Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
Cara, não sou mnestre em amps, mas eu recomendaria a dica do _BLACKMORE_, bem como a colocação de soquetes cerâmicos, assim como a opção de um foot-switch para a mudança de canais, no caso ganhos (isso é importante). O resto, sigo o que disseram o AugustoPedrone e o carlos adolphs (esses sim, entendedores do assunto).
Abç

Rowashburn
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon

Acho importante que você saiba antes mesmo do início da construção, quais características o amp vai ter.

Desde os mínimos detalhes mesmo.

Marcas de capacitor, resistor, potenciômetros, chaves, soquetes...

...vixi, tem tanta coisa pra se preocupar.

O amp que o Cacildo está montando pra mim, tem:

Capacitores sprague, xicon, silver mica. - resistores de filme metálico 100% de precisão e potência elevada.
Na parte mais "hardware" - chaves margírius, potênciômetros alpha, soquetes cerâmicos, todas as válvulas da jj. tesla.

São marcas muito boas, de fato, consideradas as melhores.

Pergunte como é o sistema de montagem, se ele usa placa de circuito ou turrets com PTP ( point to point ).

Peça pra ver fotos do interior de amps que ele já fez, aí você vai descobrir o potencial do cara pra isso.
Organização dos fios, soldas limpas, disposição dos componentes, tudo isso vai te dizer o quanto o cara é ou não bom.

Como o Pedrone disse, comprar um amp Handmade, é como um casamento.

Mas como na vida real, você pode escolher a noiva.

Não adianta o cara virar pra você, e querer esconder as coisas. O interior do amp principalmente.

Vai que você olha dentro, e tem uma macarronada, um gato morto, e cacos de telha...o cara vai dizer que o que importa é o som.

De fato é, mas aí é foda.

Tem muito handmade por aí que monta amps, mas não nasceu pra fazer isso.

Se for pra listar os itens, preocupe-se com:

- Qualidade dos componentes e materiais.
- Construção, acabamento, design.
- Durabilidade da construção.
- Características que deseja: Canais, como vai ser a equalização, loop, disposição dos jacks e knobs...etc
- E claro, o som que ele vai dar.

Boa sorte com seu amp jovem.

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


Capacitores sprague, xicon, silver mica. - resistores de filme metálico 100% de precisão e potência elevada.
Na parte mais "hardware" - chaves margírius, potênciômetros alpha, soquetes cerâmicos, todas as válvulas da jj. tesla.


Engraçado é que os amplificadores "vintage" da década de 60/70 usavam resistores de carbono, capacitores à óleo e eletrolíticos, soquetes de baquelite, transformadores meia-boca (especialmente o de saída) e tinham um som que imaginamos conhecer.

Como sempre digo, guitarra está longe de ser um instrumento Hi-Fi. Depende sempre do objetivo.

Existem relatos de capacitores de poliéster metalizado (mais comuns) soarem mais "orgânicos" em amps para hard rock, onde os mais caros de polipropileno soam muito "clínicos" e "precisos" demais.

E mesmo os transformadores...um trafo parrudo na saída não vai dar aquela saturação presente nos trafos feitos no limite (ex. Marshall). Não é questão de melhor ou pior, é questão de objetivo, de identidade musical.

Como dito, cada tipo de componente tem sua característica, e assim fica difícil dizer que um é melhor que outro. Eles apenas casam com objetivos distintos.

Lógico que hoje em dia eu não coloco capacitores à óleo nos amplificadores.Não estamos aqui para nivelar por baixo - existem componentes que realmente não são dignos de uso pela baixa durabilidade e perdas. Mas temos que lembrar que a guitarra nasceu (e ainda é) um instrumento de médias frequencias, que não tem som próprio. Portanto, o timbre depende tanto do amplificador quanto da guitarra.

E olha...um resistor de carbono em pontos chave faz diferença !!!

Espero ter ajudado.

Abraços.

snd
Veterano
# jun/06
· votar


Seu pai vai estar preocupado com dinheiro, entao:

1 - exija nota fiscal e garantia
2 - exiga detalhes sobre o tempo de vida util das valvulas e demais componentes

e tambem, peca pra ele botar um footswich, eh muito importante pra vc aproveitar bem sem amp nos ensaios (nao vai ficar apertando chavinha push-pull neh?).

Rowashburn
Veterano
# jun/06
· votar


Engraçado é que os amplificadores "vintage" da década de 60/70 usavam resistores de carbono, capacitores à óleo e eletrolíticos, soquetes de baquelite, transformadores meia-boca

Mas é exatamente por saber disso tudo, que é preciso exigir o melhor.

Claro que cada componente tem sua característica, mas a qualidade é muito importante.

O som final não vai depender só do amp, mas também da guitarra e principalmente do guitarrista.

O problema é que tem muita gente por aí, que nem sequer entende como funciona um amp valvulado, daí encomenda um amp, e nem se preocupa de como está o interior dele, e só se preocupa com o som.

Saindo o som que ele curte, tá tudo ótimo, mas ele só pensa assim, porque não conhece.

Muitas vezes poderia soar melhor, mas pela ignorância de quem está encomendando, isso não acontece.

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


Rowashburn

Vai que você olha dentro, e tem uma macarronada, um gato morto, e cacos de telha...

Dá-lhe Rodrigo Souto!
tava demorando, ehe

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone

valeu pelo post! muito intereçante!!!

Michael Vlcek
tava demorando, ehe

hahahaha

danilomagacho
Veterano
# jun/06
· votar


Minha opnião:

Em todos os comentários acima já da para saber o que verificar...

Só acho que 15W mesmo válvulado é pouca coisa. Para aquelas ocasiões onde precisa-se de um ganhozinho a mais, é sempre bom um 25 ou 30W... acima disto é exagero.

filipethadeu
Veterano
# jun/06
· votar


eu lembro q os potenciometrs sao alpha

Rowashburn
Veterano
# jun/06
· votar


Michael Vlcek

Oras jovem, mas o que eu estou falando é fato.

Pra mim essa história de que o que tá dentro é o que tá fazendo o amp soar da maneira que está soando é besteira.

" Ó, tem esses fios soltos, e tem essas soldas frias, e tem esses fios embaraçados, e esses componentes de qualidade duvidosa, mas é tudo isso junto que faz o amp soar legal".

Eu me preocupo com qualidade, e me preocupo muito, agora claro que tem aqueles que não pensam assim...daí, não posso fazer nada.

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


pow , valeu ae galera , já dá pra fazer um interrogatório , hehe ! mas vale a pena saber de tudo !

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


Rowashburn

mas cara, qdo vc come um macarrão à bolonhesa, vc tem sonhos de q preferia estar comendo fios blindados, caps sprague e resists metal film?!
ehhehe

abraço

Rowashburn
Veterano
# jun/06
· votar


Michael Vlcek

¬¬

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, mas esse amp tem só um canal... por isso nem tem foot para troca de canais... :(

Rowashburn

Poutz, que texto! Valeu!
Tipo, os potenciômetros parecem ser Alpha, como o filipe disse. E as válvulas seriam todas sovtek, mas estou decidido em passar tudo para JJ Tesla. Eu não vou ter um Soldano monstruoso como você, com 50 canais, 20 válvulas, e essas coisas, mas acho que vai dar para tirar um som legal! E entraremos no seleto grupo dos proprietários de valvulados!

Quanto ao material a ser utilizado vou checar isso tudo agora com o Renato.

AugustoPedrone

Com certeza, nem sempre o pior é "literalmente" o pior. Às vezes um simples JCM800 com trafos fudidos, válvulas velhas, soa muito melhor que um Mesa Boogie que acabou de sair da fábrica com válvulas zeradas, e milhares de baboseiras.

snd

Será que ele dá nota fiscal? Ele nem é empresa...
Quanto a garantia vou ver isso com ele.

danilomagacho

Tipo, estou olhando a linha de 50w, mas acho que além de ser um exagero para mim, passa das contas ($).

EduArdanuy

Pois é! O negócio rendeu aqui! huahuahua

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06 · Editado por: lespaulbabilon
· votar


A lista de perguntas está assim:

1 - O amp tem garantia de quanto tempo?
2- Tem nota?
3 - Gostaria de saber as marcas dos capacitores, dos potenciômetros, dos resistores.
4 - Os soquetes são de cerâmica?
5 - Você tem fotos aí de algum amp novo da sua linha? Ou antigo mesmo, tanto faz.
6 - O nível de ruídos dele é baixo? E com relação a blindagem?

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


E as válvulas seriam todas sovtek, mas estou decidido em passar tudo para JJ Tesla

ih , quando eu tinha perguntado ele falou JJ Tesla e Svetlana
O.o

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


EduArdanuy

Qual era o amp?

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon

no AT-50

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


EduArdanuy

Ah sim, pode até ser. No M-15c ele me disse Sovtek...

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


Só para constar...

Os Fender Hot Rod Deluxe usam válvulas Sovtek remarcadas com o a logo "Fender" em cima. Nem ao trabalho de apagar a marca da Sovtek eles tiveram.

E aí, quem vai se dar mal ?

1) A turma que malha as válvulas sovtek ?

OU

2) A turma que baba ovo de aparelhos de marca ?

O que me dizem ?

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone

Não sei cara, você acha que vai fazer muita diferença se eu mudar as Sovtek para JJ Tesla?

filipethadeu
Veterano
# jun/06
· votar


1 - O amp tem garantia de quanto tempo?
se bobear ['e pra vida inteira, tirando valvula, falante


2- Tem nota?

tem contrato

3 - Gostaria de saber as marcas dos capacitores, dos potenciômetros, dos resistores.
os potenciometrs sao alpha
4 - Os soquetes são de cerâmica?


5 - Você tem fotos aí de algum amp novo da sua linha? Ou antigo mesmo, tanto faz.
6 - O nível de ruídos dele é baixo? E com relação a blindagem?
essa [e uma pergunta boa. 'e bom vc tbm saber q dependendo de ganho, n ter fio terra, single coil, essas coisas tbm dao ruido. e valvulado quando satura ele satura n;e, nao fica silencio absoluto, ja q volume no talo...

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


4 - Os soquetes são de cerâmica?
Não respondeu essa...heheh

1 - O amp tem garantia de quanto tempo?

Mas e no contrato, a garantia é de quanto tempo?

filipethadeu
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
eu n respondi pq eu n sei heheheehe. eu sei q eu fiz tres shows pedreira d carregar o amp at'e o fim do mndo e as valvulas estao inteiras hheheheheehhe

qnd eu comprei n tinha contrato... como ele mora em bsb, pra mim fica mais tranquilo essa parte

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


filipethadeu

Você já colocou ele no talo? Fala alto?

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


Já recebi as respostas!!!

1 - Ofereço garantia vitalícia para todo o amplificador contra qualquer defeito que não provenha de mau uso ou desgaste natural das peças. A garantia vitalícia não abrange os transformadores, alto-falantes e válvulas, que possuem garantia de 1 ano. O certificado de garantia é assinado por ambas as partes e reconhecido em cartório.
2 - Não tenho como emitir nota fiscal pois não sou lojista. No entanto a fabricação é feita mediante contrato assinado por ambas as partes e também reconhecido em cartório.
3 - Os capacitores de filtro são JJ, os do tone stack são de silver-mica, e o restante são philips. os potenciômetros são ALPHA e os resistores são fabricados pela KOA Speer e são 100% não-indutivos. Os alto-falantes utilizados na série M são Eminence série Legend.
4 - Sim, todos os soquetes são de cerâmica.
5 - Tenho algumas fotos sim, estou te mandando em anexo fotos de um VT-60c2 que acabei de construir.
6 - Os ruídos são próximos de zero. Claro que isso depende muito também da qualidade dos cabos e da guitarra utilizada. Com cabos e guitarra de qualidade, o ruído é zero. O chassi é feito de aço de 1.2mm de espessura. Ao contrário do alumínio (que muita gente utiliza) o aço além de ser mais resistente oferece blindagem magnética além da blindagem elétrica. O alumínio somente oferece blindagem elétrica. Os fios que conduzem muita corrente, como os dos filamentos das válvulas, são blindados tanto eletricamente como magneticamente. Os fios que conduzem sinal em pontos críticos são todos blindados.
7 - Vou ser sincero com você. Parei de utilizar válvulas JJ. Não existe nenhum benefício seja em sonoridade ou durabilidade. Para aplicações em Hi-Fi, alta-frequencia, rádio, etc, as válvulas JJ oferecem alguma vantagem. Mas amplificadores de guitarra são equipamentos que para soarem bem, precisam trabalhar com uma banda de frequencia super limitada (100Hz a 4kHz aproximadamente) e não justifica gastar mais para utilizar uma válvula que não oferece nenhum benefício neste tipo de aplicação. Utilizo válvulas Sovtek e estou muito feliz com elas. Não vi NENHUMA diferença quando deixei de utilizar as JJ. Mas de qualquer maneira, posso equipar seu amp com válvulas JJ sim. Para um M-15 a diferença fica em R$115,00.


TENHO MAIS FOTOS! DESSA VEZ DE UM VT-60c! MUITO LINDO!!!

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


http://img103.imageshack.us/img103/7183/vt60c219rp.jpg
http://img101.imageshack.us/img101/7463/vt60c226zq.jpg
http://img103.imageshack.us/img103/9362/vt60c230vj.jpg

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


ki lindao cara, achei muito bonito mesmo o ampli RG!!!

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho

Sim! Muito lindo, né?

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon

cara o painel deve ser o mais interessante de se ver!! impõe respeito ... agora de frente .. num curti ... me desculpe ... mas parece os meteoro RX ... tem q dar uma modificada nisso!!
não coloco em duvida a qualidade viu ... !
abrax!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!