bocado dessas equações relacionadas à sonorização, porque na faculdade de arquitetura, você tem que conhecer o básico de acústica, tem que conhecer as normas escíficas de diversos materiais quanto a ruidos, bem como de materiais elétricos, e afins. Não chega a ser de forma tão aprofundada quanto um engenheiro civil ou engenheiro eletricista, mas os fundamentos são os mesmos.

Ironicamente, mesmo pra mim, boa parte dessa matemática é totalmente sem sentido. Nunca usei ela pra comprar meus amps, nem pra saber se eles davam conta do recado. A verdade é que toda vez que faço essas contas, acho que comprei amps inadequados, o resultado é sempre algo muito maior ou muito menor do que tenho. No entanto minha experiência prática mostra justamente o contrário, que dificilmente precisaria de algo maior, e que algo menor me atenderia de forma não satisfatória.

Nem tanto porque a matemática está errada, mas porque o timbre de um amplificador não pode ser medido de forma matemática. Nem mesmo os fatores que podem ser medidos se comportam da mesma forma sempre, então eu diria que muito mais importante que saber se o auto-falante é de alta ou baixa sensibilidade, o mais importante é testar e conhecer o amp que vai se comprar e julgar se ele atende ou não a sua demanda e a seus desejos timbristicos.

Até porque a questão do volume pode ser resolvida com um microfone e um bom conjunto de retornos, ao passo que o timbre deixando a desejar só tem um jeito de resolver, vender e comprar outro.

MMI
Veterano
# mai/09
· votar


Até porque a questão do volume pode ser resolvida com um microfone e um bom conjunto de retornos, ao passo que o timbre deixando a desejar só tem um jeito de resolver, vender e comprar outro.
É isso mesmo. Se você pegar um decibelímetro, vai notar que dificilmente você vai precisar de mais de 100-105 dB de um amplificador, ou seja, 1W ou pouco mais que isso para cada falante, a não ser que você queira ficar surdo. Tudo bem que é verdade que tem gente (Steve Vai, por exemplo) que usa várias caixas atrás e na frente, os monitores de palco dele não vem da mesa, são caixas que vem do amplificador. Ou seja, o amplificador dele alimenta umas 5 caixas com um monte de falantes. Foi isso que eu quis dizer (lá atrás, nesse tópico mesmo), e até me surpreendi, quando toquei no Zvex Nano Amp de 0,5W. Eu, ignorante, achei que ia conseguir um drive de válvulas em um volume, digamos, de radinho de pilhas, como falaram aqui, para tocar em um apartamento. Mas um alto-falante de 12' nele já grita bastante, o suficiente para incomodar vizinhos, não tem nada de radinho...
Assim, concordo que o que realmente importa é o timbre. E timbre não tem nada de exato, matemático. É só ler descrições (de amplificadores, captadores, falantes) de sites e revistas, que falam de agudos como sino, graves encorpados, som enorme, médios complexos, tons aveludados, tons doces e quentes, médios agressivos, som cremoso...

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Assim, concordo que o que realmente importa é o timbre. E timbre não tem nada de exato, matemático. É só ler descrições (de amplificadores, captadores, falantes) de sites e revistas, que falam de agudos como sino, graves encorpados, som enorme, médios complexos, tons aveludados, tons doces e quentes, médios agressivos, som cremoso...

No fim nenhum instrumento é mais preciso que o orelhão pra determinar até que ponto as continhas valem ou não a pena serem seguidas.

Como o TFHG falou em sensibilidade de falantes, é engraçado que quase todos os Marshalls venham com falantes de baixa sensibilidade, acho que os unicos que tem sensibilidade alta são os que vêm com Vintage 30, mas são tão poucos. Já os Fender vem com falantes que em geral tem uma sensibilidade maior que os Marshalls.

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


Ressuscitando!

Pessoal, será que essa diferença de 30w e 100w seria tão grande assim quanto os mais leigos poderiam pensar?

Por exemplo, usando um falante de 100 dB de sensibilidade (um Vintage 30), um amplificador de 30w daria uma intensidade de som equivalente a, aproximadamente, 115 dB; enquanto isso, um amp de 100w, com o mesmo falante, daria uma intensidade de + ou - 120 dB.

O negócio é o seguinte: essa diferença de 5 dB é tão grande assim, a ponto de as pessoas falarem que, para lugares de porte médio, 30w é suficiente e, para lugares grandes, deve-se usar, obrigatoriamente, 100w?

Claro, vocês poderiam falar da questão do headroom, mas a intensidade de som não estaria intimamente ligado a esse headroom?

Valeu, abraços!

wiskeria
Veterano
# nov/10
· votar


se vc pretende usar som clean tb terá de ter um amp de no minimo 30w, 15w satura fácil e vc usará quase sempre clean/crunch no no limite ao vivo.
Uma 4x12 com bons falantes sai mais caro que um amp valvulado de 15w, vale mais a pena comprar um amp de 30w com um bom falante de 12 somente. Dae da conta do recado!

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


wiskeria

Bom, olha só: eu tava de olho no Alien Rocket 30w (cabeçote). O circuito dele é uma mescla de Soldano Astroverb com Marshall JCM 800, e ele tem apenas um canal. No caso desse amp, ele seria apenas para som sujo, mas, diminuindo o volume da guitarra, o som dele limpa (e isso é regra pra qualquer valvulado de 1 canal). A minha pretensão seria de ligá-lo a duas caixas 2 x 12 (dutadas), com Celestion Vintage 30. E é claro, microfonando às PAs.

Será que isso daria um headroom satisfatório? Pra quantas pessoas será que aguenta?

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Vinícius Iron
Pessoal, será que essa diferença de 30w e 100w seria tão grande assim quanto os mais leigos poderiam pensar?

Cara, na verdade a diferença não é tão grande não. De 30W para 100W a diferença é de uns 25% (não leve ao pé da letra, que obvio isso é uma média e não algo absoluto), usando-se os mesmos falantes.

O negócio é o seguinte: essa diferença de 5 dB é tão grande assim, a ponto de as pessoas falarem que, para lugares de porte médio, 30w é suficiente e, para lugares grandes, deve-se usar, obrigatoriamente, 100w?

Na verdade não, a diferença mesmo você nota em lugares abertos. Querendo ou não, 100W você tem como distribuir o som de forma eficiente em um maior numero de caixas, logo você pode movimentar um maior numero de falantes. Também faz os falantes funcionarem mais próximo ao seu limite, movimentando mais ar, consequentemente mais volume final.

Tem que ver uma coisa importante nessa equação, que existe uma diferença enorme entre Potência e Volume.

Volume é pressão sonora, SPL, o movimento do ar pelos falantes, Potência é a quantidade de energia fornecida em um período de tempo. Embora as duas grandezas interajam e estejam ligadas entre si, isso não ocorre de forma linear.

Nesse ponto o numero de falantes e a sensibilidade deles tem uma relação muito mais direta com o volume. Já que quanto maior o numero de falantes e/ou maior a sensibilidade, mais ar irá se mover.

Vale lembrar que o valor que você vê nas tabelas de sensibilidade é para o falante ligado com potência de 1W e via de regra, a quantidade máxima de db do falante se da pouco acima de 30W, acima disso o volume (SPL), se mantém estável.

O problema é que 30W de potência chega fácil a um limite do que é possível enviar de para os falantes, já que há uma perda enorme de energia no processo. Logo ele daria conta de menos falantes e enviando menos potência para o falante funcionar, ou seja, no fim haveria uma perda de SPL quando se aumenta muito numero de falantes.

Todavia, se você pensar naqueles shows do Cream e do Hendrix (antes de 69), o pessoal usava full stack Marshall JTM-45 de 35W de potencia.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Vinícius Iron
Será que isso daria um headroom satisfatório? Pra quantas pessoas será que aguenta?

Eu toco tranquilo com um Pro Jr. ou Blues Jr. para até 200 pessoas. Com um Deluxe Reverb, já toquei para até aproximadamente umas 400 pessoas.

Acima disso uso o Blues Deluxe, Blues Deville e JTM-60, mas foram raras as vezes que tive que passar o master do 6 pra tocar, quase sempre do 4 em diante já tava encobrindo o resto da banda, então acima da metade só se tiver retorno.

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

O problema é que 30W de potência chega fácil a um limite do que é possível enviar de para os falantes, já que há uma perda enorme de energia no processo. Logo ele daria conta de menos falantes e enviando menos potência para o falante funcionar, ou seja, no fim haveria uma perda de SPL quando se aumenta muito numero de falantes.

Todavia, se você pensar naqueles shows do Cream e do Hendrix (antes de 69), o pessoal usava full stack Marshall JTM-45 de 35W de potencia.


Pois é, de acordo com a tua explicação, essa história do Hendrix e do Cream parece um paradoxo... inclusive o Angus Young usa um JTM-45 (este de 30w) em seus shows, mas usa uma caixa 4 x 12.

Bom, poderíamos concluir disso aí, que 30w seria a potência mínima recomendada para o uso de 4 falantes de 100 dB cada um, certo?

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Acima disso uso o Blues Deluxe, Blues Deville e JTM-60, mas foram raras as vezes que tive que passar o master do 6 pra tocar, quase sempre do 4 em diante já tava encobrindo o resto da banda, então acima da metade só se tiver retorno.

Esse retorno, tu tá falando das PAs?

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Vinícius Iron

Vamos lá, Iron...

essa diferença de 5 dB é tão grande assim

Sim, é absurdamente grande. Olha os limites de tolerância a ruídos do Ministério da Saúde. Note que vai até 115 dB, mas analise e imagine o que aconteceria até 120 dB. Cara, se você preza por sua saúde e integridade física, jamais chegue perto de um amplificador a 120 dB.
A intensidade não tem tanto a ver com o headroom. São coisas distintas. A questão é que em valvulados, generalizando, a partir do volume 5 você começa a saturar as válvulas, ou seja, entra o drive e acaba o limpo (headroom). A partir desse limite, o aumento do volume corresponde muito mais a aumento do drive e nem tanto aumento de volume.
Alguns bons fabricantes nem levam em conta a tal sensibilidade do falante. Porque essa sensibilidade é muito teórica! É o falante submetido a 1W, com medição a 1m , sem especificar exatamente caixas, ambiência, reverberação, frequências. Ou seja, é difícil reproduzir os resultados. Uma falante chega fácil a 120dB, mesmo num amp menor de 30 a 50W, dependendo da medição, do local. Se associar 2 falantes então, a coisa muda totalmente.

wiskeria
Veterano
# nov/10 · Editado por: wiskeria
· votar


30w e um falante de 12 com bom rendimento não vai lhe deixar na mão, sobre o alien, acredito que ele tenha som limpo tb...
Pergunta para o fabricante sobre o clean dele!
Amps vintage tem um canal clean somente que pode ser saturado por volume ou pedais, amps modernos costumam ter canal clean e sujo.
Para 30w um falante de 12 fica perfeito e pratico, 50W ou mais é legal fazer 2x12.
Estou levando em consideração o melhor negócio em relação preço e praticidade de transporte, por isso não compensa um 15w numa 4x12 e compensa um 30w com 1x12.
Repare que a maioria dos falantes vendidos possuem 70 ou 80w em média, sendo que um só falante da conta facilmente e com bom resultado.
Minha opinião é esta, fui!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado de 15watts guenta o tranco ?