Autor |
Mensagem |
Badoe Veterano |
# out/07
Seguinte, tenho uma 4x12 meteoro. Comprei 2 Eminences (Governor). Estou na dúvida entre fazer ums 2x12 com eles ou instalá-los na minha 4x12 e futuramente adquirir + 2 para completar, mas ai vem a dúvida:
A caixa apenas com 2 falantes (os outros dois locais ficariam vagos) haverá algum prejuizo no som?
Obrigado.
|
hughet Veterano |
# out/07
· votar
Acho que não tem problema de deixar só com 2... Vai contunar bom, depois você coloca mais 2... Ou se não deixa 2 que veio já no meteoro com mais 2 que você comprou, será que fica bom?
|
emaniox Veterano |
# out/07
· votar
Talvez seja bom vc tapar os buracos dos falantes que faltam. Fora isso, nao imagino nenhum pronblema.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# out/07
· votar
Badoe Cuidado com a ligação dos falantes, pois, se vc ligar os dois em paralelo, a impedância resultante será a metade da dos falantes (2 de 8ohms em paralelo = 4ohms), e se ligar em série, será o dobro (2 de 8 ohms em série = 16 ohms). Quando se ligam os 4, a ligação é em série-paralelo (combinando os dois tipos de ligação), daí o resultado será o mesmo do falante individual (4 de 8 ohms em série-paralelo = 8 ohms). Assim, vc deve consultar o manual de seu amp para saber em qual a impedância mínima, se vc ligar abaixo disso (impedância mínima = 8 ohms e ligar em 4 ohms), o amp queimará; se ligar com o dobro da impedância mínima (impedância mínima = 8 ohms e ligar em 16 ohms), o rendimento cairá pela metade (mas o amp não queimará, ao contrário, funcionará com folga, aumentando a durabilidade). Abç
|
Guitarrist Veterano |
# out/07
· votar
Aproveitando o tópico,
Mauricio Luiz Bertola Eu tenho um esquema de ligação série/paralelo, já fiz uma vez e foi tudo bem. Mas eu queria ter certeza se acertei a impedancia, ou seja, na prática, como eu certifico se fiz corretamente a ligação dos falantes? Abraço.
|
Badoe Veterano |
# out/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola Obrigado pelas dicas, sempre muito precisas.
Aproveito para fazer mais uma pergunta: Com uma 2x12 com dois Governor (75 wats/cada), comparando com essa minha Meteoro 4x12 (200 wats), será que sentirei muita falta de graves/potência? É pra usar com um head 100% valvulado de 100 wats.
|
Slashy Veterano |
# out/07
· votar
mas tem uma questão se a caixa da meteoro tem 200 watts cada falante tem 50 watts não se você pode colocar falantes com wattagem maior depende do seu cabeçote quantos watts tem seu cabeçote?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# out/07
· votar
Guitarrist Se vc seguiu o esquema, está certa a impedância. Badoe Sim, pois o deslocamento de ar de um caixa 4X12 é o dobro da 2X12, mas creio que vc estará ben servido. Abçs
|
lukharp Veterano |
# out/07
· votar
Guitarrist Olá,use um multímetro desses mais simples,sempre é bom conferir!
|
Guitarrist Veterano |
# out/07
· votar
lukharp Isso. Eu não tenho mutimetro, mas penso em comprar um pra testar. Como que eu faço o teste? Valeu.
|
wiskeria Veterano |
# out/07
· votar
na boa, faça uma caixa 2x12 fechada na traseira, será facil de transportar e com eminence terá ótimo som, de certeza ficará com sonoridade bem melhor que a meteoro 4x12.
|
Badoe Veterano |
# out/07
· votar
wiskeria É vou nessa mesmo. Minha coluna não aguenta mais carregar uma 4x12.
Valeu.
|