amplificador do bb king

    Autor Mensagem
    joaopaulomna
    Veterano
    # out/06 · Editado por: joaopaulomna


    e aí pessoal ... tudo bem...?
    bem ... sobre o amp do king... faz q eu estava procurando,,, e o achei na net.,..
    é um amplificador fabricado nos 70's ....
    ele usou muito o fender twin reverb q tbm é um clássico....

    mas por íncrivel q pareça... hoje e há 30 anos em muitos álbuns e shows a lucille não se se expressa por válvulas....
    é isso mesmo... aquele timbre clássico é gerado por um amp vintage totalmente transistorizado, um
    gibson lab series L-5

    bom... vou postar os links ....

    aki é um comentário sobre o amp - em inglês
    aki mais um

    bom... comentem... ah... minhas dúvidas...

    assim como se faz clones de um valvulado... tem como clonar um transistorizado...?

    será q vale a pena?

    ou o melhor transistorizado eh somente o roland jazz chorus:?

    o q vcs acham do timbre do king?

    será q vale a pena num futuro ter um valvulado e um clone do L-5?

    sei q enchi de perguntas... mas um dos meus sonhos quando começar a colocar equipo profisso no meu set up ( putz... isso vai demorar =[ ) é ter um valvulado e um transistorizado... (para jazz, e alguns sons bem limpos soh com chorus reverb e um drive leve) como roland jazz chorus... mas agora eu descobri esse ... VALE apena investir no futuro em um amp transistorizado vintage? ( mesmo q seja clone... pois o original deve ser raro e caríssimo, e mesmo q algum dia saia ou jah exista um reissue dele seria caro tbm....)

    bom pessoal... eh isso ... desculpe a ignorância em algumas coisas..... comentem e um abraço

    joaopaulomna.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    joaopaulomna
    O LAB La5 foi considerado o melhor transistorizado fabricado até hoje (já ouvi o som de um LAB, que não era o L5, e posso garantir ser verdade).
    Mas daí à "cloná-lo" vai uma grande distância, pois amps transistorizados são fabricados por máquinas, com placas de circuito impresso difíceis de serem reproduzidas, por incrível que pareça é mais fácil fazer um valvulado simples que um transistorizado deste nível.
    Abç

    affcl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    joaopaulomna
    é meio complicado clonar ele mesmo
    mas corra atrás de preços do valvulados fender copiados
    tem muita gente copiando o bassman e twin reverb

    diwillo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E os handmade de fenders normalmente sao um dos mais baratos...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    assim como se faz clones de um valvulado... tem como clonar um transistorizado...?

    discordando da idéia do mestre Mauricio Luiz Bertola, eu digo que clonar amps transistorizados é possivel sim, pois existe muita tecnologia para desenvolvimento e também para engenharia reversa ... não que isso de clonar seja regra mas que é possivel isso eh sim ... pois até para copiar existem tecnicas, claro que não é fácil ... e exige muito conhecimento para clonar ...

    será q vale a pena?
    este eh um ponto importantíssimo que deve ser levado em consideração .. talvez para uns sim .. outros não ...
    é muito difícil afirmar sem parâmetros mais reais ..

    ou o melhor transistorizado eh somente o roland jazz chorus:?
    aí é questão de gosto .. estilo .. eu toquei em um ampli transistor muito bacana (depois q achar o modelo eu mostro), é questão de gosto principalmente, é a minha opnião ... engraçado .. tenho um super schematic de um lab series.. mas num eh gibson

    kelson
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    se eu fosse vc nunca diria oq falou..
    e concordo com o black more.. e se alguem ker cloná-lo.. segue os links! ta tudo muito prontinho e explicado...
    fazer uma pcb com qualidade industrial hoje é muito mais simples e fácil.. mais do que os outros pensam.. em comparação com outras epocas e afins..

    http://www.netads.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/Images/Lab_Series_L5_L7_L9_ L11_board_layout.jpeg
    http://www.netads.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/Images/Lab_Series_L5_L7_L9_ L11_scheme.jpeg
    http://www.netads.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/Images/l5_notes-1.jpeg
    http://www.netads.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/Images/l5_notes-2.jpeg
    http://www.netads.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/Images/l5_notes-3.jpeg

    joaopaulomna
    Veterano
    # out/06
    · votar


    valeu pessoal pela ajuda... valeu mesmo....
    vcs sabem qm pode fazer uma cópia dele para mim no futuro?
    alguém que saiba fazer transistorizados clones com qualidade boa...?
    porq eu toco blues ... e acho o som do king maravilhoso....
    para mim como já disse no futuro eu quero compra um tube e um transistorizado...
    mas valeu pela ajuda, abraços

    joaopaulomna.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    joaopaulomna

    vcs sabem qm pode fazer uma cópia dele para mim no futuro?
    alguém que saiba fazer transistorizados clones com qualidade boa...?

    digo que um bom projeto de transistor eh difícil .. mas conheço quem pode ajudar ... me add no msn .. stomp_handmade no hotmail ponto com ..

    abrax

    kelson

    fazer uma pcb com qualidade industrial hoje é muito mais simples e fácil.. mais do que os outros pensam.. em comparação com outras epocas e afins..
    não soh o PCB ... mas até acesso a componentes importados e/ou desenvolvimento no Brasil já é mais fácil .. nossa tecnologia melhorou .. não é mais tão arcaico ... facilitando muita coisa

    abrax

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    kelson
    Clonar um amp, no sentido que está sendo discutido aqui é para ser feito "em casa", nesse caso, fazer um L5, ou qualquer outro transistorizado de boa qualidade, seria improdutivo e anti-econômico. Claro que para uma fábrica, que trabalha com economia de escala, e que pode pagar por uma máquina de fazer PCB's (a placa em sí é barata, mas a máquina computadorizada que a faz, não). Isso sem contar com a questão de mercado consumidor aqui no Brasil (se não a Meteoro e a Warmusic fariam clones desses amps com a mesma qualidade deles, o que não é o caso).
    Assim, insisto que tentar clonar um amp desses é improdutivo.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    A propósito. B.B. King usa, além do L5, um Fender Twin Reverb.
    Abç

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    no sentido que está sendo discutido aqui é para ser feito "em casa", nesse caso, fazer um L5, ou qualquer outro transistorizado de boa qualidade, seria improdutivo e anti-econômico.
    olha.... tem umas coisas novas no mercado que tu não imagina o quanto de trabalho e custo reduz viu ... eu q sempre comprei minhas placas de PCB agora estou me metendo a fazê-las !!..logo ... fazer placas em casa hoe em dia eh muito mais barato .. simples e claro ... fácil ...

    , e que pode pagar por uma máquina de fazer PCB's (a placa em sí é barata, mas a máquina computadorizada que a faz, não).
    a verdade eh q as PCB´s não são feitas em apenas uma máquina ... e sim com um processo completo ... desenho .. calculo ... silk ... corrosão ... verificação eletrica ... furaçao e soldagem de camadas ... aferição final e entrega .. ...isso envolde muitos profissionais e não apenas uma máquina ...

    (se não a Meteoro e a Warmusic fariam clones desses amps com a mesma qualidade deles, o que não é o caso).
    a warm e a meteoro na minha opinião não tem pessoal tecnico o suficiente pra fazer algo de qualidade muito melhor do que fazem ... tenho a certeza de que muita coisa pode ser melhorada, reduzida custo e ainda usar da tecnologia para ter um mercado cativo .. não um mercado forçado ... os amps deles tb não são clones ... são circuitos modificados ... alguns criados ... e a mesma qualidade é questão de estratégia e pessoal tecnico gabaritado pra isso pois vendem bem o seu produto .... talvez eles não queiram ou não possam o ter ... isso não posso afirmar

    tentar clonar um amp desses é improdutivo.
    é produtivo, no Brasil tem tecnologia suficiente pra fazer copias perfeitas, tem tecnicos de nível para isso, talvez por questões judiciais não façam as copias .. e sim modificações ... por questões financeiras não façam o melhor que deveriam mas produtivo ... isso eh sim ... quer um exemplo ... pq será q existem tantas empresas fazendo pedais de efeito?
    por que a mão de obra eh barata ... o processo qdo em médios volumes compensam o investimento ...

    agora acrescentando ao teu ultimo post ...
    A propósito. B.B. King usa, além do L5, um Fender Twin Reverb.
    o Twin Reverb ... certa vez quando o BB King veio ao Brasil, uma pessoa do apoio, roadie, o produtor ... não lembro mais quem .. disse que o BB King soh tocava em um twin reverb pq eh um amp consagrado que tem em qqer lugar do mundo que ele vá tocar ... por isso toca com este amp .. agora qdo vai gravar ou algo que permita levar um amp L5 ... não o troca por nada!!

    abrax

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Vc tem bons argumentos, inclusive alguns que não posso responder, como o das placas que vc faz.
    Mas acho que vc concordou comigo na questão da máquina de pcb's e ainda acrescentou outros ítens que eu não citei.
    Quando o Pedrone fez o "up-grade" no meu Meteoro 400MB eu passei a ter a certeza que os amps da Meteoro não são bons, inclusive por economia "boba" na manufatura (confira o tutorial dele sobre esse amp no seu site).
    No site do próprio B.B.King fala que ele usa o Twin Reverb. Ademais, não haveria impeditivo nenhum para ele levar o L5 de um lado para outro, pois além dele ser transistorizado, e portanto menos sujeito a danos por transporte, um desse, usado, pode ser comprado nos E.U.A de US$200 até US$500, ou seja, é um amp barato.
    Abç

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Quando o Pedrone fez o "up-grade" no meu Meteoro 400MB eu passei a ter a certeza que os amps da Meteoro não são bons, inclusive por economia "boba" na manufatura (confira o tutorial dele sobre esse amp no seu site).
    jah li e concordo em gênero número e grau ... essa economia burra eh o q mais os prejudica!!

    Mas acho que vc concordou comigo na questão da máquina de pcb's
    concordei em partes, no preço das placas .. mas sabes qual o preço para uma simples placa de CI com um layer de medida 12 x 35 mm ?? 70 reais ... agora se forem 1000 placas ... um ... alguns reais ...!! hehe

    No site do próprio B.B.King fala que ele usa o Twin Reverb. Ademais, não haveria impeditivo nenhum para ele levar o L5 de um lado para outro, pois além dele ser transistorizado, e portanto menos sujeito a danos por transporte, um desse, usado, pode ser comprado nos E.U.A de US$200 até US$500, ou seja, é um amp barato
    dae acredito q não seja fácil de encontrar um em bom estado .. num sei .. prefiro naõ tentar imaginar as dificuldades!! hehe

    abrax!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Pódicrê!
    Boa discussão.
    Abç

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    espero podermos fazer uma discussão dessas no téte a téte . ... claro em um estudio e fazendo um som !!! heheh tu no baixo e eu na guita ou hammond!!

    abrax!!

    kelson
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    eu nao vizei produção em escala ou a nivel de venda.. me baseei somente e tão somente no DIY, nas minhas experiências de construção.. na experiência de amigos.. nos preços e custos de componentes, acessibilidade, etc.. foi nisso que eu pensei.. e não acho tão inviavel, impossivel, ou, anti-econômico, certa vez o cacildo disse aqui "uma coisa que todo mundo pode ter é criatividade!" nisso você consegue fazer qualquer coisa dentro de um certo limite de parametros.. to tentando clonar um reverb de mola por pura diversão(o carlos é um santo homem que me atura! haha).. vai ficar igual os accutronics, hammond, enfim? não faço a minima ideia, até mesmo pq parto de um principio comum de funcionamento e to procurando dentro deste outras alternativas de execução.. ai q ta o lance.. o negocio é se dispor a fazer e aceitar as vezes as limitações..
    os componentes do L5, segundo esquema, o mais dificil alí é o CA3080 do compressor, o resto vocÊ acha em qualquer lugar, até em sucata... e se achar que isso é economia porca, eu me silencio, economia porca é você ter condiçoes materiais de fazer uma condição boa e não fazer axando ki estará aumentando sua margem de lucros como as empresas citadas acimas fazem.. com isso não só reputação perdem, mas progressivamente produtos desfacelados..
    outra, se você procurar bem, uma placa grande, como a do amp, você acha por um preço bem aceitavel, com construção quase excelente de qualidade. construir um amp nunca é um processo 100% confiável, requer várias especificidades que você, se aceitar, adquiri ao longo da jornada, comigo foi assim pra montar o HO.. tentei.. forcei.. busquei, refutei.. li e pronto! aprendi e executei.. (que metodologia de trabalho hahah)
    mas tamo aê! abraços

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    to tentando clonar um reverb de mola por pura diversão(o carlos é um santo homem que me atura! haha)..

    caraca!! q bacana!! e a quanto anda o projeto?

    kelson
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    pensando pensando..
    vendo as possibilidades, quando acertar nos transdutores de entrada e saida eu faço o teste e gravo, vou testar outros tipos de mola.. vamo ver como fica..

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    kelson

    calculadno? experimentando? datasheet ajuda muito !!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/06
    · votar


    kelson
    Cara, quando eu falei de economia "boba" (eu não usei o termo "porca" aqui), eu me referí às fábricas, não a uma pessoa, muito menos à vc.

    kelson
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    intendi.. só ilustrei =)

    _BLACKMORE_
    ein?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    kelson

    ein?
    temos q falar pos msn ... eh mais rapido ..!! hehe

    Casper
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O esquemático é incrível. Médios paramétricos
    no canal 2, compressor de verdade, e um estágio
    de saída todo discreto, fantástico.

    Eu nunca toquei nesse amp, mas realmente parece interessante.

    Mas é o que foi dito acima. É mais fácil montar um valvex genérico
    que esse amp transistorizado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a amplificador do bb king