ESQUEMA DE MONTAGEM - AMPLIFICADORES DE BAIXA POTENCIA 8 WATTS

    Autor Mensagem
    MARCITO
    Veterano
    # abr/05


    Bom dia a todos !!!!!
    Estou montando um amplificador de 8 watts, seguindo dados informados por uma revista (comprada em banca de jornais). Estou usando uma C.I 2002....O problema é : ele esta esquentando muito e uma grande indução ( ao fundo fica um zunido estranho ZUUUUUUUMMMMMM). Que posso fazer para eliminar este problemas ????
    Voces conhecem outro esque IN-EAR ?????
    Ah...Equeci de informar que são para FONE/RETORNO DE OUVIDO.
    Desde já muito obrigad........
    Marcito /////////

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rapaz, 8 watts para fones de ouvido é muito - isso aí alimenta uns 20 fones !!!

    Pense em montar um amp com o LM386 ou usar um divisor resistivo para reduzir a potência desse amp que montou, caso goste de manter sua audição em funcionamento.

    Se usar um atenuador na saída desse 2002 provavelmente o ruído vai se tornar imperceptível.

    MARCITO
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Augusto voce tem algum esquema de montagem com o LM 386 ????
    Como posso consegui-lo ???
    Já lhe conhecia de outros FORUNS...mas somente como leitor é a primeira vez que troco informações contigo.....
    Voce esta certissimo !!!!!! Me dá uma força ai amigo.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Digita no google "LM386 pdf" e baixa a especificação dele, e junto tem alguns projetos. É bem simples.

    Abraços.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Gente, o TDA2002 e o LM386 são identicos. Prefiro o TDA que é muito mais fácil de achar (em são paulo).
    Para fone de ouvido não serve, é muita potência.
    O fato de esquentar muito e o zoombido está na fonte, pois se vc usou a de 12V veja no multimetro que ela estará dando mais de 18V...
    A única solução é usar fonte estabilizada 12V. Bastante alumínio é necessário, pois 8W não é tão fraco como parece...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    Gente, o TDA2002 e o LM386 são identicos

    ????

    O LM386 é em DIL de 8 pinos, com potência máxima de 1 watt em 16 volts.

    Para alimentação em 6 volts, a potência cai para 300 mW. É ideal para uso com fones de ouvido, e o circuito é bem simples.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    potência máxima de 1 watt

    A que confusão, agora lembrei que confundí com o LM 383, é que ele citou o 2002 e 8Watts então eu confundí...

    mclasta
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Aterramento
    Veja se o ruido não é hammer pow.... está aterrado?
    Não exite som de qualidade sem uma boa qualidade de alimentação e aterramento........

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: beto crazy
    · votar


    voce pode usar o TDA2002 normalmente, porem segue o seguinte: na saída do amplificador você liga um resistor de + o - uns 2 watts de dissipação ( experimente valores em torno de 220 R A 56O R ), tanto que aí vc usa 1 ou 2 saídas para alto falantes (sem resistor é claro ! ) e 1 outra p/ fones (com adição do resitor), fato de estar esquentando é que amplificadores em geral necessitam de dissipadores de aluminio principalmente no caso deste CI em especifico. qdo ele for alimentado por uma fonte com transformador de 12V + 12V (vai dar uns + ou - uns 15,5 V de pico de tensão) e com 1 impedancia na saída em torno de 4 OHMS tem que usar dissipador (untado com pasta térmica no contato entre o CI e o dissipador) se não ele queima; para resolver o zumbido. veja se o capacitor que vc está usando encontra-se em bom estado!!!

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    para calcular os valores de capacitores a serem usados em fonte de alimentação vale a seguinte regra: CADA AMPERE (1A) EQUIVALE A 1000 micro FARADS. Ex: 1 fonte que utilize 1 transformador 12V + 12V * 3A, aplicando a regra temos 1 capacitor de 3300 micro FARADS, ou seja este é o valor mínimo a ser utilizado nesta fonte de alimentaçao.Na prática possivelmente vc vai encontrar valores um pouco acima (4700mF), ou ainda 1 pouco abaixo (2200mF), neste último caso use 2 capacitores em paralelo (2* 2200mF) ou ainda 1 de 1000mF e outro de 2200 mF. alem do mais a utilizaçao de capacitores (cerâmicos ) de desacoplamento no valor de 100 nanos FARADS (104 ou 0,1mF) ajuda a reduzir o zumbido. Mais um conselho, na ansiedade de ver o circuíto funcionando. tende-se na maioria das vezes a fazer os testes com os fios todos dependurados, isso tambem contribui para que o zumbido e outras indutancias parasitas venham "infectar o circuíto testado" fazendo com que o montador perca facilmente a paciência, e venha a se sentir frustrado com os resultados, o ideal é arrumar uma "caixinha metalica para abrigar o circuíto" mesmo para a realização dos testes. O que é desacoplamento? Neste caso é ligar o capacitor de 100nF entre o +Vcc e o neutro 0 Vcc. Só 1 pergunta você dispõe de 1 multimetro pelo menos???

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    beto crazy
    virge ! que regra de capacitor é essa?

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    crazy mesmo

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    crazy mesmo

    MARCITO
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    [b][/b]
    Sim meu amigo....Possuimos o multimetro.
    O "brinquedinho" já começou a ser gerado e em breve "a criança vai nacer". HE HE HE
    Não estou entendendo muito bem é a regra acima...
    Pedrone valeu pela força....Estou verificando agora a mont. da placa.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    crazy mesmo
    macaco veio
    É tá crazy mesmo!
    fios todos dependurados, isso tambem contribui para que o zumbido
    Na verdade o uso de fio não blindado contribui, veja montagens valvuladas com fios espalhados como macarrão fica sem zumbido.

    + ou - uns 15,5 V de pico de tensão
    12 * 1,4142 = 16,9704
    Mas a maioria da fontes aqui de são paulo dão entre 17 e 19V.
    Tenho certeza que o zumbido (60Hz) é proveniente da fonte, pois nem usando o capacitor certo de aprox. 1000uF nem o de 47000uF vai sanar o problema, só diminuir o ripple. O excessão de tensão é o que causa o aquecimento abusivo, fazendo o ci desligar pelo calor e até queimar (falo por experiência própria).

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    macaco veio , baruch_kata e marcito

    segue texto abaixo:

    "Normalmente usamos 1000mF de capacitância para cada 1 ampere de corrente que precisamos, isso entre 3 a 15 Volts de saída, veja que a tensão que aparece no circuíto externo (ou a carga), depende da corrente que ele consome. Se esta corrente for muito baixa, e o capacitor for suficientemente grande, há tempo para ele se carregar com a tensão de pico e entre os semiciclos sua descarga é praticamente nula.Temos então a aplicação na carga, ou na saída da fonte uma tensão igual a do secundario do transformador multiplicada por 1.4142.... ( raiz quadrada de 2 ). um transformador de 12 Volts resulta numa saída de ordem de 16 Volts ( na prática).Por outro lado se a corrente de consumo da carga for elevada, a descarga parcial do capacitor entre os semiciclos faz com que a tensão média caia e tenhamos na carga um valor menor. O fato do capacitor se carregar com tensão de pico (16,9V) é muito importante na escolha deste componente. A tensão de trabalho de um capacitor de filtro não é a tensão do transformador , nem a de pico, mas um valor maior.Assim para um transformador de 12 V, levando em conta os 16,9V de pico, chegamos a um valor seguro de tensão de trabalho para o capacitor de 25 Volts."

    fundamentação legal: Revista Eletrônica Total, número 25 /Outubro de 1990 , página 66.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    beto crazy
    Newton C. Braga adota 1000uF para cada ampere como vc ve na eletronica total, mas na pratica do zoombido a teoria é outra, vc tem que isolar o terra aparelho do terra magnetico da fonte, ou limitar a tensão, estabilizando-a. Assim ele diminui o aquecimento e ainda o zumbido. Meu aparelho antes da isolação captava uma furadeira de uma obra a 40m dele!

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata

    eu concordo com vc tanto é que eu adoto o uso de um aterramento eficiente nos meus projetos e amplis que monto. a caixa metalica que eu recomendei serve como blindagem ajudando a reduzir o zumbido e por experiencia própria trabalhar de modo organizado numa bancada ajuda muito . Usar fontes estabilizadas em amplis é complicado porque o consumo em geral é muito grande especialmente com altos volumes, não acho necessário usar fontes estabilizadas em amplis até mesmo porque o ganho dos mesmos não são altos, é obrigatório em pré amplificadores, pedais e pedaleiras essas últimas extremamente sensíveis às variações de tensão.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    "Normalmente usamos 1000mF de capacitância para cada 1 ampere de corrente que precisamos, isso entre 3 a 15 Volts de saída"
    bom sendo assim se eu tenho um pedalzinho que consome uns 10mAmp uns 10uF de capacitancia na fonte seriam suficientes.
    esta é uma afirmação bem furada, se veio do C Braga, esse cara é antigasso na eletronica, acho que ele caducou nessa.
    muitas vezes a maior fonte de ruido é o proprio trafo.

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    macaco veio

    para bons entendedores.......o resto vc já sabe!!!!!!!!

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    nada mais a declarar!!!!

    gattusjorge
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Estou montando um amplificador de 8 watts, seguindo dados informados por uma revista (comprada em banca de jornais)

    cara, vc pode disponibilizar o esquema aqui??

    obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ESQUEMA DE MONTAGEM - AMPLIFICADORES DE BAIXA POTENCIA 8 WATTS