Potência de amplificador

Autor Mensagem
Hendrix
Veterano
# out/03 · Editado por: Hendrix


qual potência mínima de amp é boa pra tocar bem alto em ensaios e sem saturá-lo?

Hendrix
Veterano
# out/03
· votar


?

meiomundo
Veterano
# out/03
· votar


Pelos menos uns 50w e falante de 12". Já toquei com amps de menor potência e falantes menores e apesar do volume estar alto, não há aquela presença de guitarra.
Se for um amp valvulado pode ter menos potência. Mas mantendo pelo menos um falante de 12".

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


meiomundo
da pra fazer ensaios legais a partir de uns 30W, mas realmente, com 50 fica melhor.

quanto a ser valvulado ou SS, não há diferença. é pura lenda essa história de que Valvulado toca mais alto.
vc pode ter 50w em um valvulado ou 50w em um SS, para o falante, não interessa que tipo de tecnologia foi empregada no estágio de potencia, oq interessa é q são 50w e só.

meiomundo
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
Vou ter que discordar do amigo. Certamente 30w são trinta watts, seja valvulado seja transistorizado. A questão não é potência e sim o rendimento dessa potência. Com um amp valvulado se tem uma melhor resposta de som, mesmo com ele trabalhando em temperatura elevadas. Diferente dos transistorizados que em temperaturas mais altas tem perda de performace.
Além disso a própria observação prática comprova isso. Um monte de bluseiros toca com o blues júnior que tem 15W. Levo meu amp valvulado de 25w e ele rende muito mais que um Valvestate de 100w.
Não estou querendo dizer que um amp de 15w valvulado tenha mais potência que eu SS de 15w. Mas é evidente que o valvulado rende muito mais em condições práticas.

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


meiomundo
terei denovo que discordar de você

o que você define como "rendimento"? Volume em dB?

muito bem, se for volume em dB, deixe-me definir um termo que poucos levam em consideração ao comparar amplificadores.
a "Sensibilidade" de um alto-falante.
Sensibilidade é a pressão sonora em dB medida a um metro de distancia perpendicular do centro do cone com 1 watt RMS aplicado ao falante.
alguns falantes tem 80dB de sensibilidade, outros tem 90, alguns drives de corneta chegam a ter 100dB de sensibilidade.

Tomemos um falante de 85 dB de sensibilidade por exemplo.
ao aplicarmos 1 watt RMS teremos uma pressão sonora de 85 dB a um metro. dobrando a potencia (2w) teremos 88dB, dobrando mais uma vez, teremos 91dB, com 8w teremos 94dB e assim vai. cada vez q dobramos a potencia, ganhamos 3dB de pressão sonora.

Se Pressão Sonora (SPL) for oq você define como rendimento, o rendimento depende do falante, e não da tecnologia empregada no estágio de potencia.

mais alguns detalhes devem ser levados em consideração.
amplificadores valvulados costumam ter (em geral, mas não em casos especificos) menos potencia q amplificadores de estado sólido. é fácil encontrar valvulados de até 50w. mais q isso já é meio raro (mas existem).
enquanto é facil encontrar amps SS de 100, 200, 500 watts RMS. o fabricante Banda Audio Parts tem amplificadores de mais de 1000 watts RMS.
deste modo, os amplificadores de estado sólido, em geral, são equipados com falantes cuja bobina suporta maior potência. neste caso, devemos levar em consideração o fato de que falantes projetados para alta potencia costumam ter uma sensibilidade mais baixa que falantes projetados para baixas potencias. de modo que, as vezes temos a impressão, de que esses falantes tocam mais do que os outros.

John Andrade
Veterano
# out/03
· votar


Vamos colocar um ponto.

Em ensaios, gravações e sohws, os amps são microfonados e enviados para os monitores e PAS, ou seja, o que conta mais é a qualidade do Timbre. ou vcs acham que o amp que fica no palco tem que ser capaz de sonorizar um estádio inteiro ??? o Brian May toca com um VOX AC30 (amp pequeno) o Clapton usa um Reverb Deluxe. são amps pequenos com 2x12, etc...
microfone seu amp e boa.

Eduardo Ardanuy
Veterano
# out/03
· votar


Realmente amigo...
Para fazer um show, é microfonar e deixar que os PA's cuidem do resto...
E tenha certeza que mais de 50W para ensaiar é exagero.... Cinquenta tá de bom tamanho...

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


John Andrade
Eduardo Ardanuy
é isso q eu sempre fiz.
não sei pq tem gente q cisma em querer tocar só com a potencia do próprio amp.

yvo
Veterano
# out/03
· votar


como assim falante de 12, nunca ouvi fala nisso?

George
Veterano
# out/03
· votar


yvo
é o tamanho do falante...
...8/10/12... polegadas!

MKazan
Veterano
# out/03
· votar


yvo
como o George disse, o diametro do falante é dado em polegadas.
12 polegadas, 10, 15, 8, etc...

Hendrix
Veterano
# out/03 · Editado por: Hendrix
· votar


Aqui na minha cidade tinha um meteoro Space 50W por R$672,00 e ele tem dois falantes de 8; e um atomic drive 50W , ñ lembro o preço, com um falante de 12... o preço tá bom? Qual compensa mais, pegar um amp com 2 falantes de 8 ou amp com um de 12?

Hendrix
Veterano
# out/03
· votar


To com outra dúvida:
Eu e o outro guitarrista da banda ligamos a guita/pedaleira na mesa e da mesa ligamos em duas caixas grandes(dessas q só tem o falante e mais nada)... só q o som tava uma bosta, aí eu pensei se ñ fosse melhor microfonar um cubo ao invés de ligar direto... Seria essa a melhor opção? Ligar a saída do cubo na mesa dá no mesmo q microfonar?

meiomundo
Veterano
# out/03
· votar


MKazan
Diante dos teus conhecimentos sobre eletrônica não posso contestar, mas diante do que eu ouço, não entendo.
Mas quero insistir num ponto (sem querer ser turrão, nem incomodar o amigo): se tu pegares um amp de 30W para ensaiar com uma banda, vai ter que colocar num volume bastante alto, o que fará com que os transitores da potência aqueçam e causará uma perda de potência. Já num valvulado isso não acontece pois as válvulas aquecidas não causam essa perda de potência. E essa minha afirmação basea-se na observação, não nos dados técnicos (que, confesso, não entendo quase nada).
De qualquer forma gostei muito da tua explicação sobre os amps. Abraço

viniciusjau
Veterano
# out/03
· votar


meiomundo e MKazan
Só queria dar os parabéns a vcs dois por promoverem essa discução tão interessante e sem brigas, como estamos acostumados a ver por ai no forum.. é isso ai, aprendi mais um pouco sobre amps !!

meiomundo
Veterano
# out/03
· votar


viniciusjau
Não me chingando eu não brigo com ninguém. E se me chingar eu não dou bola também, pois o que interessa é a música, não as nossas opiniões.

viniciusjau
Veterano
# out/03
· votar


John Andrade
eu concordo com vc , o que importa é o timbre, ,mais no caro do Eric e do Brian May, creio eles tinham retorno de ponto, então em qualquer lugar do palco que eles estivessem eles escurariam a guitarra. agora se vc for fazer um show num palco meio grande com um amp pequeno vc não vai poder sair da frente do amp, se não vc num escuta o que tá tocando......

maggie
Veterana
# out/03
· votar


Hendrix
Eu e o outro guitarrista da banda ligamos a guita/pedaleira na mesa e da mesa ligamos em duas caixas grandes(dessas q só tem o falante e mais nada)... só q o som tava uma bosta, aí eu pensei se ñ fosse melhor microfonar um cubo ao invés de ligar direto... Seria essa a melhor opção? Ligar a saída do cubo na mesa dá no mesmo q microfonar?

O ideal pra mim é cada um ligar em uma caixa, e colocar os efeitos que quiser. Daí leva pra mesa via microfone e na mesa dá as últimas reguladinhas antes de mandar pras caixas de som.

viniciusjau
Veterano
# out/03
· votar


hehe eu sou um desdes caras que cismas em querer tocar só com a potencia do amp... pelo menos de retorno pra mim eu só uso a potencia do amp.....

Bill
Veterano
# out/03
· votar


pessoal meio ignorante mas td bem:
o q q eh PA?

desculpa a burrice, mas...

nobre
Veterano
# out/03
· votar


Bill
eh um sistema que vc liga todos os amps da banda, + a bateria (se estiver microfonada), joga na mesa de som, regula os niveis e equalizaçoes nela e aih joga no PA, que tem bastante potência, e joga o som em um sistema de caixas para o público.
Aih vc pode usar o seu amp como retorno, num volume aceitavel e microfonado, q o volume de palco será determinado pelo PA

George
Veterano
# out/03
· votar


Usar o só o Amp pra ensair ou como retorno tudo bem! Agora eu acho um certo exagero querer fazer um show sem microfonar!

Até porque você vai ouvir a guitarra alta pra caramba e cara que ta lá atras vai ouvir baixa!

turco
Veterano
# out/03
· votar


pra ensaiar: vc naum precisa de microfonar.
mas para fazer um show seria bom vc usar o PA.( bom e necessário, caso contrário, o show fica uma bosta e vc num agrada a todos que estão presentes no show.)

turco
Veterano
# out/03
· votar


a não ser que vc tenha muto dinheiro para gastar.

Hendrix
Veterano
# out/03
· votar


vlw maggie!

viniciusjau
Veterano
# out/03
· votar


George
eu concordo com vc, pra fazer show vc tem que microfonar, mais dai pra retorno vc usa só o seu amp, só joga ele no som da frente, no som de palco vc só usa seu amp, saca !??

nofear
Veterano
# out/04
· votar


o minimo pra usa em ensaio e uns 10 watts

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Ei galera, to revivendo o tópico pra fazer uma pergunta pois sou totalmente leigo no assunto. Qual a diferença entre ter um ampli de potência maior pra um de menor? Quais as consequências ruins que poderiam acontecer se eu usasse um amp de potência menor? E qual a vantagem de se usar um alto-falante?

Spect
Veterano
# jan/13
· votar


entre ter um ampli de potência maior pra um de menor?
Volume.

Quais as consequências ruins que poderiam acontecer se eu usasse um amp de potência menor?
Falta de volume.

E qual a vantagem de se usar um alto-falante?
Como assim? Sem um alto falante não tem som.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potência de amplificador