Amplificador Valvulado Acústico

    Autor Mensagem
    Kilha
    Veterano
    # ago/06


    Prezados,

    Tenho uma Yamaha AEX500N2, um instrumento bastante raro pelo que andei pesquisando. É vendida como guitarra, pois sua aparência é de guitarra, porém suas características são de violão: semi-acústica, cordas de nylos, captador piezo, pré-ampli interno.

    Procuro o amplificador mais adequado para este instrumento, já liguei em um Marshall de guitarra e gostei do som e dos efeitos com um Zoom 505 II. Toco, em geral, música brasileira, Jorge Ben, Lenine, Gil e eventualmente um Rock Nacional, Ira, Ultrage.

    Acredito que os amplificadores acústicos seriam mais adequados para meus objetivos, mas, como li angumas coisas principalmente sobre valvulados, gostaria de saber porque não existem amplificadores valvulados acústicos, uma vez que as válvulas podem ampliar mais os graves e médios?

    Para organizar deixarei as duas perguntas separadas:
    1 - Qual o modelo de amplificador mais adequado para uma semi-acústica com cordas de nylon e captador piezo?
    2 - Porque não existem amplificadores acústicos valvulados? (se não há implicações técnicas, somente adaptações, caixas de som específicas, será que algum hand-made se habilitaria a contruí-lo?).

    Kilha
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Kilha
    · votar


    ...

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Kilha
    O que é um amplificador acústico?Vc se refere aos amplificadores ditos"para instrumentos acústicos"?Todos são.O que difere é apenas a correção de banda passante que possa existir.Isso é um artifício para facilitar a vida dos musicos mais leigos em assuntos de amplificadores.Se vc pegar qualquer ampli e for, com paciência, regulando o tone stack, chegará ao mesmo resultado dos "amplificadores acústicos".O que eles podem trazer embutidos são efeitos mais usados pelos violões, como chorus ou delays.Tenho usado os valvulados não acústicos, no estúdio, com bastante sucesso.Um abraço!

    Kilha
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Kilha
    · votar


    De fato Carlos, acho que deveria ter colocado "ampli para violão" como é mais de prache no mercado. Sei que os speakers são específicos para cada instrumento: guitarra, baixo e violão (acústico) como mostra o site da Eminence. Você disse que tem sucesso com um valvulado não acústico e a minha questão é: se existem valvulados específicos para guitarra e para baixo, porque não existe para violão? Será que o seu som não seria mais fiel ao som acústico do seu violão se houvesse correção da banda passsante, como vc explicou, e os speakers fossem para instrumentos acústicos?
    Não sei se seu violão é de nylon com captação piezo, mas gostaria de opiniões sobre amplificadores mais adequados para estas características.
    Obrigado pela resposta.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Kilha
    Uso no stúdio dois violões de 6 e 12 cordas, com captação piezo e cordas de aço.Quanto ao aspecto de banda passante ou alto falantes, como eu digo, se vc souber ajustar um tone stack, não será fator de importância relevante.Existe muito mito à respeito.Pelo menos os Giannini, não tinham essa separação, pois eram amplis notadamente clean, o que à meu ver seria o principal fator para um " acústico ".Na época também só se usava microfonar violões, era incomum um violão captado, e quando era, usava captador magnético na boca, que o transformava em guitarra, pois não captavam a vibração do tampo, que dá a característica tímbrica do bicho.Até hoje tem gente que pensa que o som do violão sai da boca e microfona a mesma, conseguindo apenas realimentação.Isso sem contar os tocadores que abafam o tampo com o antebraço.Se vc fosse pegar um valvulado para violão eu recomendaria pegar o combo True Reverber da Giannini, mas creio que nenhum proprietário deles vai enlouquecer e vender, só se estiver apertado.À cerca de dois meses, estive em Sampa, na Teodoro Sampaio e tinha lá uma loja de vintages usados com um True pra vender.Não sei se ainda tá lá.Um abraço!

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Então cara...
    Não sei exatamente sobre os falantes... Mas um circuito de Clean seria o melhor!!
    Um Fender Twuin!! Ou Algo no mesmo Genero... tremendão / Duovox
    Eu ja usei violão no meu tremendão e regulando o tone dele consegui um resultado muito bom!!

    Tente pegar um ampli que tenha som limpo e bons falantes... celestion / eminence

    Schenker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Kilha

    A resposta para os seus problemas se chama Rivera Sedona. ponto.

    Kilha
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Kilha
    · votar


    Carlos

    Também acredito que a amplicação de um violão não se limita a um microfone na saída, um mic condensador unidirecional é muito recomendado por ai, mas além de limitar a mobilidade do músico, acho que já existe técnologia melhor.
    Moro perto da Teodoro e vou procurar testar esse ampli da Giannini.
    Valeu.

    Guilherme

    Valeu pelas dicas, já li muito sobre os cleans da Fender e talvez um com falantes próprios para violão seriam perfeitos.

    Schenker

    Cara, faz algum tempo que estou pesquisando sobre amplificadores, não só para adquirir um, mas para entender (um pouco) todo o processo, o porque da preferência pelos valvulados, (inclusive tem uma explicação bastante técnica neste link http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=150& navID=427) mas nunca tinha ouvido falar na marca Rivera. Acabei de entrar no site. É isso. Um ampli valvulado para violão e parece que é muito bem conceituados. Vou pesquisar mais sobre ele, de qualquer maneira, você conhece outros? Já tocou piezo + nylon? E um Roland ou Trace Elliot para violão, mesmo não sendo valvulados?
    Valeu.

    maurice
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Kilha
    carlos adolphs
    Para violão é praticamente necessário ter um tweeter ou corneta de agudos, independente da válvula ou não. Já testei amps diversos e pásmem! um simples ciclotron em bom estado é mais indicado para violão do que um ampli de guitarra, por causa do tweeter. Já liguei meu Thundersound em uma caixa Ampeg de baixo com tweeter e chegamos a um bom resultado. O volume de entrada(gain) deve estar o mais baixo possível para ficar limpo limpo mesmo, você pode colocar o master no 10. Acredito que em válvulados para violão, só ampli com 6L6 seja indicado.

    Schenker
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Schenker
    · votar


    Kilha
    Um ampli valvulado para violão e parece que é muito bem conceituados. Vou pesquisar mais sobre ele, de qualquer maneira, você conhece outros? Já tocou piezo + nylon? E um Roland ou Trace Elliot para violão, mesmo não sendo valvulados?

    hummm, para ser sincero não, minha praia é guita mesmo, este Rivera eu tinha lido muito bem a respeito dele e uma vez que fui a Boston tive a oportunidade de tocar em um numa loja . . . fiquei de queixo caído, simplesmente se eu tocasse violão ele ia ser O ampli que eu teria . . .

    Os amplis Rivera são fantásticos, excelente construção, voicing (são meio que uns Marshall Hot Rodded, bem legais), várias opções (pull-shift, ninja boost, notch etc etc etc)

    coincidentemente, esta semana fui aqui na Rua da Carioca em uma loja e o cara tava tocando neste novos amplis da Roland, com 2 falantes de 6,5", olha, o bichinho tava falando bonito pra kct, tava bem alto e sem nenhum rachado, beleza de "headroom" (e eles tb são bem bonitos)

    Kilha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pois é Maurice, o amplificador indicado pelo Schenker possui um tweeter que pode ser ligado ou desligado, possui dois canais independentes um mais limpo e outro para distorção e usa duas EL-34. Possui entrada jack balanceada, e pelo jeito é um p..... amplificador.
    Parece que o preço é compatível com essa versatilidade e qualidade toda, mas, sem dúvida é o que mais se aproxima do que estou procurando.
    Como me classificam no fórum, sou novato no assunto mas não entendo porque as marcas consagradas não possuem um modelo desse tipo.

    Kilha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Shenker

    O amplificador Rivera Sedona é feito por Paul Rivera que trabalhava na Fender. Vi alguns depoimentos e parece que o ampli é espetacular com 1 falante JBL de 12" o 55W e 1 de 15" para o de 100W, ou seja, fácil mobilidade além de tudo. As especificações dizem que o tweeter proporciona definição para instrumentos com encordoamento de nylon, mas pelo jeito terei que ir até Boston para comprar um, ou pelo menos não vi nenhum a venda nessa rápida procura.

    Schenker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Kilha

    acho que não me fiz entender direito no meu post . . . eu já toquei em um e já tinha lido a respeito . . .

    e sim, sei sobre os ampli Rivera, já tive um K55 e um par de caixas deles. em Sampa quem vendia era a Susfour (fala com o Rui).

    abraços,

    G.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado Acústico