Amplificador Distorcendo o somdps de um tempo

    Autor Mensagem
    Du Bass
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Du Bass


    Ola. Tenho um Warm Music BS15C 200watts. Sempre me deu algum tipo de problema,e agora,dps de um tempo que eu estou tocando nele,cerca de 5 a 10 minutos,ele começa a distorcer o som. O que pode ser? Creio que seja algo que conforme vai esquentando causa isso.

    Fiquem com Deus

    vitor_svp
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Du Bass

    Creio que seja algo que conforme vai esquentando causa isso.


    O próprio nome já diz: WARM MUSIC.

    Gui
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Du Bass
    baixo ativo ou passivo?

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Gui
    O Baixo é Ativo. Ja troquei a bateria dele por uma que eu tinha aqui,tb aconteceu a mesma coisa. Vou comprar uma nova,mas tb creio que nun seja isso,pq essa ultima bateria faz 3 meses que eu tenho.

    Eu queria ver se dava pra eu mesmo consertar. Tenho capacidade de consertar se eu saber o que é. Acontece que sou leigo em eletronica,mas saberia fazer tudo certinho. Estou sem dinheiro,e seria uma cacetada ter que pagar pra consertar ele agora.

    Nao da pra ter uma ideia do que é?

    Abraço.Fiquem com Deus.

    DotCom
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Geralmente é merda no estágio de saída.
    Tem como testar os transistores?

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    DotCom
    Com um multimetro?

    DotCom
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Du Bass
    Suponho que esse estágio de saída seja com BJTs, operando em classe AB (sem conhecer "pessoalmente" o ampli fica meio complicado).
    Se for, cheque o funcionamento (e o beta) deles com um multímetro.
    Mas como vc disse que ele só dá problema depois que esquenta, aí talvez complique pra fazer essas medições. A frio pode parecer tudo normal.
    Cheque também os responsáveis pela polarização desses transistores (resistores e/ou diodos).
    No site do pedrone ele fala sobre um ampli de contrabaixo (da meteoro) que ele consertou, os problemas eram um pouco parecidos, pode valer a pena dar uma olhada.
    www.pedrone.com.br

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Du Bass
    · votar


    DotCom
    Fui ver o site do Pedrone e não tinha sobre isso...


    Mas olha,eu notei agora,que parece que junto quando o som começa distorcer,começa a sair fumaça(bem poco) do botão de liga/desliga. Eu abri o cubo,e aparentemente não tem nada danificado. Não sei por que,mas penso que tem haver com o fusivel. Por que um queimou,e dai eu perdi ele. E troquei por um de 8A,dps de 10A,e agora esta funcionando. Mas e se o valor do que ta (10A) for menor do que estava antes,apesar de estar funcionando?

    Editado: Percebi outra coisa,mesmo depois de desligado,se eu fico mechendo o cubo,ou tocando na parte de traz dele (onde tem o dissipador) ele faz barulho,e mesmo tirando ele da tomada ,ele faz isso durante um tempo tb.

    Abraço
    Fique com Deus

    Gui
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Du Bass
    o fusivel eu acho que é muito alto..se tiver que torrar algo..vai torrar...e o fusivel não terá função!!

    vê se num tem um cooler ou um dissipador...dá uma limpada...talvez melhore!!

    e uma boa parte dos amps funfa por uns dois ou tres segundos antes de desligar...depois de apertar o botão ou tirar da tomada!

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Gui
    tem um dissipador mt grande atraz dele. Quando eu toco nele faz barulho. Nunca foi de acontecer isso. E se eu fico tocando por mt tempo,começo a escutar alo "fritando" ali no botão liga desliga,e a luzinha do botão começa a oscilar. E realmente isso que vc disse é verdade,ele funciona até usn 3 segundos dps de desligado..mas o que eu quis dizer nun é só esses 3 segundos,é questao de 30 segundos...

    Como vou limpar o dissipador?

    Abraço
    Fique com Deus

    bnnunes
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Du Bass

    dpendendo d como for o dissipador um pano umido limpa, agora tem uns q soh no ar comprimido...ai agnt tem q inventa um "subterfugio tecnico"...

    talvez ele esteja distorcendo por causa d algum capacitor zuado, dps d quente ele da pau e num filtra ou executa qlqer q seja a função dele direito; demora + pra descarrega(oq explik ele fik mto tempo funcionando dps d desligado); e ta dando alguma fuga pra carcaça(oq explik o barulho qndo encosta no dissipador)...eu checaria os capacitores "grandes" ants d qlqer coisa, ve se eles estao "inchados"...c forem eles eh soh comprar um igual numa loja d eletronica e ja era...verifik tmbm a solda deles na placa, talvez esteja em curto com alguma coisa...
    abraços...

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Du Bass
    · votar


    bnnunes
    Vou fazer isso agora mesmo. Ja posto.

    Editado: O Disspador não esta sujo


    Abraço
    Fique com Deus

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Du Bass
    · votar


    Chequei todos os capacitores,nenhum defeito aparente. Só o mesmo cheiro de algo queimando,e as vezes um barulinho de algo "fritando" tb...num tem nenhuma outra falha aparente tb.

    Editado:

    Olha,encontrei esses 4 diodos..achei meio estranho,parecem trincados:

    http://www.4shared.com/file/48918880/ff4e49cf/Untitled_1.html


    Começo subir fumaça pelo botão de liga/desliga tb. Parece que o problema ta nele tb...

    bnnunes
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    diodo trincado eh sinal de sobrecarga...eu lembro q agnt jogava 30 volts num diodo d 10 soh pra v ele trinca qndo tava no senai...e trincava...diodo eh um negocio barato,trok i v oq acontece, presta atenção na polaridade...Ps:crtza q isso eh um diodo???eu to acostumado com akeles pretinhos...
    abraços...

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    bnnunes
    Certeza sim. Vou trocar,mas sera que são eles? Até pq,se estivessem tão danificados nem funcionaria,não é?

    To até desistindo e querendo levar para alguem consertar. O dificil é que tb nun sei ninguem de mt competencia pra consertar.

    Abraço
    Fique com Deus

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Vou levar o amp a um tecnico. Dps posto o que aconteceu.

    Abraço. Fiquem com Deus

    blueshelicopterman
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ola. Tenho um Warm Music BS15C 200watts. Sempre me deu algum tipo de problema,e agora,dps de um tempo que eu estou tocando nele,cerca de 5 a 10 minutos,ele começa a distorcer o som. O que pode ser? Creio que seja algo que conforme vai esquentando causa isso.

    Fiquem com Deus

    Pelo que vc descreveu, o amp está recebendo uma voltagem da rede maior do que a normal.
    Sugiro fazer o seguinte:
    1-Verifique se este seu amp tem uma chave seletora de voltagem de entrada (tipo: 110, 127, 220). Se tiver coloque na posição 127 e observe o que acontece.
    2-Caso não seja isso, sugiro verificar com um técnico habilitado a verificação interna da voltagem do secundário do seu transformador de alimentação.
    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador Distorcendo o somdps de um tempo