Peavey Valve King 50W 112 - mini review

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # jul/06


    Ontem, vasculhando as lojas de Porto Alegre em busca de um valvulado, acabei testando o Peavey Valve King combo 1x12" de 50W. O preço da etiqueta era R$2199,00, mas com os descontos de compra à vista, deve ficar em torno de 2100,00.

    Eis as especificações:

    Valve King 112

    * 50 Watts into 16 Ohms
    * Two 6L6GC and three 12AX7 tubes
    * Two independent footswitchable channels
    * Separate EQ for each channel
    * Footswitchable gain/volume boost on lead channel
    * External speaker capability
    * One 12" Valve King speaker
    * Reverb with level control
    * Buffered effects Loop
    * Resonance switch for tight or loose cabinet response
    * New, patent-pending Texture variable Class A/B simulation control
    * U.S. MSRP $499.99

    O meu teste durou pouco tempo, pois estava com um pouco de pressa e logo vi que o Valve King não atenderia aos meus anseios de um timbre realmente orgânico "all tube". Na verdade, o Valve King me pareceu mais um Bandit turbinado.

    - os knobs parecem frágeis demais para a qualidade a que estamos acostumados em amps valvulados;

    - a madeira da caixa é leve a ponto de fazer o ampli vibrar demais (como acontece nos Bandits);

    - o amplificador é realmente leve. Dificilmente você vai encontrar um valvulado 1x12" com 50W leve como um transistorizado de características similares; talvez o Valve King funcione melhor com uns tijolos em cima para não decolar com o punch das válvulas :P

    Quanto ao som:

    - o falante não me pareceu lá essas coisas. É um 1x12" de 16 Ohms com um adesivo todo estiloso com dizeres do tipo "vintage"... pra mim isso é desculpa para fabricar um falante de baixa qualidade com aquele abafadinho "vintage" que todo mundo adora :P E foi isso mesmo que eu notei testando. O som é abafado. O botão "bright" presente no canal clean do amp ajuda um pouco, mas não soa orgânico. Parece que alguém ligou um equalizador em um amp ruim para ganhar um pouco de agudos.

    - o drive é legal... melhor do que qualquer bandit "transtube" já fez até hoje. No entanto, como estou procurando um drive menos "enfeitado", não faz o meu tipo.

    - atrás tem um botão chamado "texture", que alterna entre classe A e B. Não testei o amp o suficiente para avaliar se isso é realmente útil. Eu praticamente não senti diferença nos meus testes, mas também não toquei com o volume muito alto.

    Conclusão: apesar das minhas críticas, me pareceu melhor do que os Bandits ou até laneys TF. Está certo que os falantes HH Invader que acompanhavam os TF eram muito melhores do que esse do Valve King, mas não se pode ter tudo por esse preço. A compressão da válvula e aquele punch no ataque estão presentes no Valve King, ainda que com um timbre não tão convincente quanto um valvulado à moda antiga. Para quem está comprando o seu primeiro amp, vale a pena pular a etapa do transistorizado e já partir para esse valvulado.

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    francisco2004
    Voce testou ele em volume alto?

    francisco2004
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Gabriel Anjos
    Sim, mas não fui ao máximo porque ele já estava vibrando demais para o meu gosto. Lembrou os Bandits, que parecem ter potência demais para uma estrutura que não comporta isso.

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    francisco2004
    Ah só... pode crer.
    Me falaram que pra quem quer som vintage não é indicado. Ele é um amp com sonoridade mais moderna. Isso confere?

    francisco2004
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Gabriel Anjos
    Bom, ele usa 6L6, então ele tem um clean bom para jazz, blues, etc. O drive, quando está com pouco ganho, fica legal para um Stevie Ray Vaughan, mas falta algo mais. Para esse tipo de som, acho mais interessante comprar um cabeçote Falcon 50G da Meteoro e uma caixa 1x12"... vai acabar custando o preço do valveking e vai fazer muito mais bonito.

    O valve king é um valvulado com gostinho de quero mais :P É excelente para iniciantes, mas para quem é mais exigente, vai deixar algo a desejar.

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    francisco2004
    Se o clean é bom, é só arranjar um pedal bom pra dar distorção!
    Me falaram que o ponto fraco dele é justamente a distorção... Ma sendo o clean bom, tá beleza!

    francisco2004
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Gabriel Anjos
    O clean é bem legal, de cara dá para perceber que aquilo só pode vir de um power valvulado, mas parece que falta alguma coisa... sei lá... algum processamento é feito de tal forma que algo do timbre se perde, mas não sei dizer o que é.

    Mas acho que se o cara tá pensando em comprar um Bandit ou um TFX3, por exemplo, acho que vale a pena segurar mais um pouco a grana para levar um desses.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peavey Valve King 50W 112 - mini review