valvula de saida 812A oq da pra fazer ?

Autor Mensagem
Filipe Reis
Veterano
# ago/06


Pessoal tô com duas dessas valvulas aqui pergunto entào oq é melhor fazer com essas bichinhas um single ended ou um push pull? haja visto q elas sào bem parudas né e dao bastante potencia?fica ai entao a pergunta pro carlos adolphs, cacildo , e demais entendidos no assunto.

queria uma coisa n mt. dificil por q componentes para um amp. com esse tipo de válvulas n deve ser facil de achar.

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
queria uma coisa n mt. dificil por q componentes para um amp. com esse tipo de válvulas n deve ser facil de achar.

isso é naum tem nada a ver!

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar


Pelo pouco que eu entendi do datasheet o par deve soltar 200W em pushpull.

Mas posso ta falando merda, dado que não manjo nada disso.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
Gabriel Anjos
marcelogatinho
Oba!Apareceu válvula de verdade!!!!OK, as 812, com 1500Volts nas placas, -48 Volts nas grades , trafo de saida 13800 ohms placa a placa, dão aprox. 325 W.Até aí, tudo bem.Vamos aos aspectos práticos:
1- Os trafos tem que ser construidos com isolação para 3000Volts
2- São válvulas de aquecimentos direto, onde o catodo é o próprio filamento, de 6,3 Volts, 4 Ampéres.Com isso o trafo de força precisa ter 8 Ampéres de filamento só pra elas, pois o enrolamento deve ser de 6,3 volts, com tap central que será obrigatóriamente ligado à terra do circuito, senão não funciona.Deverá ter outro enrolamento de filamento para as outras válvulas, mais um secundário de 1150 Volts, 0,5 ampéres para a fonte de alta,um secundário de 330 volts para alimentar as outras válvulas e um de 50 volts, 0,1 ampéres para a fonte do bias.
3- A excitação requerida nas grades para plena potência deverá ser de 3, 5 Watts( isso mesmo, a potência de um SE com válvula 6V6), que deverá ser acoplado ao circuito de grade com um trafo de entrada, com primário de 5000 ohms e secundário de 25000 ohms com tap central.O uso do trafo de acoplamento é recomendado devido às voltagens envolvidas.O tap central é usado para entrar com a voltagem do bias para as grades de controle.
É isso, parece grande coisa, mas não é, o circuito é extremamente simples.Um abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Oba!Apareceu válvula de verdade!!!!OK, as 812, com 1500Volts nas placas, -48 Volts nas grades , trafo de saida 13800 ohms placa a placa, dão aprox. 325 W.Até aí, tudo bem.Vamos aos aspectos práticos:

Meu amigo, vc tem multiteste que aguenta medir 1500 V ?

Diz um modelo bacana e durável, pois já queimei dois conversores do meu medindo 800 V.

Abração.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
O cara apareceu, saiu da toca!!!!Heheheheh!Augusto, uma coisa que aprendí com o meu velho é que em se tratando de altas tensões, não se usa diretamente um multiteste, pois geralmente eles não tem escala nem isolação para isso.O que fazer então?Toma-se um pedaço de cano plástico de pvc, de 1/4 ", coloca-se um tampão cego de cada lado e em cada um faz-se um orifício.Num deles vc adapta uma ponta de ponteira de teste, o outro lado, saem dois cabos, o vermelho e o preto.O preto vai para o negativo e o vermelho vai para um divisor de tensão /10, composto de um resistor de 9 Mohms(faça associação até chegar ao valor) em série com um de 1 Mohm, perfazendo 10 Mohms totais.O ponto de solda entre o resistor de 9 M e o de 1M, vai para o fio vermelho, a outra extremidade do resistor e 9M vai para a ponteira e a outra extremidade do resistor de 1M vai para o fio preto.Estando tudo OK, encha o cano com resina epoxi.Pronto, vc não queimará mais seu multímetro, pois se colocar na escala de 750V, vc medirá até 7500V.Um abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

Esse é o cara !!!

Abração.

SergioTrindade
Veterano
# ago/06
· votar


De fato essa válvula geralmente precisa de driver - um trafo para acopla-lo ao pré-amplificador (além do trafo de saída).
Um amp desses deve sair caro pro causa dos trafos, principalmente o de força.
Recentemente tinha um cara procurando um esquema para essas válvulas (e conseguiu) no fórum do grupo valvulados-brasil do Yahoo.
Se não me engano que tinha o esquema era o Erivaldo Gomes de Oliveira.
O endereço do grupo é http://br.groups.yahoo.com/group/valvuladosbrasil/
É só procurar mensagens cujo título consta a palavra 812A

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


SergioTrindade
Só pra reforçar, todos podem encontrar esquemas destes em sites de radioamadores ou no Radio Amateurs Handbook, em edições da década de 80 para baixo!Um abraço!

Filipe Reis
Veterano
# ago/06 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Obrigado augusto,sergio e carlos.Mas agora eu fiquei com medo hein!rsrsrs po 1500volts???????? assim vai ficar difícil pra arrumar peças com esse tipo de isolação imagina só o tamanho dos resistores e dos capacitores os trafos creio eu q eu tenha aqui o de força e o de aclopamento q vieram juntos com elas num equipamento hospitalar eu acho! agora o de saída........

(carlos adolphs)
É isso, parece grande coisa, mas não é, o circuito é extremamente simples.Um abraço!

vc seria capaz de desenhar um desses ?????

outra coisa o trafo de acoplamento tem 25000 de impedância no secundário mesmo ou seriam 2500?

É de fato um baita amplificador pra quem se dispuser a faze-lo, po com duas varvuletas tu consegue 325w, isso é um sonho

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
São 25Kohms mesmo(é para o sinal de grade).A desvantagem é que estas válvulas são aquelas que não aguentam a estrada, pois o filamento é grande e se balançar ele quente, ele rompe.É o caso comentado no tópico à respeito de resistencia de valvulados, lembra?Um abraço!

Filipe Reis
Veterano
# ago/06
· votar


Lembro sim , mas e a respeito das outras perguntas? sera q consigo componentes adequados para um amp como esse?

e vc tem como desenhar um esquema desses?

valeu, te mais

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
Vou ver o que acho por aí!Um abraço!

Filipe Reis
Veterano
# ago/06
· votar


Valeu Carlos to no aaguardo então!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
AugustoPedrone
SergioTrindade
Para deleite dos amigos. www.nijnkonijn.nl/machmat/schema/power/ppp/812app.gif
Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Queriam esquema e agora não pegam?

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Queriam esquema e agora não pegam?

calma rapaz,
sem estress heheh

Filipe Reis
Veterano
# ago/06
· votar


Valeu Carlos peguei o esquema lá.Mas surgiu outro problema agora! Tem possibilidade de se substituir aquelas outras válvulas por outras mais comuns?

w4rl0ck
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

Tipo, não entendo muito de valvulado e nem de eletrônica, mas andei lendo umas coisas e não entendi um pedaço.
Pelo que eu li e entendi, aquele capacitor C9 no esquema que você posto (ligado em paralelo com a resistência R17 q estão conectados no catodo da válvula triodo embaixo e ligados no terra) serveria para controlar a tensão na grade, o problema é, como? Para mim teria mais lógica se ele estivesse ligado em paralelo com R16 (a resistência ao lado ligado na grade), pois ai funcionaria como numa fonte comum onde eu colaria o capacitor para diminuir o ripple da fonte. Do jeito que está não entendo como ele controlaria a tensão da grade.

Se tiver como responder eu agradeceria =] e se pudesse indicar algum livro ou artigo na net para iniciante em valvulados eu ficaria grato.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
Não faça isso, aquelas válvulas são fáceis de achar(6BQ7), mas pode usar as ECC189 no lugar,(eram usadas em seletores de canais de tvs à válvula) e não estão em evidência, como as 12AX7, e portanto, mais BARATAS.marcelogatinhoFoi só pra "upar"ehehe! As 12B4 eram saída vertical de tv, deve ter dúzias por aí.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
Vc esqueceu do C7 e R12, também.Vamos lá, o circuito em questão, não tem nada demais, pois a queda de tensão no conjunto R/C, se mostra positiva, e o mesmo valor se reflete na grade com polaridade inversa, ou seja, se vc consegue ali 6 volts, a grade ficará com - 6V.É a chamada polarização automatica ou catódica, sendo que a função do capacitor é de desacoplamento, possibiliando mais ganho sem perigo de oscilação.Em conjunto com a válvula logo acima, forma uma fonte de corrente constante que, ao mesmo tempo dá ganho ao sinal proveniente da inversora de fase(a 1ª à esquerda), em um circuito em cascata(muito estável).Isso é fundamental, pois a 12B4 que vem após é que além de levar o sinal de áudio para as grades das 812A, fornece potência(cerca de 2,5W)para excitar corretamente os triodos ( pouco sensíveis) e a voltagem negativa de Bias.É um circuito muito bem bolado e que dispensa o trafo de acoplamento de grade.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
Só pra não esquecer, se vc colocar o capacitor de 1000uF em paralelo com a grade, vc vai matar todo o sinal de áudio.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Filipe Reis
marcelogatinho
AugustoPedrone
Aliás, para quem queria um valvulado para usar com fone de ouvido, a válvula 12B4 é bem interessante.Segurem esse( a outra válvula pode ser uma 12AU7) www.cognitivevent.com/images/6H30pi-12B4_jul02.gif
Sem trafo de saída!!!!!

w4rl0ck
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Hmm... entendi em parte =]
Dei uma procurada aqui e achei um artigo legal explicando sobre valvuldos e ele comenta examente isso que você explicou.

Para quem possa interessar é um artigo no site www.ax84.com que eu acho que a maioria conhece.

Bom, o link é http://annex.ax84.com/media/ax84_m35.pdf

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

Onde arrumar uma 12B4 ?

AugustoPedrone
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

Eu sempre tive vontade de ouvir um valvulado sem o trafo de saída.

Tem chance de fazer algo com as 12AU7 nesse sentido, para fone de ouvido ? O que acha ?

Abração.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
Creio que ligando os dois triodos da 12AU7 em paralelo, deve dar, Augusto!O circuito da fonte de corrente constante do esquema vc encontra em http://ecp.cc/images/MLM.GIF
Um abraço!Os componentes do esquema são:
Resistor R = 150Ohms
Diodos-Led vermelho(qualquer um)
Transistor ligado ao R = 2N 2907
Transistor ligado à placa da válvula = MJE350
Uma outra opção de válvula é usar a 6CG7(duplo triodo).Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


AugustoPedrone
Augusto, pra vc se divertir... www.nijnkonijn.nl/machmat/schema/ppp.htm
acho que tem bastante coisa...Dá uma olhada com powers feitos com a EL86...Um abraço!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
cara eu vih um ampzinho da ampeg PP ki me apaixonei pelo eskema.. sou doido pra montar é um JET j-12.. só ki tem 7591 na saida.. 2x12ax7 no pré sendo ki metade de uma é a inversora e a outra é o tremolo.. posteriormente quero adaptar pra usar 2 6v6 na saida pra variar.. mas se tivesse acesso à essas valvulas montava tudo denovo.. trafo de força e de saida na mão! \o/ pra ilustrar
http://www.kbapps.com/audio/schematics/tubeamps/ampeg/images/j12.gif

ZakkWyldeEMG
Veterano
# ago/06
· votar


Aproveitando o tópico das "garrafinhas parrudas", dêem uma olhada nesse amp, com 813 na potência...... hehehehee \m/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a valvula de saida 812A oq da pra fazer ?