Como funciona esquema dos amplificadores??

    Autor Mensagem
    echoflanger
    Veterano
    # ago/05


    Pode soar estúpido, mas lembrem-se que esta é uma pergunta de principiante. Gostaria de saber como funciona o esquema de amplificadores, quer dizer como se usa/para que serve os "power amps", "pre amps", "heads", "cabs" etc. O que se liga em quê?? E ainda, quais são os respecitvos nomes destes equipamentos em português???
    Obrigado a quem poder me responder.

    gauchito
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    /para que serve os "power amps"
    power amps são realmente os amplificadores...eles servem para amplificar o som, ou seja, aumentam o volume sem haver distorção (na teoria, pois na pratica sempre há distorção...pequena mas há...)...

    "pre amps"

    é a parte do amplificador que tem como objetivo equalizar o som (ajustar agudos, medios e graves), tem tb como objetivo gerar a distorção do som, atraves do ganho (volume)

    "heads"

    tb conhecidos como cabeçote...eh o conjunto de pre-amp com power amp...so que os heads não possuem falantes, são so o circuito eletronico do amplificador

    "cabs"

    acredito que este termo se refira aos gabinetes...estes são as caixas que contém os alto-falantes...se resume em uma caixa de madeira com falantes... :) em alguns casos os gabinetes possuem circuitos eletronicos para dar alguns efeitos, como as caixas lesley

    a ligação fica assim:

    guitarra --> pedais --> pré-amp -->power-amp --> gabinete

    espero que te ajude...mas, amigo, na próxima, USE A BUSCA!!!!

    abraços

    echoflanger
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    cara eu usei a busca e não achei alguma coisa parecida com a minha pergunta. Mas o que ainda me deixa em duvida e que os guitarristas profissionais usam uma marca para cada parte, e pelo que vc explicou o power e o pre fazem parte do mesmo ampli não foi isso??
    valeu pela ajuda.

    gauchito
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    echoflanger

    eh o seguinte...por exemplo, um jcm800, da marshall, é um cabeçote que possui um pre-amp e um power-amp...os dois juntos, na mesma caixa...

    em muitos casos, vc pode comprar so o pre-amp...e depois comprar uma potencia, que eh um power amp...

    eigi
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    echoflanger
    na verdade, amigo, cada marca, cada ampli tem sua característica distinta. para os profissionais q tem bastante dinheiro, eles podem muito bem utilizar por exemplo, um preamp triaxis da mesa/boogie com um power el34 100+100 da marshall, ou um pré jmp-1 da marshall, com um power bogner ecstasy classic... assim eles teriam várias combinações de timbres, entende?

    gauchito
    só não esquecendo que o preamp serve pra pré-amplificar, ou seja, somente um power não funciona sozinho sem pelo menos uma instância de pré, tenta por exemplo abaixar todo o ganho do pré do seu amp... o som some.

    echoflanger
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ok, mas e possivel utilizar apenas o pre sem o power, por exemplo se eu tiver uma mesa boogie studio 22. funcionaria se eu ligasse diretamente no cabinet??

    gauchito
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    echoflanger
    não...na realidade ira sair som, mas bem baixinho!

    bgdaniel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    gauchito
    guitarra --> pedais --> pré-amp -->power-amp --> gabinete

    Não nessessariamente é claro.

    POsso muito ligar pedais no efect loop.

    gauchito
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    POsso muito ligar pedais no efect loop.
    exatamente...pedais com chorus, delay e wah-wah, eu acho melhor no loop!!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    só pra complementar o amigo gauchito.

    o q ele falou sobre o pré dar o timbre e o power amplificar sem distorcer é a verdade, MAAAAAAAAAAS, como todos nós sabemos, nos amps valvulados **a boa** é justamente inverter as coisas, e deixar o power dar a distorção harmônica ao timbre.

    por isso sempre se diz q deve-se tocar com um valvulado no talo, para q possamos aproveitar ao máximo a distorçao do power, em vez das do pré (típico som de mesa/boogie-abelha).

    e por isso tb a galera daqui recomenda sempre valvulados de até 50w. E ainda assim, em 90% dos casos, vc nao vai usá-lo no talo.
    eheh

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como funciona esquema dos amplificadores??