Quer construir seu próprio amplificador valvulado? Eu ensino!!!!!!! Link:

Autor Mensagem
mclasta
Veterano
# out/05


www.handmades.com.br

lá agente reune todas as informações para que você inicie na construção de pedais e amplificadores, incluindo amplificadores valvulados...

Aliás, daqui a uns 2 meses teremos um tutorial passo-a-passo de montagem do Marshall JCM800 - 2204 - 50Wrms.

O site é TOTALMENTE GRATUITO e SEM PROPAGANDAS....
Vamos lá, ajude agente a divulgar a facilidade que é construir seu próprio equipamento.

Somos munidos de Artigos explicativos, de eletrônica e de montagem de pedais, de tutoriais passo-a-passo e apostilas de eletrônica.....

Grande abraços para vocês...

cavaleirolouco
Veterano
# out/05
· votar


quanto custa montar um valvulado de 30 a 50w.
uns 200 reais?

bulldog
Veterano
# out/05
· votar


Quer construir seu próprio amplificador valvulado?
Não.
Sou tão orêia que tenho receio de morrer eletrocutado.

kelson
Veterano
# out/05 · Editado por: kelson
· votar


cavaleirolouco
quanto custa montar um valvulado de 30 a 50w.
uns 200 reais?

não..
50w previsão do mclasta: 1000 reais.
30W previsão minha: 600 a 700 reais. (variante ao custo das peças e capacidade sua de adquiri-las)
não se esqueça que é "valvulado"

grooveblues335
Veterano
# out/05
· votar


Baixei o esquema do hioctane. To afinzão de montá-lo. Até botei pra venda meu frontman, pra comprar as peças... O pobrema é que são somente 7 ou 8 watts, não tem footswitch para controlar estágios de ganho nem loop de efeitos para insertar minha GT-5... Seria possível fazê-lo com essas características (channel switch e loop)? Como estudo em casa, apenas, a pequena potência não seria problema...

grooveblues335
Veterano
# out/05
· votar


mclasta, muito tri sua disponibilidade. Vlw pelo tutorial, completíssimo. Já o imprimi todinho, estudei-o e agora passo a compra das peças.
Vlw brow.

kelson
Veterano
# out/05
· votar


grooveblues335
opa! c tava sumido cara!
7-8 watts do Hi-O eh um tapa no zoreia! =)
dah pra fazer um foot com relé pra alternar entre a primeira valvula>>potencia.. e os 3 ultimos estagios>>potencia.. tipo o chaveamento do HB.. dai um eh limpo e os outros estagios são pra distorção! =) abraços cara

grooveblues335
Veterano
# out/05
· votar


kelson, pois é, brow... andava meio sem tempo. Mas larguei um trampo que só me dava dor de cabeça a noite, e agora vou ter tempo pra me dedicar aos bichinhos...

...fui lá no www.handmades.com.br - a galera tá mandando muito bem. Acho que isso vai alavancar o mercado de handmades, componentes e vai produzir uma importante mudança no cenário fvm nacional. Parece que adormeci e acordei em outra era...

abraços pra ti, mano...

silvio_rp
Veterano
# out/05
· votar


Muito bom o tutorial. Vou levar ele pra um colega da faculdade. Estamos pensando e montar alguma coisa valvulada pra algum trabalho do curso!!

Eu ja entro la de vez em quando e assim que eu tiver algo interessante mando pra voces!!

grooveblues335
Veterano
# out/05
· votar


HANDMADES RULES!!!!

É o site sobre D.I.Y.! E está apenas começando... Nem há como agradecer as pessoas envolvidas no projeto, tanta colaboração e boa vontade.

rocknroll1234
Veterano
# jul/11 · Editado por: rocknroll1234
· votar


quanto custa montar um valvulado de 20w com reverb e distorção?

DiegoGplay
Membro Novato
# abr/14
· votar


Estive procurando um chassi para montagem. os cara cobram umas 200 dilmas...
Será que fica complicado pra fazer um? Qual solução você indica?

Sepulkrisiun
Membro Novato
# abr/14
· votar


DiegoGplay

Cara achou caro 200? eu paguei muito mais que isso quando mandei fazer o meu, no chassi que mandei fazer em usinagem de cnc, custou R$750 reais em uma empresa aqui na minha região pois era apenas uma peça pra empresa fabricar e bem reforçado por isso ficou caro, soldado nos cantos etc..

Tem gente que acha caro, prefere fazer em casa, mas já te adianto que não é facil, se a chapa é fina de aço é mais facil de conseguir furar, mas só os furos das valvulas e capacitores por exemplo que são grandes não é qualquer mandril de furadeira q entra broca que faz, nem me lembro quanto mm mas é bem grande o furo.

Depois tem que dobrar, cortar, soldar as laterais, alem de ter que fazer isso tudo com muita precisão pois depois nao da pra ficar refurando etc..

a posição de tudo deve ser bem calculado pra nao ter problemas com a indução dos trafos e das valvulas, distancia pra cada coisa, posição da fonte, dos fios dos filamentos em relação aos jacks de saida pro falante e entrada, é bem complicado, depois vc aumenta o volume e vem o hummm terrível ai vc ve que foi uma coisa mal calculada, a posição por exemplo ai já viu né.

o chassi ainda tem alguns furos q nao são redondos então tem que fazer manualmente os furos com outra ferramentas, serra tico tico e micro retificadora manual.

Um amp que montei com chassi de aluminio dessas chapas finas não me agraou nada ficou todo torto pra dentro com peso dos trafos, todo torto os furos dos pots... depois troquei por uma chapa de ferro dessas q o pessoal vende por ai que dá certo em varios amps, tb achei fragil, outra coisa que eu não posso afirmar com 100% de certeza é sobre a indução do trafo pro circuito dentro do chassi, e tb pelas vibações que todo trafo tem, pq o meu "chassi tanque de guerra" não tive esses problema, logo de cara na primeira montagem com ele eu fiquei muito satisfeito, não tivo problemas com isso nem com interferencias.

DiegoGplay
Membro Novato
# mai/14
· votar


Interessante... Quanto a furação, eu tenho condições de executar, e acho que com uma cerra copo deve ser possível também. Mas será que não rolaria uns reforços na estrutura abaixo dos trafos, para suportar o peso?

Quanto a indução, existe algo que possa ajudar no isolamento? Não seria possível construir um tanque para blindar o circuito?

tatus
Veterano
# mai/14 · Editado por: tatus
· votar


Um exemplo da disposição de peças sobre o chassis:
http://oi57.tinypic.com/2hd6rg6.jpg
Repare como a válvula ef86 esta colocada bem no meio termo entre os dois transformadores e as 12ax7 estão blindadas.
O serra copo funciona. Mas não faça gambiarras no chassis. Escolha uma espessura de chapa suficiente para aguentar o peso dos transformadores. Se for bem dobrado nem precisa soldar.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Amplificadores Valvulados para Guitarra Elétrica
História, Teoria e Construção- Livro em portugues!


http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/314523/

DiegoGplay
Membro Novato
# mai/14
· votar


Então, modestia à parte acho que já alcancei o nível de engenharia suficiente pra construir este valvulado. Porém existem uma infinidade de projetos disponíveis na rede, no entanto isto deixa uma margem para projetos com falhas e outras coisas, e o próprio site handmades dificultou um pouco para quem não é membro, já que não é possível nem fazer buscas internas agora mais.
Como o investimento vai ser relevantemente mais alto que o de um simples pedal. Primeiro estou precisando de um projeto bem detalhado e já testado!

Se alguém tiver alguma coisa aí para disponibilizar... Eu ficaria muito agradecido!

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


DiegoGplay

O livro que eu postei explica detalhadamente contruir o fender champ, explica como posicionar as peças etc..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


DiegoGplay

Primeiro estou precisando de um projeto bem detalhado e já testado!

Isso é meio que ilusão, não existe receita de bolo, procura um esquema que seja o original, procure trafos de saida e de força com as especificações que voce precisa, mas com certeza voce vai ter que compensar alguma coisa no final das contas, só o fato dele funcionar ou ser testado não vai te trazer o som que voce quer.

Francamente tudo vai dar trabalho. e muito trabalho.

Eu montei um JCM800 e eu to até hoje com problemas que não tem solução, coisas que não eram pra acontecer, na epoca eu tinha um negocio bem encaminhado pro meu amp, mas acabei perdendo a venda por causa desses problemas (grades avermelhando, diferenças de corrente de placa e outras coisinhas ai hehehe) , e depois disso resolvi não vender mais, pq pra vender um amp desses pra alguem alem de estar 100% de acordo com o projeto em si ele deve dar segurança pra quem usa, resumo to até hoje trabalhando pra deixar ele como eu quero e ainda não tá com o timbre que deveria ter.

Todo dia aprendo uma coisa nova e vejo que já passou tanto tempo e sempre tem algo novo pra aprender.

Quando eu montei o meu primeiro amp, o que me faltou pra poupar muito tempo, dinheiro, muita dor de cabeça etc foi:

- Muito mais experiencia com "POWER VALVULADOS".
- Devia ter lido mais livros antes de botar a mão na massa.
- Umas 10 válvulas de pré, desde 12ax7, 12au7 e 12ay7
- Pelo menos 3 pares de válvulas de saida
- Uns 10 poteciometros de 1M LOG, pq 2 já estragaram na primeira solda, os outros q eu tinha não eram LOG e por ai vai.
- Deveria ter trabalhado mais no projeto do meu chassi e deveria ter levado em pessoas de realmente sabiam fazer o serviço, principalmente deveria ter lido muito mais antes de fazer o chassi hehehehehe..
- Deveria ter comprado mais ferramentas e me equipado melhor pra encarar essa construção.

Posso ficar aqui falando muito mais, mas confesso que ainda não to preparado pra ensinar alguem a melhor forma pra montar um amp valvulado.

A gente só ve a coisa feia quando realmente faz, e a pressa é inimiga dos amps valvulados.

A galera aqui no fórum me ajudou muito mt, principalmente o Matec valeu cara, ajudou mt mesmo, mas não acho que foi justo ficar contando com a galera aqui pra resolver os meus problemas básicos, por isso que eu digo, eu teria lido muito mais antes de fazer o primeiro amp, pois se a gente entende melhor a teoria fica melhor pra analisar o nosso problema e até pra perguntar depois alguma duvida e não ficar patinando na mesma ou não saber interpretar o que está acontencendo.

Na época me lasquei mt pois eu só tinha o osciloscopio e 1 multimetro, não tinha gerador de sinais, não tinha Variac, acho que nao tinha nem capacimetro, a pior coisa é vc olhar pra um circuito desses e fazer o sinal da cruz antes de ligar o standby, se não tem as ferramentas pra medir e analisar tudo nunca terá certeza que esta tudo dentro do esperado.

Boa sorte.

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
a pior coisa é vc olhar pra um circuito desses e fazer o sinal da cruz antes de ligar o standby (KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK)
Essa foi boa. Todos passam por isso na primeira montagem ou quando tem um ampli antigo com componentes em condições duvidosas e falta instrumentação.
Se me permite Hendrix, estou meio enferrujado mas não se esqueça que as válvulas diferem umas das outras, as vezes o bastante para que seja necessário um ajuste na polarização. Seu JCM tem solução sim. É só fuçar, que acha o som.

DiegoDplay, o Hendrix ta certo. Estude o máximo que puder para já ficar bom de primeira.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


tatus

Essa do sinal da cruz é boa né heheh, e é bem assim mesmo.

Sobre o jcm como deu trabalho esse bixo, e nao achei ainda o problema da grade que avermelha, achei que podia ser o captador com uma ressonancia perto dos 300hz, mas andei tocando em outros amps com esse captador e descobri que isso só acontece nesse amp.

Tirei todos os pots do chassi porque estavam em uma posição muito perto das valvulas e precisava de fios muito longos, e coloquei todos eles em uma grelha de aluminio pra fazer um teste e mandei eles lá pra outro lado do chassi perto do circuito do pré pra ver se parava com essa "oscilação", bom os fios ficaram bem curtos era pra ficar bem melhor, mas teve mais ruido, tive uma melhora no no aterramento dos pots que antes não ficava tão bom o que já mudou um pouco o tom do amp, pode ser tb que ao mexer nos pinos dos pot alguma coisa melhorou devido ao mal contato bnos pinos dos pot, tem que da atenção a cada detalhe, mas o problema do avermelhamento nao resolveu, eu sei que se eu colocar um resistor de grade de valor alto tipo 5k ai sim resolve o problema mas já ia mudar a saturação do power descaracterizando o som original do amp, mas não entendo pq de ter que resolver isso, se era pra dar certo, tem alguma coisa ali que ainda não descobri, quem sabe um dia heheh não é facil!!

Uma coisa que aind anão testei é usar o mesmo resistor de grade de 1k que hoje é 5W so que de 10W ou 15W, isso foge um pouco da teoria mas sera que se esse resistor nao esquentar tanto a grade não ia esfriar um pouco, porque com o amp frio ela não fica tao vermelha?

O ajuste da corrente de placa to achando que é as válvulas, mas é estranho pq as vezes parece que não é, mas olha só que coisa complicada, eu tenho alguns pares de valvulas de saida, ja testei todas, sempre em pares, e sempre da diferença parecida, pra diminuir essa diferença eu teria que pegar por exemplo uma valvula NOS raríssima pra formar um par com uma JJ nova, mas ai já não vou ter mais um par de NOS, nao posso sacrificar um par desses.

A solução seria comprar umas 5 valvulas novas da mesma marca e dessas 5 tentar tirar duas boas, pq mesmo essas que dizem ser casadas não são casadas nem a pau, ou ajustar o circuito mesmo, em uma forma de mante um par tão descasado assim.

Abs

mogicaqui
Veterano
# mai/14
· votar


Alex Guitar Man

Sugiro que você dê um bom passeio nos fóruns gringos. Você precisará de equipamento de medição (multímetro, no mínimo) e algumas gambiarras para fazer testes (dummy load, lâmpada em série). Você vai gastar uma boa grana em componentes, chassis, gabinetes, falantes, etc. O barato não é barato. Comece pelo: http://www.ax84.com/, lá tem uns projetos bons pra começar.

DiegoGplay
Membro Novato
# mai/14
· votar


Bem, o chassis é um item que com certeza, já vou comprar pronto e furado nas especificações corretas, encontrei um cara que comercializa pelo Mercado Livre, por 250, tudo na medida para o JCM2204. que é o que quero montar primeiro.
Vou comprar os trafos em alguma loja conceituada também, já que não disponho de muitos equipamentos de medição para checar todos os parâmetros de funcionamento.
Se eu começar com uma base boa. creio que não vou encontrar tantos problemas relativos a correntes imprecisas e induções indesejadas, para ter que contornar depois.

Mas tenho uma dúvida meio besta: as válvulas precisam ser calibradas ou algo do tipo, ou o resto do circuito precisa de algum trimmer para um ajuste posterior?

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits,
Todas as válvulas estão com as placas avermelhadas ou é só de um lado?
Tente jogar um sinal de mp3 ou guitarra mesmo, direito no capacitor de entrada da inversora e me diga o que acontece.
Se possível tire uma foto interna da sessão de power e poste aqui.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


DiegoGplay

Com certeza vc vai ter que fazer muitos ajuste depois de montar o amp pelo circuito original, mas isso depende, tem gente que nem eu que não gosta de ver esses valores muito fora do padrão, que fica cuidando cada etapa do circuito pra tentar achar algum problema, mas tem gente que nem da bola, se funciona tá bom.

Vai firme cara boa sorte, e se possível cria um tópico mostrando os detalhes.

tatus

Não é placa, é a grade mesmo, é uma coisa estranha mesmo, o tópico que eu criei uma vez é esse.

Tópico

Nessa epoca ainda tava aprendendo a lidar com o bixo hj eu to bem mais à vontade com o circuito. Acho que tem uma foto lá ainda, se não excluiram do servidor, mas já tá bem diferente, mas pelos ultimos testes q eu fiz não deve ser nada relacionado ao posicionamento pois já mudei tudo de posição, já refiz todo o circutio de bias da inversora, tudo com os melhores capacitores, a unica coisa que não troquei é o soquete, mas uma vez eu medi a resistencia dele em relação ao terra e nada de errado apareceu.

Outra coisa é o excesso de sag pois uma vez eu medi a tensão de placa enquanto tocava e a queda era de uns 90 volts, o som é bom então nem me estresso mais e não sei se esse valor é considerado um sag normal, pq isso tb baixa a corrente de placa, se for demais ai nao compensa esse sag. Eu queria uma tabela de comparação de SAG entre modelos diferentes de amp, mas ai é quer demais né kkk!

Uma coisa muito ruim é medir a corrente via resistor de 1ohm, os meus multimetros (minipa, tão sempre com problema) eles sempre tem uma diferença de milivolts, essa diferença pode mascarar a leitura da corrente de placa por esse metodo, então nunca sei qual é o mais preciso, mas agora que to com meu osciloscopio denovo, vou começar a medir essas tensões dc com ele.
Eu tenho um amperimetro mas a escala menor é de 5A, fica muito ruim, já comprei até um VU antigão de gravador de rolo, pra tentar fazer um mili amperimetro, mas abandonei esse projeto heheh!

valeu

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits, eu quis digitar grade mas digitei placa.

Todas as válvulas estão com as "grades" avermelhadas ou é só de um lado?
Já testou com outras válvulas de potência novas?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


tatus
Sim já testei, é mais de um lado, mas as duas ficam assim, quanto mais distorção mais vermelha fica.

tatus
Veterano
# mai/14 · Editado por: tatus
· votar


Hendrix Gallagher Straits,

Esses amplificadores antigos trabalham no limite mesmo. Assim qualquer alteração em relação às características originais pode dar xabú!
No seu caso, provavelmente devido ao seu power estar trabalhando com 100 volts a menos do que no projeto original, a impedância do transformador de saída não casa com o ponto quiescente que as EL34 foram projetadas para trabalhar neste circuito. Com certeza estão trabalhando numa área bem menos linear. Isso potencializa as oscilações quem podem acontecer nas válvulas e se intensificam quando você exige mais potência.
Imagina um monte de gente organizada saindo de uma loja que ta pegando fogo. Todas sairão em fluxo contínuo e rapidamente, sem ficar ninguém pra traz.
Agora imagina um monte de gente desorganizada correndo, pisoteando umas nas outras como na boate kiss. Para alguns saírem rapidamente muitos ficam entalados, como os elétrons nas grades de controle de suas EL34 quando você exige mais potência.
Ao invés de passar mais elétrons pela screen, passam uns e outros ficam entalados
Tenta colocar um capacitor de pelo menos 500µF por 450V em paralelo com os 50µF+50µF existentes depois do choke, na filtragem das grades de controle.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


tatus

Esse problema pode ser isso mesmo, eu ja tinha pensado nisso mas não dessa forma, quando montei o esquema a primeira vez, montei o circuito da fonte de acordo com o esquema original e mesmo assim deu esse problema, então eu sempre imaginei que podia ser o trafo de força que não aguentav o consumo do HT, tb notava que ele esquentava um pouco, um morno bem morno, olhando por esse lado o problema seri a o trafo de força certo?

Vamos dizer que o seja o trafo, então mesmo que ele esquente um pouco e caia a tensão como ele é bem montado e bem isolado acho que nao tem tanto problema podia até tentar me beneficiar de alguma forma se existe uma forma segura mesmo, eu podia mudar esse esquema da fonte que já usa 3 capacitores JJ de 50 + 50uf etc, aumentando a capacitancia como vc disse isso deve "segurara as pontas", mas hoje me deparo com uma necessidade de aumentar a tensão de HT então ai piorou a coisa e como precisei reduzir o resistor da fonte de 10K aquele primeiro pra 3k3 pra ter uma tensão que eu precisava, o sag aumentou e ficou nesses 90v por ai.. assim consegui a tensão que eu queria e nao tive problemas com filtragem, ruidos, humm nada.. então se tudo isso está de certa forma seguro, posso apenas aumentar a capacitancia mesmo como vc disse, mas achei meio alto esse valor de 500uf.. acho que o negócio é ir aumentando e medindo pra ver, porque nada adianta aquele sag absurdo se a corrente de placa baixa tb com a tensão.

Tb tinha que saber o valor de SAG bom pra ficar equilibrado isso, vc não tem idéia de quanto pode ser essa queda de tensão em amps "normais" com uma GZ34 por exemplo?

Abs valeu pela força!

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits,

Desculpa cara, tenho que te falar. Você complica demais as coisas.
SAG não tem nada haver com esse resistor de 10K.
Esse resistor é para desacoplar DC entre os estágios. Isso significa que pode ser ele o causador de todo seu problema. Volte aos 10K antes de tentar aumentar a filtragem nas grades, pode ser que isso já resolva e nem precise adicionar capacitor algum. Depois de resolvido o problema, falamos em SAG.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quer construir seu próprio amplificador valvulado? Eu ensino!!!!!!! Link: