Vou fazer uma caixa 2x12 para usar com potencia e depois valvulado

    Autor Mensagem
    Evildan
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Evildan


    Eaes pessoal, quero dizer que esta é minha primeira postagem, mas na verdade já acompanho o tópico hà anos, usei a busca mas não esclareci totalmente nenhum dos assuntos, e preciso juntar essas informações... bom vamos lá:
    Primeiramente toco rock n' roll em geral, de Creedence à Metallica, então vocês podem imaginar que preciso de versatilidade, e gostaria de um som de guitarra mais puxado pros graves e médios-graves, tipo um mesa-boogie dual rectifier, mas com bem menos compressão.
    Tenho a intenção de comprar um amplificador valvulado Handmade, um clone de soldano SLO com 50w, pois pelo que andei lendo (não tenho experiencia com valvulados) são os mais versáteis.
    eis o meu dilema:
    Como não tenho grana pra comprar isso agora pensei em fazer inicialmente a caixa 2x12, o projeto de uma potência do general guitar gadgets (lm3886) de aproximadamente 60 w e usar a minha pedaleira RP 2000 da digitech como pré.
    Isso é viável? o que eu tenho que fazer pra depois poder usar a caixa 2x12 no meu futuro valvulado sem fazer alterações na caixa (ou poucas alterações)? que falantes colocar (ouvi falar bem dos Eminence pelo seu custo x benefício, mas também não tenho experiência com bons falantes)? qual modelo devo usar e onde eu compro esses falantes?
    por favor levem em consideração o tipo de som e timbre que eu descrevi lá em cima...
    Muito obrigado à todos, e um abraço!

    lemingue
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Evildan
    Isso é viável? o que eu tenho que fazer pra depois poder usar a caixa 2x12 no meu futuro valvulado sem fazer alterações na caixa (ou poucas alterações)? que falantes colocar (ouvi falar bem dos Eminence pelo seu custo x benefício, mas também não tenho experiência com bons falantes)? qual modelo devo usar e onde eu compro esses falantes?
    Fazer é viável. Só não sei se é o melhor a se fazer, ou se vai ficar bom. Quanto vai gastar na caixa e na potência? Uma boa caixa, com bons falantes sai por volta de uns 800-900 pila. Não sei quanto é essa potência que tu queres. De repente vale mais a pena pegar um cubo handmade logo de vez.

    Antes de colocar todas as fichas no preamp da sua digitech, teste para ver se fica bom, tanto em linha como em um power valvulado, pois, se tu queres mesmo fazer um clone do soldano, é provavel que tu nunca mais queira usar os drives da digitech, e acabe usando só os efeitos (que não é o ideal, pois ela tem pré e etc que vão melar o som no loop).

    É fácil dar conselho com o bolso dos outros... hehehe... mas, se eu tivesse pouca grana, baseado no seu caso, eu venderia a digitech e investiria tudo num bom valvulado de 1x12, pode até ser handmade. Efeito é um tempero a ser colocado num bom prato principal - guitarra e amp.

    Falous.

    Evildan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Valeu lemingue!

    Uma boa caixa, com bons falantes sai por volta de uns 800-900 pila.
    A caixa eu mesmo vou fazer, e os falantes li que estavam por volta de 200 paus cada um, mas era um tópico bem antigo, por isso estou querendo saber: quanto está saindo um eminence hj? e a potência também vou fazer eu mesmo, vai sair uns 80 paus, eu calculo...

    é provavel que tu nunca mais queira usar os drives da digitech
    realmente a intenção é encostar a digitech, mas enquanto não posso comprar um handmade vou usando esse set com a potencia e a caixa 2x12, estou conseguindo algo "tocável" utilizando o return de um amp peavey, que nada mais é do que potência + caixa, no entanto sinto falta de graves, e quero mesmo é o timbrão de um valvulado!

    lemingue
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    no entanto sinto falta de graves, e quero mesmo é o timbrão de um valvulado!
    Esse é o problema de usar a digitech como pré. Por isso falei pra testar. Não sei se vai mudar muito com sua nova potência...

    Evildan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não sei se vai mudar muito com sua nova potência...
    as vezes toco num amp de baixo podrera da meteoro e o timbre fica bem melhor, acredito eu que seja pelo falante de 15, mas ai fica grave até demais... daí a minha intenção de fazer esta caixa!
    Também queria saber qual potência de alto-falante deveria comprar, pois a potência transistorizada vai me dar 60w e o valvulado 50w, mas como dizem que o valvulado é muito mais forte fiquei com essa dúvida...
    Valeu de novo!

    lemingue
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Se o valvulado vai ter 50. Qualquer configuração acima de 60-70W deve funcionar. Dependendo do falante que vais colocar ($$$), vale a pena pegar dois de 50.

    Evildan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    valeu lemingue!
    mais alguem pode me ajudar?

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Evildan

    olá!

    cara, p/ vc ter uma idéia, já pensei nesse negócio de potência valvulada, mas se vc olhar no site da tubeamps, por exemplo (primeiro que me veio a cabeça, tens os preços e tals) vai ver que entre um head de potência e um cabeçote cópia de um jcm, p. ex., a diferença de preço é pequena. Na minha opnião qdo pensei em comprar a potência logo desisti, achei melhor comprar o amplificador inteiro!

    mas até agora n comprei nada ainda...

    flws

    Evildan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    georginho_gallagher

    pois é cara, eu também avaliei essa idéia de um power valvulado e realmente não compensa... por isso resolvi que quando for comprar vou comprar o amp inteiro... mas enquanto isso eu vou montar um power transistorizado pra usar com a caixa, e foi ai que surgiram essas duvidas!

    abraço!

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Evildan

    ah, só, um power transitorizado é uma boa pra quebrar o galho por enquanto!
    Qto a caixa, tem a questão da ligação de falantes, em série ou paralelo, qtos omhs, e tem uma potência mínima a mais que o head pra ser usada (tipo um head de 100w deve ter uma caixa no mínimo de 150w)

    dá uma pesquisada por aí pra ver se é isso mesmo!!

    abraço!

    Lak Lak
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    axo q o lemingue deu o melhor conselho =]

    Evildan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Valeu caras, vocês me ajudaram bastante!
    Vou fazer o seguinte: vou montar a caixa 2x12 com 2 falantes de 50w, afinal essa já vai ficar em definitivo e vou fazer essa potencia pra testar, vai sair uns 60 reais + ou - aí se der certo maravilha, senão eu vou juntando uma grana pro head... depois eu posto o resultado pra vocês!

    Abraço!

    demons_eye
    Veterano
    # set/08
    · votar


    e ai cara fmz.
    bom seguinte não tenho muita experiencia em instrumentos, minha area são os computadores. Mas vou falar um pouco do que to usando.

    tb tinha esse problema q vc esta tendo. e o que eu fiz. comprei uma caixa da marshall MC 212, ta 1.300 "tem marca e tem garantia".
    como potencia estou usando um power da ADA microtube 100, ele tem pre valvulado e power transistor, apguei 600 reais no mercado livre, é uma marca confiavel, tem nome e fala muito bem.
    como pre uso o ADA mp1, tambem tem valvulas e esta na media de 800 reais.
    e uso uma POD PRO para efeitos / pre. essa foi um pouco mais cara, na epoca paguei 1700.

    tudo em formato de rack. talvez se tivesse comprado um cabeçote valvulado direto teria gasto a mesmma grana, mas nao teria a diversidade de som que tenho com esses itens. não sao os top de linha, mas eu garanto que tem som para todos os gostos. do mais leve ao mais pesado.

    o que vc pode usar tb é um equalizador da behringer fqb 1502 R$ 300. da uma boa equalizada no som e faz o som mudar muito, o que ajuda na hora que muda a banda que esta tocando

    os Handmade parecem ser legais. mas acho q vale mais a pena pegar um de marca mesmo. confianca em quem tem nome no mercado.

    espero que possa te ajudar.

    wiskeria
    Veterano
    # set/08
    · votar


    faz uma caixa com um falante de 15 legal, se vc quer graves... assim eles não faltarão, se precisar de agudos os falantes de 15 tb se saem bem...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vou fazer uma caixa 2x12 para usar com potencia e depois valvulado