Vou construir uma caixa 4x12, porem tenho algumas duvidas!

    Autor Mensagem
    tomatinho
    Veterano
    # nov/06


    Fala galera
    sei que esse eh o milésimo tópico á respeito disso, já usei a busca porém tenho algumas duvidas que espero que alguem consiga me ajudar :

    Vou construir uma caixa 4x12 e como tenho pretenções de comprar um laney gh-100, vou querer construí-la com material de primeira qualidade
    e ai que surgem as dúvidas
    Eu consigo encontrar falantes celestion com facilidade aqui no brasil? vi no site e a caixa usa o modelo 70/80 da celestion, e eh o que pretendo usar!
    Outra dúvida, com relação a parte de fora da caixa, nao vejo problemas , o que eu nao achei nada a respeito é com relação a parte interna da caixa! Tem algum segredo? ou são simplesmente os falantes dentro dos "buracos" para a fixação dele?
    Vou usar mdf, tem algum problema? ( Ou alguma outra sugestão já que ele é pesado d+?)


    então por enqto eh soh hehe
    qualquer coisa eu volto!!
    Espero que me ajudem

    abraços

    silvio_rp
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tomatinho

    Use compensado naval para isso. Resistente e durável.

    Tem todo um reforço interno na caixa. Tem que se ligar bem nisso senao ela vai vibrar e pode estragar o som.

    Se vc tem noção que celestions no brasil acabam custando quase quase 1000 reais cada dos modelos bons e tem a grana, manda bala!

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tomatinho
    O Silvio já deu uma dica boa!Vou te dar uma alternativa.Quando vc usa MDF, devido à sua densidade maior, vc pode trabalhar com a espessura, ou seja, se vc estava usando compensado de 1 "(25mm), e vai usar MDF, vc reduz a espessura para 18mm, mantendo a mesma rigidez.Quanto à parte interna da caixa, todas as 4 X12 usam uma moldura interna deitada, bem no centro, dividindo os AFs de cima, dos mais abaixo.Só que não é uma divisória, entende?É vazada, como se fosse uma moldura realmente.Ela serve como reforço pois o centro dos tampos frontal e trazeiro são fixos nela, aumentando a rigidez.Um abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    carlos adolphs
    Eu não usaria MDF de jeito nenhum.
    Abç

    victorhugofs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    cara, eu não vou me meter de jeito nenhum... Só vejo um debate de desse link que estou te passando! o cara que fala é profissional e tem página própria que ensina dicas de caixas e materiais usados na construção!
    o debate é bem completo e pra minha tristeza, porque tem muitas respostas que eu gostaria que o pessoal tivesse focado, e infelizmente não soube aproveitar o foco e aprofundar no assunto de forma clara e objetiva!

    http://htforum.com/vb/showthread.php?t=4305&page=2

    victorhugofs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    essa é a página 2 que já tem o que vc quer saber e a página 1 também é bem bacana e muito informativa...
    no pé da página tem como voltar só que preste atenção pq o número está bem minúsculo!
    abraços e boa sorte!
    PS: Como aprendi com um super amigo, tomatinho
    Sucesso pra você e por favor nos deixem informados!

    tomatinho
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Valeu a ajuda ai galera
    mais fui dar uma procurada aki na sta efigenia em sp e nao achei falante celestion
    soh eminence, eh bom? vcs recomendam?

    silvio_rp
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tomatinho
    É bom sim. É só escolher direito referente à sua aplicação que nao se arrependerá, alem de ser bem mais barato. Procura na Torau aí.

    bulldog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu não usaria MDF de jeito nenhum
    Eu também não. Já fiz uma caixa de MDF e achei um saco pra trabalhar. Tem que furar com a furadeira certinho e colocar parafuso certinho pro furo... Qualquer descuido e acaba rachando no meio. um saco.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    bulldog
    Sim, com certeza, é mais difícil de trabalhar, também prefiro o compensado naval.Foi só uma alternativa caso o amigo lá não consiga o compensado.Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vou construir uma caixa 4x12, porem tenho algumas duvidas!