Compro transistorizado ou valvulado?

Autor Mensagem
aelsinho
Veterano
# mar/09


É o seguinte pessoal, eu toco em igreja e lá os instrumentos são ligados na mesa (PA'S). Tenho um set de pedais da Boss, e um amp Ibanez IBZ10" ruim! Estou em dúvida entre comprar um amplificador laney lc-15 (valvulado), ou uma pedaleira POD (por tocar na igreja mesmo), ou um outro amplificador transistorizado mas BOM! O que voces me indicam?

obs: meu objetivo é ensaiar em casa, tocar na igreja!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/09
· votar


se puder microfonar o Amp lah na igreja, compre o Laney. Sem duvida nenhuma!

alfacorrea
Veterano
# mar/09
· votar


Mais um tópico destes... Todo mundo pergunta isso... Se vc buscar com carinho vai achar muita informação no fórum sobre isso.

Mas, como vc quis fazer um tópico novo e todo mundo tem direito, vamos lá.

Uma pedaleira top de linha com simulações de amplificadores bem fiéis, pode resolver seu problema. Hoje em dia tem equipamento que faz "milagre". (brincadeira).

Um bom amplificador valvulado, com um bom microfone (Shure SM57) e um bom posicionamento de microfone, fazem timbres inigualáveis, inatingíveis pelos equipamentos simuladores, orgânicos, fiéis, reais, perfeitos etc.

Agora... Questãozinha interessante: Para sensibilizar o microfone com qualidade e para "render" bem, um bom amplificador valvulado precisa estar com o volume razoavelmente bom, ou seja, para fazer um timbre bacana, tem que dar volume no amp.

Na Igreja em que vc toca, é possível "dar um gás" no amplificador? Será que vai dar pra você colocar o Laney no volume 7 ou 8 pelo menos? Será que não vai ficar muito barulhento junto com o resto da banda?

Outra questão: Será que, na Igreja, você vai ter a qualidade de microfonação que vc precisa, para fazer o Laney render o máximo? Acha que vai microfonar o Laney com o LeSom e vai ficar bom?

Mais uma: Tá sabendo que amplificador valvulado "pequeno" não tem muito timbre "clean" né?! Sabe que vai ter que trabalhar com um crunchzinho sempre, se quiser volume alto, né?!

Mais outra: Os seus pedais são realmente bons, que possam casar com o Laney? Essa frase é preconceituosa, mas vai lá: Será que vc vai usar um Laney LC-15 com pedais Behringer? (entendeu?)

Pergunta devastadora: Será que o Laney LC-15 é um valvulado bom? Será que não é apenas bom, quando vc precisaria de um valvulado ótimo? Será que o LC-15 é nota 10 ou nota 8,5?

Sei não... Eu já tive ou usei diversos equipamentos... Vou dizer alguns:

Pedaleiras: Zoom 505 II, Zoom 707, Zoom GFX, Zoom G2.1ut, Line 6 POD 2.0, Line 6 POD XT Live e Boss GT-6.

Pedais: Boss (vários), MXR (alguns), Fulltone (DP-1), Landscape, Onerr, Behringer, Electro-Harmonix, etc, etc, etc.

Amplificadores: Warm Music 112, Warm Music 112 GTV, Peavey Studio, Marshall VS-15, Tagima Tube 50, Crate 112, Fender FM212, Marshall MG100 DFX, Fender Hot Rod Deluxe, Marshall JCM800, Sovtek MIG 100, etc, etc, etc

Sei não... Pra tocar em casa e para "as necessidades" da Igreja, eu acho que uma Boss GT-10 resolve. Entenda bem, não estou dizendo que a "Igreja" precisa de menos qualidade. Estou dizendo que "som na Igreja" tem algumas peculiaridades que às vezes uma pedaleira top de linha resolve melhor.

Quando todo mundo estiver "pescando" do "lado esquerdo" e alguém te mandar "jogar a rede" do "lado direito", pode dar resultados bons... Teste sempre, procure sua opinião e boa sorte.

Abraço.

aelsinho
Veterano
# mar/09
· votar


alfacorrea
Valeu pelas informações.
Lembrando que meus pedais são Boss!
Eu não sei como é o formato da mesa lá na igr mas já vi guitarristas lá levando e microfonando seus amplificadores!
Dá um pouco de trabalho mas penso que compensa!

Brad Paisley
Veterano
# mar/09
· votar


Cara, eu toco em uma banda country aqui em SP e fiz um "mix" de vintage com tecnologia!

Tenho uma pedaleira da Line 6, a POD X3 LIVE, que tem simuladores muuuito bons, porém nada como o som quente de um ampli valvulado né? Pensando nisso, fiz uma busca exaustiva sobre valvulados... Cai na questão de "HANDMADE" ou "INDUSTRIALIZADOS" ? Depois de muita pesquisa, vi que um Handmade, feito por que entende do negócio, é infinitamente melhor que comprar um válvulado de "marca" "(fender, laney, etc...), pois ele é feito manualmente, um a um, de acordo com o gosto do cliente... É um puta tesão você acompanhar o projeto, ver teu ampli "nascer", dia após dia e saber que aquele ampli, não tem igual, pois é um projeto personalizado... A qualidade é outra, sem comparações!

Então eu uso a X3 Live e um VOX-AC30 (cabeçote + caixa 2x12) handamade pelo Pedrone ( www.pedrone.com.br );

Tô pensando em fazer um set de pedais e deixar a X3 só para estudo ou gravações...

Mas não troco meu set por nada...

Se vc optar por usar só o POD com o simulador de amplificadores, não liga ele num transistorizado não!!! Vai perder toda a qualidade da simulação!


Espero ter ajudado

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


aelsinho
kra temq ver oq vale mais a pena financeiramente tb, pq se vc comprar um pod vc vai ter efeitos tb, que seria oque vc já tem com os seus pedais.


Brad Paisley

olá, kra eu tenhu uma pedaleira desse tb, eu to vendo o negocio de ver em qual amp ligar. vc ta ligandu ela em input msm ou no loop, e o sistema estereo como vc ta usando? vlw?[

Badoe
Veterano
# mar/09
· votar


É um puta tesão você acompanhar o projeto, ver teu ampli "nascer", dia após dia...

Mas também é um puta sofrimento, dia após dia....
Já estou há 2 anos nessa!!!

Deji
Veterano
# mar/09
· votar


lc-15 não é uma boa, quando vc precisar de limpo vai ficar na mao! Ou pega um valvulado de no minimo 30W com 1x12 ou pega um bom SS mesmo.

Brad Paisley
Veterano
# mar/09
· votar


Xucrute
Então cara... Meu AC-30 foi feito com duas entradas... Uma "loop" e uma "direta". Costumo usar no loop... Quanto ao lance doe usar em estéreo, até hoje não testei!!!! ahahahahaha! Eu sou adepto do "menos é mais", e fico no basicão... Mando pro ampli o sinal mono e capto ele com um SM57... Às vezes, muito raramente, plugo a saida P10 no ampli e ao invés de microfonar, jogo uma das saídas balanceadas para a mesa de som... Isso depende muito da casa em que vou tocar... Mas nunca usei o estéreo mesmo não!!! Como vc tá usando essa pedaleira?

Mas também é um puta sofrimento, dia após dia....
Já estou há 2 anos nessa!!!

Badoe

Xiii cara... Que que houve com teu ampli?!?!?

aelsinho
Veterano
# mar/09
· votar


Deji
Cara, valvulado de 30w é SUPER, HIPER caro! Muita grana!
E você disse de um SS bom! Qual me indica?

Deji
Veterano
# mar/09
· votar


aelsinho
Fender Princeton ou Fender Stage.

tem um limpo excelente, casa bem com pedais.

aelsinho
Veterano
# mar/09
· votar


Deji
Aqueles da série mg da Marshall são bons? Parece que vi que eles "simulam" um circuito de valvulado!

LucaSlash
Veterano
# mar/09
· votar


VALVULADO RULEZ ! \O/

TENHO UM E NÃO TROCO POR NADA !

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


Brad Paisley

assim como, por inquanto não saio tocar uso apenas no meu Marshall 15mgcd, que eu ja tinha antes de compra a X3L. Eu ligo ela numa entrada pra cd player que acredito que não passe pelo pré e fica legalzin mas decha bastante a desejar, deve ser pq a caixa é ruim. Agora esse ano achu que vai rola eu toca fora dai eu tava pensando em mandar um Handmaker faze uma potencia valvulada 50w/50w (setereo) +- e ligar numas caixas 2x12 por canal, ficaria bem bom eu acredito.

O lance do stereo eh meio complicado eu testei com o fone e com apenas 1 caixa em mono e não fez diferença, com distorção. mas tem algums efeitos que ficão alternando os canais esses mudaum.

outra coisa é o lance de por exemplo usar 2 canais mas ambas as caixas, altofalantes ficarem uma do lado da outra não muda msm (como o scorpion da meteoro) agora se vc jogar uma caixa em de cada lado acredito que dependendo da distancia, posição, angulo e etc.... alterem bem o som

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


Xucrute
Altera pra você, mas num show tanto faz. Vai precisar de 2 microfones pra ficar legal.
E nesse ponto, tanto faz você ter os falantes afastados.

Além de ter o problema: Você vai ter local para posicionar todas essas caixas espalhadas no palco?
Cuidado pra não arranjar sarna pra se coçar...

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


DotCom
pois é eu naum tenhu certeza disso nunca cheguei a testar em volumes altos, um conhcido me disse que em modo stereo 2 falantes lado a lado( 1 para cada canal) seria o mesmo que apenas 1 canal.

bom entaum se não muda msm eu vou jogar dinheiro fora e me incomodar cum isso o certo é um ampli valvulado e liga no loop msm.

vlw, abraços

aelsinho
Veterano
# mar/09
· votar


Ah pessoal, ainda estou com bastante dúvidas em qual comprar!

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


aelsinho
testa e decide... eu iria de POD, se o foco principal for tocar na igreja.
senão, eu olharia com carinho pra esse laney.

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


eu tb estaria, eu sempre tenhu medo, duvida noque vou fazer eo pior é que aki em curitiba se chega numa loja e explica tua situação pro vendendor ele nunca te ajuda, soh te decha mais em duvida, discorda com vc te diz besteiras (de modo geral, nem todos são assim)

mas pensa bem antes de fazer as coisas, procure buscar o maximo de informações sobre os respectivos produtos e seja feliz =)

pra te ajudar, me diz ai seu set de pedais e oque vc tiver de equipamento, caixa, ampli e etc

vlw, abraços

aelsinho
Veterano
# mar/09 · Editado por: aelsinho
· votar


Xucrute
Tenho um set de pedais da Boss ( metal zone, equalizer que uso só como volume ou boost, digital delay, compressor e super overdrive), uso um GDI 21 da behringer (simulador de amp), e um amplificador Ibanez IBZ10" ruim! Minha guitarra é uma squier black and chrome com captadores originais squier no braço e meio, e seymour duncan JB na ponte.

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


aelsinho
primeiro fuja da serie MG marshall, eu tenhu um e não gosto to loco pra trocar.
quanto a sua duvida é complicado mesmo com esse set(pedais) vc tem uma variedade bom de timbres de distorção não sei pq vc ta querendo um pod, seria pra facilitar a ligação nos PA's?
pq com um set desses ia ser legal junta num valvulado neh meio forte. quanto a espaço tem algum tpw de problema? ou transporte? por exemplo eu moro em um apto e se eu tiver um ampli com mais de 15w os vizinho me matam. ou por exemplo é muito incomodo pra vc ficar transportando um ampli 2x12 pra la e pra ca...

outra coisa que eu concordaria com o DotCom
vc vai usar APENAS e unicamente na igreja?? se for eu compraria o pod msm pela facilidade dos PA's estarem la e etc...

mais uma, antes de eu comprar a minha x3 live eu tinha e ainda tenho um OD-20 da boss que tem inumeros pedais e talz, muito bom por sinal, eu nem uso ele mais, acredito que acontecera o msm com seu set.

abraços

aelsinho
Veterano
# mar/09
· votar


Xucrute
Cara, valeu pela resposta. É para ensaiar e tocar em casa e tocar na igreja, e em estudio também! É porque estou cansado de timbres feios! Rs!

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


aelsinho
kra pelo oque eu vi é assim, se vc comprar o POD na igreja e no studio (acredito que la tenha um ampli bomzin) ta susse agora em ensaios caseiros vc tera problema cum sua caixa neh, se for so pra estudar tudo bem, usa um fone ou liga na sua caixa msm que da.

se vc comprar o ampli vc vai fica com o timbre melhor eu acredito tanto em casa(ensaios caseiros e estudo) quanto na igreja.

esse negocio de timbre ruim, seila kra deve ser seu ampli pq cum set desse n da pra ter timbre feio hahaha

um valvulado deve transaformar esse pedais ai aou ate um SS. era um milagre quanto eu tirava do meu MG15 em casa e ligar em um fender frontman 2x12 serio mudava de mais o som do meu OD-20


vlw,abraços

sacco
Veterano
# mar/09
· votar


Fio, valvulado sempre, nao se compara.

aelsinho
Veterano
# mar/09
· votar


Agora eu ouvi dizer que o lc 15 não é bom para microfonar na minha igreja pelo fato da potência ser apenas 15W! É verdade?
Nossa pessoal! ESTÁ MUITO DIFÍCIL ESCOLHER!
Afinal de contas, irei gastar R$1.500 até R$2.000 né? Não é brincadeira!

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


se for de valvlulado que no seu caso eu acho mais em conta veja um handmade é o melhor negocio procura 1 com uns timbre legal vai fundo.

abrços

pierrex
Veterano
# mar/09
· votar


aelsinho
os 15w valvulados são muito mais eficientes (mais volume mesmo) que se fosse transistor. 15w valvulados falam alto pra caramba. talvez fique ruim na igreja por que com 15w o overdrive chega bem rápido. se tu usa muito som limpo, um valvulado de 30w pra cima é aconselhável.

edukotzen
Veterano
# mar/09
· votar


eu acho que o pensamento deve ser "pra que eu devo comprar um valvulado??"

meu sonho é ter um peavy classic 30 W valvulado, mais eu acho que isso é mais pra frente, hoje temos grandes amps transistorizado que simulam muito bem amps valvulados, sem conta que não precisam de manutenção e um cuidado tão especial como um valvulado etc..


eu se fosse tu pegava um peavy banditi eu acho que já resolve boa parte do seu problema, preço legal, um amp forte, timbre muito bom e o melhor 200 W, de potencia, não precisa microfonar nada

vai na loja e testa!!

dudu_RockeR
Veterano
# mar/09
· votar


cara antes de tudo, vc tem que ter uma perspectiva da construção da Igreja, ou seja, voce tera que ver se um valvulado na sua Igreja vai ser uma boa, pois como foi dito aqui para os valvulados sairem com tudo é necessario o volume dele estar quase no maximo ou acima de 2 ou 3 horas, então se sua Igreja for pequena não aconselho gastar grana com valvulado, com um ampli que nao seja valvulado e uma GT10 ou XT live

aelsinho
Veterano
# mar/09 · Editado por: aelsinho
· votar


dudu_RockeR
Infelizmente, parece que não vão dar pra comprar o ampli. O sistema da minha igreja é de PA"S. E para microfonar um, tem que usar um canal do vocal. E sempre quando tem louvor e eu toco, usam "todos os canais". Você deve saber como funciona esse pessoal de mesa de som não é? É um canseira!
Nossa! Que descrença a minha...Poxa, só quero "válvulas" na minha guita! Rsrs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compro transistorizado ou valvulado?