Troca das valvulas do power

    Autor Mensagem
    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # out/06


    Hj acordei com a seguinte pergunta martelando na cabeça....

    Tenho um ampli valvulado com 2 el34 na saida , estilo plexi.....

    Pergunta.. pode ate parecer boba... tem como trrolcar elas por 2 6l6, vale apena , sabendo que as 6l6 distorcem menos que as el 34...

    Que tiver paciencia pode responder...

    Atenciosamente

    electrontubes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    é possivel fazer essa conversão,só que a 6L6 têm 18,5 watts de potência enquanto a EL34 têm 25 watts.
    você terá que ajustar o bias da saída nessa conversão.
    a corrente de placa da 6L6 é um pouco mais fraca que da EL34 e provavelmente essa conversão descerá a classe do amplificador,se com EL34 está em classe AB1 após a conversão deverá ir para classe AB2 ou B.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    DANIEL_TUBES
    Caro Daniel, bom dia!A explicação do electrontubesestá correta, mas como a maioria não tem a profundidade de saber o que é B, AB1, AB2, vamos procurar simplificar a coisa.A substituição proposta é viável, as válvulas podem ser "soquetadas" diretamente, necessitando um ajuste de tensão do bias.Os valores médios de bias para as EL34 nesse circuito(Plexi)situam-se em torno de -37V.Para as 6L6GC, esse valor passa a ser em torno de -48V até -52V, considerando uma tensão de placa de 460V e a impedância do trafo de 2300 Ohms PP.Para situar o ajuste na faixa do AB2, quando vc conseguirá mais potência, coloque o resistor de 1 Ohm nos catodos e meça 88 mA em repouso(sem sinal)(sei que vc tem as manhas).Caso não queira ter o trabalho, ajuste o valor através do soquete em -48V, coloque as válvulas e veja em ambiente escuro, se as placas tendem a avermelhar com sinal forte.Caso sim, avance o ajuste em direção aos -52 V e repita o procedimento, vc vai notar uma queda de potência à medida que avança em direção ao valor negativo maior, pois com a grade mais negativa, vc limita mais a corrente de placa.Conforme o fabricante das gorduchas, vc terá que dar um ajuste fino no bias, pois sei por prática que se vc colocar uma SvetlanaC, ela nem dá bola, mas se jogar uma National(russa), ela abre as pernas....Eram pra ser todas iguais...Um abraço!

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # out/06 · Editado por: DANIEL_TUBES
    · votar


    Bom agora e por a mão na massa, e ver no que vai dar , no final eu posto os resultados....

    desde ja fico agrecido ao Eletrotubes e ao Carlos por terem me dado atenção

    Um abração .... fui,......

    Filipe Reis
    Veterano
    # out/06
    · votar


    com a licensa do daniel ae por invadir seu tópico mais acho q é importante essa pergunta. Então carlos ai vai: Essa conversão só é valida se eu quiser passar de el34 pra 6l6 né? Ou vice versa tb?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Filipe Reis
    É válido vice-versa, invertendo-se os valores de bias.Um cuidado que se deve ter é que amplis nascidos com 6L6, geralmente não tem o pino 1 das válvulas aterrado, o que deve ser feito, pois é necessário ao funcionamento da EL34(faz uma ponte entre ele(1) e o pino 8, que é o catodo.Um abraço!

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # out/06
    · votar


    dependendo amp voce estraga ele

    ex. colocar el34 em um Twin reverb ..

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    TheChaosSpirit
    Aí forçou, né?Mexer em um Twin é sacrilégio, deve ser sumáriamente julgado e mandado aos leões!!!!!Ahahahaha!Um abraço!

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Pelo amor de Deus... nunca eu faria um absurdo desses, so levantei o topico pq eu estou tentando levantar um parametro entre os plexi e os giannini, pq dizem que um tem o som mais clean o outro distorce facil, apesar que depois de um certo volume qualquer amp valvuado distorce...

    Mas por 6l6 em um twin, esse mereceria ser inforcado, eletrocutado, levado a camara de gas e depois ser cremado para nunca mias voltar ....
    hehehe..

    Abraços,,,,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca das valvulas do power