Esquema do Marshal JTM45 (cabeçote de 100w)

Autor Mensagem
KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06


Pessoas, gostaria de informações sobre esse amp... Dificil de construir? Qual o valor (chutando alto) recomendado para um handmade desse naipe?

[]'s

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Aproveitando seu tópico: Qual a marca das válvulas que vem originalmente nos Marshall?

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


esses jtm45 acho que foram os primeiros amps deles né...

Beatlemaniac
Veterano
# mar/06
· votar


esse amp eh aquele q o marshall copiou o fender bassman e lançou na inglaterra mudando as valvulas de saida ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


KELTONFLOYD
Esse amp tem 50WRMS (que aliás já é muita potência), ele é uma cópia do Fender Bassman com válvulas EL34 no power e 12AX7 no pré, no mais é o mesmo amp.
Veja o esquema aqui: www.drtube.com
Abç

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


Aproveitando seu tópico: Qual a marca das válvulas que vem originalmente nos Marshall?

neste em kestao sao as kt66 na potencia
o de 100w é mais conhecido como super lead, é o amp q todos caras bons usavam ou usaram na epoca
é praticamente o jtm45 com um up para 100w
o primeiro amp da marshall foi um de 18w
e como ja falaram o jtm45 é ´´praticamente`` o bassman

Beatlemaniac
Veterano
# mar/06
· votar


marcelogatinho
ele quer saber marca naum modelo de valvula

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


Beatlemaniac
ele quer saber marca naum modelo de valvula

procure para ele entao!
se achar te mando 10 reais
no alto de minha ignorancia acredito q a fabrica troque de fornecedores a cada tempos
devido a questoes comerciais ´´preços``´´modificaçoes``´´desentendimentos``

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Sim é a marca que eu quero saber. Nem que seja por curiosidade.

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A minha dúvida é exatamente essa... Os JTM 45 tem mais ou menos 50w, mas foram fabricados modelos com 100w de potencia. Qual é a desses cabeçotes de 100w? São praticamente um superlead?

De qualquer modo, estou começando a achar que é melhor um de 50w mesmo, já que quero tirar um som próximo ao que o Clapton tirava no Cream - o qual até onde eu ei consistia em amps JTM 45 no talo, com um pedalzinho de fuzz e olhe lá... Se é só um Bassman com EL34 no power e 12AX7 no pré, acho que vou pegar algo nessa linha mesmo.

[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


KELTONFLOYD
Em princípio parece isso mesmo, claro que com transformadores mais poderosos (Marshall JMP).
As válvulas EL34 pedem maior voltagem de placa e produzem um som mais comprimido e distorcem antes e mais que as 6L6, ademais, os Bassman tinham válvulas 12AT7 no pré, cujo ganho é menor que o das 12AX7, daí o som dos Marshall ser, em princípio, mais distorcido. Eu pessoalmente prefiro os Fenders.
Abç

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É isso aí.tá certo,Bertola,forte abraço .
KELTONFLOYD
As válvulas inglesas famosas na época eram as Mullard, que fabricavam as EL34 sob concessão da PHILLIPS holandesa.Como os ingleses são bastante bairristas, acredito que usavam estas.Um abraço!

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A minha idéia é um amp de fácil saturação das valvulas do power, então acho que um amp nessa linha me servirá muito bem... Valeu pelos esclarecimentos!

carlos adolphs

Quem queria saber da marca das valvulas era o Fritz_mkvl...

[]'s

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


Só por curiosidade: então o JTM 45 de 100w é mesmo similar ao Super Lead?

ximiapura
Veterano
# mar/06
· votar


O superlead tem algumas diferenças pro JTM45. Os JTM nunca usaram EL34 e sim KT66, ou 5881 nas primeirissimas versões feitas por volta de 65 ou 66, mas isso é meio "mito". A principio era apenas KT66.

Nas primeiras versoes (67-68) do superlead, usou-se alguma coisa da filtragem do JTM45, algumas configurações de catodo nas 12ax7 (catodo compartilhado) e algumas configurações de tonestack do JTM45 tambem.
Essa foi a era plexi. Em meados de 69 o amp mudou bastante, passando a ter painel de metal e nao mais de plexi (um tipo de acrilico). Mudou-se a filtragem do amp, alguns componentes no tonestack, no feedback, os catodos passaram a ser divididos e nao mais compartilhados, e por ai vai.

Existiu uma versao de 100w do JTM45 que foi o JTM100, inclusive quem usou bastante foi Hendrix. Este amp tinha 4 valvulas KT66 (o dobro do JTM45), dois trafos de saída e retificação a valvula, ao contrario do superlead que sempre foi diodo. Basicamente tinha as mesmas caracteristicas do JTM45, catodo compartilhado, tonestack, feedback, etc.
Inclusive recentemente a Marshall fez uma reedição do JMP100 na série Hand-Wired.

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


ximiapura

Você falou da reedição do JMP100, mas o que esse amp tem a ver com os JTM?

E essas KT66, quais são as características delas? Comparadas com as EL34, elas entregam mais ou menos potência? Saturam mais fácil?

[]'s

ximiapura
Veterano
# mar/06
· votar


Kenton,
Desculpa, falei uma coisa e pensei outra. É o JTM100 mesmo. hehe
As KT66 tem caracteristicas parecidas com as 6L6, distorcem pouco (ou quase nada), tem mais graves, menos agudos, mais medios que uma 6L6. Quanto a potencia nao lembro de cabeça, deixo pra outro responder, mas chuto ser 25w como a EL34.

Beatlemaniac
Veterano
# mar/06
· votar


marcelogatinho
malz ae axo q meu comentario foi meio grosseiro hehehe

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


KELTONFLOYD
Ops, foi engano.De qualquer forma quanto à saturação, ela depende mais do seu estágio impulsor do que a saída própriamente dita.Dependendo do ganho dos estágios anteriores, vc pode chegar a qualquer valor de saturação.Lógico que com válvulas mais sensíveis na saída, vc atinge antes.Só uma dica, a distorção inerente das ¨6L6¨é em torno de 2% enquanto as EL34 tem 5% nas mesmas condições, por isso os Marshall são mais crunch e os Fender mais clean.[ ]'s.

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs

Pô, mas uma diferença de 3% entre essas válvulas me parece pouco... Quer dizer que se eu pegar um circuito típico Fender e colocar válvulas EL34 no power, a despeito da diferença de potência do amp, o grau de saturação não mudará tanto?

[]'s

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


KELTONFLOYD
Muda e muito Kelton,não considere a diferença absoluta e sim que no mesmo circuito, as EL34 dão o dobro e mais um pouco de distorção.Um abraço!

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


carlos adolphs

Bizarro isso hein... Mas acho que vou de JTM 45 mesmo, essas kt66 são fáceis de achar?

ximiapura
Veterano
# mar/06
· votar


De marcas decentes, no Brasil, quase impossível. Só vai achar SOVTEK que nao tem absolutamente NADA a ver com KT66, é uma 6L6 com embalagem diferente. Só comprando fora mesmo.

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


ximiapura
carlos adolphs

Putz... Nesse caso, o que vocês aconselham? Existe alguma substituição que funcione nesse caso? No quesito timbre, dá pra substituir essas KT66 por alguma outra valvula?

[]'s

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


KELTONFLOYD
Olha cara, preços: http://tubeamps.com.br/precos.htm

bgdaniel
Veterano
# mar/06
· votar


Bláaa...odeio esse exato ampli.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


KELTONFLOYD
Essa diferença faz toda a diferença.
Abç

Allan Martiny POA
Veterano
# mar/06
· votar


Aproveitando... Eu vi num tópico um cara dizendo q tinha um programa q transformava esqmas em layout... Alguem pode me dizer onde eu pego esse programa ou por gentileza me passe o link???

KELTONFLOYD
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Adeus JTM 45...

Allan Martiny POA
Veterano
# mar/06
· votar


hein pessoal, eu vi num tópico um cara dizendo q tinha um programa q transformava esqmas em layout... Alguem pode me dizer onde eu pego esse programa ou por gentileza me passe o link???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema do Marshal JTM45 (cabeçote de 100w)