O que é melhor: Um amp com 1 falante de 12/15'' ou com 2 falantes de 8''?

Autor Mensagem
julio_guita
Membro Novato
# set/20
· votar


Dois falantes de 10 é melhor que um falante de 12?

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


julio_guita
Depende o que é melhor pra você. As características em um caso e em outro são diferentes, qual é melhor? Depende do quê vc quer ou precisa.

Buja
Veterano
# set/20
· votar


Nao sei dizer o que é melhor ou pior.
Mas eu acho (achismo puro sem criterio algum), que eu levaria 2x10 ao invez de 1x12.
Se fosse 1x15 é um caso a se pensar.

macaco veio
Veterano
# set/20
· votar


tudo depende da caixa, pra guitarra um auto falante de 10 de 12 ou de 15 vai alcançar todas a frequências que a guitarra consegue gerar (a não ser que se queira que soe igual contrabaixo). O erro está na caixa que é construida para ser usado material barato, ser pequena e não segue nenhuma medida correta a não ser o tamanho e a estética. Um alto falante de 10 polegada numa caixa grandona pode a vir soar do mesmo jeito que um falante de 15 numa caixa pequeneninha pra guitarra.
Logicamente a sensibilidade do falante influi muito, a diferença númerica é pequena mas a diferença sonora é grande, 98db pra 100db é pequena mas a diferença no som é grande. Um alto falante de sensibilidade alta (tipo 102db) precisa de menor potência do amplificador conseguindo dar um volume alto e mais dinãmcia sonora (nas diferenças entre tocar suave e com força). Um falante de pouca sensibilidade precisa socar potencia nele e ai ele perde um pouco a dinâmica (como se tivesse tudo com sustain e saturado). Logicamente se socar volume num falante de alta sensibilidade ele vai falar alto pra kacete mas não vai durar muito (com o tempo rasga o cone ou a bobina pula pra fora).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


Buja
Existem caixas de baixo 2X10 (Eden, WBass, Ashdown, etc), que falam MUITO ALTO.
Isso vai depender de uma série de fatores que incluem o projeto e a construção da caixa, os AF's usados e etc.
Em equipamentos comuns e baratos eu sempre prefiro 1X12 à 2X10. Como exemplo eu dou os famigerados amps da marca dos bólidos siderias de 2X10, cujo som é pífio...
Abç

HortaRates
Membro
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem um modelo dessa infame marca aí, que é 2x10 e eu vou te falar viu... acho que os caras tiveram que contratar um time de engenharia foda pra conseguir fazer um amplificador de guitarra com um som tão ruim. Não tem a menor condição, só pode ser de propósito.

fontes_rio
Veterano
# set/20
· votar


Tem um gabinete Rox Stage com 2x8 que parece bem legal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


fontes_rio
Já conseguiste fazer um show com ele em um local médio?
Abç

julio_guita
Membro Novato
# set/20
· votar


eu estou pra pegar um Desses dois amplis.
Meteoro nitrous 100w que vem com 2 falantes de 10 e tem 100 RMS. ou o ampli da STAGG 60 GAR com 1 falante de 12 e 60 RMS.

Qual vale mais a pena?

Obs: Eu curto o som de uma guitarra encorpada

HortaRates
Membro
# set/20 · Editado por: HortaRates
· votar


julio_guita
Eu não conheço esse Stagg, mas eu não recomendo esse meteoro de forma alguma. Eu tenho um review dele aqui no cifraclub, se quiser, dê uma olhada.

Edit: link do review https://forum.cifraclub.com.br/forum/10/306244/

fontes_rio
Veterano
# set/20 · Editado por: fontes_rio
· votar


fontes_rio
Já conseguiste fazer um show com ele em um local médio?
Abç


Olá prezado Maurício,
Eu não tenho esse gabinete 2x8, apenas vi algumas pessoas falando dele na internet. O meu é um Rox Stage com falante 12" Eminence Legend Gb 128, que me agrada bastante.
Creio que para eventos de médio porte ele não seja suficiente. Porém, para bares e locais fechados deve suportar.
Abraços.

entamoeba
Membro Novato
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
famigerados amps da marca dos bólidos siderias

Hahaha genial.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


fontes_rio
Creio que para eventos de médio porte ele não seja suficiente.
Cara, quando eu tocava com o grande Mauricio Bahia n'Os Biltres, fizemos show em praça pública com ele usando seu Fender Blues Jr (15WRMS e 1X12).
Abç

T-Rodman
Veterano
# set/20 · Editado por: T-Rodman
· votar


se o cambio não tivesse muito bizonho pra nossos padrões, o povo na net fala muito bem de uma caixa 4x2 da Harley Benton.
em casa eu tenho 1x12(jet city) e 2x10 (Borne), e o som ficou legal quando liguei as duas caixas no mesmo amp (Jet City 20), rs.

amplexos

T.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20
· votar


T-Rodman
4x12 é daora, mas haja coragem pra carregar esse trambolho. Eu tenho tido resultados bons com uma 2x12 oversized. Notei que as 4x12 oversized soam "pior" que as normais, mas eu gosto bastante da minha 2x12 oversized.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


acabaramosnicks
E dificilmente - exceto se sua banda tocar num palco MUITO grande, haverá a necessidade de usar uma 4X12 para 90% das aplicações de uma banda semi-profissional...
Abç

T-Rodman
Veterano
# set/20
· votar


então, mas a caixa é tamanho 4x2 mas só tem 2 falantes. é esse o bagulho doido que o povo tava curtindo, rs

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual é cara! Você sabe melhor que eu que geralmente a pessoa pega uma 4x12 não por necessidade, mas simplesmente porque é mais daora! Na maior parte dos casos é só uma guitarrice tosca, mas o cara se sente bem tocando assim. Eu já passei dessa fase, mas se a pessoa tem vontade, eu apoio. Mesmo sabendo que em algum momento o cara vai se tocar que na realidade é uma bosta e totalmente desnecessário, é uma experiência que vale a pena pra quem tem o fetiche. Depois vende ué, que é que tem? Aliás, talvez seja mais negócio alugar algumas vezes né kkkk sei lá... Pelo menos não tem o segundo trabalho de passar pra frente essa desgrama...

T-Rodman
Como assim? Vc está se referindo àquelas 2x12 que tem um falante em cima e outro embaixo e tem o ângulo? Saiba que nem toda 4x12 tem esse ângulo, e que esse ângulo não tem unicamente a função de espalhar mais o som, mas o timbre também fica diferente, como pode ser escutado aqui.

Eu toquei numa dessas 2x12 slanted num estúdio em SP uma vez, achei bacana. Tinha um logo Marshall mas não era Marshall. Ainda prefiro a minha 2x12 reta oversized.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


acabaramosnicks
Você sabe melhor que eu que geralmente a pessoa pega uma 4x12 não por necessidade, mas simplesmente porque é mais daora
Bem... Eu nada tenho à ver com isso. Apenas sei muito bem que não existe necessidade...
Eu já passei dessa fase, mas se a pessoa tem vontade, eu apoio.
Eu, talvez à mais tempo que você. Mas não apoio. Simples assim.
totalmente desnecessário
Exatamente...
é uma experiência que vale a pena pra quem tem o fetiche
Eu tenho um amigo - que já tocou comigo, e não é garoto - que tem essa onda, e falou isso outro dia no nosso grupo de zapzap... Dei-lhe um puxão de orelha... Kkkkkkkkk
Abç

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu entendo sua posição, afinal, é coisa de guitarrista, mas mantenho a minha.
Veja, quem curte carros, adrenalina e velocidade, o cara simplesmente tem essa vontade de dar aquela estilingada com um carro potente, e geralmente só passa depois que o cara realiza esse fetiche. Há quem se coloque em dividas, há quem turbine o gol quadrado e se exponha a riscos na rua. Há quem junte suas moedas pra pagar um track day num carro alugado.
O fetiche do half stack em mim só passou depois que eu realizei. Hoje eu não me dou o trabalho porque, novamente, é desnecessário, mas Deus me livre de conviver com essa vontade pra sempre. Quem não pode comprar, que pague um estúdio ou alugue ao menos uma vez na vida, e seja feliz! Mas que tenha o bom senso de largar mão dessa besteira logo após.

T-Rodman
Veterano
# set/20
· votar


acabaramosnicks
https://www.youtube.com/watch?v=0bEH4gKbT6E
ou
https://www.youtube.com/watch?v=7ehQafFi-DY

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/20
· votar


T-Rodman
A Roxstage vende isso.

BrotherCrow
Membro Novato
# set/20
· votar


acabaramosnicks
Mauricio Luiz Bertola
Hoje em dia toco só em casa. Eu mantenho duas caixas de 1x12 e estou sempre trocando os falantes pra testar. Já tive 4x12 e vendi porque não conseguia microfonar de um jeito que prestasse. Discordo quando o Bertola diz que 4x12 é besteira pra quem não toca em palco grande: tem timbres que você só consegue com uma 4x12, não só por causa do tamanho do gabinete, mas também porque permite combinar vários falantes diferentes. E pra volume tem várias soluções (atenuador, isobox, etc).

Então se o cara quer uma 4x12, pode pagar, tem onde colocar e consegue administrar o volume... deixa o cara. Pra um profissional é burrice pegar um equipamento que dá trabalho e não é dimensionado pra finalidade, mas pra quem toca por hobby, como diz meu pai "mais vale um gosto na vida que um caminhão de abóbora" hehehe.

Hobby é foda. Enquanto você não realiza o "sonho", você vai comprando coisas mais baratas que você acha que vão substituir... aí quando você vê dava pra ter realizado o sonho com a grana que você gastou em porcaria.

Vê o Eduardo Costa: compartilharam um tempo atrás um vídeo dele tocando mal pra cacete com uma coleção de guitarras caríssimas. Eu não fico puto com isso, pelo contrário, acho legal um cara que tem muito dinheiro querer gastar com guitarra. Não tenho essa "ain, mas ele tem equipamento bom, então tem obrigação de fazer música boa". O cara tá curtindo, o dinheiro é dele, bom pra ele.

T-Rodman
Veterano
# set/20
· votar


acabaramosnicks
por 256USD? que é mais barato do que comprar 2 falantes celestion vintage chinês?
esse era o primeiro ponto - o preço da caixa. O segundo seria que 4x2 soa mais gostoso do que 4x4 nesses videos ai que testaram o produto.

por mim, eu to feliz com minhas 1x12 e 2x10 ligadas ao mesmo tempo, rs.

amplexos

T.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


BrotherCrow
Discordo quando o Bertola diz que 4x12 é besteira pra quem não toca em palco grande:
Beleza, é por aí mesmo... A gente só aprende alguma coisa quando encontra algo que a gente ainda não viu...
Explicando: Eu toco "ao vivo" à muuuito tempo. E nunca ví/ouví um guitarrista que estava tocando comigo precisar realmente de uma 4X12 nos palcos em que a gente tocou (o maior foram no anfiteatro da UERJ, Na Lona Cultural de Realengo e num palco grande de praça em Monte Alto/Arraial do Cabo). De todos esses shows, o único em que uma caixa 4X12 foi usada foi no da UERJ (um Tremendão), e alí no anfiteatro (grande pra caramba), impediu o restante da banda de se ouvir direito no próprio palco, e, para o P.A, pouca diferença fez.
Quanto ao que vc falou: Pesquisar timbres... até concordo. Mas dificilmente isso é de fato feito "na estrada" - funciona bem em estúdio...
Quanto à questão de "mais vale um gosto na vida que um caminhão de abóbora", eu não discordo disso não também... Mas, como eu (e todos os caras da minha banda), sou um pai-de-família (como muitos aqui), com prioridades bem acima de certos "gostos" pessoais (ainda mais atualmente), eles ficam bem secundarizados em favor da relação custo-benefício.
Hobby é foda. Enquanto você não realiza o "sonho", você vai comprando coisas mais baratas que você acha que vão substituir... aí quando você vê dava pra ter realizado o sonho com a grana que você gastou em porcaria.
Fato inquestionável...
Se bem que, no meu caso, não tenho mais "sonhos" em relação à equipamentos.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


acabaramosnicks
O fetiche do half stack em mim só passou depois que eu realizei. Hoje eu não me dou o trabalho porque, novamente, é desnecessário, mas Deus me livre de conviver com essa vontade pra sempre. Quem não pode comprar, que pague um estúdio ou alugue ao menos uma vez na vida, e seja feliz! Mas que tenha o bom senso de largar mão dessa besteira logo após.
Concordo plenamente...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Saquem só esse show do grande Ian Paice, saquem só o guitarrista. Ele tá usando uns JTM com 4X12:


BrotherCrow
Membro Novato
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O grande paradoxo do gear profissional vs. amador é que o profissional se preocupa com praticidade porque aquilo pra ele é trabalho, então ele vai querer um esquema que resolva o problema sem frescura. O amador não liga de ter um gear complicado e hiperdimensionado, porque muitas vezes aquele equipamento não vai sair de casa, e quando sai o cara liga menos pro incômodo porque tá só se divertindo.

No caso do cab 4x12, é isso. Acho que vi mais cabs 4x12 na casa dos amigos que tocam em casa do que nos palcos das bandas locais. Eu matei a tara dos 4x12... mas tenho um exagero de guitarras, sets de pedais e amps que não seriam nada práticos de usar fora de casa. Então, fica essa parada esquisita de os amadores terem equipamentos melhores do que os profissionais.

Nos EUA tem uma expressão que eu acho engraçada: o "blues lawyer", ou advogado do blues. É o cara de meia-idade (pode ser advogado ou não hehe) que não toca porra nenhuma, não tem banda ou se tem toca uma vez por ano, mas tá lá com uma Gibson e um Fender Twin achando que é o Bonamassa. E tem MUITOS por aí.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


BrotherCrow
Acho que vi mais cabs 4x12 na casa dos amigos que tocam em casa do que nos palcos das bandas locais
Também já presenciei esse "fenômeno" - e ninguém ouviu nada...
Kkkkkkkkkkk.......
Essa galera "Blues Lawyer" (curtí o termo...), é comédia mesmo...
O guitarrista da minha banda vendeu uma Gibson Les Paul que era do primo dele (e que se mudou para a Europa), e que tinha pertencido ao Augusto Licks, para um cabra lá das Minas Gerais, que pagou algo em torno de 20 mil fascistas nela! O cabra vei ao RJ buscar a dita cuja de avião, e, obviamente... não tocava quase nada...
Pois é... a vida é assim...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é melhor: Um amp com 1 falante de 12/15'' ou com 2 falantes de 8''?