Autor |
Mensagem |
macaco veio Veterano |
# jul/16
· votar
Ismah Naquele tempo o som ficava bem separado, obviamente pois praticamente ainda nao existia mesa de som, assim era tudo separado, eram um mixers a valvula que faziam conjunto com as colunas A100 ou A200 da giannini (as que me lembro), pan, ninguem nem sabia o que era. Eu fui conhecer mesa de som em 1977 e todo mundo falava, deixa o pan no meio. Efeitos, poucas bandas tinham camara de eco, Bison (a disco) eram caras, entao era comum usar um gravador de rolo da marca Akay que dava efeito de eco (mas eram caros), ate que alguem descobriu que trocando o cabecote de apagar gravacao nos gravadores de fita cassete e pondo um cabecote de reproducao no lugar se conseguia eco com um gravador cassete, ai apareceram as gambiarras, ate que finalmente em 78 a giannini lancou a primeira camara de eco analogica. Hoje tem se tudo na mao e muitas vezes nao fazem uma boa sonorizacao.
|
Ismah Veterano |
# jul/16
· votar
Quis dizer que hoje o problema é mau uso do que se tem a mão... Tem cara grande que é contra uso de pan... "Porque se não fica mais alto de um lado" - pior que isso é olhar o vocalista de frente e ouvir o som vindo dos lados...
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/16
· votar
macaco veio Eu me lembro muito bem da câmara de eco da Lang. Acho que saiu antes de 1978, não? Abç
|
macaco veio Veterano |
# jul/16
· votar
pode ter sido em 77 mas acho que a giannini lancou primeiro. O que me lembro e' o seguinte. Em 76 foi boom dos pedais quando a giannini lancou sua linha de pedais de caixa de chapa dobrada. Ela ja havia fabricado antes distorcoes em caixas de ferro chumbado (uma copia exata do univox ate o circuito impresso, e uma copia do fuzz face, tudo isso passou pela minha mao por isso sei). Porem flanger e eco foram lancados um pouco mais tarde por causa dos chips de BBD. Segundo um eletronico mais velho me disse na epoca, os chips TDA1022 tiveram por um tempo nas lojas brasileiras por que foram os primeiros a serem lancados, eram da Phillips (que inventou o chip) e Phillips tinha no Brasil, mas ninguem conhecia e sumiram do mercado quando a giannini lancou o flanger com esse chip. Depois ela lancou a camara de eco com os chips americanos da Reticon (era um camara boa e sofisticada com circuito dupla face) mas foram poucas e em 78 ela lancou o segundo modelo com o chip da panasonic que nunca chegaram ao Brasil (mais simples e com pior som). Mas antes de 75 a brasileira era esta (o tape gastava demais). https://www.youtube.com/watch?v=8tu2ZRb-nFA
|
|
# jul/16
· votar
macaco veio Legal cara! Essa Palmer eu nunca ví!! Abç
|
LeandroP Moderador |
# jul/16
· votar
macaco veio Mauricio Luiz Bertola
Será que rola desenvolver um sistema menor utilizando fita k7, com uma cabeça de gravação e algumas cabeças de leitura? Eu vi um vídeo no YouTube onde uma empresa fabricou algo semelhante, mas não com uma fita kt convencional, o que te deixa "preso ao fabricante" uma vez que precisar substituir a fita (acredito que seja o primeiro item a se deteriorar com o uso).
|
Ismah Veterano |
# jul/16
· votar
É perfeitamente possível, basta conseguir alocar que a fita passe por mais de um cabeçote. Cada um adicionado é uma repetilção. É também interessante usar fita VHS, muito usado pra masterizar com um gostinho de fita analógica.
|
macaco veio Veterano |
# jul/16
· votar
O que eu vi era assim, era um gravador tipos aqueles panasonic portatil (deve existir por ai ainda), a fita kassete tem 3 buracos, o do meio e' o do cabecote, o da direita e' pro rolinho que puxa a fita e o da esquerda fica vazio ou alguns gravadores tinham o cabecote de apagar (e claro quando vira a fita do outro lado o buraco vai pra direita). O cara tirou o cabecote do meio e colocou no lugar do cabecote apagador da esquerda e colocou outro cabecote no meio. Assim o primeiro da esquerda gravava e usava o proprio circuito do gravador em modo Rec, o do meio repetia e nao precisa de circuito nenhum pois e' apenas o tocador, mas o cara pos um pequeno circuito de pre pra este cabecote com um potenciometro de volume e um outro potenciometro de realimentacao ligado em alguma parte do circuito (talvez no jack de entrada do gravador) para mais repeticoes. Os pots e o pre ficavam no compartimento de pilhas e ele tirou o pequeno alto falante do gravador e colocou os pots ali (fez uns furos ali). Com uma fita C90 tocava 45 minutos (tempo de set de musicas numa casa noturna) depois virava a fita no intervalo. Pra variar a velocidade do motor um simples potenciomentro e assim conseguia mudar um pouco a velocidade das repeticoes. Depois fiquei sabendo que outros musicos andaram fazendo a mesma coisa mas eu nunca quiz estragar meu gravador Elektra pra isso.
|
|
# jul/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
macaco veio E se alterar o K7 (a fita) para trabalhar em loop? Isso é possivel, pois já soube de gente que fez isso... Abç
|
LeandroP Moderador |
# jul/16
· votar
Tipo auto-reverse?
|
|
# jul/16
· votar
LeandroP Não, a fita mesmo. Parece que tem gente que abre ela (o K7 em sí) e faz um trampo que a transforma em um "sem fim"...
|
LeandroP Moderador |
# jul/16
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Saca esse vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=McqWZ7oRpaU
|
macaco veio Veterano |
# jul/16
· votar
Mauricio Luiz Bertola Com certeza nao existe mais pra comprar, mas fabricavam a fita sem fim (endless tape) para as secretarias eletronicas de responder chamadas telefonicas (eram muito comuns nos anos 70 e 80), mas e' facil desmontar uma comum e transformar numa sem fim. Porem pra fazer loop ate que da mas nao se tem o controle do tempo do loop como num loop digital, o tempo seria o tempo do comprimento da fita. LeandroP Nao acho esse tape eco inteligente nao, eles poderiam ter feito como a Binson (dos anos 60) que usava um disco (que nem uma tampa larga de metal) no lugar de fita e assim nao desgasta. veja nesse video o cara limpando os cabecotes de gravacao. Acho que era italiana, era muito falada mas eu nunca vi uma de perto. https://www.youtube.com/watch?v=YIFJz2akyI0
|
LeandroP Moderador |
# jul/16
· votar
macaco veio
Então o áudio é gravado na lateral deste disco de metal? Realmente me parece muito mais resistente que uma fita.
|
|
# jul/16
· votar
LeandroP E era mesmo... O Rick Wakeman usava uma dessas... Abç
|