Mitos do PTP (ponto-à-ponto)

Autor Mensagem
AugustoPedrone
Veterano
# ago/06


Olá Galera, escrevo para pedir a ajuda de vcs.

Estou escrevendo um artigo sobre o mito de PTP ser melhor que PCB (circuito impresso) e gostaria da contrinuição dos amigos em cordas.

Gostaria que vcs escrevessem aqui o que já ouviram falar, teorias e lendas, sobre a superioridade da construção PTP.

Partindo daí vou tentar racionalizar o assunto e apresento aqui as conclusões depois.

Obrigado.

Kasp
Veterano
# ago/06
· votar


bom, eu já ouvi dizer q a fabricação PTP torna mais fácil a localização do componente defeituoso em futuros problemas
:)

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
Grande Augusto!Como o Kasp falou, PTP facilita manutenção, mas um PCB bem projetado, em fiberglass, não fica nada à dever.Legal vc levantar essa "lebre", vamos ver o que pinta, estou curioso!Um abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
Creio que o fundamental é a qualidade de construção da placa e os componentes. No mais, simplicidade de projeto, custo-benefício bom (preço de construção barato + confiabilidade) e manutenção fácil.
Abç

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone

vamos ver se posso ajudar em algo ...

Amps com montagem PTP, alguns guitarristas dizem que chega a interferir no timbre do amp, pois os fios ou caminhos que o fio tem q percorrer ou até mesmo a arrumação dos mesmos influenciam no resultado (timbre), nunca conseguiram me provar isso.
Um amp com montagem PTP vc tem q fazer uma caixa o melhor blindada possivel e obedecer algumas "regras", coisa que com uma placa de fibra com dupla face e um "terra" ao centro da mesma vc pode fazer uma região maior de blindagem e eliminar com maior resultado o campo gerado em capacitores eletroliticos por exemplo, e com isso podendo diminuir essa blindagem feita com a "caixa de faraday" (não sei se é assim que se escreve).

Gostaria de ter exemplos práticos para deixar mais ilustrada a explicação acima, pois não tenho conhecimento técnico para tal !!

lespaulbabilon
Veterano
# ago/06
· votar


Na teoria e na prática um amp bem feito em PCB pode superar o desempenho de um PTP.

Falou e disse, mestre Pedrone.

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


Obrigado galera, a ajuda tá ótima. Preciso tentar ser o mais abrangente possível.

Aos físicos de plantão: quem pode me confirmar a constante dielétrica do vidro e dos plásticos de isolamento de fios ?

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


Por favor quem lembrar de mais alguma coisa escreve aqui.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
Fala, Augusto!Vamos lá: O coeficiente dielétrico do ar é e=8,85 x 10¹².Se tomarmos o mesmo como Coeficiente relativo = 1, temos:
Polietileno - 2,3
PVC - 3,0
Poliestireno-2,6
Teflon - 2,1
Mylar - 3,0
Plexiglass - 2,8
Vidro de janela-7,0
Vidro Pyrex - 4,8
Placa de epoxi - 5,2
Um abraço!

UserFCC
Veterano
# ago/06
· votar


PTP ou PCB?

Vantagens e desvantagens (q desconheço, na maioria) existem, de um ou de outro... e avaliar a qualidade do resultado final, O SOM, também é muito subjetivo. Humbucker ou single coil? Jimmy Page ou Jeff Beck? Porsche Carrera ou Corvette StingRay 1963? Deneuve ou Bardot? A polêmica vai longe...

Enfim, confere um artigo no site da Bogner Amps(http://www.bogneramplification.com), q trata deste tema e acho q pode ajudar: http://www.bogneramplification.com/Pcboard.htm

Boa Sorte!

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Vamos lá: O coeficiente dielétrico do ar é e=8,85 x 10¹².Se tomarmos o mesmo como Coeficiente relativo = 1, temos:
Polietileno - 2,3
PVC - 3,0
Poliestireno-2,6
Teflon - 2,1
Mylar - 3,0
Plexiglass - 2,8
Vidro de janela-7,0
Vidro Pyrex - 4,8
Placa de epoxi - 5,2


o bixo
tu é foda mesmo em hehehehe
q bom q tu anda aki pra estas banda do forum de ampli
valeu ....

tom_delonge182
Veterano
# ago/06
· votar


marcelogatinho
o cara é genio...

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


UserFCC
e avaliar a qualidade do resultado final, O SOM, também é muito subjetivo

É exatamente esse o objetivo do trabalho: eliminar a subjetividade dessa avaliação final.

Esses dias vi na TV um documentário sobre 2 físicos que nos anos 70 descobriram que podiam, por fórmulas matemáticas, reduzir à 4 números as possibilidades de parada da bolinha na roleta (aquela jogada em cassinos).

Eles fizeram um método de medir a velocidade da bolinha rodando, a velocidade do rotor da roleta e por meio de um computador arcaico preso ao corpo recebiam os 4 números que poderiam sair no resultado.

Logicamente eles foram aos cassinos provar a teoria, e dava certo ! Eles ganhavam uns 600 dólares por hora (apostavam pouco de cada vez, para não despertar suspeitas).

Mas no fim abandonaram o projeto pq o computador de corpo dava mt defeito.

Só para ilustrar a noite...hehe.

UserFCC
Veterano
# ago/06 · Editado por: UserFCC
· votar


Tem uma passagem deste artigo que diz:

Recently, we got a call from a tech complimenting us on our old Plexi model amplifier (that we built between 1990 and 1995), but he said that it was just a little bit "stiff in the high-end" compared to a real Marshall Plexi. To back up his point, he told us that he had a real Marshall Plexi on the bench next to ours and was comparing the two side by side. What he did not seem to realize was that no two Marshall Plexis sound the same. They were terribly inconsistent with their component sources and values, not to mention the inconsistencies in wire routing.

Taking a point to point or a turret-board amplifier, if one moves the wires around, the entire sound and character of the amplifier can change, often dramatically. This is a well-recognized phenomenon.


Relendo este trecho, lembrei de uma entrevista com o técnico de gtr e amp do Jeff Beck, que aponta na mesmíssima direção: ele diz que o amp preferido, o "baby" do Jeff Beck é um cabeçote Marshall PTP c/ EL34, fabricado em 1984. Durante vários anos, procurando um backup para seu amp predileto, Jeff Beck testou inúmeros outros Marshalls com as mesmas características, séries, etc, etc. Pediu, inclusive, p/ a Marshall clonar o favorito, com todas as nuances e detalhes.

Conclusão? Jeff Beck desistiu da empreitada, pois impossível fazer outro amp soar como aquele...

PS - Isso parece ser uma conclusão BEM OBJETIVA: a dificuldade de fazer amps PTP soarem "absolutely consistent from one unit to the next", problema q seria minimizado, ao menos, com a opção PCB.

danielcastelli
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
De que livro tu tirou isso?!
Procurei em todos os meus de Fisica e Quimica aqui e não achei nada... :(
Pra não falar que não tinha um no Tipler do vidro: 6,24 x 10^13

Michael Vlcek
Veterano
# ago/06
· votar


danielcastelli

o cara é sinistro, rapá
ehe

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


UserFCC

Os resultados acabam caindo no que eu temia...

As capacitâncias parasitas distribuídas ao longo das fiações dos PTP acabam por modificar o timbre.

É um problema de construção, mas ao que parece acaba soando bem.

Uma placa PCB bem projetada não teria essas capacitâncias, e teoricamente teria resposta melhor nos altíssimos agudos...mas...afinal de contas...guitarra tem agudos dignos desse nome ?

Muitas vezes ao enrolar transformadores para amps "vintage" eu preciso segurar minha ânsia de fazer camadas entrelaçadas ao extremo. Guitarra não é HiFi !!!!

Ao que parece, tecnicamente o PCB é melhor, mas os "defeitos" do PTP são muito agradáveis.

Sobre o teste do Jeff ...eu acho que só teria valor se ele não soubesse qual amp estava escutando no momento (um teste A x B cego). Caso contrário, sempre teria o lado psicológico de ver qual está tocando e julgá-lo melhor.

Abraços, e obrigado.

UserFCC
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone

Desculpe insistir no ponto, mas acho q o trecho citado não tenta definir uma superioridade tonal para o PTP ou para o PCB. De fato, acho q remete para uma questão outra, isto é, a dificuldade de manter uma determinada e particular característica tímbrica/tonal de um amp PTP para outro PTP.

Esta também é a questão tratada no "caso Jeff Beck". Ele não parece julgar um PTP melhor q outro PTP, mas sim, constatar q PTPs clonados soam bem diferente um do outro.

Bem, perceber tais diferenças exigiriam ouvidos apurados? Essa é outra questão...

lespaulbabilon
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

:S
Que isso cara... você é um gênio! hehehe

lespaulbabilon
Veterano
# ago/06
· votar


Sobre o teste do Jeff ...eu acho que só teria valor se ele não soubesse qual amp estava escutando no momento (um teste A x B cego). Caso contrário, sempre teria o lado psicológico de ver qual está tocando e julgá-lo melhor.

O Eric Johnson saberia te responder isso...hehehe
Ele sabe quando um plug é de ouro, só no ouvido.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
marcelogatinho
tom_delonge182
danielcastelli
lespaulbabilon
Gênio?!?!?Vcs não tem Google não?A sabedoria está ao alcance dos vossos dedos...Paciência de procurar, isso sim pode ser uma virtude!
Aproveitando, e mais ou menos sacando o que o Augusto quer demonstrar, a rigidez dielétrica( capacidade de Kvolts por mm² que o dielétrico suporta sem romper) é maior no Mylar(300-Semelhante à Mica), depois vem o Epóxi(28) e o PVC(28), no ar é 1.A possibilidade de arco voltaico é maior no ar,(PTP) do que no epoxi(fibra de vidro com epoxi)PCB.

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


UserFCC

pow gostei do texto... vc pode me passar a materia completa? por favor!

carlos adolphs

pow bixo... google eh uma ferramenta ... discutir de igual pra igual ou mesmo saber discenir o certo do errado o google naum mostra naum!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
Aproveitando, Augusto, eu defendo o PTP para aquele que monta 1 Ampli, mais ou menos como a Ferrari Fórmula 1, são uma ou duas montadas artesanalmente.Já o carro esporte Ferrari, tem uma produção série limitada.Ou seja, com PCB...
O importante no caso é saber fazer com qualidade, capricho, pois mesmo com PCB, difícilmente vc terá dois amplis exatamente iguais, em termos de timbre.O fator psicológico no teste do Jeff, asiim como vc, eu também creio que influenciou.Vou dar um exemplo:Ainda ontem no estúdio, uma gurizada tocando metal, atingiu o Nirvana ao escutar os Tremendões.Ocorre que o solo pediu para o base abaixar o volume, pois os tímpanos estavam indo para o saco...Aí o garoto se virou para o Tremendão e acionou o volume do canal que NÃO estava sendo usado, perguntando para o outro se estava bom...O Outro respondeu com convicção:-Agora sim, ficou melhor...(Nada foi alterado no som, apenas o fator psicológico...).É isso aí, um abraço!

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Aí o garoto se virou para o Tremendão e acionou o volume do canal que NÃO estava sendo usado, perguntando para o outro se estava bom...O Outro respondeu com convicção:-Agora sim, ficou melhor...(

hehehehe...

Michael Vlcek
Veterano
# ago/06
· votar


ahuahua
essa é clássica!
;-)

mas essa molecada insiste em ensaiar no talo, hein?
eheh

lespaulbabilon
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

Aí o garoto se virou para o Tremendão e acionou o volume do canal que NÃO estava sendo usado, perguntando para o outro se estava bom...O Outro respondeu com convicção:-Agora sim, ficou melhor...

Hauhahuahuahua
Hipocrisia audível.

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


ehehehehe pá kebra esta!!!!!
realmente o fator psicologico é determinante!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Michael Vlcek
mas essa molecada insiste em ensaiar no talo, hein?
Mike , tu não sabe o que é, os caras põe no talo a saturam o ambiente, não estão acostumados aos valvulados.Teve um que chegou a levar um foot para trocar o canal limpo e sujo do Tremendão(isso não te pertence mais...), fora os bateras que nunca viram uma pele hidráulica pela frente, e acham que tem que sentar o braço!O resultado é que quando o "tio" interfere e põe tudo nos níveis, eles acham legal porque se escutam...Tinha que ter controle de volume para ego , o "Egolevel", pois os caras não vão pra acertar a música e sim para ver quem tapa quem com o som.Um abraço!

boleterodectba
Veterano
# ago/06
· votar


Não sei se posso estar errado mas o PTP me parece ser mais durável, talvez naquela onde de os giannini ainda funcionarem após 30 anos ou mais.
Carlos tenho uma curiosidade em saber a conta de luz de um estudio que usa valvulados, é muito salgada?

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


boleterodectba

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mitos do PTP (ponto-à-ponto)