se em show grande o pessoal microfona, entao porque usar 500 gabinetes?

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
Eram ligados em amps comuns mesmo.
Abç

wiskeria
Veterano
# dez/08
· votar


Nos amplificadores tremendão antigamente era normal ver o amp com uma guitarra ligada em cada canal ao mesmo tempo, ou então guitarra e vocal, ou baixo, orgão...
Ele tinha 2 canais com 2 entradas cada o que possibilitava ligar 4 instrumentos ao mesmo tempo e como não se usava muito distorção na época o som ficava bom...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


wiskeria
Mas não é correto fazer isso não.
Abç

wiskeria
Veterano
# dez/08
· votar


Realmente Bertola, não é correto mesmo...
Mas estes eram os "PA" de antigamente.
talvez na época não fosse "des"recomendado isso, era uma pratica muito comum nos anos 60 e 70, até porque não existiam muitos recursos disponíveis para as bandas e eles faziam o que podiam com o equipamento...
Existe até um vídeo no youtube de um pessoal mpb anos 70 que toda a banda toca com 2 giannini tera "6x12 cada" guitarra, violão, vocal, baixo, etc tudo ligado nestes 2 aparelhos. Pena que não me recordo como achar o vídeo agora.
Obviamente o som fica melhor se cada instrumento tiver seu próprio amplificador e hoje em dia só se liga 2 instrumentos em um amp em caso de emergência.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


wiskeria
É verdade, mas mesmo naquela época o pessoal já sabia que esse negócio de ligar 2 instrumentos (ou o que quer que seja) num amp só não era (nem nunca foi) uma boa. Era só por necessidade mesmo.
Abç

snd
Veterano
# dez/08
· votar


Alguns músicos não precisam disso, olha essa foto:
http://edge-equipment.tripod.com/id7.html

São os amps que o The Edge usa nos shows do U2, todos microfonados porque todos são usados. Como eles costumam tocar em palcos enormes, aposto que ele não escuta o som desses amps diretamente, mas sim pelo retorno in-ear.

Brucy Bertholi
Veterano
# dez/08
· votar


snd
Mas convenhamos, é muito mais true ver aquela paredona do que não ver amps no palco.

Acho que os caras fazem mais por pose mesmo e talz e pra pagar uma de fodão. haha

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


snd
Brucy Bertholi
E cnvenhamos q é feio pra caralho ver aqueles amps de tamanhos diferentes com visual desalinhado, tudo amontoado ali no canto do palco.

http://www.pollstaronline.com/CIC2006/Awards17/images/AwardWinners/u2- stage.jpg

Poderia pelo menos fazer como MUITOS guitarrsitas por aí...
Q deixam os amps q serao microfonados separados do paredão. As vezes, até atrás do palco.

snd
Veterano
# dez/08
· votar


Eu acho lindo aquele rack todo bagunçado!

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Fiquei com uma dúvida: pra bandas amadoras que se apresentam em lugares pequenos, os especialistas não recomendam jogar tudo no PA da casa (vozes + instrumentos), pois o som fica embolado. Dizem que o melhor é jogar só as vozes e teclado no PA e os instrumentos usarem seus próprios cubos.

Já em shows grandes em estádios, ginásios, shows profissionais, parece que é justamente isso que eles fazem! Microfonam e vai tudo pro PA!

Tenho certeza que meu raciocínio está errado em algum lugar, mas não sei onde. Alguém sabe me explicar?

Será que bandas grandes usam 2 PAs separados? Uma potência e caixas para os instrumentos, outra potência e outras caixas para as vozes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
O problema está na qualidade do sistema.
Os sistemas grandes possuem grupos de "crossovers" que são aparelhos que distribuem as frequências entre os grupos de caixas específicas para elas, assim, não há "embolação".
Abç

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Bertola, me passa aí o número da sua conta corrente que eu vou te fazer um depósito! Pra pagar as aulas que você já me deu aqui no forum...! Valeu mesmo!

Você diria que esse crossover vale a pena comprar, se eu quiser usar todos os instrumentos e vozes ligados em uma mesa? Como ele é ligado, entre a mesa e a potência?

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Estava lendo uma entrevista com o Alex Lifeson ontem e ele disse que usa o paredão de amplificadores em volume baixo, mas o suficiente para poder fazer uns feedbacks. Vai ver é isso, os caras usam os paredões pra fazer feedback.

MMI
Veterano
# abr/09
· votar


Um paredão de amplificadores geralmente significa patrocínio ou apenas um ganho visual, além de ter equipamento reserva em uma turnê. Assim, muitas vezes ali fica equipamento reserva que nem está tocando. Alguns guitarristas, Satriani por exemplo, se utilizam do feedback, então podem precisar de mais pressão sonora no palco quase todo, mas também não justifica o uso de uma parede de amplificadores. Pode ter certeza que mais de uma caixa 4x12 em um amplificador de 100W é para ensurdecer.
Por outro lado, ás vezes tem razão sim de vários amplificadores. Já vi show, por exemplo, do Warren Haynes (The Allman Brothers Band e Gov't Mule) que ele usa um amplificador para som limpo, outro para crunch e outro para drive ao invés de usar canais de um ampli ou coisa parecida. Mas essa não é a regra.

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Isso quando o paredão não é de papelão...

Brucy Bertholi
Veterano
# abr/09
· votar


Soulface

Verdade, fica muito desorganizado.

A arte do palco vai pro saco, que nem aquela img que você mandou.

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a se em show grande o pessoal microfona, entao porque usar 500 gabinetes?