Válvulas vão faltar?

Autor Mensagem
Alex Vaughan
Veterano
# nov/07


Será que vão faltar válvulas para os nossos amplis? Pois quase não são fabricadas para nada; a não ser para amplis.

wiskeria
Veterano
# nov/07
· votar


não, a fabricação de valvulas está aumentando a cada dia... afinal para muitos só esta caindo a ficha agora que as valvulas tem o melhor som para instrumentos.

kelson
Veterano
# nov/07
· votar


Alex Vaughan
pra vc ter ideia, a fabricacao de valvulas hoje eh o triplo de vezes do que era feito no final da decada de 60.
e para fins militares elas sao eternas.

MANFREDINI
Veterano
# nov/07
· votar


e para fins militares elas sao eternas
o.O???

Tiruk
Veterano
# nov/07
· votar


MANFREDINI
a quantidade de aparelhos que se usa na área militar que são valvulados é muito grande.

MANFREDINI
Veterano
# nov/07
· votar


Tiruk
tipo o que?

kelson
Veterano
# nov/07
· votar


MANFREDINI
transmissores, receptores, geradores de onda, radares de pequeno e grande porte, e sei lá oq mais.

Penta_Blues
Moderador
# nov/07
· votar


Boa tarde!!!

kelson
e para fins militares elas sao eternas.
Cara, substitua "militares" por "musicais" e eu concordo plenamente contigo...
Equipamentos militares valvulados só foram eternizados por estarem hoje expostos em museus e coleções particulares.
Valeu!!!

Zeraus
Veterano
# nov/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Válvulas vão faltar?

Tópico true terrorista!

Nem me fale uma coisa dessa!


Penta_Blues
Equipamentos militares valvulados só foram eternizados por estarem hoje expostos em museus e coleções particulares.

Eu lembro de ter lido o carlos adolphs dar uma opinião diferente.

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Zeraus
Eu lembro de ter lido o carlos adolphs dar uma opinião diferente.
Também me lembro disso, meu camarada, e como toda e qualquer opinião, é digna de ser respeitada. Mas como sou "da casa", acredito estar com informações mais atualizadas, não é mesmo?...
Valeu!!!

wiskeria
Veterano
# nov/07
· votar


ser da casa não significa estar atualizado, aliás o Carlos é da casa tb.

wiskeria
Veterano
# nov/07
· votar


ser da casa não significa estar atualizado, aliás o Carlos é da casa tb.

Cambraia
Veterano
# nov/07
· votar


As válvulas nunca vão acabar...existe muita gente no mundo atrás de alta fidelidade sonora. Mercado é o que não falta...

ataqueperiferico
Veterano
# nov/07
· votar


alta fidelidade é com o transistor!!
colorido legal a pampa é com a válvula!!!

e outra os milico num iam ficar esse tempo todo parado no tempo, o transistor é melhor q a válvula em uma porção de coisas todo mundo ae sabe disso!!

vide:
tv
rádio
amplificadores de todos os tipos(powers, prés e tudo mais)
e tantas outras coisas....

se a gente for falar de som ae blz, a válvula pra dar aquele colorido legal é sem dúvida a melhor pedida

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/07
· votar


Válvulas vão faltar?

Bom, eu me preocupo mais é com a agua potável do planeta ;)

Filipe Reis
Veterano
# nov/07
· votar


Cambraia!? será que é o Sr. Cambraia dos trafos?

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

wiskeria
ser da casa não significa estar atualizado, aliás o Carlos é da casa tb.
Quando disse isso, a intenção era a de dizer que sou militar há vinte anos e por esta razão acho que sei o que anda acontecendo com o Exército onde sirvo por tanto tempo, não acha?
Quanto ao Carlos, até onde sei ele é "da casa" no que se refere a eletrônica e não à carreira das armas.
Como o nosso camarada ataqueperiferico comentou, vc acha realmente que nós militares estaríamos parados no tempo usando equipamento valvulado ainda? Onde seriam aplicados? Comunicações? Direção de tiro? Aviônica? Informática?!
Mesmo não sendo profundo conhecedor, vc seria capaz de imaginar o tamanho de um equipamento militar de comunicação valvulado? Qual seria a sua utilidade? Vc é capaz de imaginar que um rádio, por exemplo, teria que ser "dinossauricamente" grande para ter, por exemplo, grande alcance e ser dotado de dispositivos de contra-medida eletrônica?
Pense nisso...
Valeu!!!

helciof
Veterano
# nov/07 · Editado por: helciof
· votar


Eu já ouvi comentários, que alguns modelos de Migs (aviões de caça russo), usavam válvulas! ( subminiatura e nuvistor ) Sabem o motivo? Eu acredito que os russos temiam que, se por acaso, detonassem uma bomba eletromagnética, tipo, um pulso de extrema potência, os semi-condutores já não seriam a boa opção. As junções se romperiam.
Mas hoje em dia, a coisa tá bem mais segura, pois alguns semi-condutores já possuem dispositivos de proteção, em suas entradas, como diodos Schottky.
Nos CRT de monitores e TV, aquilo é uma válvula, o microondas da sua casa também tem uma (manegtron), radares, transmissores HF de alta potência e muitas outras parafernálias usam válvulas!
Aqui no meu trampo, tem um transmissor de 5000 Watts com válvula 4CX10000 da Eimac, e outro com 10K Watts japonês (JRC), e muitos equipamentos militares usam válvulas sim!

Dá uma olhada no link sobre os Migs, não tão antigos asssim, e bem melhores que qualquer coisa que dos militares daqui!

http://www.geocities.com/siafdu/foxbat.html

"My God! Look what this thing is made of! Why, the dumb bastards don't have transistors; they're still using vacuum tubes! These engines are monsters!

ataqueperiferico
Veterano
# nov/07
· votar


helciof
fala mestre, acredito sim q existam ainda sim aparelhos q usam válvulas pq as vezes as opções q eles oferecem sejam melhores q as opções do transistor, vide um amplificador de guitarra por exemplo, pro gosto da galera, A MAIORIA vai de valvulado, mas no todo existem opções, como transmissores em transistor e tudo mais...

não sou militar, mas acredito em q se tratando de brasil, se existem esses equipamentos aqui é q o descaso com o serviço militar no brasil é latente, não existe investimento em tecnologia, então se tá funfando vai o q tiver mesmo!! se eu tiver errado me corrijam

abrá

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

helciof
Os B'52 também usavam válvulas. Não vou comentar muito sobre isso porque não conheço o assunto.
O que posso dizer com muita tranquilidade é que os equipamentos rádio valvulados que o Exército possuia estão todos substituídos por terem se tornado obsoletos. A partir de 1995 houve a gradual substituição destes equipamentos por transistorizados, portanto, não há equipamentos militares modernos valvulados. A razão é bem simples: "nanotecnologia". É fisicamente impossível reduzir-se o tamanho de uma válvula a ponto de torna-la "micro" e preservar as suas características. E se fosse, o que aconteceria com o calor gerado por elas? E os transformadores necessários para "tocar" estas micro-válvulas? E a fonte de energia para os mesmos? E a manutenção deste equipamento? Se fosse possível, imagina o preço de uma válvula desse tipo em comparação com os transistores...
Estes equipamentos do seu trampo, são de emprego militar?
Só mais uma pergunta, meu camarada. Por acaso vc não estaria confundindo transistores de germanium com válvulas?
Quanto aos MIG, de acordo com o seu conceito sobre "não tão velho assim", vou considerar um elogio já que estou mais ou menos com a mesma idade dessas aeronaves...rs

ataqueperiferico
Como eu disse, existem sim equipamentos que utilizam válvula, mas não mais de emprego militar e os que haviam ou estão obsoletos ou sendo substituídos, se é que ainda estão em atividade...

Valeu!!!

Cambraia
Veterano
# nov/07
· votar


ataqueperiferico
Óbvio que o transistor é melhor do que a válvula em alguns aspectos como amplificação e capacidade de miniaturização. Porém, a galera que aprecia o som prefere a válvula não porque dá um "colorido",aliás, esse termo nem existe fisicamente. O que acontece é que a saturação gerada pela válvula é mais suave, agradando mais aos ouvidos. Já o transistor satura em um nível bem determinado, ou seja, uma saturação mais brusca que, normalmente, não agrada a todos. Em relação a isso é que eu me referia a alta fidelidade.

Filipe Reis
Hahahah! Acho que esse senhor só tem o mesmo sobrenome que eu, não fabrico trafos.

Cambraia
Veterano
# nov/07
· votar


Ah,claro.Estou falando de distorção! Para sim limpo, acredito que exista uma certa indiferença quanto ao uso de um ou outro.

wiskeria
Veterano
# nov/07
· votar


E os tanques e jipes militares do Brasil são novos ou aqueles de 30 anos atrás?

guitartube
Veterano
# nov/07
· votar


kelson
pra vc ter ideia, a fabricacao de valvulas hoje eh o triplo de vezes do que era feito no final da decada de 60.

Info furada cara, é só raciocinar que vc vai ver que isso é uma falácia. Nos anos 60 tudo era 'a válvula. Todos os milhões de rádios, tvs, som, telégrafos, amplis musicais, etc... Como pode ser mais fabricada numericamente hoje em dia? Até hj não se esgotou as N.O.S.

e para fins militares elas sao eternas

Pow, tá de sacanagem né????

Tiruk
a quantidade de aparelhos que se usa na área militar que são valvulados é muito grande.

Nem na Albânia isso é verdade.

guitartube
Veterano
# nov/07
· votar


helciof
Eu já ouvi comentários, que alguns modelos de Migs (aviões de caça russo), usavam válvulas!

Isso foi no passado cara, e um alguns limitados instrumentos da aeronave. Vc já pensou em um controlador valvulado? Giroscópio? O avião ia voa com um gerador.......
Agora existe sim, teóricamente uma opção de se destruir circuitos não valvulados via tx eletromagnética, mas a réplica seria proteção via materiais com filmes finos. A opção de se voltar aos circuitos valvulados para se proteger desta ameaça é ridículo. Imagine uma CPU valvulada?

kelson
Veterano
# nov/07
· votar


guitartube
cara, eu nao ia voltar nesse topico pq já ficou muito descurso belico e blablabla..
bem, o numero de fábricas no final e até metade da década de 70 era consideravelmente um pouco maior do que de agora, pelo menos no brazil eram 3. Mas em termos de produção mundial, vc pega a escala e vÊ quantos amps foram fabricados pós 80 até então? todos eles usam NOS então? usaram e ainda só axasse NOS?
o lance do NOS ter sido tão badalado é por causa de nostalgia e gringo adora relembrar seus momentos de glória. Senão tavam todas as valvulas tomando poeira em algum lugar debaixo de placas de televisões e rádios com o leitor óptico estragado.

e pq q se falam em armamento bélico vcs só pensam em equimentos de trincheira? Satélites e salas do tamanho do mineirinho pra transimssão de rádio e altas frequencias nao contam?
axo ki o problema maior é levar tudo ao extremo, como "valvula sim transistor não" e vice-versa.
axo q há discussões melhores a fazer. não sou armamentista nem cientista louco por guerras. sou só um músico que admira o som das valvulas e muitos circuitos analógicos e pronto.

O lance é que pelo menos em alguns países teve-se uma quebra entre as décadas, quanto ao uso de equipamentos valvulados, na europa em geral eles nunca tinha sido abandonados, ou tratados como obsoleto, o foco da indústria mudou, se aprimorou, e nós aqui só pq vemos as coitadas com desconfiança e em muitas poucas vezes, ficamos axando tbm, que é obsoleto.

ataqueperiferico
Veterano
# nov/07
· votar


Cambraia
o termo "colorido" eu tirei de um artigo q eu li na audiolist um tempo atrás, foi o edu silva, um grande mestre em eletrônica e audio como alguns aqui deste forum q disse, e no artigo ele discute com mais 2 grandes mestres (q não me lembro os nomes agora) sobre essas coisas de válvula x transistor e tal...

em síntese eles falavam o q estamos falando aqui, mas só enfatizei o termo q vc empregou pq é erronêo pensar em "alta fidelidade" e associa-la a válvula, mas entendi o q vc disse. Os amantes de amplis valvulados realmente buscam um som mais aveludado e coisa e tal... é isso ae.

abrá

ataqueperiferico
Veterano
# nov/07
· votar


kelson
digamos então q é quase obsoleto!!

helciof
Veterano
# nov/07 · Editado por: helciof
· votar


Volto a afirmar, que as forças armadas em geral, não só no Brasil, ainda usam válvulas.
Existem certos equipamentos de alta potência, em SHF e microondas, que usa válvulas TWT (travelling wave tube) e Klystron, e usadas também em satélites comerciais e militares.
Nos aviões militatres usam TWT nos ECM, ECCM.
Nos satélites, válvulas TWT para banda C, Ku, X (usada pelos militares). Hoje mesmo (dia 9/11/2007) será laçado um satélite para a Star One / Embratel, com com TWT para as bandas C, Ku e X! Vejam o lancamento do C1 ao vivo (horário de +/- 20H Brasília)no link: http://www.videocorner.tv/index.php?langue=en

Equipamentos comerciais como transmissores de radio AM (ondas médias e curtas), TV e FM em muitos serviços usam válvulas de cerâmica com refrigeração forçada.
Dá uma olhada num bichinho de 10KW para HF :

http://www.centralcom.com/harris_transmitter.htm


http://www.broadcast.harris.com/product_portfolio/product_details.asp? sku=WWWSIGMAUHFTV

Fiz um link, http://valvestate.fateback.com/specialtubes.htm
com algumas fotos que tirei hoje (9/11/2007), com válvulas especiais.

kelson
Veterano
# nov/07
· votar


helciof
o limite das coisas está apenas em discursos retrogados, faceados em modernidade, já dizia um velho filósofo alemão. ou indo mais fundo, tá tudo no mito da caverna, como diz platão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Válvulas vão faltar?