Fazendo os "turrets" - SOLUCIONADO!

Autor Mensagem
cibonato
Veterano
# set/05


Senhores, encontrei a solução para o meu problema... uma gota de ácido fosfórico, antes de soldar, na ponta de cada parafuso. É dito e feito, a solda se adere sem problemas e sem ter que esperar que o parafuso se esquente muito. Além do mais serviu para parafusos de latão ou bronze.

Coloquei informações detalhadas na minha página - http://br.geocities.com/cibonato.

Até mais,

Miguel D.

AugustoPedrone
Veterano
# set/05
· votar


Será que o ácido fosfórico faz pegar em alumínio tb ? Onde compro esse ácido ? Obrigado.

cibonato
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone
Será que o ácido fosfórico faz pegar em alumínio tb ? Onde compro esse ácido ? Obrigado.

Cara, boa pergunta... hoje mesmo farei o teste e te conto. Vou ver se sería possível soldar em alumínio (usando um rebite no teste) usando esse ácido.

Olha só, aqui no Uruguai encontrei esse produto em casas do ramo Droguería. No princípio pensei que se tratava de uma farmácia comum e corrente, mas depois percebi que farmárcia é uma e droguería é outra. Droguerías são lojas que vendem produtos químicos para farmacêuticos e fabricantes de produtos de limpeza.

Procure em alguma loja de produtos químicos, é um ácido fraco e não precisa de nada extranho (documento, endereço, carteirinha do Conselho Regional de Farmácia etc...) para comprá-lo. O ácido que comprei está a 85%.

Com certeza no Rio (você é do Rio, né?) você encontrará esse tipo de material. Olhei numas páginas brasileiras na internet sobre esse ácido e o nome dele no Brasil é esse mesmo, Ácido Fosfórico.

Mais tarde conto o resultado dos testes de hoje. Agora que consegui resolver esse assunto dos turrets estou empolgado e quero terminar logo a placa... hehehe.

Miguel D.

Tainha
Veterano
# set/05
· votar


Acho que esse ácido é aquele usado para passar sobre a ferrugem antes da pintura, se for ele, vc encontra em casas de material de construção.

gauchito
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone

aluminio tem alta resistência a corrosão...ae fica mais dificil...tenta usar percloreto bem concentrado..o resultado vai ser o mesmo...

kelson
Veterano
# set/05
· votar


gauchito
vou ver sobre isso tbm =)
boa cara! abraços!

Fernando Bello
Veterano
# set/05
· votar


Mas, vem cá, com tantas, mas tantas opções no mercado, desde ilhós até os mais variados tipos de parafusos, de diversos metais, por que caralhos tem gente que ainda teima em falar de ALUMÌNIO mesmo sabendo há décadas que alumínio tem solda especial que é cara pra cacete????????

Como diria o filósofo e comunicador Patropi, vocês parecem que não sei...

Fernando Bello
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone

Nada pessoal, é apenas uma exclamação... =D

gauchito
Veterano
# set/05
· votar


Fernando Bello

isso se chama buscar uma solução para um problema...

o problema, é que ilhós, parafuso de latão, etc...não se acha em qualquer ferragem...agora rebite o cara encontra em qualquer padaria...otra, o cibonato já tava com a ptp dele todinha pronta e na hora do pega pra capa dew merda...num seria interessante buscar uma solução para resolver o problema????acho que sim...

cibonato
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone
Será que o ácido fosfórico faz pegar em alumínio tb ? Onde compro esse ácido ? Obrigado.

Desculpe a demora, nao foi possível escrever ontem (domingo) e aqui vai o post prometido.

Funciona! :)

Coloquei uma gota de ácido fosfórico na ponta do rebite (na parte que é de alumínio) e esperei uns segundos, depois peguei o ferro-de-solda (de 30W, nada especial) e consegui soldar um componente.

A solda ficou bem firme e nao parece que vai sair com tanta facilidade.

Mais um problema resolvido.

Miguel D.

cibonato
Veterano
# set/05
· votar


Fernando Bello
Mas, vem cá, com tantas, mas tantas opções no mercado, desde ilhós até os mais variados tipos de parafusos, de diversos metais, por que caralhos tem gente que ainda teima em falar de ALUMÌNIO mesmo sabendo há décadas que alumínio tem solda especial que é cara pra cacete????????

Simplesmente porque de todas, mas de todas as opçoes que existem no mercado, escolhi usar parafusos de alumínio. E de todas, mas de todas as opçoes que existem no mercado, a que menos me convenceu foi o tal do "ilhós".

Usando ácido fosfórico consgui soldar um rebite de alumínio usando a velha e conhecida solda de estanho com chumbo.

Você mesmo respondeu sua própria pergunta, já que há tantas opçoes escolho a que mais me convem (e já que é um amplificador hand-made, escolho o que eu achar que ficará mais bonito).

Miguel D.

AugustoPedrone
Veterano
# set/05
· votar


Valeu cibonato

Matou à pau. Vou catar uma loja que venda esse ácido (vou tentar em loja de produtos farmacêuticos) e posto aqui os resultados.

O amigogauchito disse que usar o famoso percloreto tb funciona. Vou tentar.

Abração.

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


Adeus Tig e Mig/Mag...
A moda agora é o ácido com solda estanho e chumbo... Hahhaha Revolução na Indústria, não me levem a mal, mas é engraçado ver cada gambiarra nova já dava para fazer uma enciclopédia.

cibonato
Veterano
# set/05
· votar


baruch_kata
Adeus Tig e Mig/Mag...
A moda agora é o ácido com solda estanho e chumbo... Hahhaha Revolução na Indústria, não me levem a mal, mas é engraçado ver cada gambiarra nova já dava para fazer uma enciclopédia.


Que nada, essa história do ácido fosfórico é bem velha, o único problema é que eu nao conhecia ela.

E esperamos agora a sua soluçao para o problema.

Miguel D.

AugustoPedrone
Veterano
# set/05
· votar


Adeus Tig e Mig/Mag...
A moda agora é o ácido com solda estanho e chumbo... Hahhaha Revolução na Indústria, não me levem a mal, mas é engraçado ver cada gambiarra nova já dava para fazer uma enciclopédia.


Alguém me explica o que isso quer dizer ?

cibonato
Veterano
# set/05 · Editado por: cibonato
· votar


AugustoPedrone
Alguém me explica o que isso quer dizer ?

Eu também quero saber o que é isso...

É como dizer que usar sabão para lavar a roupa é gambiarra (dado que o sabão ajuda tirar a sujeira).

Existem coisas engraçadas no dia-a-dia; já notaram que depois que você encontra uma solução para um problema, todas as pessoas que estavam ao redor aparecem com uma solução melhor que a sua?

Miguel D.

AugustoPedrone
Veterano
# set/05
· votar


cibonato

Fala mestre, já que está com a mão na massa,,,,veja isso....

Ácido por ácido....o vinagre é um deles também, pois é o ácido acético. Testa com vinagre e me fala.

Abração.

cibonato
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone
Fala mestre, já que está com a mão na massa,,,,veja isso....

Ácido por ácido....o vinagre é um deles também, pois é o ácido acético. Testa com vinagre e me fala.

Abração.


Tudo bem, vou ver o que acontece e te falo. A sugestão para usar ácido fosfórico foi dada por um companheiro de trabalho. Temos aqui uma oficina de "Mecânica de Precisão" e então ele me comentou sobre esse ácido, na mesma hora fizemos uma prova com uns materias que estavam na oficina e funcionou.

Depois conto os resultados da nova prova.

Miguel D.

gauchito
Veterano
# set/05
· votar


AugustoPedrone

o vinagre é acido mas é pouco concentrado...o detalhe no esquema é a concentração...pode ser qualquer acido...o percloreto tb serve, so que não pode ser akeles prontos...tem ki comprar o pó e fazer ele beeeeeemm concentrado...

baruch_kata

mazbah tche...esse cara manja de eletronica...quimica....mecanica...hauhauha

como diz o meu professor de soldagem industrial, "Não há nada que não se concerte com um bom eletrodo revestido!!!!!!"...hhhhahhaaa

gauchito
Veterano
# set/05
· votar


ácido fosfórico

caraleo cara....agora ki me liguei nesse acido...esse acido é o usado na coca-cola, como conservante...

bah, vo mete um rebite num copo de coca-cola e vo dxa um tempo...c pega solda é a nova descoberta quimica tecnologica!!!!hahahahahah

cibonato
Veterano
# set/05
· votar


gauchito
caraleo cara....agora ki me liguei nesse acido...esse acido é o usado na coca-cola, como conservante...

bah, vo mete um rebite num copo de coca-cola e vo dxa um tempo...c pega solda é a nova descoberta quimica tecnologica!!!!hahahahahah


O pai da minha namorada me falou que usava Coca-Cola para afrouxar porca de parafusos. E aquela história de colocar Coca-Cola no rola do tanque para desemtupir?

Miguel D.

kelson
Veterano
# set/05
· votar


cibonato
heoahaeoaeho meu vó usa pra desintupir e pra arrotar ¬¬
hahahah e eu já ia perguntar se coca nao daria pra usar... já ouvih falar coca tbm pra limpar peças de prata.. essa ai eh nova ou mito? O.o hoaehoeaho abraços cara!!
boa sorte!

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


cibonato
E esperamos agora a sua soluçao para o problema.

Desculpe novamente se não entendeu a brincadeira...
Não tenho solução para o problema...
Aliás estava dizendo que você arranjou uma solução para o meu problema... Pois eu achava que só Tig e Mig/Mag podia soldar alumínio, mas é uma solução de muito alto custo...

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


Puxa, agora que me toquei...
Você soldou o cobre no bronze... tava pensando que tinha soldado o cobre no alumínio (o que é muito difícil mesmo)

Fernando Bello
Veterano
# set/05
· votar


Continuo no " cê parece que não sei..."

oldmonkey
Veterano
# set/05
· votar


so gostaria de lembrar que existem umas colas no mercado mais baratas que a cocacola (picolino, wind, RCcola , ate a pepsicola, e vai por ai fora cola) que neste proposito fariam o mesmo efeito, convenhamos, fazer turrets de parafuso ou arrebite de aluminio e ainda ter que sair atraz de onde vende acido fosforico para conseguir soldar! ... ce parece que nao sei... tenho uma outra ... cada doido com sua manilha... (eh uma fila de doidos cada um carregando uma manilha pra uma rede de esgoto).

kaskudo
Veterano
# set/05
· votar


acontece que o ácido continua o processo de corrosão por muito tempo, e não apenas na hora da aplicação. é arriscado esses parafusos oxidarem em alguns dias ou meses, pondo a perder todo o trabalho. antigamente, antes de inventarem a solda trinúcleo que se usa hoje em dia em eletrônica, usava-se uma tal de "pasta de solda", feita com breu e ácido, que com o passar dos anos fazia verdadeiros buracos em chassis, potenciometros, etc...

gauchito
Veterano
# set/05
· votar


kaskudo

é so lavar a placa antes d soldar!!!dããããããã

cibonato
Veterano
# set/05 · Editado por: cibonato
· votar


oldmonkey
so gostaria de lembrar que existem umas colas no mercado mais baratas que a cocacola (picolino, wind, RCcola , ate a pepsicola, e vai por ai fora cola) que neste proposito fariam o mesmo efeito, convenhamos, fazer turrets de parafuso ou arrebite de aluminio e ainda ter que sair atraz de onde vende acido fosforico para conseguir soldar! ... ce parece que nao sei... tenho uma outra ... cada doido com sua manilha... (eh uma fila de doidos cada um carregando uma manilha pra uma rede de esgoto).

Tanto os parafusos quanto o ácido fosfórico é fácil de encontrar.

Miguel D.

cibonato
Veterano
# set/05
· votar


Na minha página coloquei as fotos da placa que fiz já com os componentes soldados.

http://br.geocities.com/cibonato

Miguel D.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fazendo os "turrets" - SOLUCIONADO!