Marshall Valvestate queimando transistor - Ajuda

Autor Mensagem
Cheavy
Veterano
# mai/07


Por favor se alguem puder me ajudar agradeço:

Tenho um Marshall Valvestate VS65R há 11 anos, nunca foi mexido

Em outubro do ano passado ele parou no meio de um show, os transistors TIP 142 e 147 queimaram (levei numa autorizada e com muito sacrificio consegui arrancar esta informação do técnico!!!)

Usei ele em casa normalmente chegando a ficar com ele ligado, estudando, por mais de 2 horas.

Fui me apresentar novamente e, com uma hora ligado ele parou, troquei novamente os transistor (comprados na autorizada) e voltou a funcionar só que em outra apresentação posterior, mais uma vez ele pifou de novo!!!

Alguem que manja de amplis arriscaria me dar um palpite do que pode estar acontecendo?

A valvula do pré influencia nisto (nunca foi trocada)

Não quero levar mais na autorizada pois alem de ser mal atendido me cobraram os olhos da cara pelos transistor e pela mão de obra.

Paulo Acedo
Veterano
# mai/07
· votar


Não vi o esquema desse ampli mas estágios de saída push pull transistor têm um ajuste de polarização normalmente.

Se não foram ajustados corretamente podem fazer queimar a saída sim

Marshall dá muito problema de mau contato e solda fria ,ou eles queimam por isso ou te disseram que queimaram mas na verdade....vai saber

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Paulo Acedo

É, já tive problema com solda fria

Mas agora são os transistors mesmo que queimam quando toco em volume alto - show

Já me recomendaram dar uma olhada nos diodos pois se estiverem com problema, num volume alto queimam os transistors, e tambem colocar os transistors originais BDV65 e BDV64, só falta achar eles.

Se alguem mais puder ajudar eu agradeço!!

carlos adolphs
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy
São os diodos em paralelo com os transistores de saída, não esqueça.[]'s

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


[i]Cheavy
São os diodos em paralelo com os transistores de saída, não esqueça.[]'s

Buenas!!! Olá Isso mesmo, como vc me disse por email!!

Vou ver se até sabado resolvo isso e posto o resultado aqui!!

Abraços

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


carlos adolphs
Esqueci de te perguntar:
Nunca troquei a valvula, o ampli tem 11 anos. Isso pode estar afetando os transistors ou os diodos?
Ele tem a valvula ECC83.
[b][/b]

Paulo Acedo
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy

Com certeza a válvula não está influenciando na saída não ...se os transistores q vc colocou (ou colocaram) não são os originais,tem q ver direitinho se eles são equivalentes realmente.os diodos tb podem ser uma opção mas acho estranho queimar só qdo toca alto ,parece q os transistores não são bem equivalentes

Outra coisa;Esse serviço da autorizada não está na garantia não?

AugustoPedrone
Veterano
# mai/07
· votar


Atenção...hoje em dia tem muito transistor falsificado, infelizmente. E os sintomas são esses mesmos...coloca e funciona...quando bota para dar couro ele queima.

Um vendedor já me perguntou se eu queria o modelo "original" ou "falso" na cara dura...e é foda mesmo...coloca e queima...e assim vai se gastando dinheiro e colocando em risco o resto do circuito.

Procure comprar componentes em lojas de renome e desconfie de preços muito baixos.

Abraços e boa sorte.

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Bom amigos

Já comprei duas vezes na autorizada da Marshall (R$46 os 2) só que os mesmos na Santa Efigenia custam de R$3,80 a R$4,00 mas não vi a marca.

Os BDVs a autorizada pede R$21 em cada, vcs acham caro?

Amanha vou ligar em lojas de renome como Trancham e na Unitrotec e ver o preço das marcas Toshiba e Siemens.

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Paulo Acedo

Esta na garantia sim, pois já queimaram 2 vezes mas não confio mais, me ofereceram outro ampli que estava lá a venda e queriam ficar com o meu por uma merreca (R$200!!!!), por isso da ultima vez eu e meu irmão trocamos os transistors e o ampli funcionou normalmente porem na hora do vamos ver o ampli tem me deixado na mão ultimamente

Os que comprei na autorizada me venderam como sendo Tips Fenders, vem escrito Fender neles, agora se são falsos já não sei

Ainda tenho os originais do ampli guardados

Tem a incrição Marshall T65 22 95 e o outro T64 22 95

Realmente é muito estranho se são Fenders mesmo queimarem assim.

Vou ver se até domingo resolvo isso pois agora confio mais no meu irmão e em voces do forum!!

Vou arriscar colocar os originais, BDVs, e ver como fica.

Se alguem ainda tiver alguma sugestão agradeço.

AugustoPedrone
Veterano
# mai/07
· votar


Vc precisa medir a tensão sobre os resistores de emissor destes transístores.

Pode ser que por algum desequilíbrio no resto do circuito a corrente de repouso esteja muito alta, o que pode ocasionar a queima.

Os resistores de emissor são fáceis de localizar..estão obviamente ligados aos emissores dos transístores de saída (ao que parece seu circuito usa um par complementar, correto ?) e vão aos terminais de saída para a caixa acústica, e o valor desses resistores geralmente é inferior à um ohm, sendo de grande dissipação.

Meça a tensão sobre esses resistores, e aplique a lei de ohm para saber a corrente que está passando ali. Poste aqui o resultado da medição. O ideal também é encontrar valores próximos entre os dois resistores, o que indica o equilíbrio da etapa.

Abraços.

AugustoPedrone
Veterano
# mai/07
· votar


E obviamente, tenha certeza que fez um bom contato entre o transístor e o dissipador, usando isolantes de mica se necessário e pasta térmica.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


Já comprei duas vezes na autorizada da Marshall (R$46 os 2)

caraaaaaaca !!!! dah pra comprar uma pá deles !!1

me ofereceram outro ampli que estava lá a venda e queriam ficar com o meu por uma merreca (R$200!!!!),

está ae o motivo de deixar ele queimando .. pra pegar um ampli q eles estejam ou precisando ou querendo apenas tirar dinheiro dos usuários ..

E obviamente, tenha certeza que fez um bom contato entre o transístor e o dissipador, usando isolantes de mica se necessário e pasta térmica. (2)

Filipe Reis
Veterano
# mai/07
· votar


Já comprei duas vezes na autorizada da Marshall (R$46 os 2)
[i][/i]

Carai!! eu achando aqui q R$ 7,50 em transistores 2sc3281 era caros demais! eu sou feliz e não sabia.

AugustoPedrone
Veterano
# mai/07
· votar


Filipe Reis
Carai!! eu achando aqui q R$ 7,50 em transistores 2sc3281 era caros demais! eu sou feliz e não sabia

o 2SC3281 saiu de linha há um bom tempo, justamente pelo excesso de unidades "falsas" no mercado, e foi substituído pelo 2SC5200.

Tá explicado pq vc achou os transístores baratos....

Paulo Acedo
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy

Pelo que vc descreveu então com certeza tem algo mais no seu ampli que não está legal e faz queimar a saída.Não adianta colocar transistores novos nessa situação,vc deve dar uma geral antes e encontrar o que está errado.

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Pedrone e Paulo Acedo
No sabado vou dar uma geral com meu irmão e um amigo que é profissional em eletronica e é claro que usar todas dicas que vcs me deram aqui
Assim que o bicho voltar a funcionar posto o resultado

Blackmore
Pois é paguei duas vezes esse preço nas peças!!! Agora tô esperto. Ei vc não é de Guarulhos e fazia uns GT2??? Tocava ou toca no Maquina 70??

Filipe Reis
Poi é confiei por ser autorizada!!!! Agora sei onde encontrar transistor de qualidade e bom preço graças a ajuda dos amigod aqui do forum!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy

Pois é paguei duas vezes esse preço nas peças!!! Agora tô esperto
pois eh ! tem muito esperto por ae !!

Ei vc não é de Guarulhos e fazia uns GT2???
AAAAHHHHHH fui descoberto !!! ehhee
acho q se não "O" fui um dos primeiros a fazer GT2 aqui ...

Tocava ou toca no Maquina 70??
humm ... tú és investigador?? hehe eu saí da banda a algum tempo ...
de onde tu me conhece?

abrax!

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Blackmore

Há um ano e meio atras não me lembro como consegui seu email aqui no forum mesmo e troquei umas ideias com vc
Eu até comentei que tocava num Black Sabbath cover, lembra?

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy

nossa cara ... com isso eu to vendo q estou ficando velho ... pois não me recordo ... mas beleza ... tu deve estar no msn não?
infelizmente não lembro nada mesmo .. pois falo com tanta gente, e se faz todo esse tempo será muito difícil de lembrar ... e como via de regra ... é muito interessante gravar um som ae disponibilizar pra nós ae !!
qqer coisa ae dah um aviso .. se puder ajudar em algo .. estamos ae a disposição!!

abrax!

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Blackmore
Eu moro em Guarulhos tambem
Preciso trocar umas ideias com vc (GT2, caixas para pedais, etc) mas não encontro seu email
Se puder me escrever te agradeço: chheavymetal@gmail.com

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Cheavy

estou online agorinha ...

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Amigos Blackmore, Paulo, Carlos, Pedrone, Filipe
Acabei de dar uma revisada no ampli com meu irmão e um amigo profissional em eletronica (Profissa mesmo ele vive disso)
Esta tudo ok, fora os transistores
Então chegamos a seguinte conclusão: colocar os transistores originais (BDV65 e BDV64) e mandar pau no ampli.
Esta semana vou procurar e colocá-los, e no ensaio vou levar meu ampli e descer a lenha nele (Toco numa Banda Tributo ao Black Sabbath - Sabbamachine, é vou fazer uma propaganda rsrs)
Assim que o fizer posto o "resultado"
Mas desde já agradeço e muito a colaboração de todos vcs!!!
Blackmore, já estou te escrevendo

AugustoPedrone
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy

E a corrente de repouso ? Sem os transístore de potência instalados não poderá medir a corrente que passa no estágio de saída em repouso.

E é justamente essa corrente - se elevada demais - que pode estar queimando os transístores.

Pelo que percebi, vcs fizeram medidas "estáticas". Precisam ainda trocar os transístores e fazer as medidas "dinâmicas".

Abraços, e boa sorte.

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Pedrone
Realmente isso vamos medir assim que instalarmos os novos pois ontem não pude ir compra-los!!
Valeu por me lembrar!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


Cheavy

tu nao tem msn mesmo neh? o meu eh o mesmo do e-mail ...

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Amigos,
Fiquei doente esta semana então amanha vou atras dos BDVs 65 e 64, tambem vou comprar os Tips 142 e 147 e fazer todas as medidas. Se tudo correr bem vou ensaiar e ver que bicho dá, ok?
Assim q fizer tudo isso posto o resultado.

Blackmore, não tenho msn e nem orkut!!!

Abraços a todos!!

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Amigos
Acabei de comprar os transistors BDV 65 e 64 e recebi uma importante informação de quem me vendeu.
O cara perguntou para que eu iria usar e disse que era para um ampli de guitarra que eu estava colocando os Tips 142 e 147 e queimavam direto apos um certo tempo de uso.
Ele disse:
Os tips vão queimar mesmo, quantas vezes vc colocar pois são 8 amperes. Os BDVs vão aguentar pois são 12 amperes!
Bom vou trocar daqui a pouco.
Alguem confirma a afirmação do vendedor?

AugustoPedrone
Veterano
# mai/07
· votar


Rapaz...8 amperes está longe do máximo que esse amplificador manipula.

Teoricamente os dois modelos serviriam, mas como já disse antes a quantidade de transistores falsos no mercado é enorme, então um TIP falso pode pifar até com 1 A.

Assegure-se de uma correta instalação dos transístores, com mica e pasta térmica. Atenção também ao transístor que regula a corrente de repouso (às vezes são diodos) que devem estar em contato com o dissipador e com pasta térmica nesse ponto. Sem essa precaução, com o aquecimento os transístores passam à conduzir mais e mais até sua queima (avalanche térmica).

Também verifique a corrente de repouso como já descrito anteriormente.

Boa sorte.

Cheavy
Veterano
# mai/07
· votar


Augusto Pedrone
Antes de montar o ampli ligamos ele em série para ver se não tinha nenhum curto, primeiramente não apresentou nada, mas ao tocar na placa onde vão so transistores apareceu um curto, tirando a mão o curto some. Apertando novamente (pressionando com o dedo) aparece de novo o curto. Já olhamos todas as soldas e não conseguimos encontrar de onde vem esse curto, vc arrisca alguma dica?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marshall Valvestate queimando transistor - Ajuda