Se amp valvulado é tão bom

Autor Mensagem
wiskeria
Veterano
# dez/06
· votar


Se o seu lance é mais metal e som pesadão um valvulado pode não agradar tanto pois a maioria dos valvulados são mais indicados para rock´n´roll "fender, marshalls, vox". Se vc usa pedaleira então... não faz sentido ter ampli valvulado. Aliás quem usa pedaleira digital em valvulado pra mim é retardado. A pegada de tocar em um valvualdo é diferente tbém, ele responde a intensidade de sua palhetada, logo se nunca tocou num valvulado não tera a manha na primeira experimentada e achará que o ampli é ruim, mas sua palhetada que não é apropriada para o equipamento. Um exemplo é a saturação valvulada que se vc dedilhar os dedos o som sairá limpo e se vc der mais força sairá com overdrive. Num transistorizado com overdrive mesmo se vc dedilhar as cordas o overdrive estará presente. Ou seja, vc controla um valvulado nas intensidade que toca a guitarra.

marcelo2220
Veterano
# dez/06
· votar


wiskeria

Boa.

Guitarrist
Veterano
# dez/06 · Editado por: Guitarrist
· votar


SauloMoreira

Pra toda regra há excessões. E o Roland Jazz Chorus é uma delas. Hehehe...
Se bem que pra distorção, nem se compara com os heads valvulados mais famosos.

Mas concordo que tem a questão de gosto mesmo, e é o que eu disse gostar de transistor é uma questão de costume mesmo. Mas se todo mundo tivesse grana pra ter qualquer ampli em casa, aí os transistor nem ia existirem mais... hehehehe...

silvio_rp
Veterano
# dez/06
· votar


De boa... se o cara nao percebeu mesmo a diferença e acho que nao vale a pena eu chego a uma conclusão, ainda mais observando os outros tópico do usuário em questão, que já é muito conhecido no tópico de guitarra:

Voce nao tem um ouvido bem desenvolvido pra perceber as diferenças de som entre valvulado e transistor e nao tem pegada caracteristica ou pelo menos bem definida que te possibilite botar à prova a dinâmica de um valvulado.

Pelo que sei vc toca guitarra a pouco tempo e pelo jeito ainda nao está maduro suficiente para lidar com alguns fatos no mundo guitarristico, e como tem 15 anos, está numa fase de tentar contestar os fatos seguidos pela maioria!!

Nao estou dizendo que sou maduro nem velho, pois nao sou, mas estou mostrando a imagem que voce mesmo passa sobre voce, pelo menos aqui no forum.

Talves um transistor, agora, seja a melhor opção para voce mesmo.

Bog
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist

Só uma correção. O valvulado não é melhor porque reproduz o sinal com mais fidelidade. Aliás, pelo contrário, o que torna amplificadores de guitarra tão característicos é exatamente a coloração do sinal. Pega aquele sinalzinho frio e sem graça e acrescenta o tal do "calor", personalidade. É exatamente por alterar o sinal que hoje em dia amplificadores valvulados de sinal têm pouca aplicação fora do mundo da música.

Além da coloração (algo que qualquer amp faz, seja transistorado ou valvulado), o valvulado tem uma resposta diferente aos sinais como disse o wiskeria. Aí é que entra o grande diferencial para os transistorados.

wiskeria

Existe sim lógica em colocar pedaleira digital em um power valvulado. O amp precisa ter coloração mínima, mas a resposta diferenciada das válvulas se mantém. Tanto que existem valvulados feitos especialmente para este proposito. Exemplo:

http://www.atomicamps.com/products-212-50.html

No mais, sinceramente acho que hoje em dia as pedaleiras digitais conseguem simular muito bem o SOM de valvulado. Depois de tocar em um Twin Reverb, minha conclusão é que a diferença para quem OUVE um valvulado, transistorado ou (bem) simulado não é tão evidente, principalmente num mix cheio de outras coisas (bateria, baixo, voz...). O que é REALMENTE diferente é a forma como o amp responde. Aí eu concordo contigo totalmente. Ou seja, para quem TOCA, o valvulado é bem diferente.

marcelo2220
Veterano
# dez/06
· votar


este lance de haver sempre discussoes sobre timbres me intrigou por muito tempo!
nunca entendia porq um achava um tal timbre ( podre ) bom e vice-versa.
mas a pouco tempo atraz li aqui no forum num post do Carlos Adolphs a chave para esclarecer isso!
NAO LEMBRO COMO EXPLICAR EXATAMENTE, MAS É MAIS OU MENOS ISSO ( ele disse q nós temos um orgao dentro do ouvido, o qual se trabalhado, desenvolve com o tempo, este é responsavel por perceber os timbres, como um musculo que é trabalhado e vai tomando forma e força ).
conclui-se que cada pessoa ve a mesma coisa de forma diferente, e naum é culpa dela e sim que uma tem este orgao mais desenvolvido doq a outra!

Hibasaki
Veterano
# dez/06
· votar


Eh assim, naum eh pq o John Petrucci usa um Everest de racks, q TODOS usam racks. Eu uso no máximo um wah, um phase e um pedal de overdrive pra solar, e isso pq o mew ampli naum tem footswitch, aliás naum tem nem canal de OD (Fender Blues Jr.), e eh isso, naum preciso DE MAIS NADA!!!

Presta bem atenção agora no que eu vou esrever: O SOM QUE SAI DO AMPLI EH MUUUUUUUITO MAIS O AMPLI DO Q A SUA GUITARRA!!! Se vc comprar a guitarra signature do...sei lah....do Slash por exemplo, sabe a Gibson Custom Shop dele, aquela de muitos mil dólares. Naum importa que vc pagou tanto assim nela, SE VC PLUGAR ELA NUM METEORO ATOMIC DRIVE, NAUM VAI TER NADA A VER COM O SLASH. Aliás mesmo se vc plugar ela num Marshall transistor, naum vai ter nada a ver.

pelo meu raciocinio, AMPLIFICADOR AMPLIFICA as coisas, o maximo que ele pode ter é uma distorção muito melhor do que os digitais, mesmo asim, nada que uma boa guitarra ligada em uma boa pedaleira, ligada em 2x12 + 1x8 e alguns tweeters...

Naum eh soh a distorção q eh melhor, eh a definição de qualquer coisa q vc toka q eh melhor.

Quer entender a diferença entre um transistor e um valvulado? Pra mim, uma das maiores diferenças são os harmônicos, são INFINITAMENTE melhores no valvulado.

eh isso aí

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


Valvulado é valvulado e dpois que c tem um Mesa/Boogie e ja ta acostumado com aquele timbre foda toka em um ampzinho transistorizado qualquer é triste...doi o coração, doi o ouvido, doi a kbeça...uahuahuah...até que o Roland Jazz Chorus é realmente um bom amp...mas sua qualidade está totalmete relacionado a seu preço um transistorizado com preço de valvulado...ahh pra akeles que falaram mal eu uso dist digital...hauhauahuaha...e nunk consigui um timbre tão foda qnto o que eu tiro com ela...! Olha que eu ja corri atras de algum pedal com som parecido e não consigui...

wiskeria
Veterano
# dez/06
· votar


vc usa pedal digital em um mesa valvulado? d1g00

Unknown
Veterano
# dez/06
· votar


Se amp valvulado é tao bom, pq Dimebag usava ampli trasistorado??

não tem essa de bom ou ruim galerinha... O que é bom, é o que agrada o seu ouvido... Se um ampli trasistorado te deixa satisfeito, mto bem! Se vc prefere o som de um valvulado, tudo bem tb! tudo é relativo! (by Einstein :D)

d1g00
Veterano
# dez/06
· votar


wiskeria
Uso...não todos as dists mas eu utilizo uma distorção High GAin Digital...outras coisas eu faço com pedais ou com o amp...

Regnum_irae
Veterano
# dez/06
· votar


Unknown
Ele usou amp transistorizado até a Krank fazer um mod no revolution a gosto dele.....Que por sinal tem um som destruidor!!!!

[raptor]
Veterano
# dez/06
· votar


marcelo2220
um orgao dentro do ouvido, o qual se trabalhado, desenvolve com o tempo, este é responsavel por perceber os timbres, como um musculo que é trabalhado e vai tomando forma e força

Esse órgão se chamaria cérebro? Mas ele não fica dentro do ouvido... =)

kaskudo
Veterano
# dez/06
· votar


pelo meu raciocinio, AMPLIFICADOR AMPLIFICA as coisas, o maximo que ele pode ter é uma distorção muito melhor do que os digitais, mesmo asim, nada que uma boa guitarra ligada em uma boa pedaleira, ligada em 2x12 + 1x8 e alguns tweeters...

tweeters?????? huahuahuahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauahuaha!!!!!!!

nunca vi tanta baboseira junta...

vinihendrix
Veterano
# dez/06
· votar


alguns tem razão.. amplificador valvulado é uma merda mesmo .. por isso 95% ou mais dos artistas usam e tiram timbres fodas.

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06
· votar


hauehae, essa discussão tá muito legal...não to querendo colocar fogo na palha, mas já colocando, tirando nós guitarristas, o resto tá poco se fudendo com o timbre que tiramos, e a maioria, que nem sabe diferenciar o som da guitarra quando mudamos a chave seletora, não liga se vc tira o timbrão do Joe Satriane ou timbrinho do amiguinho tocando com uma tonante, eles gostam da música ou não gostam e ponto final!

Vá seguindo o caminho certo pro estilo que vc curte, mas confie mais nos seus ouvidos no que no dos outros...

Abraço!

vinihendrix
Veterano
# dez/06
· votar


Bigode Ozzy


Cara eu pelomenos nao toco guitarra pra agradar os outros .. toco pq é realmente uma coisa que gosto muito de fazer e por isso to sempre a procura do timbre que me agrada.

thecreamofclapton
Veterano
# dez/06
· votar


Li Cabral 7
Sei não cara...é meio difícil...só sei que o timbre dum valvulado é mais bonito, tem mais compressão, mais brilho...escuta Little Wing do SRV...aquele timbre, sempre digo representa fidedignamente um clean de um amp valvulado em minúcias...e alguns momentos ele aciona o drive (na parte principal do solo) que, se eu não estiver enganado, pelo timbre é descarado um TS.
Com nenhum amp transistorizado vc conseguiria fazer aquele timbre, creio eu...não dá...não teria o mesmo brilho...

jimmy vandrake
Veterano
# dez/06
· votar


Amplis e pedais são outros instrumentos que também precisam ser muito bem tocados (Regulados). Aí é questão de gosto e maturidade musical.
Quanto aos válvulados são fantásticos, contudo não dá pra ficar nessa de buzão, sõa equipos muito sensíveis. Outra, nem todo lugar suporta o volume necessário de um válvulado para se obter os melhores timbres. Daí a segunda resposta, por que usa-se pedaleiras e etc... praticidade, facilidade. Tbm para vc poder produzir os efeitos necessários p todo o set list que vc vai tocar. Romantismo é achar que espetar uma fender ou gibson no válvulado e o som vai sair = ao estúdio. ñ é tão simples assim.

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06
· votar


vinihendrix

não foi isso que eu quis dizer...disse pra naum ir na onde dos outros, enquanto vc mesmo não souber o que quer...

Fulano fala q valvulado é melhor, ciclano fala q não é...na verdade o cara tem q sequir o que acha legal, e não o q dizem por ai...

abraço!

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


Bigode Ozzy
aliás.. o q na verdade é melhor? oq significa esse "melhor".. em relação a custo? a timbre? etc etc etc?? subjetivo demais! então, cabe a cada um responder oq é "melhor" pra ele..

Li Cabral 7
Veterano
# dez/06
· votar


thecreamofclapton
Eita, você por aqui, sou teu fã a tempos, é verdade, aquele timbre é muito bom, tenho um transitor e não faço aquele nem @#$¨%¨, a verdade é que fui testar o LANEY VC-30 de novo, agora, volume 6, agora sim eu vi o que é valvulado, deixei bastante tempo no Standby, foi um soco no estomago o som do amp, claro que eu tava com minha guitarra dessa vez, vou pegar ele, ligar no meu TS-9, e esperar que empurre a distorção do bixo...

VALEU GALERAAAA

kelson
Veterano
# dez/06 · Editado por: kelson
· votar


Li Cabral 7
oq axou do canal clean e do canal distorcido do vc-30?

thecreamofclapton
Veterano
# dez/06
· votar


Li Cabral 7


Eita, você por aqui, sou teu fã a tempos, é verdade, aquele timbre é muito bom

Tem certeza que é de mim que vc está falando mesmo?

Michael Vlcek
Veterano
# dez/06
· votar


Bog

Só uma correção. O valvulado não é melhor porque reproduz o sinal com mais fidelidade. Aliás, pelo contrário, o que torna amplificadores de guitarra tão característicos é exatamente a coloração do sinal. Pega aquele sinalzinho frio e sem graça e acrescenta o tal do "calor", personalidade. É exatamente por alterar o sinal que hoje em dia amplificadores valvulados de sinal têm pouca aplicação fora do mundo da música.

olha
isso é meio lugar comum, e vou discordar.
entendo o ponto e o conceito do q vc diz, mas olhe:

se vc pegar um plexi e ligar um teclado ou um violao nele, acredite, vc um som legal.
agora tenta fazer isso com um solid state.
se duvida, te mostro no meu.

enfim, a valvula distorce qdo clipa, e nao precisa de "correções" como o transistor para soar agradável qdo clipa (os diodos!).

então, nao posso concordar q o transistor reproduz de forma mais fiel.
ATÉ pq se vc usar a valvula de power (no caso das EL34, q sao as q eu tenho) até um certo limite de volume, elas nao distorcem nada, só amplificam, e de forma clara e cristalina.

falow

AugustoPedrone
Veterano
# dez/06
· votar


Michael Vlcek

Olha quem voltou !!!

Abraços.

lukharp
Veterano
# dez/06
· votar


Olá galera."O tempo passa ,o tempo voa" e quando se aprende a "degustar bem" um bom válvulado, não há mais "vida" nos transitorizados.Salvo algumas raras boas construções.
Tchau!!!!!!!!

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06
· votar


kelson

subjetivo demais! então, cabe a cada um responder oq é "melhor" pra ele..

cara, eu to falando isso desde o meu primeiro post nesse topico...

Bog
Veterano
# dez/06
· votar


Michael Vlcek

Hmmmm... bom, soa bem, mas é realmente ao que está nas saídas do violão? Pergunto isso porque nunca ouvi um amplificador de guitarra (valvulado, transistorado ou simulado) no qual o som ficasse igual àquele som sem graça que você obtem ligando a guitarra num sistema hi-fi - que obviamente é o que seria "som fiel". O som sempre tem uma coloração, tanto que 2 amps nunca soam iguais.

Por outro lado, isso talvez não tenha a ver tanto com as válvulas quanto com o fato de ser um amplificador de guitarra. Afinal, existem pré-amps valvulados para microfone...

Michael Vlcek
Veterano
# dez/06
· votar


Bog

bom, a gente tá falando da mesma coisa
claro q o amp de guitarra não é fiel, concordo, pq guitarra em linha ou hi fi fica mesmo esquisito.
o q eu questionei foi vc dizer q a valvula colore e o transistor nao
pq vc pega um solid state pra guitarra e ele colore tb
o q eu disse é q essa afirmação q transistor reproduz fiel e valvula colore sempre é errado, pq muitos sistemas hi-fi valvulados estão aí para provar q fidelidade é com eles!

e digo mais uma coisa ainda:
violao plugado nao existe.
se vc quer MESMO amplificar um violao com qualidade 100%, microfone-o com um condensador de resposta plana e liga direto no PA.
aí sim a gente conversa sobre violao fiel e orgânico
;-)

abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se amp valvulado é tão bom