Caixa 4x12 com 2 falantes apenas

    Autor Mensagem
    Badoe
    Veterano
    # out/07


    Seguinte, tenho uma 4x12 meteoro.
    Comprei 2 Eminences (Governor). Estou na dúvida entre fazer ums 2x12 com eles ou instalá-los na minha 4x12 e futuramente adquirir + 2 para completar, mas ai vem a dúvida:

    A caixa apenas com 2 falantes (os outros dois locais ficariam vagos) haverá algum prejuizo no som?

    Obrigado.

    hughet
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que não tem problema de deixar só com 2... Vai contunar bom, depois você coloca mais 2... Ou se não deixa 2 que veio já no meteoro com mais 2 que você comprou, será que fica bom?

    emaniox
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Talvez seja bom vc tapar os buracos dos falantes que faltam. Fora isso, nao imagino nenhum pronblema.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Badoe
    Cuidado com a ligação dos falantes, pois, se vc ligar os dois em paralelo, a impedância resultante será a metade da dos falantes (2 de 8ohms em paralelo = 4ohms), e se ligar em série, será o dobro (2 de 8 ohms em série = 16 ohms). Quando se ligam os 4, a ligação é em série-paralelo (combinando os dois tipos de ligação), daí o resultado será o mesmo do falante individual (4 de 8 ohms em série-paralelo = 8 ohms). Assim, vc deve consultar o manual de seu amp para saber em qual a impedância mínima, se vc ligar abaixo disso (impedância mínima = 8 ohms e ligar em 4 ohms), o amp queimará; se ligar com o dobro da impedância mínima (impedância mínima = 8 ohms e ligar em 16 ohms), o rendimento cairá pela metade (mas o amp não queimará, ao contrário, funcionará com folga, aumentando a durabilidade).
    Abç

    Guitarrist
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aproveitando o tópico,

    Mauricio Luiz Bertola
    Eu tenho um esquema de ligação série/paralelo, já fiz uma vez e foi tudo bem. Mas eu queria ter certeza se acertei a impedancia, ou seja, na prática, como eu certifico se fiz corretamente a ligação dos falantes?
    Abraço.

    Badoe
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigado pelas dicas, sempre muito precisas.

    Aproveito para fazer mais uma pergunta:
    Com uma 2x12 com dois Governor (75 wats/cada), comparando com essa minha Meteoro 4x12 (200 wats), será que sentirei muita falta de graves/potência? É pra usar com um head 100% valvulado de 100 wats.

    Slashy
    Veterano
    # out/07
    · votar


    mas tem uma questão se a caixa da meteoro
    tem 200 watts
    cada falante tem 50 watts
    não se você pode colocar falantes com wattagem maior
    depende do seu cabeçote
    quantos watts tem seu cabeçote?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Guitarrist
    Se vc seguiu o esquema, está certa a impedância.
    Badoe
    Sim, pois o deslocamento de ar de um caixa 4X12 é o dobro da 2X12, mas creio que vc estará ben servido.
    Abçs

    lukharp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Guitarrist
    Olá,use um multímetro desses mais simples,sempre é bom conferir!

    Guitarrist
    Veterano
    # out/07
    · votar


    lukharp
    Isso. Eu não tenho mutimetro, mas penso em comprar um pra testar. Como que eu faço o teste? Valeu.

    wiskeria
    Veterano
    # out/07
    · votar


    na boa, faça uma caixa 2x12 fechada na traseira, será facil de transportar e com eminence terá ótimo som, de certeza ficará com sonoridade bem melhor que a meteoro 4x12.

    Badoe
    Veterano
    # out/07
    · votar


    wiskeria
    É vou nessa mesmo. Minha coluna não aguenta mais carregar uma 4x12.

    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa 4x12 com 2 falantes apenas