Orçamento para estúdio de ensaio e gravações "lo-fi"

    Autor Mensagem
    KELTONFLOYD
    Veterano
    # mai/06


    Olá amigos!

    Tenho algumas dúvidas sobre o que seria mais vantajoso pra montar meu estúdio de ensaio e eventuais gravações semi-profissionais.

    1. Quantas PA são necessárias? Considere que a sala terá dois amps pra guitarra, um pra baixo, um piano, um teclado e um kit de bateria.

    2. Quais mics devo comprar pra cada instrumento?

    3. Gostaria de usar um computador pra trabalhar no som. Isso me levaria a necessidade de ter apenas os programas adequados, uma boa placa de som e uma interface adequada, pra ligar a mesa de som nela. Estou certo? Quais seriam as soluções de baixo custo?

    []'s

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    KELTONFLOYD
    Buenas!Como diz meu açogueiro, vamos por partes.

    1) PA- Vc deve ter no mínimo um, com duas caixas monitoras de voz, mais uma mesa de 16 canais, para ensaios.Na parte de gravação vc pode usar apenas duas caixas monitoras ativas, tipo Behringer Thruth 2030A.O ampli de pa pode ser um de boa marca com uns 100W por canal.A mesa Behringer Mx2442 (24 canais) está com bom preço na praça(Joaberosa).
    2) Microfones-Vc deve ter no mínimo uns dois para voz, de boa qualidade e um para cada instrumento, sendo que para o piano são necessários 5, para uma captação decente.Para voz, use o Shure SM58, os outros podem ser Shure SM57( ou a solução econômica com os equivalentes da LESON).Se tiver verba disponível coloque um microfone de capacitor tipo MXL990, que tem bom preço, diafragma grande, e é Marshall.Vc poderá usá-lo para voz, ou microfonação de área para bateria ou coral.

    3) Computador- A solução prática e econômica seria um Athlon 64 2800+
    com 1 giga Ram, mais dois HD de 80G, um para sistema,outro para dados, uma placa aceleradora de vídeo com 256M,DVD Gravável LG, e dois monitores .Tudo isso rodando o PROTOOLS@ M-POWERED com Placa M-Áudio 1010LT(vem com software REASON M-Adapted que contém todos os plug-ins necessários para gravação).

    Com esta configuração vc já faz "chover no deserto", com certeza.Sucesso!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    KELTONFLOYD
    Vc vai gastar em torno de R$ 6000,00 para tudo(faltou no post anterior).
    Não será lo-fi não, pois o equipamento descrito permite uma qualidade excelente.Um abraço!

    brunocesar00
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    lo-fi -> placa de audio Audiophile 2496 (execelente custo beneficio, porem possue apenas duas entradas e duas saidas...mais ótima qualidade) 1 Gb de RAM seria ideal....mais com 512 da pra brinca no começo sim,com ctza(eu tenho 224)... HD de 80 GB rola...e baixa UM MONTE de plug-ins da net.....qto aos programas ta cheio de tópico...da uma olhada no forum de home studio q vc vai ve....
    abraço...

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    pois é
    isso q eu ia dizer
    vai no forum de home studio.

    sobre o software, existem muitas outras opções boas além do M-Powered, como o Cubase e o Sonar 4.

    essas configuraçãoes de micro q o mestre Carlos passou aí são top.
    com menos recursos, já dá pra gravar numa boa.
    tudo depende de pra q vc deseja o estudio, q tipo de trabalhos fará nele.

    abraço

    KELTONFLOYD
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs

    Pô, seis mil dá pra comprar tudo isso? Beleza! Valeu Carlos! Quando for às compras vou te consultar de novo em cara...

    \o/

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    KELTONFLOYD
    Sem problemas.Se vc for usar a mesa para mixar a gravação antes de entrar na placa, vc pode usar a Audiophile 2496, muito bem lembrado pelobrunocesar00.A vantagem da 1010LT é que vc pode gravar 10 canais simultâneos, tirando mais vantagens do ProTools.Estou as ordens!
    Um abraço!

    Slashizinho
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Dica Pro Mic
    Behringer xm8500
    tah com um otimo preço na praça.. e é tao bom quanto o Sm58 senão melhor...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    KELTONFLOYD
    Slashizinho
    Concordo, o Behringer é excelente, inclusive estive em um ensaio de banda em que o solista levou seu SM58 , enquanto os outros usavam os b8500.A meu gosto, creio que o Shure "apanhou".A verdade é que apesar das marcas estabelecidas no mercado, novas opções de alta qualidade tem aparecido, com bom custo/benefício.É o caso dos MXL da Marshall, baratos e excelentes(capacitivos).Outra excelente opção são os Groovin, baratíssimos e com desempenho acima da média.
    É comum lá fora, os grandes fabricantes que ao chegarem ao máximo, sofrem com seus produtos, pois não podem baixar o preço das suas obras de arte.Vendem pouco.O remédio é criar marcas alternativas, de baixo preço, para ganhar no atacado e manter a produção dos outros.
    Um caso antigo,como exemplo, era dos videos Panasonic, famosos na época e relativamente caros.Criaram então a marca Quasar, de baixo preço e com o mesmo "miolo" dos outros, custando a metade de preço.
    Pesquisar é o "canal", e principalmente tendo em mente que quase tudo hoje é fabricado na Coréia ou China, e os grandes só estampam o nome...Um abraço!

    KELTONFLOYD
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs
    Michael Vlcek
    brunocesar00

    Bem amigos, por ora o que eu pretendo comprar é o seguinte:

    1. Um PC AMD Athlon 64 2800, Memória Ram de 1Gb, Dois HD de 80Gb, placa de vídeo offboard de 256Mb, Gravadora DVD, Dois monitores (Windows 2000 ou ME);

    2. Placa Midiman Delta-1010LT (essa já vem com o Reason M-Adapted também, né?);

    3. Interface MIDI Midiman Minisport 2x2;

    4. Cakewalk SONAR;

    5. Mixer Behringer MX2004A;

    6. Um par de monitores Yamaha MSP-5;

    7. Headphones AKG K-55 e amplificador Behringer Powerplay Pro;

    8. Microfones Behringer B8500 pros vocais, Shure SM57 pros outros instrumentos, Samson Q3 e MXL990 para bateria.

    Meu interesse é ter um estúdio de ensaio que também seja capaz de gravar ao vivo com qualidade semi-profissional. Por isso, ainda preciso escolher caixas de PA e uma potência para ligá-las ao mixer, correto? Quantas caixas será necessárias? Será melhor utilizar os fones como retorno pra evitar vazamentos nos mics? Fiz boas escolhas? Será que elevei demais o preço do orçamento? alguém faz idéia de quanto vai ficar essa brincadeira? Tudo isso no próximo episódio do Batman! hehehe

    []'s

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    KELTONFLOYD
    Ok! Tá bom, só que acho que vc está duplicando aparelhos.Com a 1010lt vc não precisa da Midiman2X2, pois a LT tem Midi.Põe o PC com Windows XP professional SP2, evita problemas.O Sonar é ótimo, mas o Pro-Tools M-Powered também e mais barato e roda macio com a 1010LT.A mesa vai te limitar um pouco.O Q3 é ótimo.O orçamento vai aos R$ 10000,00, dependendo do nº de microfones.Um abraço!

    KELTONFLOYD
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs

    Pô massa! Então eu tiro a Minisport2x2, uso esse Windows XP prof., pro-Tools... Mais quatro dúvidas:

    1. Por que você disse que a mesa vai me limitar um pouco?

    2. Usando o Samson Q3 e MXL990 eu cubro o som da bateria de maneira legal?

    3. Quais microfones devo usar no piano?

    4. Ainda preciso escolher caixas de PA e uma potência para ligá-las ao mixer, correto? Quantas caixas será necessárias? Será melhor utilizar os fones como retorno pra evitar vazamentos nos mics?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    KELTONFLOYD
    Boas!
    1)A mesa que vc colocou tem oito canais mono, é pouco, na medida em que vc pretende microfonar amplis. Os canais estéreo dela servem para teclados.
    2) O MXL990 colocado como Microfone de área, funciona bem, se o ambiente for pequeno ou vc usar uma gaiola de acrílico.O Q3 é específico para bumbos e baixos, e um só não resolve.O MXL deve ser colocado acima da batera por trás do músico.Não esqueça que o MXL precisa de Phantom Power, e que se vc ativar a mesma na sua mesa, vc não poderá utilizar os outros canais com microfones dinâmicos, pois queimará a fonte, que é comum à todas as entradas.O ideal seria vc ter um set de micros para batera, específicos e dinâmicos, ou um pré separado para o MXL.
    3)No mínimo 5, para pianos acústicos de cauda, e 4 para pianos tipo armário.O posicionamento vc encontra no site da Shure www.shure.com
    4)As caixas de PA vc utiliza para ensaios ou para tocar a gravação para o povo, mas sempre o fone é melhor, pois o povo não vai dar tanta "porrada".O cuidado é com o vocalista, porque se o fone estiver com volume alto, ele terá a tendência de semitonar para baixo e se o som estiver baixo, ele semitonará para cima.O ajuste de volume deve ser exato.Vc terá duas opções de PA:ou usa um ampli com duas caixas ou duas caixas Amplificadas, usando a mesa como pré, nas duas situações.O ampli não precisa ser de referência, porém acho que as caixas amplificadas são mais versáteis e economizam fiações pra lá e pra cá, que podem causar maus contatos.Vc vai precisar de uma tomada por perto e o cabo que sai da mesa.A Behringer , Selenium, Leacs, tem caixas amplificadas bem boas.Um abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    KELTONFLOYD

    tenho uma mesa nova pra negócio...podemos conversar....
    acho o q o carlos adolphs disse está excelente...!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Orçamento para estúdio de ensaio e gravações "lo-fi"