Válvulas do Fender Pro Junior - análise de caso

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# abr/19 · Editado por: macaco veio
· votar


bom, a essa altura o cara ja deve ter consertado o aparelho, mas para que não fique sem esclarecimento, uma das caracteristicas de uma válvula ruim é um pontinho de luz azul anil que pode aparecer em uma da conexões de um dos elementos (ao ser ligada é claro) geralmente perto da base, antes que isso aconteça totalmente fica dando uma pequena centelha roxa naquele ponto ela ainda estando em funcionamento. Quando está dando esta centelha a válvula está perto do fim pois está havendo vazamento naquele ponto. Isto é bem diferente dos tais feixes azuis que na realidade mais parecem relâmpagos azuis que batem contra o vidro da válvula no momento em que se toca uma nota forte ou liga o stanby. Isto geralmente acontece em amplificadores projetados com uma tensão mais alta na placa, ao se tocar uma nota com mais força se injeta mais sinal e devido a tensão um pouco mais alta o feixe de eletrons ganha mais velocidade e se chocam com impurezas contidas no vidro causando os relâmpagos.
Agora o problema em um trafo de saida, se houver espiras em curto vai dar um ruido hummm bem alto na saida, dependendo da posição da espira (em qual espira de qual camada) o humm é mais alto ou mais baixo. Se for espira em curto entre a do primário e do secundário o ruido hummm vai ser tão alto que vai ser um ronco por um segundo e o fusivel queima. Ai então ou o fio do enrolamento rompe ou fica soldado um no outro. Se ficar soldado vai ter o ronco outra vez mas o fusivel continua queimando com ronco ou sem ronco. Esse curto acontece ao se tocar uma nota grave com força com muito volume, isso causa centelhamento entre camada de espira muito próximas entre primário e secundário (se o isolamento tiver muito fino entre camadas), o fusivel proteje as válvulas. (só nota grave, aguda não).

eletroamp13
Membro Novato
# abr/19
· votar


Ramsay

O feixe não é aquele mais comum, que toma o bulbo internamente. Ele ocorre no cátodo, só da pra ver através das frestas da placa (anodo). Os feixes acontecem no exato momento da palhetada na guitarra. Mesmo assim esses feixes são normais? Nunca vi em outra válvula dessa maneira. Mas eu sou novo no ramo dos valvulados.

Medir a tensão de bias nesse caso não é o problema, estou fazendo essa medida mas em um ponto diferente, no resistor de grade. É basicamente um ponto na mesma linha dessa tensão. Mas mesmo assim obrigado pela dica.

Eu sugeri um recap completo ao dono do amplificador, e passei as duas EL84 por um testador de válvulas, onde não observei problemas de emissão ou curto. A última coisa que eu gostaria de ter que julgar problemático era o trafo de saída ou mesmo o de entrada, ou quem sabe ambos. Mas se mesmo após um recap, após testes com outro par de válvulas, o amp continuar com problemas, não vai ter outra solução a não ser buscar outro(s) trafo(s).

Os manterei informados, senhores. Agradeço sempre a atenção. Um ótimo fim de semana a todos.

eletroamp13
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: eletroamp13
· votar


macaco veio

ainda não está consertado. Passei valores para aquisição dos captadores e estou no aguardo de um par de EL84 chegarem (meu para testes e etc.)

O cliente pediu pra eu "ir com calma" pois está sem muita verba no momento. Estou dando prioridade para outras coisas. Como um vox AC30 C2 que vou precisar de conselhos hahaha. Mas isso é outro tópico/assunto

Ramsay
Veterano
# abr/19
· votar


Passei valores para aquisição dos captadores
eletroamp13
Captadores?? o que captadores tem a ver com o problema em si?

eletroamp13
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: eletroamp13
· votar


Ramsay

Não percebi o erro, quis dizer capacitores

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Válvulas do Fender Pro Junior - análise de caso