1 baixo -> 2 amplis, sendo 1 de baixo e outro de guita

Autor Mensagem
    rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06

Opa

Sera que presta?

Toco baixo e to sem dinheiro pra arranjar um ampli de porte que me satisfaça, entao me viro com meu Warm Music de 30W mesmo...
    Ai eu pensei em arranjar algum ampli emprestado com alguem e ligar os dois juntos, para que um fique como P.A. (sou iniciante nessas coisas)
    Soh que apenas conseguirei otro ampli de guitarra....
    Ai eu pensei em ligar o baixo no meu ampli, colocar um cabo no line out e ligá-lo line in do ampli de guitarra
    PS: o ampli de guitarra provavelmente nao passará de 30 ou 20 W.

Aqui vao minhas perguntas:

1. Sempre ouço falar que ligar um baixo em ampli de guita zoa... mas nesse caso, pensei: como o ampli vai servir de caixa nao tem pau... é verdade isso?

2. Se eu fizesse isso, como que fica a parte de volume? Devo deixar volume baixo no ampli de baixo e alto no de guita, vice/versa, balancea-los...?

3. Se eu fizesse isso, devo colocar o baixo na entrada de alto ganho ou na de baixo ganho (meu baixo eh passivo, sendo normalmente ligado na de alto ganho, mas nesse caso, sei lah neh...)?

To pouco me importando com a qualidade de som que va sair... apenas que o som seja alto o suficiente para ouvirmos, ou pelo menos mais alto do que soh com o Warm Music acima citado... (ensaio com a minha banda num quarto com uma bateria monstro que encobre td). Pedais com essa funçao estao fora de possibilidade...
    Pesquisei no forum mas para essas duvidas nao achei soluçao...

Vcs podem me ajudar?
    Flww!

Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar

1. Sempre ouço falar que ligar um baixo em ampli de guita zoa... mas nesse caso, pensei: como o ampli vai servir de caixa nao tem pau... é verdade isso?

justamente o problema é o falante, e nao a parte de power amp (o pre ampli estraga o som, mas nada q estrague o pre amp em si)
    se tu liga um baixo no ampli de guita, pode dizer adeus pro falante

2. Se eu fizesse isso, como que fica a parte de volume? Devo deixar volume baixo no ampli de baixo e alto no de guita, vice/versa, balancea-los...?

3. Se eu fizesse isso, devo colocar o baixo na entrada de alto ganho ou na de baixo ganho (meu baixo eh passivo, sendo normalmente ligado na de alto ganho, mas nesse caso, sei lah neh...)?
    se vc fizer isso vai fuder teu ampli, entao a 2 e a 3 nao vao ter utilidade

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Ou seja, ferrou neh?
    Nem q seja baixin baixin... hehe

E se eu microfonar o ampli do baixo e jogar no ampli d guitarra, rola? (puta q pariu, pobre eh foda)

Quais as diferenças entre falantes de guitarra, de P.A.s e de baixo?

Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Quais as diferenças entre falantes de guitarra, de P.A.s e de baixo?

Resumidamente são as frequências que trabalha, creio eu (alguem me corrige, mas axo q é isso mesmo, tirando material, tamanho, etc...)
    os de guitarra tem uma faixa, os de baixo, outra completamente diferente, os de p.a. sao mais "abrangentes" por assim dizer.

E se eu microfonar o ampli do baixo e jogar no ampli d guitarra, rola? (puta q pariu, pobre eh foda)
    não, vai dar merda do mesmo jeito.
    solução barata é comprar um falante especifico para baixo e usar na saida do seu ampli de guitarra, nao sei quanto ao timbre, mas pelo menos nao vai estorar o falante. CLARO que vc tem que ver a potencia do falante, a resistencia ohmica e outros fatores do falante.

carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    Não rola, esquece, o problema é o falante, não o ampli.O que vc pode fazer é fechar a trazeira do ampli com um pedaço de tábua de compensado, selando a caixa.Neste caso ao alto-falante aguenta um pouco mais.Um abraço!

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Pode cre...

Ou seja... esquema seria eu arranjar um P.A. ou um falante que aguente certo?

Sem querer ser chato... (mas pensando em otras possibilidades)
    Se o ampli de guitarra for bem mais potente (algo do tipo 100/120W) e eu usar apenas uma pequena parte dessa capacidade... ferra?

Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    cara, tipo

o problema nao eh o ampli
    é o falante

pode ser q vc toque 140 horas e nao exploda
    pode ser que vc toque 10 min e já era

sacou agora? e ainda que é marca xulera, mais chance ainda

eu nao faria isso, eu guardaria e comprava um ampli msm

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: rcardo_lemos
    · votar

o problema nao eh o ampli
    é o falante

Eu vi... mas foi só pra me tirar essa duvida sobre usar baixo com um volume bastante reduzido em um ampli de guitarra
    ___

O que vcs me dizem dos amplis "multi-uso"? Vi num topico que até rola... mas depende do volume...

128556
    Veterano
    # ago/06
    · votar

não é melhor fazer uma 1x10, 1x12 ?

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    Cara, esse negócio de gambiarra só vai te prejudicar. Compre um amp adequado para seu baixo.
    Abç

marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar

esse negócio de gambiarra só vai te prejudicar

tbm concordo!
    é akela historia o barato sai caro!
    vai fica uma merda.

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Infelizmente nao tenho outra opçao tao cedo... realmente... se eu tivesse como eh LOGICO q eu ia providenciar um ampli adequado

marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    Infelizmente nao tenho outra opçao tao cedo... realmente...

complicado mesmo bixo! eu sei como é!!!
    as vzs temos q fazer das tripas o coraçao!!
    tente tirar o melhor proveito do equipamento q vc dispoe,
    quando eu comecei a tocar eu tinha 15 anos, ai gastei toda minha grana q vinha juntando a tempo pra comprar minha guitarra, uma samick vermelha,
    dai naum tinha como compra um cubo, dai peguei de um amigo meu emprestado um franh de 15w pra baixo montado numa caixa q ele mesmo fez e um falante chinfrin la!! era o melhor q eu podia ter no momento eu eu realmente ficava feliz com akilo!
    depois de uns 2 meses tive q devolver o ampli ai estudava somente com a guitarra desplugada, e depois de mais alguns meses concegui compra um ampli !!
    é foda!! hehe

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

tente tirar o melhor proveito do equipamento q vc dispoe

É exatamente isso q eu pretendia fazer =p

carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    Vc tem que pensar uma coisa.Se vc pifar o que vc tem, vai ficar sem nada.Na situação o melhor é anunciar que vc troca um cubo de guita por um de baixo.Pois mesmo em baixos volumes, vc corre o risco de pifar os Falantes, apesar que a Warm usa Selenium, só que da linha mais simples.

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Soh..
    Apenas pra curiosidade, qto custa em média um falante de baixo do porte de um warm de 30W? Li no forum que dá para trocar, em um ampli de guita, o falante original por um de baixo

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    Não é apenas isso, tem também o modo de construção da caixa que é diferente, e mais complexo no caso de ser para baixo.
    Abç

XaMBs
    Veterano
    # ago/06
    · votar

cara eu toco em um amp multi uso... e n tenho problemas... n sei se o falante é = aos de guitarra....

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar

XaMBs
    Cara, tudo bem que vc tem um multi-uso, não estou aqui para lhe criticar por isso até porque foi o que vc pode comprar; mas, esse tipo de amp é muito ruim, bem abaixo da qualidade de um amp específico para instrumentos. Espero que vc possa comprar um amp de melhor qualidade até para poder fazer um bom som e aperfeiçoar-se mais na música.
    Abç

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Mauricio Luiz Bertola

Talvez eu consiga um segundo ampli de baixo emprestado pra quebrar meu galho. Entao, em uma ligaçao entre dois amplis de baixo, sendo um ampli mais potente do que o outro (por exemplo, 30W com o baixo plugado nele e outro de 15W), os volumes dos dois vao ficar como? É a minha duvida 2 do primeiro topico hehe:

2. Se eu fizesse isso, como que fica a parte de volume? Devo deixar volume baixo no ampli de baixo de 30W (o do baixo plugado) e alto no de 15, vice/versa, balancea-los...?

PS: Seria essa a melhor opçao? Ou eu plugo o baixo no de 15?

Flw!

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    Cara, para ligar 2 amps em série um deles terá que possuir uma saída "line out", no qual vc ligará com um cabo à entrada do outro amp, na entrada destinada a instrumentos ativos. Vc deve ter cuidado com os volumes, pois se um é mais potente que o outro, o menos potente deve ser onde vc ligará o instrumento e o mais forte o "slave". Porém, esse esquema apenas melhorará um pouco a sua resposta, pois, para o baixo ser ouvido claramente e sem distorções, o amp deve ter alta potência, no mínimo 150WRMS e possuir um falante de 15pol. ou 2X12 ou 4X10. Aí sim vc terá a garantia de que seu baixo será ouvido por todos de sua banda (inclusive vc) com clareza e pelo público.
    Abç
    Abç

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Entendi.

Uma duvida que tenho... tipo, se o "master" está no maximo de volume (no caso o de 15W), por exemplo, o "slave" reproduzirá o som tocado com o mesmo volume (no caso, o equivalente ao seu volume na metade, pois é de 30W)?

Ou o volume reproduzido no slave será independente do volume do master?

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    Será independente, mas cuidado com o ganho.
    Abç

rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06
    · votar

Cuidado com o ganho? Como assim? (desculpe pela chatice do inferno)

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/06
    · votar

rcardo_lemos
    O ganho do 1° amp não deve estar muito alto, senão o 2° irá distorcer.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 1 baixo -> 2 amplis, sendo 1 de baixo e outro de guita