Falantes – Duvidas sobre Impedância... (ohms) e + Ligação.

Autor Mensagem
Madureira
Veterano
# fev/06


Pessoal, estou com a seguinte duvida:

Quando temos 2 falantes de 8 ohms ligados em paralelo, isso nos rende 4 ohms ...
Correto ??

E quando estão ligados em linha ??
16 ohms ??

Esta seria a lógica ??

A questão é a seguinte...
Estou com um VS102R da Marshall, nada mais que o VS100 com 2x12”...
Os falantes são Celestion GoldBack de 8 ohms e 100 Watts cada. (muito bons por sinal)

Pelo que entendi a ligação atual, estão ligados em paralelo...
Então tenho um ampli de 100 watts, com 2 falantes de 100 watts e 8 ohms ligados em paralelo...

Não seria melhor que estivessem ligados em linha ?!

Tecnicamente me renderiam 200 watts ao todo...
Isso me daria menos distorção nos falantes e etc...

Estou falando mto asnisse ou tem fundamento !?

[]´s!

marcelogatinho
Veterano
# fev/06
· votar


Madureira

seu amp é transistorisado, certo ! e ai ele tem seletor de impedancia para ligar em 16 ohms?

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


marcelogatinho

O ampli é Hibrido...
Não ... nao existe seletor... apenas 2 saidas para falantes... com a instrução de 4 ohms ...

[]´s!

marcelogatinho
Veterano
# fev/06
· votar


Madureira

pois é bixo eu sabia disso por isso tokei no assunto pra vc só existe uma ligaçao q é como ele vem de fabrica!

Madureira
Veterano
# fev/06 · Editado por: Madureira
· votar


marcelogatinho

Tá... vamos pensar assim...
O VS100, é exatamente igual ... e vem com 1x12" de 8 ohms...

Ligado da saida onde existe a mesma especificação... ou seja 4 ohms...

Na verdade, estou pensando aqui com meus botoes ...
Acho que os falantes deste ampli são de 16 Ohms...

Vou verificar hoje a noite quando chegar em casa e ter certeza...
Ai volto a postar aqui ...

Mas só esclarecendo uma coisa... Até onde eu entendo, posso ligar diversos falantes nesse ampli ... por ex 4x12" Somente preciso respeitar sempre o 4 ohms... correto !?

Pelo que entendi é isso ... Não passando dos 4 ohms, posso ligar 8 ou 16 ohms ...

Ou estou totalmente enganado !?

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Madureira

a potência entregue aos falantes é a mesma, estando eles em paralelo ou em série...

levando em conta que vc ligou os falantes na saída do amp com a impedância correta, não importando qual seja, apenas que seja correta, consideremos a seguinte situação:

se eles estiverem em série, a impedância equivalente dessa associação é de 16 ohms (8+8), a tensão sobre cada AF (alto-falante) é a metade do total entregue pela saída, e a corrente nos dois AFs é a mesma..... logo a potência será os 100W.

se eles estiverem em paralelo, a impedância equivalente da associação será 4 ohms {(8x8)/(8+8)}, a corrente que passa pelos AFs será a metade da corrente entregue pela saída, e a tensão nos AFs será a mesma da saída....... logo a potência será também 100W

a única vantagem de mexer com a associação de diversos AFs é pra poder casar corretamente com as impedâncias de saída do teu amp e assim poder adaptá-los de maneira que vc queira

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


Zacarias

Então não ha diferença nenhuma de ligar em Paralelo ou em Linha !?

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Madureira

pra potência acho q não, pq quem dá a potência final do teu amp é o próprio amp, não os falantes, claro que os AFs são considerados pq obviamente são o elo de comunicação entre nossos ouvidos e aquelas centenas de volts que estão no cobre da placa do teu amp hehehehe (nossa que viajada que eu dei agora)

mas o principal motivo de se fazer diferentes associações de AFs é aquele citado no final do meu post anterior ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Madureira
Cara, veja o manual de seu amp para ver qual a impedância mínima suportável por ele (deve ser 4 ohms), e ligue sua caixa em paralelo. JAMAIS use uma impedância menor que a capacidade do amp.
Abç

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Velho...
A mínima suportável é sim 4 ohms...

Agora, conhecidência ou oq ?!
Em todos os combos que reparei, a Impedância dos falantes é sempre a metade da impedância mínima do ampli...

Lembro de meu TF300 ter um falante de 8 ohms... a Impedância mínima é 4...

E agora neste VS102R ... tenho quese certeza de que os falantes são de 16 ohms... (ou seja 8 ohms) e a impedância mínima é de 4 tb...

Será que saem de fábrica assim com a intenção do usuário ligar mais uma caixa sem modificações ?!

Pois segundo vc disse, eles já saem de fábrica errado então!?

[]´s!

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


hehe.
em amp solid-state basta respeitar a impedancia mínima, sem maiores frescuras... se tu tem 2 falantes de 8, liga eles em paralelo que vai render o máximo de volume.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Madureira
Cara, isso acontece para o caso da ligação de uma outra caixa de 8 ohms, daí a impedância total será de 4 ohms, e o amp responderá com mais potência.
Abç

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


b0fh
Mauricio Luiz Bertola


Pois eh, foi exatamente o que eu imaginava, respeitando a impedância mínima, sem problemas... Claro que casar é mais legal...

Isso estamos falando de amplis Hibridos que na verdade tem o power transistorizado, nos AllTube é Impressindível que casemos a impedância de saida com a Impedância dos falantes ???
Não basta respeitar a impedância mínima !?


Outra coisa...
Sobre a potencia em Watts dos falantes:

100 + 100 ligados em paralelo e 100 + 100 ligados em linha ...

O que difere !?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Cara, nos amps valvulados a impedância da caixa deve corresponder à do amp.
A potência não muda, pois o falante é um transiente passivo.
Abç

marcelogatinho
Veterano
# fev/06
· votar


Sobre a potencia em Watts dos falantes:

100 + 100 ligados em paralelo e 100 + 100 ligados em linha ...


nada, a potencia é a mesma,
mas a kem diga q o timbre mude! nunca fiz esta esperiencia uso dois de 8ohms em serie, mas pelo q ja li aki os graves ficam mais firmes doq ligados em paralelo...

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Legal Bertola...
Deu pra entender numa boa...

Assim, ultima pergunta pra encerrar o topico mesmo...

Tem alguns amplis que não estáo especificados a impedancia mínima...
Existe como medir de alguma forma para descobriri !?


marcelogatinho

Interessante, vou procurar saber mais ...
valew...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Madureira
Só abrindo e vendo o trafo. Mas geralmente vc pode usar 8 ohms mesmo.
Abç

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Blz meu velho !
Valew pela ajuda... Não vou fechar o tópico, pois alguem pode mais mais alguma duvida sobre esse assunto...

Mas por mim, está ok !
Já tirei todas as minhas duvidas...

Forte Abraço!

danilomagacho
Veterano
# fev/06 · Editado por: danilomagacho
· votar


Vamos pensar juntos: Todos estão escrevendo que a potência não difere... epa... a não ser que eu esteja muito equivocado, difere sim.

O fato de associar falantes, não muda a potência entregue pelo amp, mas altera completamente a resposta dos falantes.

Dois falantes de 100W 8Ohms em paralelo trabalham similar a um falante de 100W 4Ohms, a pressão sonora muda devido a área do cone, se os falantes originais forem de 10", a associação de dois seria equivalente a... ah sei lá, não vou fazer a conta, mas algo maior, como 15" por exemplo.

Trabalhando em série a resposta muda completamente, dois falantes de 100W 8Ohms em série trabalham similar a um falante de 200W 16Ohms, a pressão sonora muda da mesma forma.

Ou seja, se você tem um amp de 100W e falantes de 50, 60W, liga eles em série. Se você tem falantes de 100W, liga eles em paralelo, quanto mais proximo da impedância mínima do Amp melhor (nunca menor, você pode queimar os Falantes, ou até a saída do Amp).

Não é isso????????????????????????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


danilomagacho
Sim e não. A hipótese do qual parte a nossa explicação é do uso de falantes iguais e de potências iguais. Haverá uma diferença de resposta sonora sim (como explicou o proficiente Augusto Pedrone em outro tópico), e a resposta do amp mudará também - em amps transistorizados, se vc ligar em 8 ohms a potência entregue para as caixas será X, em 4 ohms (se o amp pode trabalhar com essa impedância), será +X.
Acho que estamos falando da mesma coisa mas com terminologias diferentes.
Abç

danilomagacho
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Acho que sim... hehe


Quando puder dá uma lida no forum de guitarra um topico que postei sobre planicidade de fretboard, gostaria de ter sua opnião sobre aquilo...

marcelogatinho
Veterano
# fev/06
· votar


danilomagacho
Trabalhando em série a resposta muda completamente, dois falantes de 100W 8Ohms em série trabalham similar a um falante de 200W 16Ohms

??????? naum entendi esta sua comparaçao cara, alem doq q q adianta ter um falante de 200w se o amp. fornece somente 100w?

Ou seja, se você tem um amp de 100W e falantes de 50, 60W, liga eles em série. Se você tem falantes de 100W, liga eles em paralelo

tbm naum entendi o tipo de comparaçao !! ligaçao em serie ou paralelo é apenas para casar impedancias e naum tem nada a ver com potencia! se o falante for de 50w ou de 100w tanto faz como tanto fez, a unica coisa q me parace ser correta a respeito destas ligaçoes em serie ou paralelo é uma mudança de timbre, um exe. pelo q li em serie os graves ficam mais firmes, uso desta forma, mas nunca testei em paralelo,

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Trabalhando em série a resposta muda completamente, dois falantes de 100W 8Ohms em série trabalham similar a um falante de 200W 16Ohms


marcelogatinho , isso está correto ! É eletrônica elementar !


alem doq q q adianta ter um falante de 200w se o amp. fornece somente 100w?

Isso é a veeeelha discussão de potências de falantes em amps de guitarra. É interessante ter falantes que aguentem mais que a potência do amplificador por questões de durabilidade - especificamente em amplificadores de instrumentos musicais.

Abraços.

marcelogatinho
Veterano
# fev/06
· votar


AugustoPedrone
Trabalhando em série a resposta muda completamente, dois falantes de 100W 8Ohms em série trabalham similar a um falante de 200W 16Ohms


marcelogatinho , isso está correto ! É eletrônica elementar !


concordo com oq ele disse só q o topico referece a obter masi potencia variando a ligaçao! por isso naum entendi o porq dele postar isso.

alem doq q q adianta ter um falante de 200w se o amp. fornece somente 100w?

Isso é a veeeelha discussão de potências de falantes em amps de guitarra. É interessante ter falantes que aguentem mais que a potência do amplificador por questões de durabilidade - especificamente em amplificadores de instrumentos musicais.


concordo tbm, pois senti na pele isso a um mes atraz ferei um falante,( pela experiencia q passei recomendo naum folga de potencia mas sim o dobro de potencia de falantes em relaçao ao amp. pois o meu fero um falante com volume no 4.) mas novamente tinha me referido ao fato de naum ocorrer aumento de potencia somente pelo fato do falante ter 200w ao invez de 100w.
talvez me espressei mal na resposta!
valeu ai ....

danilomagacho
Veterano
# fev/06
· votar


marcelogatinho

Acho que você não leu o início do meu post... "O fato de associar falantes, não muda a potência entregue pelo amp, mas altera completamente a resposta dos falantes. "

Em paralelo, trabalhando próximo da impedância do amp, realmente pode-se "tirar" mais som do que em série, em série provavelmente fica mais grave sim já que os falantes trabalham com certa folga em relação a potencia do Amp.

Dois falantes de 100 em série podem trabalhar até próximo 200W (pontencia onde provavelmente um falante sozinho, ou dois em paralelo, já estariam queimados), o que é vantajoso pelo lado da segurança. Isso falando do que o falante pode suportar de potência, mas até agora não mudamos de forma alguma a potência entregue pelo AMP...

Acho muito interessante as combinações que pode-se fazer neste sentido, pode-se variar razoavelmente o timbre apenas com estes fatores. Eu gosto de falantes sobrando potência, ligados em paralelo de forma a casar a impedância com a do Amp, por exemplo 2 x 100W 8 Ohms ligados em paralelo, sendo empurados por amp de 50W... assim não perde muito o grave e pode-se usar altos volumes sem preocupação.

danilomagacho
Veterano
# fev/06
· votar


Respondendo objetivamente ao tópico, sai mais volume com a ligação em Paralelo.

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


marcelogatinho

concordo com oq ele disse só q o topico referece a obter masi potencia variando a ligaçao!

Na verdade, minha dúvida veio do seguinte questionamento...
Tenho um Ampli de 100 Watts com 2x12" Ligados em Paralelo...

Algumas vezes notei uma distorção da qual não estou acontumado...
Senti isso outrora quando toquei em um bar onde o volume de palco era bem alto, infelizmente.
Cheguei a conclusao que esta distorção vinha dos falantes, o que até é legal em algumas casos para RNR, segundo o Manolo me explicou certa vez...

Quando verifiquei a ligação de meus falantes, vi que estavam em Paralelo... O que gostaria de saber, é:

a) Se eu liga-los em Série, não vou ter um nivel menor de distorção nos falantes ?!? Embora pelo que entendi, também vou ter menos pressão sonora ... Correto ?

b) Sou leigo e estou confuso com isso, mas se eu ligar 2 falantes de 100 watts em série não seria a mesma coisa que trabalhar com 1 falante de 200 Watts ? Como disse nosso amigo danilomagacho no post acima ?!

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


danilomagacho

por exemplo 2 x 100W 8 Ohms ligados em paralelo, sendo empurados por amp de 50W... assim não perde muito o grave e pode-se usar altos volumes sem preocupaçã

Mes que vem vou precisar montar uma caixa 2x12" para um Tremendão T3 que teoricamente tem 100 Watts ...

Como faço essa ligação com falantes de 100 Watts ?
Sendo que temos que ter folga em Watts dos falantes X watts entregues pelo ampli ?

Terei que comprar falantes mais potentes que 100 watts ??

[]´s!

marcelogatinho
Veterano
# fev/06
· votar


) Sou leigo e estou confuso com isso, mas se eu ligar 2 falantes de 100 watts em série não seria a mesma coisa que trabalhar com 1 falante de 200 Watts ? Como disse nosso amigo danilomagacho no post acima ?!

tanto ligados em serie ou paralelo as potencias se somam, dois de 100w em serie ou paralelo dariam os 200w, mas seria melhor ter dois falantes doq um pois teriam mais pressao sonorae mais grave ja q a area de cone seria maior.
outra coisa a distorçao q vc notou acho q é do ampli pois transistorizado em volumes meio altos racham

Madureira
Veterano
# fev/06
· votar


marcelogatinho

Hummmm ... Legal legal !!

Então pro meu Tremendão T3, eu posso usar 2 falantes de 100 Watts numa boa que já estaria trabalhando com o dobro em folga ... ?!

Correto ?

Qual a impedância de saido do T3, alguem sabe responder ?!

[]´s!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falantes – Duvidas sobre Impedância... (ohms) e + Ligação.