Autor |
Mensagem |
André Moura Veterano |
# fev/07
Digamos que eu queira unir 2 Thor (Ampli da Meteoro) cada um com 30 RMS, isso vai aumentar bem o volume? Não ficaria 60 Watts?
E outra dúvida minha é a seguinte, digamos que eu ligue um de meus Thor's (ou qualquer outro ampli que eu faça no futuro) que tem saida pra falante de 8 ohms, em uma caixa com 2 falantes Selenium 12 polegadas e 8 ohms cada, como eu faria isso? Vai perder potencia? Tem que ser em série ou em paralelo? Quantos ohms ficariam?
Valeu galera, agradeço muito quem me ajudar com essas dúvidas...
|
André Moura Veterano |
# fev/07
· votar
Unir que eu digo, seria ligar uma guitarra nos 2 amplificadores, Não unir as potencias....
|
marcelo2220 Veterano |
# fev/07
· votar
sim vai ficar 60w!
mas pra q fazer todo este malabarismo,
venda os dois e compre somente um ampli descente de 50w ou 60w!
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/07
· votar
André Moura
Buenas!Que balaio de gato!!!!Ehehehe!Vamos lá!
1- De fato quando vc paralela dois amplis para a mesma guitarra, vc tem a potência integral de cada um no seu alto falante, fazendo que vc aumente seu nível SPL, o que equivale ao dobro da potência ou um ampli de 60 W com dois altofalantes, no caso.
2- Se vc tem dois Thor iguais, seria interessante reforçar o trafo de força de um deles, pegar os dois powers e unir em um sómente em ponte(bridge), daria cerca de 120W.Com isso sobraria um pré, que vc mediante a construção de uma caixa nova para os amplis, colocaria ambos painéis na mesma, fazendo dois canais, que poderiam ser um clean e o outro drive, ligados à esse novo power em ponte.Caixa formato combo com os seus 2 x 12".Ficaria bem interessante.Super Thor Custom!
3- A caixa com 2 x 12 ficaria bem com 2 alto falantes de 12" 4 ohms, em série( 8 ohms totais) ou 2 de 12" 16 ohms em paralelo(8 ohms totais), pois a impedância de 8 ohms é a mais comum nos amplis de hoje.Se vc ligar os que vc descreveu em série, vai ter 16 ohms, onde vc perderia potência(SS) e/ou 4 ohms se eles fossem ligados em paralelo(danificaria o ampli).[]'s
|
Ric-fuchs Veterano |
# fev/07
· votar
Cara, a não ser que você queira um som estereo, tipo dividindo o sinal com um chorus emsemble, jogando o delay em um amp e o reverb em outro, sei lá, aí é bem legal, agora só para aumentar a potência, aí acho besteira, melhor fazer como o marcelo falou, compre um unico com mais Wattagem.
abço
|
Schenker Veterano |
# fev/07
· votar
André Moura
Unir que eu digo, seria ligar uma guitarra nos 2 amplificadores, Não unir as potencias....
Desse jeito vc não vai ter 60watts não, vc vai ter 30watts stéreo, o que é diferente . . .
vc vai ter a sensação de mais volume pq o numero de fontes sonoras aumentou, mas isto não quer dizer mais volume, vai ter maior preenchimento dos espaços e melhor ambiência, mas não necessariamente mais potência . . .
agora, se vc escravizar um no outro, é diferente, pq aí vc vai estar bi-amplificando o teu sinal, aí sim, vc vai ter 60watts.
tente as duas, são sons bens diferentes um do outro, veja o que mais te agrada . . .
|
marcelo2220 Veterano |
# fev/07
· votar
Schenker
Desse jeito vc não vai ter 60watts não, vc vai ter 30watts stéreo, o que é diferente . . .
como estereo? ele vai ter os dois trabalhando em mono!
outra coisa, ele vai ter os 60w sim, como naqueles amplis ( behringer ) por exemplo, os quais possuem dois power de 60w cada, perfazendo os 120w, estes sim em estereo pois a concepçao do ampli ja foi feita pra isso!
ele tera algo como um ampli de 60w empurando 2 falantes, sendo que a potencia do ampli é duvidida, 30w para cada falante!
|
Schenker Veterano |
# fev/07
· votar
marcelo2220
nana nina não . . . ele ligando uma única guitarra em dois amplis (de qualquer jeito que seja: via chorus/delay stéreo, a/b box, o que for) ele tem o som em stéreo e não bi-amplificado, são coisas diferentes . . .
estes que vc citou já são estéreo, como vc mesmo disse os quais possuem dois power de 60w cada, é a mesma coisa que os powers da Mesa (ou qualquer outro stéreo), eles são chamados 20/20, 50/50, 2:90, 75/75, exatamente por conta disto, eles são o número de watts em stéreo e não a soma dos dois . . .
além disto, estes da Behringer podem ter (digo podem por q não os conheço direito . . .) um projeto que dentro deles mesmo eles já se retroalimentem formando a bi-amplificação, aí sim vai dar os 120w em mono.
|
marcelo2220 Veterano |
# fev/07
· votar
Schenker
ele ligando uma única guitarra em dois amplis (de qualquer jeito que seja: via chorus/delay stéreo, a/b box, o que for) ele tem o som em stéreo e não bi-amplificado, são coisas diferentes . . .
se ele transformar o sinal em estereo atravez de UM TERCEIRO APARELHO ai sim! concordo com vc!
e continuo discordando de vc em relaçao a potencia!
se ele tiver dois power de 30w é a mesma coisa q er um de 60w,
e ele tera mais db ligando um power de 30w em cada falante doq ligando um de 60w em um unico falante!
|
Schenker Veterano |
# fev/07
· votar
marcelo2220
se ele tiver dois power de 30w é a mesma coisa q er um de 60w,
só se ligar em bridge . . . se eles permanecerem desconectados eles continuarão a ser 2 powers de 30w e não um de 60 w. falando tecnicamente, em termos de som/volume pode até ser.
se ele transformar o sinal em estereo atravez de UM TERCEIRO APARELHO ai sim! concordo com vc
mas, pelo que entendi o que ele vai fazer é isto mesmo . . .
se ele não fizer isto (ou um cabo em Y), ele só poderá ligar bi-amplificando, certo? então, não vejo outra maneira (aliás, nem tem, se tem, desconheço).
|
Mickey Mouse IV Veterano |
# fev/07
· votar
Caixas em Stereo da uma resposta sonora muito legal.
|
marcelo2220 Veterano |
# fev/07
· votar
Schenker
se eles permanecerem desconectados eles continuarão a ser 2 powers de 30w e não um de 60 w. falando tecnicamente, em termos de som/volume pode até ser.
agora vc chegou onde aonde eu estava!
continuam sendo dois de 30w mas dando uma resposta em db como um de 60w.
|
Schenker Veterano |
# fev/07
· votar
marcelo2220
continuam sendo dois de 30w mas dando uma resposta em db como um de 60w.
ah, como uma resposta de 60w, mas não quer dizer 60w . . . é diferente . . .
eu não tenho preferencia particular por nenhum método não, as duas fórmulas de conexão tem os seus prós e contras e otimizações para uso.
para se fazer um set Dry/Wet independente a biamplificação é essencial . . .
na verdade, na verdade, os dois são bons pra caralho!! rsrsrsrsrsr, vai depender do que se quer . . .
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/07
· votar
Schenker
marcelo2220
André Moura
Calma gurizada!Cada um de vcs está pensando correto, só que um diz centavos novos e o outro sentar nos ovos.Se vc ligar os dois a uma fonte paralela de sinal vc tem a equivalencia sonora SPL da soma da área de cones de cada AF com a potência de 30 W em cada, que equivale aos mesmos AFs dividindo entre sí a potencia de 60 W.Isso é uma coisa.Se a fonte for estéreo, vc terá uma sensação de ambiência caracteristica que será a soma ou diferença dos sinais, causando um aumento na pressão sonora ambiental que é a potência do canal X a raiz de 2(1,4142).Isso é outra coisa.Os dois estão corretos, só não estão falando sobre a mesma coisa.Um abração!
|
Schenker Veterano |
# fev/07 · Editado por: Schenker
· votar
carlos adolphs
tô calmo Carlão, eu e o Marcelo não estamos brigando não, só uma boa e velha discussão, mas sem maiores calores não, . . .
ah, e tb não to sentando nos ovos não!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs
cara, eu acho que consegui entender o que vc disse, acho . . . (é engraçando quando um cara que conehce tudo na base do conhecimento técnico encontra outro que conhece na base da experiencia/usando . . . a gente sabe a mesma coisa mas se expressa de formas diferentes, heheheh. um barato isto . . .
forte abs!
|
marcelo2220 Veterano |
# fev/07 · Editado por: marcelo2220
· votar
Só pra esclarecer!
quem estava querendo explicar por centavos novos era eu!
o outro metodo era do Schenker
kkkkk
brincadeira ai Schenker
|
André Moura Veterano |
# fev/07
· votar
KKKKKKKKKK
Galera, show de bola, valeu mesmo! Vcs me ajudaram pra caramba, pretendo fazer o tal do Estéreo kda um empurrando o seu falante de 12 em 8 omhs.... numa caixa 2x12.... O Outro método parecia bem legal, unir os 2, formando RMS pra Caramba, mais a placa do Thor e uma soh e eu bem fraquinho em eletronica não saberia liga-los Power com power hehehehhe!
Valeu Galera.....
|
Schenker Veterano |
# fev/07
· votar
marcelo2220
tranquilo . . . rsrs
|
Schenker Veterano |
· votar
André Moura
valeu!
mas, para biamplificar não precisa fazer modificação nenhuma nos amplis. é só pegar o line-out de um dos amplis e colocar no return do outro, fácim, fácim.
pretendo fazer o tal do Estéreo kda um empurrando o seu falante de 12 em 8 omhs.... numa caixa 2x12.
hummm, será que valerá a pena?? (pensando em termos de praticidade mesmo . . .). se for para levar isto tudo, de repente é melhor vc fazer um esquema com dois amplis e uma única cx, mas sem ser estéreo . . . vc teria a possibilidade de 2 amplis com timbres diferentes (se, por exemplo, cada ampli tiver 2 canais, vc ficará na verdade como se fosse um ampli de 4 canais!! . . . hummm, as possibilidades, as possibilidades . . .
mas, para isto vc teria que ter algo parecido com isto . . .
http://www.tonebone.com/tb-headbone.htm
|
André Moura Veterano |
# fev/07
· votar
Schenker
Estou pensando nessa possibilidade... então eu ligaria o LineOut de uma no Imput do outro? Seria isso? é isso que o amigo comentou que daria 120 RMS? Eu também estou preferindo fazer isso para economizar espaço... pra carregar 2 amplis + 2 caixas 1x12 vai ser fogo...
+ kda um usa um falante de 8 ohms... se eu unir os 2, vai continuar 8 ohms ou vai pra 16? Pq eu preciso unir 2 falantes de 8 ohms (total de 16) como faria?
Abraços!
|
Schenker Veterano |
· votar
André Moura
não, vc pega o lineout de um e liga no return do effect loop do outro, NÃO na entrada input normal.
depende da ligação que vc fizer, se for em série ou em paralelo para ver qual a quantidade de ohms que geraria.
tenta dar uma olhada no site da Mesa, na seção de manuais http://www.mesaboogie.com/manuals/user_manuals.htm e procura o manual de um ampli novo deles, pode ser da série Nomad, por ex. lá no final do manual tem o jeito para se ligar falantes, em série ou em paralelo. estou sem o esquema aqui no trabalho, mas lá no manual tem o desenho para vc poder se guiar.
mas, já adiantando, como vc tem 2 falantes de 8 ohms, as ligações dariam a seguinte qtde de ohms:
ligação em série: 16 ohms
ligação em paralelo: 4 ohms
abs.
|
Schenker Veterano |
# fev/07
· votar
André Moura
acabei de dar uma olhada e o Marcelo2220 fez um tópico sobre isto, lá tem o desenho das ligações . . .
|