Características do trafo de power do tremendao 2

Autor Mensagem
jplavareda
Veterano
# dez/05


Gostaria muito de saber voltagens e amperagens nos secundários do trafo, pois estou tentando reformar um T-2 que está com o trafo de power queimado

carlos adolphs
Veterano
# dez/05
· votar


jplavareda
Primário 127/220 volts

Secundários : 2 X 330 volts 450 miliampéres, 6,3 volts com center tap, 8 ampéres, e 50 volts 150 miliampéres.Estes valores são já "melhorados", para as redes de hoje e ainda permitir o uso de válvulas 6L6 ou EL34 no power.Um abraço!

jplavareda
Veterano
# fev/06
· votar


upupup

jplavareda
Veterano
# fev/06
· votar


e o trafo do t-3??? eh igual???

carlos adolphs
Veterano
# fev/06
· votar


jplavareda
Como diria o alemão " Ya", é igual.Aliás, para todos que tenham dúvidas, das séries dois em diante, os trafos da Giannini são iguais para amplis de nome igual,~ex: Tremendão II, III, Plus .Um abraço!

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


carlos adolphs

o de saída acho que é, mas o de força é diferente... no tremendão 1 e 2 a retificação é fullwave, no 3 e no SL é por ponte.

jplavareda
Veterano
# fev/06
· votar


Era isso mesmo q eu queria saber, Bofh!!! O meu tremendão usa apenas 2 diodos para retificação! Tu saberias me dizer qual a diferença na voltagem dos trafos entre o T-1/T-2 e o T-3???
Valeu!

carlos adolphs
Veterano
# fev/06
· votar


jplavareda
b0fh
O bOfh tem razão do III em diante é enrolamento é simples para retificação em ponte, os saídas são elétricamente os mesmos, apesar de aspecto diferente.Porém as voltagens não mudam, se sua retificação for de 2 diodos use enrolamento de 2 X 330 V( o que vai dar 462 volts após a retificação, sem carga).Se for fazer ponte use um enrolamento só de 330 V, o resultado é o mesmo, 460 v se carga (em retificação de onda completa multiplique a voltagem do enrolamento por 1,4142, para ter a tensão de saída da fonte sem carga).Os valores propostos no post mais acima permitirão vc ter um trafo mais "maleável".Não sei se o bOfh concorda...Um abraço!

b0fh
Veterano
# fev/06 · Editado por: b0fh
· votar


carlos adolphs

aliás, falando em trafo de força de tremendão, eu tenho um aqui que eu modifiquei inteiro (mas reproveitei os trafos). O amp agora tá trabalhando com um par de E34L, e eu tava pensando em botar um par de KT88... só que esse trafo de força do tremendão SL é muito vagabundo, puxando 100mA nele pelas duas EL34 a tensão já cai pra menos de 410 volts... tava pensando em botar um mais parrudo, que fique lá pelos 450 mesmo que eu puxe uns 150mA dele, quando usar KT88.

tu sabe de algum esquema pra conseguir um substituto pra ele por um preço não muito absurdo? De preferência pra fullwave, retificação em ponte não faz minha cabeça.

[]s

carlos adolphs
Veterano
# fev/06
· votar


b0fh
E aí,bOfh, tudo numa boa ?Pois é, pode ter aí uma questão, que se vc está usando o trafo de saida original, só com duas EL34, vai ficar com pouca impedância de placa, que te causaria um consumo excessivo mesmo sem sinal.O outro fato é o quanto vc está usando de capacitância nos filtros da fonte ? Vc sabe que no semiciclo positivo o ampli consome e os capacitores são carregados para garantir a alimentação, no semiciclo negativo os capacitores fornecem a voltagem, mantendo o funcionamento( só para lembrar, to chovendo no molhado...)Então analizando, se o trafo do TIII foi feito para aguentar 4 X 6L6, porque não aguentaria 2 X EL34?Porque alguma coisa está consumindo corrente demais, não é ?Se a impedância do trafo de saída estiver baixa, as válvulas do power vão consumir alta corrente já com o volume baixo ou pouco sinal, sendo que nos picos de alta , vai ultrapassar e muito a corrente máxima da fonte, razão pela qual a voltagem cai.Eu recomendaria que vc colocasse 4 X EL34 em conecção triodo, para manter o trafo de saída e a potência ao redor dos 40 W.Dobraria também a capacitância da fonte, isso melhora
a mesma dando a ela a condição de fornecer de efetivo toda a corrente que pode.O que vc acha ?Um abraço!

jplavareda
Veterano
# fev/06
· votar


Muito obrigado, carlos e bofh! Agora as coisas já estão bem mais claras pra mim. Se for usar full wave (2 diodos), 330 - 0 - 330 volts. Mas e se eu usar ponte, utilizo apenas 330 volts ou 165 - 0 - 165 volts (ou seja, com ou sem center tap)???

Mais uma vez, obrigado!

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


carlos,

acho que o problema não é por ai não... o trafo de saida do tremendão (AG4012) é feito pra casar 2500 ohms com 4 e 8 ohms... o par de EL34 deve dar uns 5000 e poucos ohms, logo, casaria com aproximadamente 8 e 16 ohms... usando caixa de 8 ou 16 ohms tá tudo na paz...

acho que o problema é que o trafo de força é meio vagabundo mesmo, ou então tá com fuga. acho ele meio pequeno, é quase do mesmo tamanho do de saida... e esquenta tanto que acabei botando um ventilador no chassis pra esfriar ele. não vou com a cara dele rsss... também não gosto de retificação em ponte, mas isso é frescura minha.

tou usando 4 capacitores de 100uF na fonte, logo, acho que capacitor não tá faltando também

agora usar 4 válvulas de power NEM PENSAR... ruim de regular, é caro... meu negócio é botar um par ali e fritar elas sem dó :). Além do mais, só tem dois soquetes agora e eu que não me atrevo a instalar mais dois :)

[]s

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


jplavareda
é isso ai.

carlos adolphs
Veterano
# fev/06
· votar


b0fh
Meu caro, deixa eu te explicar uma coisa, quando o trafo de saída é confeccionado, ele leva um certo nº de espiras de fio para que a Impedância, no caso em torno de 2200 ohms, seja atingida à 1000 Hertz.Digamos que para isso foram gastas 2000 espiras de fio, de acordo com as características do núcleo de ferro.A relação de espiras faz com que um certo nº de espiras seja requerido para o secundário de baixa.Esta relação não muda.Agora, mesmo que vc coloque duas válvulas, e elas REQUEIRAM 5000 ohms, o seu trafo , fisicamente continua com 2200 ohms e a resistência ôhmica continua a mesma.Se vc agora for bobinar um trafo de 5000 ohms, conforme requerido, pelas válvulas, com o mesmo núcleo de ferro, vai ver que vai necessitar quase o dobro de espiras( a relação não é linear).Vc tem que ver que impedância refletida é uma coisa e impedância real é outra.Pense bem, se a coisa fosse feita assim, bastaria mudarmos a impedância da caixa e os trafos se ajustariam, ou seja construiríamos um só tipo padrão e ele seria multiuso.Bom, desculpe me alongar, as válvulas são suas, foi só um toque...Forte abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


carlos adolphs

b0fh

Olá amigos !!!

Esse lance de usar trafos com a saída "descasada" em princípio funciona sim, mas seria interessante saber a indutância do primário do trafo em questão.

Pode acontecer (provável) da frequência de corte inferior subir um pouco, já que a indutância do enrolamento (que está em paralelo com a impedância refletida) está fixa, enquanto a refletida dobrou ( no caso exposto).

Esse efeito é em parte compensado pela realimentação, mas é algo à considerar.

Abraços.

carlos adolphs
Veterano
# fev/06
· votar


AugustoPedrone
Amén,Pedrone, é isso aí, só que a indutância é que é o problema.Por experiência em vários amplis da Giannini, tive problemas de faiscamento entre os terminais do soquete, quando usado com duas válvulas apenas, inclusive em um dos casos, o faiscamento ocorreu dentro do trafo de saída, e o inutilizou.A maioria dos casos que chegaram à minha mão, foram com a saída pifada e sempre com as duas válvulas em vez de quatro.Concordo que o princípio da impedância refletida funciona, mas o ajuste deve ser cuidadoso, a trimagem das polarizaçoes também.Um forte abraço, mestre . Em tempo, por acaso vc não teria o esquemático do Quadraverb da Alesis? O meu está com o canal esquerdo pifado, com baixo ganho, apesar do efeito funcionar, deve ser pane dos estágios de entrada, antes dos efeitos.Mais uma vez, grato pela intervenção.

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


carlos adolphs

uma boa leitura sobre esse assunto:

http://www.aikenamps.com/OutputTransformers.html

repare bem nesse pedaço:
Reflected impedance
An output transformer has no impedance by itself (ignoring primary inductance/resistance for the moment, which is a different subject). It simply reflects the impedance load on the secondary back to the primary.


[]s

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Grande b0fh !!!

Mas veja a frase -
ignoring primary inductance/resistance for the moment

Nas baixas frequências a indutância do primário faz muita diferença e é ela quem determina o corte inferior do transformador.

Já em altas correntes/potência, a resistência dos enrolamentos atua como perda de rendimento do mesmo.

Se o transformador fosse perfeito, ele teria resistência nula e indutância de enrolamentos infinita. E ainda tem as capacitâncias entre os enrolamentos que atenuam as altas frequências !

Abração.

carlos adolphs
Veterano
# fev/06
· votar


b0fh
AugustoPedrone
Ok, mestres, já lí o recomendado.Obrigado.

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


AugustoPedrone

sim, sim... mas nunca ninguem disse que trabalhar com o transformador descasado/errado não influencia no som... o que tou dizendo é que não vai explodir nem derreter nem nada do gênero, só se você fizer uma cagada muito grande, tipo ligar um full stack 8x12 de 16 ohms num tap de 4 e abrir o volume no 11... hehehe

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


b0fh

Blz !!! Ahahaha e eu tava lendo o tópico..como que uma pergunta sobre trafo de força virou mudou de tema para de saída ?

Abração.

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


boa pergunta!

eu ainda tou aqui pensando se troco ou não meu trafo de força fuleiro do tremendão SL... o trafinho fraco.

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


legal esse debate....... vou aproveitar a presença do pessoal entendido aqui no tópico e perguntar algo meio off do proposto, só pra não criar outro tópico, me desculpem qquer coisa :)

b0fh

cara, eu vi teu Pitbull no teu site e queria saber umas coisas:

- eu tô fazendo um HO e pensando seriamente em fazer aquela modificação com as chaves SPDT Center Off pra poder selecionar o capacitor de cátodo das 12AX7, para obter mais versatilidade no ganho do bicho..... então me diz uma coisa se puder: a diferença entre as mudanças compensa fazer mais uns furos no chassis ou a variação de timbre é muito sutil? e quanto ao mod do clipping via LEDs? compensa também?

Abraços!

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


o lance da spdt center off vale bastante a pena no primeiro estágio (vai da água pro vinho, ou do marshall pro fender), um pouco no segundo (mais sutil) e bem pouco no terceiro (muito sutil).

já os clipping leds... dá aquele timbre de pedal... não é meu favorito, mas é legal pra tocar uns lances mais podres, tipo pantera :)

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


b0fh

ok cara, valeu pela ajuda!

Abraços! :)

jplavareda
Veterano
# fev/06
· votar


Ei Bofh, qual eh o teu site??? Quero dar uma olhada lá! Valeu!

b0fh
Veterano
# fev/06
· votar


jplavareda
http://planeta.terra.com.br/servicos/tabaamps/

jplavareda
Veterano
# mar/06
· votar


Ai, pessol! Valeu pela força! O tremendao esta falando de novo. Consegui um cara q enrolou o trafo pra mim e cobrou 50 reais. Achei um bom preço. So tive q fazer algumas alteraçoes. Mantive so a seçao da fonte e do power do T-2 e troquei o pre-amp pelo do HO. O pre antigo tava muito zuado, cheio de capacitores alterados e tals. Vou ver se faço um HotBox e uso como pre. Vou colocar dois tonestacks (um no limpo e um no drive) com grave, medio e agudo e usar um footswitch pra alternar entre os canais.
Alguem pode me dizer quais os erros no projeto do hotbox da GGG.
Mais uma vez, obrigado a todos!

jplavareda
Veterano
# mar/06
· votar


Alguem pode me dizer quais os erros no projeto do hotbox da GGG.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


jplavareda

Pode me passar o link do projeto ? De repente te ajudo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Características do trafo de power do tremendao 2