amp hand made? ou original?

Autor Mensagem
guitartube
Veterano
# mai/09
· votar


MundoGuitarra

O altíssimo perfeccionismo de Fischer, aliado à precisão de construção e criatividade na elaboração de circuitos faziam amps com timbres únicos, tanto que dependendo das características, cada amp recebia um nome de mulher diferente. Os amps foram ficando famosos pq os próprios músicos faziam a publicidade, e não empresas de marketing.

Eu não sei onde vc leu isso, mas acreditar no que está escrito aí, é ser muito ignorante em eletrônica, principalmente em uma área tão estabelecida como eletrônica linear.

flw!!!!!

Van_Lorien
Veterano
# mai/09
· votar


roxy
Pois é, eles tem umas opções bem legais. Fora os componentes NOS, capacitores a óleo. O problema é o preço.

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


guitartube

É pq soltam/acreditam em todas essas lendas e frases de efeitos que equipamento musical em geral é tão mais caros do que deveria..

edalko
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
GUGALOO

Nem entrei no mérito da qualidade do produto hand made... muito menos mencionei que se a pessoa faz um hm é porque já tem ciencia do som que quer e não liga pra "marca", mas que se um dia for vender perde dinheiro, perde!


MundoGuitarra
Então, fiz a ressalva dos hm importados...

MundoGuitarra
Veterano
# mai/09
· votar


guitartube

Você poderia ser mais específico? acreditar em quê, no caso, sugeriria ignorância de minha parte?

Ah, e desde já, obrigado por quaisquer informações.

Grande abraço

GUGALOO
Veterano
# mai/09
· votar


edalko
Tbm não entro nesse mérito de qualidade, mas quando eu digo q é subjetivo é pq, por exemplo, hoje um laney VC30, peavey classic30 novo, custa em média R$ 3,500,00 a R$ 4,000,00, sendo os mesmo vendido como usado por média de R$ 2,000,00 (tem gente q pede até R$ 2,500,00 mas acho q não vale).

Quando eu comprei meu VC30, comprei usado e vendi pelo mesmo preço q eu comprei R$ 2,000,00. Se vc for comprar usado, aí vc não perde dinheiro, mas comprando novo, toda revenda vc perde um pouco, isso é fato, não só em instrumentos musicais, mais na maioria de produtos industrializados.

Se hoje eu quisesse vender meu ampli, colocaria nele um valor de R$ 2,000,00 aproximadamente, o mesmo preço de um VC30, LC30 classic30 e etc, porém, num ampli muito mais versátil e de qualidade superior (sem entrar nesse mérito).

Com esse valor de revenda até perderia uns trocados, muito pouco, mas pouco mesmo, nem se comparando na perda de um laney, peavey e etc.. Se vc for pensar q um LV300 custa quase 2 mil, é muito mais vantagem vc pegar um valvulado.

Acho q em se tratando de guitarra hand made a perda é maior, pq aí é muito mais específico, questão de madeira, a qualidade do HM e etc.. Por isso q acho q essa "perda" de valor num ampli HM como muitos dizem, acho bem subjetivo.

O meu ampli mesmo, logo q ficou pronto, tinha gente querendo comprá-lo de mim pelo preço que eu havia pago. Até pq os amplis hoje são feitos em cima dos amplis clássicos, JCM, soldano, VOX, mesa boogie e fender, que, queira ou não, é o que a galera quer.

Não sei se consegui me expressar direito, mas... rsrsrs.

guitartube
Veterano
# jun/09 · Editado por: guitartube
· votar


MundoGuitarra
Você poderia ser mais específico? acreditar em quê, no caso, sugeriria ignorância de minha parte?

A informação que está escrita é falaciosa e vc pode ter acessado sem poder confirmar a veracidade, ou por falta de conhecimento da área ou por reproduzir uma informação que acha ser coerente e advinda de uma fonte responsável.

Quanto a ser ignorante, é referência a falta de base e conhecimento do assunto tratado. Por exemplo: Eu sou ignorante em culinária, o engenheiro tal é ignorante em guitarras...... A ignorância referida, é de quem acredita no que está escrito no parágrafo mencionado (não necessariamente sua). Logo vc possui a opção de acreditar ou não, bancar o ignorante ou não, .... Para a maioria dos guitarristas esta informação é verídica pq ele precisa deste tipo de informação para alimentar a sua própria GAS, ou inserir mitos, heróis, vilões ....

Se vc possui conhecimento para balizar as informações anteriores, vc pode explicitar os pontos e tudo ficará esclarecido.

flw!!!!

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


o debate tá quente...

MundoGuitarra
Veterano
# jun/09
· votar


Salve salve a todos!

guitartube

Claro cara, entendi sua colocação, e sim, desde o começo sabia que você havia empregado tal sentido para "ignorância". Aliás, minha formação está bem longe de qualquer coisa próxima à área. Sou, digamos assim, apenas um humilde entusiasta, com interesse amador no assunto.

Mas eu queria era saber qual circunstância da afirmação torna a informação falaciosa. Algo como "você disse que X é A, e olha, X não é A", ou ainda, algo como "olha, não há consenso de que 'X é A' seja verdadeiro".

Eu, cá na minha inocência, achava que as características do design do circuito, bem como a competência na seleção dos componentes, representassem parcela significativa na singularização do timbre, ou que no mínimo, não sendo condições suficientes, seriam condições indispensáveis, juntamente com uma série de outros fatores, claro.

Os amplificadores TrainWreck são, em tese, bem reputados justamente por conta dessas peculiaridades, e não raro, atribui-se a qualidade desses amps ao talento de Fischer nesses quesitos. Mas enfim, pode ser apenas um equívoco meu, ter dado um voto de confiança nessas "lendas e frases de efeito", como disse o ogaitnas. Pelo visto então, há realmente muita gente no mundo que caiu nesse engodo.

Veja guitartube, além do meu amadorismo neste assunto, eu sou um falseabilista por natureza, em tudo na vida eu procuro aprender mais com meus erros, e não com meus acertos. Portanto, que bom que encontrei alguém aqui no fórum com quem eu poderei aprender algo, que talvez estivesse inacessível a mim, por conta de pura ignorância no assunto.

Ah, e desde já, agradeço pelas informações.

Grande abraço a todos.

Prometherion
Veterano
# jun/09 · Editado por: Prometherion
· votar


vô botar uma pimentinha então

Também estou pesquisando bastante sobre o assunto de hand mades, tava lendo um texto sobre amps do André Cristovam onde ele falava que não tinha boas experiências com amps hand made.

Eu acredito que um bom hand made pode funcionar muito bem em estúdio, mas será que eles aguentam o batidão de levar pra ensaiar, levar pra show, viajar, etc?

ah o link é do texto é esse http://www.andrechristovam.com.br/index_equipamentos.htm

jigo__
Veterano
# jun/09
· votar


Prometherion
olha tem um colega meu q usa o amp dele no batidão td fds ele leva o bicho p/ ensaiar numa cidade pequena aqui do lado, faz show direto e td faz 3 anos q ele tem o amp e num teve nenhum problema, o amp é aquele asset dual da tubeamp's! ja o outro guitarrista dessa banda tinha um classic 30 da peavey e teve problema no reverb, com dois anos de uso...

agora se tds HM duram bem eu não sei

abç

guitartube
Veterano
# jun/09
· votar


MundoGuitarra
Claro cara, entendi sua colocação, e sim, desde o começo sabia que você havia empregado tal sentido para "ignorância". Aliás, minha formação está bem longe de qualquer coisa próxima à área.


Pois é. Se vc fosse um advogado e eu postasse uma informação completamente falaciosa na minha "ignorância" em direito, ficaria contente com uma ajuda tbm.

achava que as características do design do circuito

O design do circuito de amps valvulados são oriundos de manuais das válvulas produzidas pela RCA (já estavam estabelecidos) , ou seja, não foi criado pelo Fender, ou Marshall,...., muito menos por este Fischer. Tanto é, que eles não patentearam a proposta, O máximo que se faz neste ramo, é ajustes de EQ no estágio de pré, ou uns detalhes básicos no power. Existem pessoas que acham que design de circuito é posicionar as peças no chassi , ou placa, ou ainda PTP. A afirmativa atribui um mérito ao TrainWreck, que não procede.

bem como a competência na seleção dos componentes

Para selecionar componentes, não é necessária nenhuma competência. Pelo contrário, as vezes, componentes com tolerância baixa e especificações indefinidas geram não-linearidades que podem produzir resultados até agradáveis auditivamente.

Os amplificadores TrainWreck são, em tese, bem reputados justamente por conta dessas peculiaridades, e não raro, atribui-se a qualidade desses amps ao talento de Fischer nesses quesitos

Pois é, o cara é reputado por um circuito que ele não criou e por selecionar peças para construir. Isso é muito pouco para valorizar tanto. O que existe é muita mistificação, e enxergar o construtor como um Pagé (que não sabe o que faz, mas é dito curar).

Pelo visto então, há realmente muita gente no mundo que caiu nesse engodo.

Alguns se aproveitam disso para ganhar dinheiro, outros para ganhar fama, outros por vaidade, outros para mistificar e ainda outros por puro exibicionismo, etc.... Existem pessoas no mundo que pagam 10% de tudo que ganham para espertalhoes, em troca de um lugar no Céu.

Ah, e desde já, agradeço pelas informações.

De nada brow.

flw!!!!!

MundoGuitarra
Veterano
# jun/09
· votar


Certo, certo...

Então por favor, só para constar:

Todos os designs de circuitos distintos de amplificadores valvulados, sejam da Fender, da Marshall, etc. são em verdade derivações de uma única e exclusiva fonte: os manuais das válvulas produzidas pela RCA, com alguns ajustes de EQ no estágio de pré, ou uns detalhes básicos no power.

Confere?

Ninguém, a não ser a RCA, jamais elaborou um design de circuito próprio para amplificadores valvulados

Confere?

Desculpe aí pela insistência, mas é só para selar as dúvidas.

Grande abraço, valeu pelas informações.

guitartube
Veterano
# jun/09
· votar


MundoGuitarra

Todos os designs de circuitos distintos de amplificadores valvulados, sejam da Fender, da Marshall, etc. são em verdade derivações de uma única e exclusiva fonte:

Não se pode afirmar que a fonte foi única pq existiam muitos fabricantes de válvulas e todos forneciam o Application Notes. Existem variações de topologia, diferenças de uso e adaptação do tipo de válvula, e até prés com realimentação para forçar drive. Entretanto o esquema central ainda é o definido no application (feito por físicos e engenheiros).

Se vc quiser informações precisas, vai ter que pesquisar bastante e selecionar as fontes. Desconfie sempre de informações que procuram evidenciar genialidade em caras que só reinventam a roda mudando a cor.

flw!!!!!

Prometherion
Veterano
# jun/09
· votar


jigo__

Deve depender bastante da construção, mas pelo menos parece que eles podem durar tanto quanto os de marca.

roxy
Veterano
# jun/09
· votar


Tenho um Hand Made de uma loja famosa (não vou dizer o nome por respeito) tb tenho um Marshall VS65r e um Marshall JCM JUBILLE, o hand made tem um ótimo som, mas para meus ouvidos os marshall soam mais "valvulado" (não pensei em um adjetivo que explicasse melhor), talvez seja as marcas das valvulas no Marshall JJ e no hand made Groove tube todas EL34 (no VS como é híbrido e so tem um 12ax7 no pré e não sei a marca destaco o som limpo dele que apesar do tão mal falado som limpo dos marshall esse tem um ótimo clean) e antes de falar em circuitos etc, devemos lembras de que há os alto falantes, capacitores, transformadores, Válvulas e suas marcas e tipos :EL84 EL34,6L6... e até configuração das caixas 1x12,2x12,4x12,1x10 que modificam o som, e nem vou entrar no assunto da microfonação e tipo de microfone para shows ou gravações, é um assunto muito complexo, acho que o ideal seria comprar o amp com os olhos fechados, afinal o que importa é os ouvidos, mas tem gente que compra com os olhos...

Prometherion
Veterano
# jun/09
· votar


roxy

E quanto a durabilidade? Quem ganha?

MundoGuitarra
Veterano
# jun/09
· votar


guitartube

Certo, mais uma vez agradeço pelas informações,

abç a todos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amp hand made? ou original?