Falantes convencionais e falantes pra guitarra

Autor Mensagem
Omni
Veterano
# fev/06


Por que meu 8" de guitarra não tem/não pode ter agudos nem graves como o falantezinho do meu minisystem?
Que a diferença física/de fabricação que causa isso?
Ou eles são intencionalmente cortados fora por algum motivo que eu não imagino?

teuabreu
Veterano
# fev/06 · Editado por: teuabreu
· votar


Qual a diferença de FM e AM?

Pois a frequencia é resposta, o som padrão de guitarra seria uma emissora AM e o de um aparelho de som padrão uma de FM sacou?

Um aparelho de Som comum(hi-fi) atinge todas as frequencias audiveis pelo ser humano de 20 a 20000 hertz se não me engano, enquanto a guitarra a frequencia é limitada tanto com cortes nos graves como nos agudos!

Omni
Veterano
# fev/06 · Editado por: Omni
· votar


teuabreu
Não saquei.
Eu sei que a resposta às frequencias de um falante de guitarra é diferente, mas eu quero saber por que e o que causa.
E tambem, por que, se é meramente um fator de frequencia, não se equaliza isso e se usa falantes comuns de dérreau?

Edit: perdão, respondi antes de ver seu edit.
Assim, a fonte do som não é o problema.
A falta de graves no falante de 8" que eu disse prejudica o som da guitarra.

teuabreu
Veterano
# fev/06 · Editado por: teuabreu
· votar


Eu não saco quase nada dessas paradas mas acho que é por causa da massa de ar deslocada por um falante de 12' ser muito maior que o de 8', gerando maior pressão sonora visto que a percepção de graves é um pouco fisica tambem, como aqueles vidros que tremem quando um som ta com os graves pocando, ou quando sente o peito rangendo com um trio eletrico tocando em sua frente!

MatheusMX
Veterano
# fev/06 · Editado por: MatheusMX
· votar


os falantes de amps de guitarra também parecem ser mais rígidos que o de um micro system

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Omni
Cara, uma guitarra só produz sons médios, nada mais, ademais o falante tem que ter um curso maior para responder às respostas de dinâmica da mesma, portanto, falante para instrumentos são uma coisa, e de som é outra.
Abç

Omni
Veterano
# fev/06 · Editado por: Omni
· votar


O que é "curso maior"? Eu não sei mesmo.

Quanto à guitarra produzir só sons medios. Não tem harmonicos na jogada? E quando voce bota distorção, a história ja é outra, certo?
Eu liguei a saída de fone do meu V-Tone GM108 no minisystem, e caramba, as distorções dele (que parecem ser aquele gt-2 clone da behringer imbutido no amp) melhoraram 100%.
No meu amp os sons ficam completamente apagados, sem brilho.

Eu gravei qualquer merda só pra mostrar a diferença.
Por favor, ouçam e digam se voces realmente preferem o 2o som, no amp.
http://www.sendspace.com/file/qngn3u

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


eu prefiro... mas faltou dar uma regulada melhor. o primeiro tava parecendo um enxame de abelhas africanas assassinas.

toddy_dus_inferno
Veterano
# fev/06
· votar


Eu liguei a saída de fone do meu V-Tone GM108 no minisystem, e caramba, as distorções dele (que parecem ser aquele gt-2 clone da behringer imbutido no amp) melhoraram 100%.
No meu amp os sons ficam completamente apagados, sem brilho.

c regulou direito o amp?

Omni
Veterano
# fev/06 · Editado por: Omni
· votar


A regulagem do amp influencia na saída de fone.
A regulagem foi a mesma pros dois.
Não há regulagem que faça o som desse amp ter agudos e graves mais abrangentes que aquilo.
É como ter um filtro impedindo que haja som abaixo e acima de uma faixa de frequencia media antes do speaker.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Omni
Harmônico nada tem à ver com frequência, se fosse assim meu baixo não dava harmônico, e dá.
Distorção gera harmônicos pares ou ímpares, não aumenta resposta de frequência.
Curso maior é a distância que o cone do falante vai, para frente ou para trás, nos falantes para instrumentos, ela (o "curso") tem que ser maior.

Omni
Veterano
# fev/06 · Editado por: Omni
· votar


Obrigado por explicar o curso do falante Bertola.
Vamos para as incessantes duvidas e clarificações.

Harmônicos tudo tem a ver com frequência poxa, eles sao frequências maiores que a natural que aparecem o som.
Apesar do som da guitarra ser na faixa dos médios, as frequências médias não são as únicas presentes no som da guitarra.
Assim fosse, poderiamos gravar um sinal de guitarra à 11khz e o som seria perfeito, afinal não haveriam frequências superiores à taxa de amostragem presentes no espectro do som.

Eu nunca disse que a distorção aumenta a resposta à frequencias do falante, afirmar isso seria absurdo né.
Mas é fato que ela aumenta a abrangência do espectro sonoro da guitarra.
E minha incompreensão no caso do speaker da guitarra, é o porque dele cortar fora uma parte importante desse espectro.
De onde vem essa resposta pobre?
É má qualidade de fabricação mesmo, ou é intencional?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Omni
Cara, eu não conheço o seu amp, nem sei qual o falante que ele usa, mas, de uma forma geral, a resposta de frequência de uma guitarra vai dos 100Hz aos 6500Hz, fora desta faixa de frequência ela não atua mais, nem é preciso mesmo, dadas as características do instrumento.
O ouvido humano ouve frequências entre 20Hz e 20000Hz, mas quanto mais baixo ou mais alto neste espectro, a nossa capacidade de audição vai caindo, assim, nós apenas "sentimos" sons próximos aos 20Hz ou aos 20000Hz.
Se vc pesquisar a resposta de frequência dos melhores falantes para instrumentos (entre nos sites da Eminence ou da Jensen, onde tem esses dados), verá que eles reproduzem faixas de frequência restritas também.
Ademais, os sonofletores (vulgo alto-falante), são a parte menos eficiente do sistema.
Uma coisa é certa, e isto eu sei por empirismo mesmo, se vc colocar sua guitarra ligada à uma caixa de áudio (com squeakers e tweetwres), o som nunca fica legal (se vc não tiver um bom equalizador).
Abç

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


Aproveitando o tópico:

E se eu fizer o que o Omni disse:
Eu liguei a saída de fone do meu V-Tone GM108 no minisystem, e caramba, as distorções dele (que parecem ser aquele gt-2 clone da behringer imbutido no amp) melhoraram 100%.

Pode estragar o mini system por fazer isso? Vou estar aqui em casa pra ver se melhora também...só por curiosidade

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


diego gr
Sim, pode.
Abç

fabricio abreu
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

explica por favor pq estraga o mini system...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


fabricio abreu
Porque vc estará forçando um circuito que não foi projetado para isso. É o mesmo que vc ligar uma lâmpada de 125v. em 170v.
Abç

lukeswall
Veterano
# out/07
· votar


a principal diferença de falantes normais e de guitarra, na prática, é que os de guitarra são feitos para "colorir" o som, enquanto os de áudio normal tentam ser o mais linear possível.

ou seja, na verdade mesmo, impossível dizer qual é melhor e qual é pior, tudo depende da sua opinião.

paulgilbert
Veterano
# out/07
· votar


então eu posso usar tipo 1x12 de falante de carro?

vou tentar um dia... tenho 2x6" aqui em casa
=D

também posso usar um desse pra aumentar o som da guitarra?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61931656-modulo-amplicador-digi sound-hl-dgs-1360-stereo-240-w-rms-4-c-_JM

O.o

SiaD
Veterano
# out/07
· votar


Emtãose tipo, se colocar o rádio no ampli de guitarra pode causar danos ao falante do ampli?

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


Emtãose tipo, se colocar o rádio no ampli de guitarra pode causar danos ao falante do ampli?
Eu tenho um amp Behringer GMX212 e escuto som nele com as entradas auxiliares que ele tem. Pelo que me falaram, não estraga o amp ficar usando pra escutar música sem tocar.
Só a qualidade do som não é tão boa quanto num mini system (tem muito grave)

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


o bertola! será que corro o risco de estragar meu amp se ficar usando ele só pra escutar som durante horas???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


diego gr
Não, mas o som vai ficar ruim, "achatado"
Abç

diego gr
Veterano
# out/07 · Editado por: diego gr
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não, mas o som vai ficar ruim, "achatado"

Mas quando eu usar ele pra tocar guitarra vai estar normal certo????

Desculpa tanta pergunta, é que eu economizei dinheiro durante um bom tempo pra comprar essa porra, não quero que estrague de jeito nenhum, ainda mais se tratando de um amp raro desse!

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Fica normal.
É porque o ampli de guitarra não foi feito pra reproduzir todas as frequências igualmente, ele "timbra" o som que entra nele, ao contrário do som, que tenta ser o mais transparente possível.

diego gr
Veterano
# out/07 · Editado por: diego gr
· votar


ok
e por que a maioria dos falantes de guitarra não passa de 12 polegadas?
alguem ja tocou guita num amp de baixo? fica legal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


diego gr
Sim, vai.
Amps de baixo, sejam com falantes de 12 ou 15, são muito melhores para guitarra. Pode usar na boa, se vc sentir falta de agudos com o falante de 15 (o que não ocorre na minha opinião), use um equalizador.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


Amps de baixo, sejam com falantes de 12 ou 15, são muito melhores para guitarra

como assim? não são amps de baixo? o.O

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


MANFREDINI
Sim, mas produzem um som melhor, mas encorpado, ademais são mais resistentes. Jimi Hendrix por exemplo usava falantes de baixo em suas caixas.
Um dos poucos amps da Meteoro que presta, é o Space Bassman....para baixo (tem falante de 12pol. 50WRMS e reverb).
Abç

carlos adolphs
Veterano
# out/07
· votar


diego gr
MANFREDINI
Boas!O negócio é o seguinte:Tudo depende do seu gosto.Eu compartilho plenamente da opinião do Mauricio Luiz Bertola, com amplis de baixo a guita fica mais encorpada.Excelente para quem usa muito power chords.Já para solos e riffs acima do 12º traste, fica meio restrito de médios e agudos(fácil de resolver, colocando um altofalante de 8"em câmara separada e com chave de liga/desliga usada como pedal, que vc pressiona na hora do solo).Os alto falantes de 12 e 15 tem queda de rendimento em frequências acima de 3500 e 2800Hz, respectivamente.Mas eu gosto...Um abraço!

diego gr
Acho que vc me mandou uma mensagem, porém ela chegou sem texto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falantes convencionais e falantes pra guitarra