Troca de válvulas do Power, precisa de ajuste sempre?

    Autor Mensagem
    Guitarrist
    Veterano
    # abr/07


    Colegas, preciso trocar o par de válvulas no power do meu ampli. Ele tem 2 6L6 CG...

    Eu queria substituir por duas EL34, mas me disseram que eu teria que fazer um ajuste nas bias. Um técnico até me mandou os desenhos do que eu teria que mudar. Logo eu desisti, pois não tenho intimidade e nem coragem de fuçar no ampli desta maneira.

    Agora dei uma pesquisada no Fcc, e andei lendo que mesmo a mudança de valvulas iguais, é necessária alguma regulagem. Isso é mesmo verdade?
    No caso, eu ia trocar de marca! Pois não sei qual é a marca das 6l6 que estão no meu ampli, eu ia comprar uma que está anunciada no ML por 50reais cada, chamada Penta Lab. Alguém conhece?
    Aliás, até que ponto a marca da valvula pode influir no timbre do meu ampli? Eu andei pesquisando as Svetlana, JJ e ElectroHarmonix... as duas primeiras são bem mais caras! E ainda não estou conseguindo achar à venda.

    Mas enfim, minha maior dúvida é essa, se eu for trocar 6L6 por 6L6 de outra marca, tenho que fazer algum ajuste?
    Agradeço!!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mas enfim, minha maior dúvida é essa, se eu for trocar 6L6 por 6L6 de outra marca, tenho que fazer algum ajuste?

    cara .. primeiro de tudo as valvulas tem q ter os mesmos parametros para poder trocar ... segundo o ajuste de bias eh necessario sim para que tu nao tenha prejuizo .. sonoro e financeiro ... indiferente de ser de marca diferente ou nao ... é altamente recomendavel q tu consulte um bom tecnico para nao haver surpresas ...

    abrax

    Guitarrist
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    _BLACKMORE_
    Poxa, achei que era que nem trocar lampadas...rsrsrss. Mas blz então, eu vou levar para um técnico. E já que tenho que fazer isso, vou logo colocar as EL34, pois quero um timbre mais rasgadão e "crunchado"... é a opção certa para isso né?
    Obrigado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Guitarrist
    Errado!Primeiramente vc tem que verificar se o seu trafo de força do ampli aguenta o adicional de corrente solicitado pelos filamentos das EL34, que consomem 1,6 Ampéres, enquanto as 6L6 consomem 0,9 Ampéres.Isso é primordial, senão a única coisa que vai crunchar é o seu bolso.[]'s

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    e o trafo de saida mestre? não vai influenciar muito não?

    Guitarrist
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    carlos adolphs
    No meu ampli tem um botão de Bias Switch, onde eu seleciono 6L6 ou EL34. Só agora que eu vi isso!!! Heheheh... então é só mudar pra EL34 e botar as valvulas!!! Certo???
    Obrigado!

    Pimenta_1
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Guitarrist
    se teu amp tem um botão pra alterar o bias, em teoria é pra funcionar, mas isso tb depende da marca da valvula pq cada marca pode ter uma diferença das características isso tb pode diminuir o rendimento, ja toquei num vh-100 q duas valvulas estavam azuis o outras duas só se via o filamento, isso quer dizer q duas foram trocadas por outra marca ou até valvulas antigas, isso causa uma baixa do rendimento.
    abraço

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Guitarrist

    Ai segue um texto do mestre dos mestres em matéria de válvulas e valvulados senhor Carlos Adolphs:

    "DANIEL_TUBES Caro Daniel, bom dia!A explicação do electrontubesestá correta, mas como a maioria não tem a profundidade de saber o que é B, AB1, AB2, vamos procurar simplificar a coisa.A substituição proposta é viável, as válvulas podem ser "soquetadas" diretamente, necessitando um ajuste de tensão do bias.Os valores médios de bias para as EL34 nesse circuito(Plexi)situam-se em torno de -37V.Para as 6L6GC, esse valor passa a ser em torno de -48V até -52V, considerando uma tensão de placa de 460V e a impedância do trafo de 2300 Ohms PP.Para situar o ajuste na faixa do AB2, quando vc conseguirá mais potência, coloque o resistor de 1 Ohm nos catodos e meça 88 mA em repouso(sem sinal)(sei que vc tem as manhas).Caso não queira ter o trabalho, ajuste o valor através do soquete em -48V, coloque as válvulas e veja em ambiente escuro, se as placas tendem a avermelhar com sinal forte.Caso sim, avance o ajuste em direção aos -52 V e repita o procedimento, vc vai notar uma queda de potência à medida que avança em direção ao valor negativo maior, pois com a grade mais negativa, vc limita mais a corrente de placa.Conforme o fabricante das gorduchas, vc terá que dar um ajuste fino no bias, pois sei por prática que se vc colocar uma SvetlanaC, ela nem dá bola, mas se jogar uma National(russa), ela abre as pernas....Eram pra ser todas iguais...Um abraço!"[i][/i]

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Espero q ajude ai, valeu

    wiskeria
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    encomende valvulas na multcomercial de SP, vc consegue valvulas melhores e mais baratas que estas penta lab do mercado livre "suspeitas e caras".
    Recomendo svetlana, jj ou sovtek.
    Usando 6l6 vc terá um som mais encorpado e com bom clean, com El34 fica mais ardido e crunch, com clean inferior.

    Guitarrist
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Filipe Reis
    Valeu por postar o texto!

    wiskeria
    O site da Mutlcomercial está fora do ar. E eu precisava comprar pela net, pois sou do interior...
    Eu já me decidi pela EL34, achei das marcas JJ Tesla e Svetlana... vc sabe qual é melhor?
    Valeu!

    Paulo Acedo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Sempre tem q ajustar o bias qdo troca válvulas de saída seja por 6L6 da mesma marca ou não e El34 da mesma marca ou não .

    Pra esse tipo de troca (6L6 pra EL34) é realmente necessário saber se os trafos aguentam porque as 34 consomem e fornecem mais potência exigindo mais dos transformadores.Pelo q vc disse deve ser possível sem prejuízo nos trafos do seu ampli se ele tem a chave de comutação mas não confie nessa chave somente ,ela serve pra válvulas originais e selecionadas com o mesmo ganho das suas originais apenas ,pra qualquer outra é necessário o ajuste e este sempre deve ser feito por quem entende bem do assunto porque vc pode se machucar bastante com as altas tensões do ampli e pode tb fazer algo errado e estragar válvulas ou outros ítens.

    O timbre muda muito.As EL34 vão te fornecer um timbre muito mais puxado pra marshall com os médios saturando bem e os agudos mais fechados

    wiskeria
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    vc pode encomendar na multcomercial por telefone tbém, lá tem as svetlana e jj.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de válvulas do Power, precisa de ajuste sempre?