Marshall Valvestate queimando transistor - Ajuda

Autor Mensagem
AugustoPedrone
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy

Me manda umas fotos das placas. Já vi um Meteoro que só funcionava se apertasse a placa dos transístores, e era uma solda quebrada. No seu caso pode ser algo dando curto no dissipador dos Transístores de saída.

Faça um teste....

Dessolde os transístores mas mantenha-os no dissipador, e vá medindo a continuidade de cada terminal deles para o dissipador. Coloque o multímetro no "apito" - nenhum dos terminais pode "apitar", pois indicaria curto entre este e o dissipador.

Abraços.

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Ok
Vou fazer
Estou tirando umas fotos e te mando por email.

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Augusto Pedrone
Ja enviei para contato@p...

ironcrocop
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy
nao entendo do assunto e nem quro palpitar de uma coisa quem nem sei, mas tive um meteoro que queimou alguns transistors e resistores, cara, paguei coisa centavos neles em lojas de eletronica, o q eu tive q prestar atneção é nos valores, pra serem os mesmo, um lance legal q um amigo meu técnico me explico pra vc testa o ampli pra saber se ele ta em curto e fazer esse teste e nao queimalo foi o seguinte : vms ver se consigo explica bem, vc pega uma fio te estenção normal, uma ponta é aquela q vc pluga na tomada a outra logicamente é aquela q vc pluga a tomada to ampli, nesse fio de extenção q sao 2 vc pega um e o corta ele, ai vc vai pega esses plugue de lampada de teto e enrolaum fio numa ponta cortada e o outro fio da lampada na outra ponta cortada do msm fio, dai vc coloca uma lampada nele da voltagem da tomada q vc vai usar, ai qnd vc liga o ampli e a lampada acender fraquinha sgnifica q o ampli nao esta em curto, mas se acender forte singifica q algo esta causando algum curto nele !!! tipo o q eu falei nao tem muito a ver com o q vc pergunto no tópico, mas é so uma sugestão q to passando de uma coisa q eu aprendi !!!

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Ironcrocop
Primeiro valeu pelo interesse em me ajudar
É esse tipo de teste mesmo que eu uso para ver se esta em curto, é bem pararecido
Agora a lampada acende forte direto e não consigo achar onde esta o curto
Amanha vou na casa de um amigo que é profissional em eletronica, tenho certeza que ele vai achar o curto na hora
Se queimar novamente já decidi: VOU LEVAR PARA O AUGUSTO PEDRONE!!
Abraços

carlos adolphs
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy
Só uma pergunta para tirar a dúvida.Vc verificou se a Lâmina de mica usada para isolar os transistores está bem instalada/sem rachaduras, e se os isoladores de teflon que recobrem os parafusos também?

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


carlos adolphs
Sinceramente não me atentei a essa hipotese
Vou verificar
Abraços

Cheavy
Veterano
# jun/07
· votar


Amigos
Esta quase certo: se este fim de semana eu não terminar essa novela, rsrs, semana que vem o meu ampli vai para as mãos do Pedrone!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/07
· votar


Cheavy

se este fim de semana eu não terminar essa novela, rsrs, semana que vem o meu ampli vai para as mãos do Pedrone!!

bão, bão mesmo !
e a agenda de shows?

abrax!

Cheavy
Veterano
# jun/07
· votar


_BLACKMORE_
"Cê" viu meu ultimo e-mail onde te pergunto dos preços da Multi?
Pois é fui lá hoje de novo comprar mais componentes para um pedal (Distortion MKazan).
Vc recomenda outra loja para comprar os componentes??
Abraços!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/07
· votar


Cheavy

velho .. tem uma loja nova na mesma rua ... soh nao lembro o nome .. eh grandinha .. ate organizada ... e mais barata .. . na multi num tenho comprado a um tempo ...

Cheavy
Veterano
# jun/07
· votar


_BLACKMORE_
Valeu, vou procurar na semana que vem!!

Cheavy
Veterano
# jun/07
· votar


Amigos
Este fim de semana coloquei os transistores tip 142 e 147 no ampli e verificamos diodos, capacitores, e encontramos um transistor com as "perninhas" rachadas que quando mexemos nele ele quebrou. Ele não apresentava problema então colocamos ele de volta.
Bom fui ensaiar e levei meu ampli já com a expectativa dele parar no meio de alguma música mas... ele aguentou as duas horas de ensaio numa boa, em volume alto!!!Antes com 40m, 1 hora ele ja miava.
Fico pensando se de repente os tips que coloquei antes eram falsos!!
Estes comprei na Mult Comercial e pedi para o cara realmente uma marca boa e tal.
Neste proximo domingo vou levá-lo ao ensaio de novo para mais um "test drive" e posto o resultado
Estou torcendo para a novela ter acabado!!!
Abraços a todos!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/07
· votar


Cheavy

pensei q tivesse levado ao Pedrone conforme dito ... se for possível eu gostaria de ver esse ampli .. estou fazendo uma manutenção em um ampli aqui q tenho certeza de tu gostar ... se quiser ver ... termino ele esta semana e entrego no fds ...

moro pertin do bom clima ... se for o caso me contate pelo e-mail .. stomp_handmade no rot ponto com

abrax!

Cheavy
Veterano
# jun/07
· votar


_BLACKMORE_
OK
Abraços

Cheavy
Veterano
# jun/07
· votar


Amigos
Por enquanto o ampli ainda esta funcionando, só vou usá-lo para ensaio novamente no fim de julho, por isso ainda não fecharei o tópico.
Mas agora quero fazer umas considerações:
É a primeira vez que participo de um forum e eu não imaginava que teria tanta ajuda!!
Quero agradecer e muito: o Pedrone, Carlos Adolphs, Ironcop, Paulo Acedo, Felipe Reis e Blackmore (se esqueci de alguem me desculpem!).
MUITO OBRIGADO MESMO!!
Abraços a todos

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# nov/07
· votar


Bom dia Amigos. o meu valvestate mashall tb pifou. verifiquei que os tansistores estão queimados. exatamente os que Tem a incrição Marshall T65 22 95 e o outro T64 22 95. ou seja, é só ligar o bixo que o fusível queima. Agora não entendi direito qual é o transistor que suporta a amperagem, já que acredito que estes foram trocados pois meu ampli tem 2 etiquetas de assistencia técnica. alquem poderia me ajudar qual que são os "03" transitores do dissipador?
meu email: guingo_br@yahoo.com.br

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# nov/07
· votar


Bom dia Amigos. o meu valvestate mashall tb pifou. verifiquei que os tansistores estão queimados. exatamente os que Tem a incrição Marshall T65 22 95 e o outro T64 22 95. ou seja, é só ligar o bixo que o fusível queima. Agora não entendi direito qual é o transistor que suporta a amperagem, já que acredito que estes foram trocados pois meu ampli tem 2 etiquetas de assistencia técnica. alquem poderia me ajudar qual que são os "03" transitores do dissipador?
meu email: guingo_br@yahoo.com.br

Edson SB
Veterano
# out/08
· votar


Os transistores darlington tip142 e tip 147, são exelentes para montagem de ampllificadores, digo isso por experencia.. montei uma unidade mono com 8componentes desses, para 450wats, qualidade sonora exelente.Na peimeira placa consegui achar os tip originais, na segunda placa achei apenas os tip 147 original, os outros foram os famosos carimbados, por falta de opção pelos originais que estão dificil de achar, o resultado final foi que quando liguei as duas placas, formando uma unidade stereo, tudo beleza, o som fluiu normalmente nas duas caixas, quando cheguei no centro de volume do potenciometro os transistores que não eram original se aqueceram exageradamente, entrando em curto, queimando o fusil de proteção sem danificar a outra unidade que eram todos opriginais, inclusive continua funcionando normalmente sem problema, para tirar toda a duvida fiz a troca dos transistores, colocando remarcado diferente, aconteceu a mesma coisa , não foi erro nenhum do circuito, os remarcados não acompanham as especificações do fabricante, para suportar correntes altas exigida, sua pastilha interna de silicio tem tamanho muito reduzido dos originas, gerando menas resistencia interna, consequentimente aumento maior de corrente e super aquecimento, até a queima do componente, talvez até para uma potencia menor, com menos consumo eles possam aguentar, isso no caso dos de fundo de quintal que os vendedores dizem que são originais, achando muitas vezes o cliente tem cara de otario, ja cheguei ver componentes remarcado que a tinta sai até com com a unha, transistor de qualidade tem o dobro de peso dos falsificados, dissipadores mais grossos, isolante de nylon no furo do dissipador, dependendo a marca os terminais são bém maiores, a qualidade da impressão do rotulo são coisa bém diferente.

Edson SB
Veterano
# nov/08 · Editado por: Edson SB
· votar


Os transistores falso de um modo geral não é dificil de saber se é falso mesmo ou não,primeiro que o rotulo dos falsos são letras brancas e saem facil, tipo carimbo mesmo, os originais são impresso a laser, pode até passar tiner que não sai, a base em cima dos tres pinos do falsos são estreitas, originais tem o dobro da largura na base dos pinos, originais são muito mais pesado que os falsos. Encontrei um esqueminha muito simples de fazer um testador de transistores falsos, ele decta com precisão transistores de fundo de quintal pela resistencia interna da pastilha de silicio que fica no coletor. O transistor sendo falso a pastilha de silicio tem a metadade do tamanho do original, em consequencia menas resistencia interna, mais aquecimento e a queima rapida do componente comprometendo o resto do circuito.Este esqueminha que mencionei é uma ponte retificadora ligada em serie com uma lampada de 110volts, polariza a junçaõ coletor e emissor, sendo falso a lampa vai acender, pois a resistencia interna da pastilha de silicio do coletor é muito baixa, sendo original não vai acender, resistencia interna alta, ai vc polariza a base com uma resistencia de 4K7, a lampada vai acender com brilho reduzido, este é original mesmo,só testei com transistores que não são especiais e nem tem diodo dentro, dai para frente não posso dizer mais nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marshall Valvestate queimando transistor - Ajuda