Ligação falantes... Impedancia, Projeto Selenium

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jun/06


    Opa... tow pra construri uma caixa 1x15 pra baixo, vo usa num Meteoro 400MB q são 200w @ 4ohms...

    vo usar como base na construção o projeto da selenium...
    http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/projetos/MB115%20BASS_p. pdf acrescentando um Driver Tweeter DT150.


    mandei um mail pra eles sobre a impedancia... ja q o falante é em 8ohms, pra liga no cabeçote teria q ser uma caixa de 4ohms... e eles falaram o seguinte:

    Associe um capacitor e um resistor em série com o DT150 e ligue o conjunto todo em paralelo com o falante.

    Experimente um capacitor de 1 uF, poliester, 250 Volts e um resistor de 10 Ohms, 20 Watts.

    Se não gostar do timbre, fale novamente comigo para estudarmos alterações nos valores.


    agora fico na duvida de qual falante pega... o 15PW5 / 350w ow 15PW3 / 250w.

    e pra quem entende... esse projeto é legal? vo obter bons graves com um pouco de brilho?

    []'s

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Considere a opção de 4 x 10 - parece que dá um som bacana tb, com muito punch.

    Preferencialmente pegue o falante de maior potência, e um dia se mudar de cabeçote a caixa ainda servirá. Lógico que o preço vai fazer diferença aqui - o pw5 não pode ser absurdamente mais caro que o pw3 .

    Agora...dá uma sacada na sensibilidade de cada falante e sua curva de reposta (mesmo que duvidosa pelo fabricante...).

    Abração. E conta aqui os resultados da caixa, eu tou para fazer a minha finalmente !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    Cara, eu uso um de 15 (recomendo o 15PW5) e um de 8 (o 8PW3) que atua como driver, com um capacitor para cortar as frequências baixas (consulte o AugustoPedrone para o valor), ligados em série, o que dá 4 ohms.
    Abç

    Tarugas
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Olá rapaziada! Falando em caixas, potência dos falantes e tal... Tenho uma dúvida. Possuo dois valvulados, um Thundersound e um Tremendão, ambos (III). Antes deles, tinha um Hartkesystems5000 (500 watts), o qual, com muito prazer e nenhum remorso, vendí e peguei os "valvs". Simplesmente o mais "fraquinho" deles, (Thunder), deu um cacete no modernão, em todos os aspectos... Bem, deixa-me parar se não vou babar no teclado, "tube is tube...". Em suma vendí o hartke mas suas caixas não! Logo, tenho 4X10 e 1X15, cada com 200RMS, já venho utilizando com muita satisfação a de 4X10, fazendo um revezamento entre eles, é uma "sonzeira". Mas a dúvida é; esses falantes de 200RMS não são demais para os amps? Se estou correto, Thunder = 47 RMS e Tremendão = 87 RMS. Não deveria ter, por exemplo, falantes de 50 RMS para o Thunder e de 100 RMS para o Tremendão? Desculpem-me o "gigantesco" post, mas é que se lê tanta coisa por aí, que a precaução fala mais alto... Outra coisa, fico com as 10" ou parto para as 12"? Valeu aí a todos. Até!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tarugas
    Não mexe, deixa assim que tá excelente.Falante que Guenta mais, não força ampli, é bom.Um abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tarugas
    Tá respondido.
    Ademais, se fosse vc, ou usava o ThunderSound para guitarra e o Tremendão para o baixo, e ainda convertia (os dois, ou um ou outro), para válvulas 6550.
    Abç

    Tarugas
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Certo. Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Bem que achei estranho, se com esses falantes, mais fortes, já está uma "sonzeira", se ligo uns mais "fraquinhos", seus cones grudariam na parede... Valeu pessoal!

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Augusto, tenho um ampli Laney LC30II. atrás tem saída para caixa de extenção. Estava pensando em ligar nele uma caixa de extensão com um falante de 15". Minha guitarra é uma fender stratocatser. não acho que ficaria com graves excesivos, uma vez que com o falnte de 12" atual (Celestion Seventy 80), e com as carcteristicas dos Laney, já não fica muito grave. Pelo contrario, acho até o som bastante agudo, mesmo colocando o bass no máximo na equalização do canal.
    Se eu ligar essa caixa de extenção, eu teria que desligar o falante original e só usar a caixa de extenção, ou podeia usar ambos os falntes simultaneamente?

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    AugustoPedrone

    Você fabrica uma caixa dessas? Que falante vc recomenda da Eminence? Por quanto vc faria uma dessas?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    thecreamofclapton
    Cara, vc deve ler atentamente o manual de seu amp para verificar a impedância a ser utilizada e se o falante do amp funcionará ao mesmo tempo do da caixa auxiliar ou não, e qual a impedância do falante auxiliar necessária para isto (se possível).
    Abç

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    AugustoPedrone

    é... eu tava afim mesmo é de uma 4x10... + ñ achei projeto bom pra fazer... vi o da selenium... + ñ sei c da um som legal... e tb ñ entendo de frenquencia... diz lá no projeto 4x10 o seguinte...

    Caixa para a reprodução de médio-graves e médios, com
    uma "ponta" de agudos, podendo ser usada de 300 Hz em
    diante quando em conjunto com a caixa de graves (MB115),
    ou de 120 Hz em diante quando atuando sozinha, para ensaios.

    no caso eu iria usa ela sozinha... 120hz ñ sei c fica muito agudaum... e tb achei ela fininha... + issu é o de -... tow + preocupado no som mesmo...

    http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/projetos/MD410%20BASS_p. pdf o site pra quem entende dar uma olhada... c for bom iria motar ela... pois ja tenho um combo 1x15 de 200w... é isso []'s

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    ahh... c acha melhor por um falante de 8" do q um driver tweeter? pra funcionar como driver?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    Sim, acho, pois o som fica mais equilibrado, sem excesso de brilho e cobre o espectro de frequências altas que o de 15" não alcança.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação falantes... Impedancia, Projeto Selenium