se em show grande o pessoal microfona, entao porque usar 500 gabinetes?

Autor Mensagem
guitarclub
Veterano
# nov/08


olá pessoal.

me veio uma dúvida...

se em show grande, os caras microfonam e jogam pra P.A o som dos instrumentos, então qual a necessidade de usar uma parede de caixas, na maioria dos casos 4x12? sendo que, se prestar atenção, só microfonam uma ou duas caixas.

e outra, os caras também tem retorno ali na frente do palco!

nao há necessidade de tantas caixas/amps tão potentes, to certo?


será que é só pra se aparecer? haha


abraços!

Invalid User
Veterano
# nov/08 · Editado por: Invalid User
· votar


PedroShinzato

Pq o som microfonado sai pela parede de caixas.

EDIT: Realmente, estou enganado, desculpe.

wiskeria
Veterano
# nov/08
· votar


1- Grandes bandas fazem isso pq são patrocinadas pela marshall e devem mostrar os amps ao publico para neguinho querer comprar marshall a todo custo.
Meteoro faz isso tb, mas é tão pobre que nem se compara aos marshalls.
2- Dois cabeçotes e 4 caixas são normais em GRANDES shows.
3- Alguns fazem só para aparecer mesmo, da mesma maneira que ficam trocando de guitarra toda musica.

jigo__
Veterano
# nov/08
· votar


o q é P.A.???

wiskeria
Veterano
# nov/08
· votar


Paulêra Animal!

Diego Vermelho
Veterano
# nov/08
· votar


jigo__
nao sei o q significa a sigla, mas sao as caixas de som maiores q ficam na frente


PedroShinzato
acho q é mais por impacto visual mesmo
lembrando q alem de tudo isso q vc ja cito,
a maioria ainda usa um ponto de retorno no ouvido

lucasazt
Veterano
# nov/08
· votar


Pra mim é estilo, você nunca se imaginou tocando com um paredão de marshall's? Com certeza também rola uma pressão do patrocinador.

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


lucasazt
Deve rolar uma pressao sonora do caralho se voce ligar todos de fato!!!

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
como costuma dizer no FCC, é dar um palm mute e neguinho sair voando!

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


jigo__
o q é P.A.???

Public Adress, ou endereço de público. São as caixas que ficam viradas pra galera, os Side Fills são aquelas colunas dos lados, também são P.A.'s

abç!

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


Pq o som microfonado sai pela parede de caixas.
Lógico que não



PedroShinzato

Pow cara imagina vc tocar em 10 full stacks de marshall 1959SLP no talo??

É mais por prazer mesmo e também pra se mostrar, claro! basta ver Zakk Wilde e Yngwie Malmsteen, que não tocam sem aquela paredona praticamente, mas é só pra se mostrar.
Agora Jimi Hendrix antigamente ele realmente gostava e sentia prazer em ter vários amps gigantes colocados no talo, apesar de ter tido poucas oportunidades.



Em alguns casos eles também podem usá-los como o retorno direto, aonde você coloca o amp atrás de você e microfona ele, dependendo do tamanho do show dá para se ouvir tocando pelo próprio amp.

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


se em show grande o pessoal microfona, entao porque usar 500 gabinetes?

se em show grande o pessoal usa 500 gabinetes, então porque microfonar?

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


B.Frusciante
Em alguns casos eles também podem usá-los como o retorno direto, aonde você coloca o amp atrás de você e microfona ele, dependendo do tamanho do show dá para se ouvir tocando pelo próprio amp.
to ligado. é que eles também tem retorno (como o Diego Vermelho falou, ainda muitos usam aquele "retorno in-ear"), entao nao vejo o porque de tantos amps (além de dar aquele visual duca, mostrar os simblinhos MARSHALL, falar que vc pode ter tudo aquilo, etc), sendo que eles nao os usam como retorno.

Agora Jimi Hendrix antigamente ele realmente gostava e sentia prazer em ter vários amps gigantes colocados no talo
haha to ligado! vi na internet que ele nao conseguia segurar os amps por mto tempo, pois tava sempre no taaalo, acabava sobrecarregando os amps e de tempo em tempo dava pau.
mas acho que ele nem usava P.A nem retorno, certo? (pelo que eu vi no show de woodstock, nao usava mesmo [pelo menos retorno não, P.A ja nao sei], ou eu vi mal hehe). daí a necessidade de usar varios marshalls valvulados de 100w com varias caixas...

Dark Fallen Angel
boa pergunta, hehe!

lucasazt
haha claro que já!!
deve dar um puta tesão hein??!!!



aos outros, obrigado pela opinião!

creio que seja mais pelo visual, pelo patrocinador, etc.

abraços a todos!

SikGuitar
Veterano
# nov/08
· votar


é para meter inveja e para motivar seus estudos para um dia estar num sitio assim!!!e eh eheh eh e..... Gostei bastante de ver o Gustava Guerra a tocar num sitio assim.....

SikGuitar
Veterano
# nov/08
· votar


se em show grande o pessoal microfona, entao porque usar 500 gabinetes?

se em show grande o pessoal usa 500 gabinetes, então porque microfonar?



ahah aha ha hah... bem pensado, mas aí a resposta já é diferente!!! porque esses "500"gabinetes redirecionam o som num sentido, aí o P.A. vem ajudar mais a equalização do som geral

PEMAMETAL
Veterano
# dez/08
· votar


Isso é uma coisa bem interessante de se discutir.

Eu não tenho experiencia de palco, mas pela lógica eu diria que a parede de caixas 4 x 12 seria basicamente pra voce ouvir seu próprio instrumento puro antes de ser mandado pra mesa (não acho que seja apenas para aparecer), enquanto retornos seriam pra ouvir o som dos outros integrantes da banda, talvez o seu instrumento tb. e os P.A.s seriam pra mandar o som de todos os instrumentos juntos que ja foi mixado e equalizado pela mesa de som, para o público.

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


até a muito tempo atrás cada um usava seu equipamento no palco (guitarra e baixo) e o microfone e a bateria eram amplificados no PA e tudo era microfonado e gravado, no The Who por exemplo, Townshend tinha uns 3 ou 4 heads de Hiwatt, sendo que um deles era modificad, foi o que virou o Hiwatt signature dele, que era mistura de Hiwatt com um tal de Soundcity Amp, Hendrix tinha seus Marshall e o baixista do Experience também, e vale lembrar, que o próprio Mitch Mitchell disse que Hendrix nem sempre tava com os amps "no talo", mas bem, hoje ta tudo mais complexo, os shows são bem maiores, não tem mais como tentar ser "a banda mais barulhenta do mundo" que nem o The Who era conhecido, hoje os sistemas de som e amplificação são muito mais sofisticados, 3 heads de 100w valvulados ligados em 6 caixas 4x12 da pra manter um volume muito bom em um show grande, basta olhar os showa do Hyde Park dos Stones e do Blind Faith, tudo muito simples e tals, pode ver que antigamente (de meados de 70 pra baixo) raramente se usava retorno, os amps que ficavam atrás no palco mandava o som pra galera e pros músicos, bem essa foi a conclusão que cheguei depois de pesquisar sobre isso, talvez esteja errado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Usar um monte de cabeçotes e caixas hoje em dia só tem um propósito: APARECER E FAZER PROPAGANDA.
Ainda mais depois que inventaram a monitorização "in Ear". A rigor, hoje vc nem precisa de amps no palco. É claro que isso só é possível para artistas consagrados.
Os sistema de P.A. não existiam na década de 60 (só foram inventados a partir de 1972, quando se pode ter power amps de potência realmente elevada), daí a necessidade das bandas daquela época de terem "stacks" no palco.
Quem, como eu, já tocou em um palco grande com um guitarrista com um Giannini Tremendão e uma 4X12, sabe que é mais do que suficiente, mesmo para o palco do Rock in Rio!
Abç

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
· votar


lol
to doido...realmente..olha como eu apresento (500 pessoas)
Pego um ampli emprestado, peguei um Laney Lv100 e pluguei minha ugita nele,microfonei ele e do microfone mandava pra mesa..e na mesa sai nas caixas acusticas la.
=)
num fica grande coisa mais quebra bem o galho.
Pra que serve saída de linha?é ensencial para ligar os amplis?
Falous

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
uma 4X12, sabe que é mais do que suficiente, mesmo para o palco do Rock in Rio!

putz, serio mesmo? o.O

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


Quem ai não gostaria de ter a experiencia de tocar num paredão de 4x12, pra sentir a pressão??

Não eh necessário, mas se eu tivesse gente pra carregar, e dinheiro suficiente, com certeza não dispensaria!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


qew
Experimenta só ficar perto de um "Full stack" Marshall.....
Abç

PunkBarney
Veterano
# dez/08
· votar


o q é P.A.???

Até onde eu fui informado no IAV-SP, a sigla P.A veio de Power Amplifier/Power Amplification.

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


PunkBarney

Até onde eu fui informado no IAV-SP, a sigla P.A veio de Power Amplifier/Power Amplification.

Se vc pagou por essa informação, pede o dinheiro de volta!

http://en.wikipedia.org/wiki/Public_address

Raphael cox
Veterano
# dez/08
· votar


Também tem que ratificar que alguns usam vários amplificadores, sendo necessárias vários gabinetes para as diferentes amplifcações.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Raphael cox
É verdade, o Jimmy Page é um que faz isso direto. Ele usa Marshall e Orange, além de Fender e Vox.
Abç

Suicide Messiah
Veterano
# dez/08
· votar


Fui no show do Slayer e fiquei bem perto do palco. Com isso pude ver que as caixas Marshall estavam atrás da banda não tinham nem alto-falantes!! É só visual mesmo!!!

geovannivm
Veterano
# dez/08
· votar


Triste foi ir no show do Symphony X... banda de abertura Mindflow com 2 cabinets gigantes da Mesa Boogie com apenas 2 míseros microfones...

pra acabar não tavam bem mixados na mesa e o guitarrista não sola! isso é dinheiro jogado fora...

em compensação...quem viu o equipamento do Michael Romeo viu que era bem enxuto, mas tem um timbre fantástico... o segredo para um bom som está bem longe do tamanho dos cabinets...

o que comprova isso é o fato de John Petrucci trazer menor equipamento para a América do Sul e nem por isso ter sua performance comprometida.... em shows como no DVD Score você percebe que tem caixas que nem estão microfonadas, ele só faz microfonia nelas mesmo ! hehehe

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

se nos anos 60 não existia PA como eram amplifcados a batera e os vocais? essa parte da batera/vocais é o que mais me confunde

Lucas_fms
Veterano
# dez/08
· votar


Até onde eu fui informado no IAV-SP, a sigla P.A veio de Power Amplifier/Power Amplification.

É impressionante o que o pessoal anda ensinando por ai...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a se em show grande o pessoal microfona, entao porque usar 500 gabinetes?