Valvulado para Baixo

Autor Mensagem
Persona
Veterano
# mai/06


Alguém sabe me dizer qual seria a potência que um cabeçote valvulado para baixo teria que ter para “falar tanto” quanto um cabeçote valvulado para guitarra com 100 watts de potência?

Michael Vlcek
Veterano
# mai/06
· votar


eu acho q, no caso, 100w valvulados tb dão bem conta do recado no caso do amp de baixo.
dificilmente vc precisará de mais do q isso, pq em shows geralmente rola um ab box pro baixo ir pra linha da mesa tb...

100w valvulados é alto pra kct.
falow

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Não dão não.
Por causa do processo de evolução de nosso ouvido (e do resto), nós não ouvimos direito os sons graves (afinal não somos elefantes ou baleias, né!), mas sim os médios (que é exatamente a faixa de guitarra). Assim a relação de potência entre os amps de guitarra e baixo deve ser, no mínimo de 150%, ou seja, para um amp de guitarra de 50WRMS vc deve usar um de baixo de, no mínimo 150WRMS.
Assim, por exemplo, se o guitarrista de sua banda tem um amp valvulado de 100WRMS e caixa de 4X12, vc deverá usar, para ser ouvido claramente pelo público e por seus camaradas, sem distorções exageradas, um amp de 300/350WRMS (com uma caixa com o maior n° de falantes possiveis).
Esta relação obviamente não é exata, depende de vários fatores, claro.
Abç

danilomagacho
Veterano
# mai/06
· votar


amp de 300/350WRMS (com uma caixa com o maior n° de falantes possiveis).

PQP... Valvulados ainda???? O Bertola tá querendo que o cara destrua o Maracanã...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


danilomagacho
Não, destruir o Maraca não!
A relação é essa mesmo, e eu mesmo já toquei fora disso e o resultado foi terrível, daí aprendí e passei a usar meu Meteoro 400MB "Pedrone's Customized"
Não adianta, baixo tem que ter POTÊNCIA.
Os Ampeg e Mesa tem 300/400WRMS.
Abç

carlos adolphs
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
danilomagacho
E o Bertola não está errado! Se vc já viu o DVD do show do DEEP PURPLE em Los Angeles(California Jam,1974), o Glenn Hughes usa nada menos que 600 Watts valvulados, enquanto o Ritchie Blackmore usa uns 200 Watts,David Coverdale nos vocais, o Jon Lord usando um Fender Twin nos teclados, para dar uma saturada no órgão e o Ian Paice detonando os couros.A parede do baixo é alguma coisa....

AugustoPedrone
Veterano
# mai/06
· votar


Bass is power...power is bass.

barci
Veterano
# mai/06
· votar


O Mauricio tá certo, mas não podemos esquecer que hoje me dia todo amplificador de baixo tem saída balanceada para ligarmos no PA.

Dificilmente o cara usa parede de amps mesmo sendo transitorizado, qdo é muito pesado usam 2x15+8x10+corneta. Um pré + crossover+2 ou 3 powers. O que falta tá no PA.

Michael Vlcek
Veterano
# mai/06
· votar


barci

isso q eu acho.
pra se ouvir no palco, 50w valvulados dá pra ouvir perfeitamente.

no ensaio do Pedrone q eu fui e ele ligou o baixo dele no meu cabeçote (50w valvulados pra guitarra), eu fiquei surdo e a porra do volume nao estava nem na metade.

em palcos, supoe-se q vc vá abrir até o 7,8, no máximo, e isso já é ensurdecedor....

enfim..
cada um com sua opinião, mas eu digo q pro q eu VI, até mesmo 50w dá mole.
100w é pra ficar folgado, claro, lembrando q o baixo quase sempre vai na linha da mesa tb.
;-)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


barci
Cara, não adianta nada o amp ter saída balanceada para o P.A. se no palco e para o músico e para seus camaradas de banda o som não sair alto e claro, assim, o cara até poderia usar um combo de 50WRMS, mas teria que ter monitores "in ear" (para ele e para todos) ou um retorno individual "fuderoso" (para ele e para todos). Coisa que só grandes bandas tem.
Não adianta. Subir num palco qualquer para tocar contrabaixo com banda com um amp de menos de 150WRMS é suicidio musical!
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Michael Vlcek
Sim, mas trata-se de uma relação.
Se o guitarrista estiver com um valvulado de 15/20WRMS vc pode usar um bom valvulado de 50WRMS (um ThunderSound, por exemplo) numa boa.
Agora se o cara estiver com um Tremendão e uma 4X12.... Teu baixo vai sumir (a menos que ele manere no volume).
Abç

Michael Vlcek
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara
eu tou realmente impressionado com esses seus valores aí de 150w rms...
pra solid state eu acho até q pode ser, mas eu comprovei q qdo o papo é valvulado nao é preciso tanta potencia nao..

vamos marcar um teste?
pluga teu baixo no meu amp, a gente faz um som e vc me diz se 50w nao dá pra se ouvir...

PS: e olha q o batera da banda do augusto, e ele nao me deixa mentir, é um CAVALO. Nunca vi bater tão forte em ensaio...
ehe
as guitarras estavam altas pra kct tb e os vocalistas tinham de se esgoelar... e o baixo estava tranquilão, só com o som do amp, nada de PA nesse caso..

Michael Vlcek
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Agora se o cara estiver com um Tremendão e uma 4X12.... Teu baixo vai sumir (a menos que ele manere no volume).

ah, sim, estou entendendo o q vc quer dizer.
mas, pelo q eu saiba, em 99% dos lugares no Brasil, esse sujeito do Giannini 100w + 4x1 nao poderia abrir seu amp no talo, pq aí ninguem mais escutaria nada, nem bateria, nem voz, nem nada. o baixo seria apenas mais um dos instrumentos engolidos. ehhe

qdo eu disse q 50w dá, está subentendido q se o cara da guitarra tem 100w e deseja colocar no talo, ele deverá estar obrigatoriamente em um estádio, aí realmente acho melhor um amp de baixo mais folgado em potência tb.

se o cara do giannini 100w quiser colocar o amp dele no talo no Sérgio Porto, por exemplo, aí vamos ver o q o técnico da mesa vai dizer pra ele, independente do baixo ter 50w ou 150w....
;-)

Michael Vlcek
Veterano
# mai/06
· votar


o q eu quero dizer é q é necessário um equilibrio
o argumento de q o cara da guitarra tem um cabeçote valvulado de 100w só é válido se ele usasse sempre este cabeçote no talo, o q vc sabe, assim como eu, q raríssimamente seria possivel.
o normal é ele tocar no mesmo volume q um valvulado de 20w, como vc disse, tocaria, então o amp de baixo de 50w dá tranquilo.
;-)

falow!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Michael Vlcek
Concordo, mas acho que vc entendeu a questão agora, não é?
Mesmo assim, eu não subiría no palco do Sérgio Porto ou no Garage, ou no Sobradão, etc sem o meu Cabeçote de 200WRMS......
Abç

Michael Vlcek
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ehe
falow!

PS: sabe em q volume tive de deixar meu 50w valvulado (guitarra) no sérgio porto LOTADO? (450pessoas)

no 2,5
:-(

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Michael Vlcek
Eh,ah,ah...
Também né, vc tem um Pedrone's Custom 2X12 com válvulas KT66 N.O.S e trafo ultralinear.....
Eh,eh,eh,eh....
Abç

Michael Vlcek
Veterano
# mai/06
· votar


nem!!!
ehehhe

os trafos sao Peregrini, as valvulas são E34L tesla e esse show foi feito antes do Pedrone revisar e modificar o amp!!
;-)

AugustoPedrone
Veterano
# mai/06
· votar


Temos que considerar também a eficiência da caixa em questão nos graves.

Responder 100 dB/watt aplicado em 1Khz é coisa relativamente fácil para qualquer falante bom de guitarra. Basta ver os datasheet dos Eminence para comprovar isso.

Agora...responder esses mesmos 100 dB/watt em 39Hz (fundamental do Mizão do baixo) é uma tarefa de Hércules !

Uma caixa com 1 x 15 Selenium 15pw3 responde 80 dB/watt em 39 Hz. Só aí já se tem o equivalente à 1/20 da mesma energia da caixa de guitarra exemplificada acima, com a mesma recebendo a mesma potência.

Some a isso a pouca sensibilidade do ouvido aos graves, sua grande dispersão (eles se espalham, distribuindo sua energia, e os agudos são mais direcionais, com mais energia concentrada no eixo - vc pode mirar a caixa no ouvido do cidadão) e temos uma caixa de baixo como uma ávida consumidora de energia !

Lógico que isso é para quem prioriza as fundamentais do baixo, as verdadeiras notas. Em 90% dos sistemas de som estamos ouvindo os harmônicos das notas, e não as pesadas e balaçantes fundamentais.

Abraços.

marcelogatinho
Veterano
# mai/06
· votar


carlos adolphs
enquanto o Ritchie Blackmore usa uns 200 Watts
akeles ampli do Blackmore naum eram de 200w cada?
acho q ele ta com 3 ampli destes la atraz, cabei de ver o video, e uma duvida q vc me tirou foi esta do twin no teclado, sempre achava q fosse um fender twin mas naum tinha certeza!

Mauricio Luiz Bertola Diz:
Michael Vlcek
Eh,ah,ah...
Também né, vc tem um Pedrone's Custom 2X12 com válvulas KT66 N.O.S e trafo ultralinear.....
Eh,eh,eh,eh....


naum é hihi

carlos adolphs
Veterano
# mai/06
· votar


marcelogatinho
akeles ampli do Blackmore naum eram de 200w cada?
acho q ele ta com 3 ampli destes la atraz,

Tem razão Marcelo, são 3 e de 200W(4 X KT88) e os do baixo são 375W Qpp(Que Porrada no Peito)(8X 6550).Bem observado.Um abraço!

squee
Veterano
# mai/06
· votar


carlos adolphs
Cada amp do Blackmore tinha 500W, era alto pra cacete, mas ele usava um de cada vez, os outros eram back up

carlos adolphs
Veterano
# mai/06
· votar


squee
Será ? Não conheço modelo Marshall de 500W...,não seria de potência total quando ele ligava dois ou coisa assim?Os modelos de 250W e 375W que eram os mais fortes JCM800-2000(250W-Lead) e JCM800-2001(375W-bass).Eram os chamados 2000 series.Se vc souber o part number deste modelo de 500W, por favor, me informe, que gostaria de ver o esquema.

squee
Veterano
# mai/06
· votar


carlos adolphs
ele usava um Super Lead modificado pela Marshall. Não sei se você conhece a história dele com os Marshall, mas ele não gostava dos amps, usava pelo patrocínio e chegou a morar na fabrica por uns tempos pra desenvolver as modificações que ele queria, até que conseguiram essa modificação de potência absurda que ele tanto queria, mas não fabricaram esses amps em linha porque segundo o Jim Marshall eles eram muito trabalhosos.

carlos adolphs
Veterano
# mai/06
· votar


squee

carlos adolphs
Veterano
# mai/06
· votar


squee
Ok, não sabia desta história, aí sim, mas creio que os amplis do California Jam não eram estes modelos modificados, pois para comportar o aquecimento de tanta válvula, as caixas dos amplis deveriam ser maiores, à exemplo dos amplis do baixo.Inclusive na época, a Palmer fez uma cópia deste bruto, que volta e meia vc encontra no ML para vender, cheio das 6550 na saída.À exemplo do que vc falou, também aqui, custavam muito caro e foram feitas poucas unidades.Obrigado pela história, assim todos ficamos sabendo mais à respeito dos gigantes do rock.Interessante e gratificante ver que a moçada de hoje se interessa pelos antigos ícones.Forte abraço!

marcelogatinho
Veterano
# mai/06
· votar


eu sinceramente nunca ouvi este papo dos 500w! o resto da historia q vc contou squee, é veridico, ja li sobre, mas os 500wwwwww, vc poderia nos indicar um local para ler sobre ?valeus ai ....

barci
Veterano
# mai/06
· votar


Para dar 500 w acho que precisariamos 8 valvulas 6550, e o transformador disso ? Sei não... O problema do cara não era potencia.. E sim timbre que dos Marshal sempre foram e sempre serão aquilo que todos conhecem.

AugustoPedrone
Veterano
# mai/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


barci
Para dar 500 w acho que precisariamos 8 valvulas 6550, e o transformador disso ?

Um MONSTRO !

Perna central de 6 cm ! (500 watts RMS / 40 Hz)

marcelogatinho
Veterano
# mai/06
· votar


pois é, e tantas valvulas e trafos de tal tamanho acho q naum caberiam na carcaça original da marshall!!!
e em todos shows q vi dele os marshall sao de tamanho padrao!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado para Baixo